Processador AMD Ryzen / Threadripper

@Groot Bem, ao contrário do que eu pensava, parece que o problema não está mesmo nos CCX.
O que se conclui afinal é que o CPU venera velocidade memória, mas gostava de ver mais testes desses no futuro.
Será um fail senão bater pelo menos um i5 7400 ou 7500
 
Mas esse 2+2 = 2 núcleos + 2 SMT e o 4+0 é 4 núcleos?

Não. O Ryzen é como se fossem 2 CPU's (que a AMD chama CCX = Quadcore) no mesmo die/package, e estão conectados entre si pelo Infinity Fabric, que segundo várias teorias desde o lançamento, introduziam latência entre a comunicação/trocas de dados entre os dois CCX.

O 2+2 significa neste caso 2 núcleos do 1º CCX e outros 2 do 2º CCX, versus os 4+0 que significam que apenas era usado um dos CCX, o que segundo a tal teoria eliminaria a tal latência, e que supostamente teria melhor performance.

Que o problema não está nos CCX já eu venho dizendo desde o início.
 
Última edição:
a questão é que entre CX existe largura de banda e como um de 4 cores tem menos informação a passar pelo canal o bottleneck é menor que um de 8 cores
 
Exato @Dark Kaeser tu já tens vindo a dizer que o problema não é dos CCX, mas a meu ver existe alguma coisa que está a capar estes ryzen nos jogos. Aparentemente o problema não é do IPC/Clock, não é do Scheduler, não é dos CCX, está visto que melhora um pouco com a velocidade da memória, mas acho que também não é justificação.
Só falta mesmo "Optimização dos Jogos para esta Arquitectura" ?!?!
 
Última edição:
também há ainda uma hipotese: a arquitectura da cache e isso pode ser por falta de "Optimização dos Jogos para esta Arquitectura" ou mesmo o uso de instruções AVX
 
a questão é que entre CX existe largura de banda e como um de 4 cores tem menos informação a passar pelo canal o bottleneck é menor que um de 8 cores

Sim, mas também tens que ver que no exemplo de 8 núcleos, tens mais núcleos no outro CCX mas também tem mais núcleos no mesmo CCX a comunicar entre si, tendo isso em conta acho que tambem não será por ai.
 
Não. O Ryzen é como se fossem 2 CPU's (que a AMD chama CCX = Quadcore) no mesmo die/package, e estão conectados entre si pelo Infinity Fabric, que segundo várias teorias desde o lançamento, introduziam latência entre a comunicação/trocas de dados entre os dois CCX.

O 2+2 significa neste caso 2 núcleos do 1º CCX e outros 2 do 2º CCX, versus os 4+0 que significam que apenas era usado um dos CCX, o que segundo a tal teoria eliminaria a tal latência, e que supostamente teria melhor performance.

Que o problema não está nos CCX já eu venho dizendo desde o início.

Exactamente.

também há ainda uma hipotese: a arquitectura da cache e isso pode ser por falta de "Optimização dos Jogos para esta Arquitectura" ou mesmo o uso de instruções AVX

Também diria que é mais depressa da falta de optimização para esta arquitectura de cache que outra coisa qualquer, mas posso estar errado.
 
@Groot Bem, ao contrário do que eu pensava, parece que o problema não está mesmo nos CCX.
O que se conclui afinal é que o CPU venera velocidade memória, mas gostava de ver mais testes desses no futuro.
Será um fail senão bater pelo menos um i5 7400 ou 7500

Já li que a velocidade do CCX é proporcional à velocidade das memorias que será uma boa explicação para o aumento de desempenho com memorias mais rápidas. Não é normal os jogos sentirem assim tanto uma diferença na velocidade das memorias.
 
@picanha06 Por norma no lado da intel, quando se está numa situação CPU Bound, a velocidade da ram também ela ajuda muito.

No caso dos Ryzen, parece que antes de se chegar aos 100% dos núcleos, e por vezes ainda bem longe disso, já algo está ali a limitar o performance.
Com sorte será velocidade das rams, a parte negativa, é que hoje em dia as rams estão a um preço super inflacionado, e isso também se sente entre os diferentes clock rates das rams.

Estes Ryzen tem discussão que dava para uma novela.

Pergunto-me o que é que a AMD visiona melhorar no futuro nesta arquitetura.
 
Eu acho que os Ryzen até estão a correr bem à AMD, para mim parecem ser processadores bem capazes para gaming e muito bons para tarefas de produtividade.

Acho que derem um bom salto tendo em conta os últimos processadores que lançaram, agora é claro que têm havido problemas se bem que acho que se dá sempre muito ênfase quando há problemas e o que corre bem "passa ao lado". Basta ver por exemplo ver um reddit dum produto qualquer e os posts dos problemas tão sempre nas primeiras paginas xD (Isto não quer dizer que devemos deixar passar os problemas ao lado.)

Para mim só o simples facto dos Ryzen virem abanar o mercado já é uma vitoria para a AMD, só traz competitividade e assim a tecnologia avança :)
 
Back
Topo