1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Gráfica AMD to Drop Support for Pre-HD 5000 GPUs with Catalyst 12.7

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por RSC, 21 de Abril de 2012. (Respostas: 49; Visualizações: 4459)

1. RSC

RSC Power Member

(http://www.techpowerup.com/164573/AMD-to-Drop-Support-for-Pre-HD-5000-GPUs-with-Catalyst-12.7.html)

2. edusantos

edusantos Power Member

Pena largarem suporte às HD48XX, ainda são gráficas que se vão aguentando bastante bem. Só senti necessidade de trocar a HD4850 por uma HD6870 porque quis mudar de monitor (de 1280x1024 para 1080p).

3. Dyk

Dyk I quit My Job for Folding

Natural, acontece o mesmo no lado "verde"! Para quem tem uma vga anterior às HD5000 já deve ter notado que novas drivers não trazem diferenças perceptíveis!

4. RSC

RSC Power Member

Come again?

(http://www.nvidia.com/object/win7-winvista-64bit-296.10-whql-driver.html)

5. Lbboy

Lbboy Power Member

a nvidia fez igual mas foi na epoca do nforce 2 e 3

6. AMD e o corte de suporte habitual dos seus produtos.
    Nada como ter de recorrer às "DNA drivers".

7. jonny__27

jonny__27 Banido

8. iPodes

iPodes Power Member

Também vou deixar de suportar a AMD..

9. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Isto é assim tão grave? Chega a um ponto que ter as últimas drivers é mais para contentar o ego que outra coisa...

10. UnknownName

UnknownName 1st Folding then Sex

Não vejo qualquer problema. Na minha opinião isto chega a ser positivo, uma vez que eles podem concentrar-se mais nas GPU's atuais.
    Sejamos realistas, estes drivers mais recentes já quase nem afectavam a performance da série 4000.

11. AlleyViper

AlleyViper Power Member

Uma coisa é esperar duns drivers 2 ou 3 fps a mais num jogo, outra esperar é compatibilidade e suporte continuado com tarefas do dia a dia e que também dependem da actualização de drivers porque o software não estagna, como a aceleração de flash em .h264 que nem existia quando modelos desta altura ou posteriores sairam, ou até num novo OS sem recorrer a drivers genéricos sem painel de controlo. E pelos vistos, parece-me uma boa desculpa para não lhes apetecer continuar a oferecer suporte oficial a placas DX10.1 em Windows 8.
    Em termos de arquitectura, para eles fará todo o sentido meter no mesmo saco HD2,3 e 4K, mas para o user que ainda corra >HD4770 sem problemas é uma machadada sem sentido quando alguns modelos nem há 3 anos completos saíram (caso da HD4890). Seria o mesmo que a nvidia cortar o suporte a quem tenha uma 275 GTX, ou modelos da mesma familia anteriores e ainda populares como a 260GTX. Estas pessoas ainda jogam, e usufruem igualmente dos updates nos drivers que resolvem bugs em jogos acabados de saír (e que muitas vezes não estão relacionados com um único modelo das placas). E com tanta port de DX9 que ainda se faz, a situação fica ainda mais caricata.

Última edição: 22 de Abril de 2012
  12. Zirkobvisk

Zirkobvisk What is folding?

Eu tenho uma HD 4870 e não gostei nada da notícia.

13. eduardo007

eduardo007 Power Member

Isto é dizer, pessoal que tenham graficas antigas toca comprar novas porque temos muitas HD7770 e etc em stock pra venda.

14. Maxw3ll

Maxw3ll Power Member

Exacto. Nem toda gente troca de hardware de 2 em 2 anos (ou menos). Há mt boa gente que o aguenta durante ~5 anos, só o troca quando já não dá mesmo mais! Eu tenho amigos que até ao ano passado ainda tinham x1950 Pro de 256MB, 1900XTX 512MB, 7950GT. Só a trocaram depois de ser lançada a serie HD6xxx porque as velhinhas de 2006 já não davam pra jogar Black Ops online. E ainda há quem tenha, bastantes até, 8800GT/GTX e não trocam enquanto der para aquilo que pretendem. Para esses é uma má noticia, não apenas pelo ganho em fps mas mais por det. suportes e correcção de certos bugs em jogos e outras aplicações.

Para quem tem uma 4890 (e eu poderia ser um deles) que é uma excelente gráfica que para muitos ainda poderia durar mais 2 ou 3 anos, não é lá muito boa notícia...

15. dblaster7

dblaster7 Power Member

eu ainda tenho uma 4850 que dá para o gasto a 1440x900 e se ja estava com duvidas em actualizar....que remedio vou ter :S

16. Miguel321

Miguel321 Banido

Exacto, especialmente para graficas antigas.

Não me admira, por acaso sou "fan" da ATI/AMD GPU's, e realmente a unica coisa que a nvidea ainda consege ter realmente melhor é o support nomeadamente os drivers.

17. patCRUZ

patCRUZ Power Member

Pessoal com HD4XXX a ficar agarrado no windows 8?
    Modo de compatibilidade?

18. V3ctor

V3ctor Moderador
    Staff Member

Nem acredito que tenhas dito isso... :D Então as HD4870/4890 e HD4870X2 ainda são bastante capazes nos dias de hoje, óbvio que ao fim de tanto tempo já não têm melhorias de performance, mas têm de compatibilidade... Jogos novos, ou até o novo Windows 8, quem tem essas gráficas fica agarrado, tem de voltar a comprar novo hardware para ter suporte?
    Da maneira que isto vai, as HD5000 são "descontinuadas" em software para o próximo ano... E ainda jogo tudo a 1920x1200 sem problemas de maior.

A nVidia não descura os clientes que ainda têm a GTX260/280... Podem não aumentar performance, mas resolvem bugs com jogos novos.

O mais provável é as drivers para o Windows 7 funcionarem no Windows 8, tal como as drivers Vista funcionam no 7. Agora se são as ideais, ou se poderão ter "hicups", ou problemas "random"... Isso não se sabe.

Anyway, estas gráficas vão fazer 4 anos... A minha para o ano também deve ser descontinuada, acho que é desta que vou all green... Gostava da ATI quando veio com as HD4000 series e HD5000, desde que começou a dar "hits" a sério na nVidia mudaram a maneira de fazer negócio.

19. Dyk

Dyk I quit My Job for Folding

Era bom era que ainda tivessem a trabalhar drivers para essas gráficas e anteriores! Tenho uma 9600GT que volta e meia atrofia em alguns jogos por causa das drivers e pelo andar posso esperar sentado que nunca vão resolver! Isto é uma ilusão meus amigos, não esperem por milagres! Tou farto de ver aquele erro, "o controlador deixou de responder(...)" e sabem à quanto tempo? lai lai lai...

20. UnknownName

UnknownName 1st Folding then Sex

É verdade mas o mesmo aconteceu com as X1000 series. Cheguei a usar uma X1950 pro no Windows 7 com drivers do vista (os únicos que a ATI disponibilizava) e nunca tive qualquer problema em jogos mais recentes.

Por isso não me admira muito que a ATI faça isto de novo.

Partilhar esta Página