AMD to Reconsider Product Branding, Model Numbering.

mascarilha

I folded Myself
AMD to Reconsider Product Branding, Model Numbering.
AMD Gears Up for New Product Launches


According to documents seen by X-bit labs, Advanced Micro Devices plans to reconsider its branding strategy and come up with a family of desktop processor that contains more members than previously thought. Unfortunately, AMD’s product differentiation in early 2008 will be considerably more complicated than previously projected.

Apparently, AMD will have six product families for desktop processors, each of which will be aiming different market segment, as well as three different brand-names: AMD Athlon, AMD Phenom and AMD Sempron. Besides, AMD will implement model number scheme across the whole lineup to reflect relative performance and feature-set of the new chips.

The latest documents from AMD indicate that the following product families will be available:

* AMD Phenom FX – quad-core microprocessors for enthusiasts with or without capability to work in pairs.
* AMD Phenom 9000 – quad-core processors for single-socket machines.
* AMD Phenom 7000 – triple-core microprocessors.
* AMD Athlon 6000 – dual-core microprocessors.
* AMD Athlon LE-1000 – single-core microprocessors.
* AMD Sempron LE-1000 – single-core microprocessors.

Even though to simplify desktop model numbering scheme to a brand-named a model number may simplify it in the long-term, it will be harder to determine certain product features in the first half of 2008. For example, the difference between AMD’s dual-core processors based on the K10 and K8 micro-architectures will not be apparent. On the other hand, Intel Corp. also has three brands and seven product families for desktops with different micro-architectures within one family.

Officials from Advanced Micro Devices did not comment on the news-story.


http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20071015233403.html

cumps
 
O sistema de nomes até me parece porreiro

Os processadores com um número maior são sempre melhores independentemente do nome e o nome do processadores dá para tirar a família

E sempre resolve o problema futuro do nº de cores (Core 3 Octo?, Core 3 Hexadeca?)
 
Em relação aos nomes, parece-me bem, são coerentes. Apesar do 9000 6000 etc... parece-me baseado nos c2d.

Em relação aos tri-cores, será que vai haver um mod para os meter a funcionar com 4? como se fazia com os pipelines das antigas ati 9500 para 9700 :P
 
Em relação aos nomes, parece-me bem, são coerentes. Apesar do 9000 6000 etc... parece-me baseado nos c2d.

Em relação aos tri-cores, será que vai haver um mod para os meter a funcionar com 4? como se fazia com os pipelines das antigas ati 9500 para 9700 :P

E muito improvável, se não impossível efectuar o mod, pois os tri-cores deverão ser quad's que não conseguem ter os 4 cores a funcionar decentemente, e então eles desactivam um deles para aproveitarem o processador, deve ser esta técnica deles.

Logo se não conseguem funcionar decentemente com 4 cores, mesmo que conseguísses activar o core que estará desactivado, não te daria vantagem nenhuma, pois não conseguirias obter estabilidade.
 
Uma coisa que agora não me lembro. Eles testam todos os cpus? ou tiram alguns aleatórios duma waffer e definem todos da waffer como quad ou tri cores? É que testar todas as funções de todos os cpus, é um processo um bocado demorado, mesmo que seja automatico.
 
Sim, e lançar produtos defeituosos para o mercado até dá um bom nome às empresas, não dá???

Mesmo com pouca concorrência, nem a Intel nem a AMD se podiam dar ao luxo de fazer isso... É lógico que têm de ser testados, e um teste não deve demorar assim tanto tempo...

cumps
 
Sim, e lançar produtos defeituosos para o mercado até dá um bom nome às empresas, não dá???

Mesmo com pouca concorrência, nem a Intel nem a AMD se podiam dar ao luxo de fazer isso... É lógico que têm de ser testados, e um teste não deve demorar assim tanto tempo...

cumps

Eu apenas perguntei. Pq não me lembro se é pratica testar todos os cpus ou não.

Seja como for, passam sempre falhas, pq nem os testes feitos a 1 cpu abrangem todas as hipóteses pq o custo de os fazer aumenta exponencialmente com o inverso da probabilidade de erro. E um teste na fabrica não é como em casa que se mete um programa pesado e pronto.
 
Uma coisa que agora não me lembro. Eles testam todos os cpus? ou tiram alguns aleatórios duma waffer e definem todos da waffer como quad ou tri cores? É que testar todas as funções de todos os cpus, é um processo um bocado demorado, mesmo que seja automatico.


Testam todos. E várias vezes durante o processo.
 
Eu apenas perguntei. Pq não me lembro se é pratica testar todos os cpus ou não.

Seja como for, passam sempre falhas, pq nem os testes feitos a 1 cpu abrangem todas as hipóteses pq o custo de os fazer aumenta exponencialmente com o inverso da probabilidade de erro. E um teste na fabrica não é como em casa que se mete um programa pesado e pronto.

Penso que apenas será necessário um software que garanta controlo de temperatura, garanta o devido funcionamento de instruções (SSE's e afins), que garanta a eficiência de tecnologias aplicadas, etc etc etc...

Quantos RMAs de CPUs pensas que há por ano em Portugal???
 
Penso que apenas será necessário um software que garanta controlo de temperatura, garanta o devido funcionamento de instruções (SSE's e afins), que garanta a eficiência de tecnologias aplicadas, etc etc etc...
Falo em memórias que é a minha àrea, mas os processadores devem ser piores.
É testado na wafer, é testado depois de cortar em chips individuais, é testado depois do chip completo, é testado depois de instalados nos módulos.
Quando os chips estão completos são testados em fornos para eliminar os mais fracos logo de origem. Não sei os tempos mas acho que é à volta de 8 horas dentro do forno a funcionar em pleno.

Claro que os CPUs tem que ser testados. É necessário atribuir-lhes a velocidade a que vão funcionar.
Não é só por isso, mas também para eliminar o "lixo" o mais cedo possivel na cadeia para não estar a processar chips inválidos.

Mas não se preocupem com o tempo de teste, que enquanto estão em formato wafer, +-1000 chips sao testados ao mesmo tempo!
 
AMD tri-core CPU codenames and features revealed

Codenames and features of the tri-core CPUs AMD is planning to launch next year and in 2009 have been revealed by sources at motherboard makers.

Toliman adopts a 65nm process, supports socket AM2+ motherboards, and supports HyperTransport 3.0. The CPUs will have 2MB L3 cache and will be launched by the end of March 2008, according to the sources.

The next-generation, 45nm-based CPUs will adopt socket AM3, support HyperTransport 3.0 and DDR2/DDR3 memory, and will launch in first half of 2009, noted the sources.

The motherboard makers pointed out that whether AMD's tri-core CPUs are successful in the market will depend on their price/performance ratio compared quad-core and dual-core CPUs.

AMD declined the opportunity to respond to this report saying it cannot comment on unannounced products.


Source: DigiTimes

cumps
 
Back
Topo