AMD Thunderbird 1400 -> max vcore = ?

doktor

Power Member
Olá pessoal.
Sou novo por aki, mas o meu primo (BIRUNO) mostrou-me os foruns e pelo que vi pareceram-me mt úteis.
Queria pedir a vossa ajuda para o seguinte:

AMD Thunderbird 1400
Mobo: QDI KinetiZ B
256 Mb SDram 133 Mhz (arghhhh)
Chaitech Geforce 4 Ti 4200 Gold Edition @ 270/550

Fiz overclock por software através da BIOS da motherboard e consegui por o FSB a 107. O CPU passou para 1500 Mhz (46ºC com uma temperatura no escritório de 22ºC). A funcionar a 1400 com a caixa fechada chegava aos 58ºC. Abrir a caixa e por 2 ventoinhas ajudou um bocado.

Não consigo aumentar mais o FSB e manter o PC estável. Arranca mas depois encrava durante o 3dmark. O vcore está em AUTO e na BIOS acusa 1,66v. Pelo que vi no manual e na BIOS não dá para aumentar o vcore por software na BIOS. No entanto no manual explica como aumentar o vcore com jumpers na motherboard. Permite ir até 1,85v. É seguro mudar o vcore para "manual" e aumentá-lo? Ia aquecer mais o CPU, mas iria tb dar mais estabilidade? Ou a porcaria da memória é que limita o aumento do FSB?

Obrigado pela vossa ajuda! :-)
 
Bem vindo ao forum!

Basicamente ainda tens espaço de manobra! A memoria por enquanto n te está a limitar pq tás a 107mhz e elas funcionam a 133mhz! A partir daí podes culpa-las... Não conheço a tua board.. mas começa por por as memorias sincronas com o FSB, caso n estejam já é obvio! verifica na bios.

Depois sobe o vcore na boa, bios ou jumpers n interessa, mas verifica as temps, tipo, maximo FSB estavel com o vcore q tens.. e corre o Prime e o 3Dmark! vais subindo.. vcore e fsb até aos 1,85v com o maximo fsb estavel.

O unico problema q tens são as temps... q cooler tens? nc tive nenhum TB 1400, mas dizem q aquecem mto! deixa a caixa aberta! :P

cumps
Reffoios
 
Obrigado pela resposta rápida BubbaGump.
A minha DIMM de 256Mb é SDRAM 133mhz mas não deve ser de muito boa qualidade pois na BIOS so a consigo por em CAS 3 (a única outra opção na BIOS é 2, e o PC não arranca se puser em 2).
A minha motherboard desconfio que tb não é de muita qualidade pois no manual diz que está preparada para Thunderbirds até 1200 ou superiores. O meu 1,4Ghz foi dos primeiros a aparecer, talvez por isso esta board o suporte, mas não seja mesmo construída de propósito para o suportar. Comprei-o em Julho de 2001.

Obrigado pelas dicas, vou experimentar isso. Qual é a temperatura que devo considerar como máximo de segurança? 60ºC?

Quanto ao cooler que tenho, deve ser 1 oem foleiro da ***** (loja onde comprei o PC), a ventoinha do cooler funciona a 5400 rotações, mas é mais pekena que 1 ventoinha da caixa de 80mm. O CPU aquece bastante comparativamente com os PENTIUM 4, mas pelas comparações que fiz com amigos e pelo que vi na net é superior ao P4 a 1,5Ghz.

Achas então que posso levar o FSB até 133Mhz sem me preocupar com a qualidade das memórias?

Thanx again,

doktor

(T@V*doktor - Urban Terror II division - Clan T@V in war since 1997)
 
Acho que o teu problema deve ser mesmo o CPU... é que os TB 1400 deram problemas a muita gente devido a um aquecimento excessivo. :(

Se queres MESMO puxar pelo gajo então vais ter de gastar algum dinheiro em cooling e mesmo assim és capaz de não ir mt longe.

O meu conselho é (no caso da tua mobo suportar AXP) venderes esse CPU (há sempre procura para TB) e comprares um AXP 1800+ ou assim que facilmente vai a 2000+ com SDRAM OEM...

Com o guito que fazes da venda do teu processador o AXP deve-te sair relativamente barato ;)

Se a tua mobo só suportar FSB 100 então ai vais ter de partir para algo novo (tens a Epox 8k9a a cerca de 100€ e tem opções de OC excelentes).
 
Exacto! Concordo com o Korben. Investir em cooling em 1º lugar..
e depois disso e caso a tua board suporte, é um XP 1800, e n gastas quase nada. Mas tive a ver.. e acho q n tás com muita sorte (parece-me q só suporta fsb a 100)!

Caso n suporte.. na minha opinião investe numa board e deixa o Tb1400, q juntamente com 1 dissipador porreiro deves ter melhores resultados.
Mais tarde é só CPU e ficas com 1 sitema impecavel. O unico senão é q a comprar uma board.. n tou a ver como manter essas memorias SDR!

Em relação ao fsb. Caso o cpu aguente.. n são as memorias q te vão limitar até aos 133 mhz, pq mesmo oem 133 TÊM q dar!

De resto o teu sistema, acho q tá porreiro.
E se a board tem ajuste de voltagem e de fsb, começava por tentar baixar as temps, e puxar mais por isso!

EDIT: A tua board é a KinetiZ 7B ? Caso for.. parece q há uma bios para suporte de athlon XP! Logo tás com sorte.

vê aqui:
http://www.qdigrp.com/qdisite/eng/support/d_k7t.htm

cumps
Reffoios
 
Última edição:
Back
Topo