Gráfica AMD to Drop Support for Pre-HD 5000 GPUs with Catalyst 12.7

Exacto... por exemplo. Se não vão lançar mais drivers para as HD4xxx e anteriores quer então dizer que não vão ter suporte de jeito no Windows 8. Eu tenho uma HD5730M no portátil (de 2010) e por isso não sou afectado, mas tenho um portátil mais antigo cá em casa que usa uma Mobility HD2600 (de 2007) e nesse já não acho muita piada esta posição da AMD.

A NVIDIA apesar de ter droppado algo cedo as Geforce 4 e Geforce FX. As Geforce 6 têm tido suporte por imenso tempo. Ainda tenho uma 6600GT de 2005 e continua ser suportada.
 
duvido que eles pro ano tirem o suporte das HD5000, se eles fizerem isso é só 1 desculpa para voltar pra nvidia, não tenho gostado do que tenho visto ultimamente. Eu tive a pensar ir pra HD8000 mas com estes preços estou quieto, acho que vou ficar com a minha HD5850 por mais 1 ano prk na realidade não presiso de mais.
 
Eu tenho um p4 3.2ghz skt 775 com uma radeon 9550 no windows 7, e para já enquanto isto vai dando para mw2/3 tudo no minimo já não é mau, não é que isto me afecte, porque nem sei se a 9550 ainda têm suporte sendo que a comprei em 2006, mas acho isto mau por parte da AMD.

ps: A grafica ao ligar o ambiente de trabalho fica todo as ricas, mas se sublinhar com o rato por cima (sim sublinhar como se fosse um texto) isto passa, e a mudar de pagina na net a mesma coisa, mas quando a pagina carrega desaparece, o que será?

Cumps
 
Ainda tenho uma 4850 das de single slot, e posso dizer que ainda se vai aguentando muito bem nos jogo recentes, não com os detalhes ao máximo, mas consigo jogar fluidamente.
Só troco de gráfica quando esta deixar de correr os jogos.
Belas memorias da serie 4xxx
 
Última edição:
Tenho a HD 4770, sinceramente ainda corre quase tudo como eu quero em Full HD, não é por falta de suporte que vou comprar outra, já muito a AMD fez em lançar drivers com este tempo todo que a serie 4XXX tem.

Desde que tenha as melhores drivers para jogar é na boa...mesmo que viesse umas novas, já não melhoravam nada.
 
Vici, o problema é que muitos jogos no momento de saída têm problemas graves com os drivers actualizados, seja para que placa for, a nível de corrupção de gráficos e não só de performance. E é por isso que a ATI até já lança os CAP com fixes para single cpu, ou se vê obrigada a lançar drivers hotfix até ao próximo release oficial sem que antes tenha prevenido o problema.
E é nestas circunstâncias que uma pessoa com uma placa gráfica que nem 3 anos tem lançada a $249 (e paga perto disso em euros cá a preço de lançamento), vai ficar a ver navios com um GPU ainda bem capaz perante as gamas médias e baixas actuais. Acho isto um precedente péssimo, porque as HD4890 foram apenas lançadas em Abril de 09', tal como a tua HD4770.
Não me recordo de passar por situação semelhante, excepto com um par de Voodoo 2 12MB em SLI (o 1º do nome!) após a falência da 3DFX que nem teve direito a W2K.

Atrás referiram a série X1000 (lançada em 05-06'), e que ficou numa situação semelhante ao ser a série mais recente a ser afectada entre outras. Teve direito a 3-4 anos de suporte oficial que acabaram por se concretizar em 4-5. Após os CAT 9.2, os updates deixaram de ser mensais e foram relegados ao pack legacy, mas mesmo esse continuou a ser actualizado até aos 10.2 sem fim real de suporte, e com a bem-vinda introdução de packs WDM 1.1. Agora só resta esperar que um novo legacy pack para HD2/3/4K continue a pingar.
 
Última edição:
Esse erro já pode ser relacionado com o hardware... voltagem de gpu, mosfets a aquecer em demasia... ou o famoso porblema dos dies se descolarem...
A VGA ta perfeita, já tive uma da MSI e acontecia o mesmo e uma 8800GT, é uma queixa comum por muitas pessoas! :(

Esta mais do que visto que aqui para o pessoal, drivers = só mais fps em jogos...LOL

Os drivers vai muito para além de jogos... ;)
Esta mais que visto que muito pessoal neste forum ainda acredita no Pai Natal!
Por acaso já se deram ao trabalho de ver a lista de gráficas que existem? Já pensaram o que era de um fabricante em constante evolução, sempre a lançar novos modelos, dar a vida inteira suporte para tudo e mais alguma coisa?
A pouco tempo passou-me uma ATi X850XT PE (AGP) e digo-vos, apesar de não ter o DX 9C come muitos jogos ainda anos depois, testei meia dúzia de jogos com controladores antigos e não tiver qualquer problema, digo o mesmo para uma 6800GS AGP que tive.
 
Última edição:
Dyk, ainda bem que referes uma placa ATI que teve 6 anos de suporte e uma NV que já vai em 8 sem fim anunciado! A diferença é que com uma placa com 3 anos de gama média-alta ainda compras jogos novos com intenções sérias de jogar, e esperas que os drivers se comportem à altura com bugs e crashes resolvidos, que afectam não só essa placa como toda a restante gama actual. O problema é quererem-te vedar o acesso a eles. Não compares à situação duma placa com 8, e à de "testar" o que dá. Vê por exemplo o Skyrim, e muitos outros títulos AAA que precisaram de correcções importantes nos drivers da parte da ATI à saída.

No meu chasso AGP, máquina que apenas mantenho por gozo, usei uma 6800GT@Ultra até este ano (tendo-a trocado por uma HD3850) e sei bem o que ainda come, e a única coisa que o permitiu foi esse suporte de drivers continuado que resolveu vários bugs à medida que saiu software diverso (corrupção em browsers com aceleração de GPU é um exemplo, ou até no Photoshop) e não apenas em jogos, porque para a função a que foi relegada, sempre continuou a ser suficiente; e sem ser "testar", deu-me para acabar DA1 e ME1, só tendo já precisado mesmo da última ATI para o Witcher 1 debaixo de W7 x64(!). Por outro lado, uma FX5900 com apenas mais um ano tornou-se um pisa papéis para o que não seja XP por não ter tido a mesma sorte a nível do suporte.

Drama aparte, enquanto ainda der para alterar o *.inf... ;)
 
Última edição:
gpu-z%20HD%204870%20cf.png


Ainda nem tem 4 anos e querem "matar" a gráfica... Antes eu não me chateava, porque há uns anos o software evoluía a uma velocidade vertiginosa e era mesmo necessário comprar uma gráfica nova todos os anos. Mas actualmente as HD48xx ainda têm muito para dar, acho incrivel matarem suporte a um produto que ainda tem "pernas" para andar.

É só disso que ando a reclamar.
 
@V3ctor, mesmo! Se cortasse suporte da série HD3000 para baixo ainda se compreendia. Mas a série HD4000 foi de tal forma "inovadora" para a ATI/AMD na altura que ainda hoje dão cartas. Bem me lembro do preço/performance que as gráficas tinham na altura.
 
(...)acho incrivel matarem suporte a um produto que ainda tem "pernas" para andar.

É só disso que ando a reclamar.
Calma! :-D
As already explained, there will be drivers for legacy cards, just not monthly. Additionally Windows 8 will probably have compatibility drivers integrated. This issue really isnt a big deal.
http://www.techpowerup.com/164573/AMD-to-Drop-Support-for-Pre-HD-5000-GPUs-with-Catalyst-12.7.html?cp=3#comments

I
sto não quer dizer que quem tem uma HD4XXX ou anterior vai ter que vender ou deitar fora depois de lançarem as 12.7, vocês as vezes tem tendência em fazer tempestades num copo de agua!
Muitas pessoas instalam os controladores que vem no CD da placa gráfica e nunca fazem updates, outros mal sai uma nova versão instalam e depois estão sempre a "chorar" que tem X bug, que isto ou aquilo não funciona!
Eu depois de instalar uns controladores e ver que estão bons não mudo e muitos utilizadores das HD4000 ou anteriores estão a usar controladores bem mais antigos e satisfeitos que funcionam bem!
 
Já estive para intervir neste tópico mas não o fiz porque tem logo tendencia de associar as pessoas às cores.

Quando os drivers passam para legacy não quer dizer que não tenham updates em casos criticos mas apenas que deixam de ter suporte com os novos drivers que a AMD lança todos os meses.

Podem ter alguns bugs corrigidos no minimo de 3 em 3 meses.

Cumps
 
Oh... entao se vão ter suporte, mesmo que limitado já não me queixo :D é só porque tive uma 4870 sei bem do que é capaz e custava-me ve-la "desaparecer" assim.
 
Eu tenho uma HD4890 há mais de 3 anos, e para o monitor que uso - 1280x1024 - ainda está aí para as curvas. Será péssimo se eu não conseguir jogar determinado jogo no futuro por falta de drivers actualizados. E espero que, apesar do anunciado, optimizem a compatibilidade para o futuro Windows 8.

A este nível nota-se uma grande diferença para a nVidia, que ainda continua a lançar drivers para produtos mais antigos. E que funcionam "melhor" em mais SO. A ATI não tem drivers decentes para Linux por exemplo.
 
Última edição:
Se formos bem a ver a nVidia mantém o mesmo suporte que a AMD nas drivers. Alguém acha que vai ver aumentos de desempenho específicos para as gráficas da nVidia de há 4 anos atrás? A nVidia limita-se a manter os mesmos ficheiros para as gráficas antigas, dando uma ilusão de suporte continuado.

Se forem bem a ver as release notes das drivers mais recentes, vêm que é tudo para a serie 400/500 e 600. Mesmo em relação às series 400/500 irão desaparecer em breve, ficando apenas aumentos de desempenho para as serie 600 e as futuras 700.
 
Se formos bem a ver a nVidia mantém o mesmo suporte que a AMD nas drivers. Alguém acha que vai ver aumentos de desempenho específicos para as gráficas da nVidia de há 4 anos atrás? A nVidia limita-se a manter os mesmos ficheiros para as gráficas antigas, dando uma ilusão de suporte continuado.

Se forem bem a ver as release notes das drivers mais recentes, vêm que é tudo para a serie 400/500 e 600. Mesmo em relação às series 400/500 irão desaparecer em breve, ficando apenas aumentos de desempenho para as serie 600 e as futuras 700.
Tal como muitos utilizadores disseram antes, nem tudo é para jogos. Claro que nas séries mais recentes, ainda há muita aresta para limar para optimizar os drivers de modo a aproveitarem ao máximo a arquitectura, enquanto que nas séries antigas a arquitectura já foi explorada ao máxmo e não há mais por onde espremer.

Mas há sempre pequenas correcções que se podem fazer ao flash por exemplo.

Eu no pc de casa (que também já pouco uso) tenho uma 6600GT que pelo menos por enquanto não há planos para ser trocada.
 
Quando os drivers passam para legacy não quer dizer que não tenham updates em casos criticos mas apenas que deixam de ter suporte com os novos drivers que a AMD lança todos os meses.

Podem ter alguns bugs corrigidos no minimo de 3 em 3 meses.
Cumps

Ninguém disse o contrário (até podes ver num post meu anterior). Da última vez que gamas foram relegadas a legacy após os 9.2, o suporte esparso nesse pack apenas existiu até aos 10.2 (com 9.3.1, 9.8, 9.11, 10.2), mas estes, e apesar da numeração, não correspondem directamente ao release normal que a partir dos 9.4b já é WDDM 1.1. Na prática, são apenas hotfixes sobre os 9.3, que emprestam apenas alguns ficheiros de releases normais, e sem certificação para W7. Uma vez que precisei de identificar um driver através da versão dum ficheiro a um user fiquei completamente à nora, porque apesar de pertencer, se bem recordo aos 9.11 (ou até 10.2) legacy, muitos dos ficheiros tinham versões únicas e intermédias entre os 9.2 e 9.4 do pack normal, não coincidindo com os "9.11" propriamente ditos, excepto pelo mês de lançamento.
Com o Windows 8 a ser lançado em Outubro(?), e o fim de suporte oficial nos 12.7 ás novas gamas contempladas, espero que o suporte WDDM 1.2 ocorra antes das 12.8 (julgo ter sido anunciado para as 12.4 beta). De outra forma, ditará que o software em W8 simplesmente não precise de ser testado com ATIs <DX11, se a ATI não as suporta oficialmente no OS.

Convenhamos, quem tem maiores razões de queixa são os utilizadores de um crossfire de HD48XX, porque é quem mais depende dos CAPs e updates rápidos. Porque de resto, quem tenha 2 dedos de testa desenrasca-se quase sempre, nem que seja a alterar *.infs, recorrer a packs não oficiais ou não certificados, etc, quando precisar. Porém, não acho que seja correcto ter que recorrer a tal com placas gráficas apenas com 3 anos.
 
Última edição:
Não sei qual é a gravidade de "dropar" o suporte à graficas mais antigas. Melhorias de performance e afins não vai ter, já está "maxed out". Deixar tudo e mais alguma coisa só aumenta a complexidade dos drivers e tamanho dos ficheiros!

A questão mais grave é mesmo novos SO's (no caso do Windows 8), mas se vai ter suporte legacy, o problema fica resolvido.

Gráficas é daquele hardware com suporte de software mais longo que deve existir. Há telemóveis que ficam sem suporte oficial ao fim de nem 2 anos.

Tudo isso custa imenso no que toca à programação e a AMD é uma empresa que não atravessa um momento propriamente áureo.
 
Depois do impacto dos rumores, a AMD lá se decidiu finalmente a esclarecer as coisas.

AMD will be moving the AMD Radeon HD 2000, AMD Radeon HD 3000, and AMD Radeon HD 4000 Series of products to a new driver support model. We will continue to support the mentioned products in our Catalyst releases, but we’re moving their updates to a quarterly basis, whereas our AMD Radeon HD 5000 and later products will continue to see monthly updates. The Quarterly Catalyst releases will focus on resolving application specific issues and critical updates. The reason for the shift in support policy is largely due to the fact that the AMD Radeon HD 2000, AMD Radeon HD 3000, and AMD Radeon HD 4000 Series have been optimized to their maximum potential from a performance and feature perspective. The 8.97 based driver, released in May 2012 will be the first driver for the AMD Radeon HD 2000, AMD Radeon HD 3000, and AMD Radeon HD 4000 Series under the new support model; it is an extremely stable and robust driver branch for these products and will be the baseline for our quarterly update.

Our main development and testing efforts will now be focused on the AMD Radeon HD 5000 and later products. This is the best use of our resources as the AMD Radeon HD 5000, AMD Radeon HD 6000, AMD Radeon HD 7000, and future products have the greatest potential for further performance and feature enhancements.

Also with regards to Windows 8 support for the AMD Radeon HD 2000, 3000, 4000 Series of products; the In-the-box AMD Graphics driver that ships with Windows 8 will include support for the AMD Radeon HD 2000, 3000, and 4000 Series, and it will support the WDDM 1.1 driver level features. The AMD Catalyst driver for Windows 8 will only include support for WDDM 1.2 support products (AMD Radeon HD 5000 and later).
http://www.techpowerup.com/164724/P...ainline-But-Onto-a-New-Support-Model-AMD.html
 
Back
Topo