AMD ultrapassa Nvidia na venda de Gpus (segmento PC)

Rafx

Power Member
Pela primeira vez em >4 anos.

aHR0cDovL21lZGlhLmJlc3RvZm1pY3JvLmNvbS9BL1EvODQ5MjY2L29yaWdpbmFsLzAxLkpQRw==


TwkgUFh.jpg


Nota:
O gráfico é referente a vendas de gpu's para PC: discrete + iGPs, desktop's e laptops.
Não inclui gpu's das consolas e outros gpu fora dos 'PC'.

Jon Peddie Research also reports that discrete GPUs were in fewer PCs than last quarter (from 29% to 27%), that the PC market increased by 9.25% since last quarter, and that AIB sales actually declined 16.62% since last quarter. Despite the overall market growth, Nvidia didn't ship significantly more or less GPUs than before, unlike AMD, which had a large jump in sales.
fonte

Não esperava que estivesse a recuperar nos gpu's já, também.

De notar que do Q1 para o Q2 o mercado PC (incluindo laptops) cresceu >9%, mas a venda de gpu's da Intel caiu 1.4%. A Intel inclui gpu's em praticamente todos os cpu's que são relevantes/de volume, é sinal que nos cpu's a AMD também está a avançar.
 
Entre IGPs e as RX5xx e Vegas ao preço da uva mijona, até se compreende.
Mas em revenue a nVidia deve, literalmente, esmagar.
Mas boas noticias para a AMD, de qualquer maneira. :)
 
Entre IGPs e as RX5xx e Vegas ao preço da uva mijona, até se compreende.
Pois, o crescimento deve vir daí.
Vegas 64 houve algumas, não tantas, mas Vega 56 e RX580 (com a entrada das rx590) foi quase ao preço da uva mijona mesmo, por bastante tempo e vários/todos os modelos.

Os IGP's/APU na AMD tem crescido, mas não deve ter muito peso. O grosso das vendas de cpu's da AMD não é APU, nem são aposta séria da AMD, nisto aposta de forma tímida no sector dos laptop e nem os OEM estão a lançar produtos em variedade e qualidade.

Claro que comparando com a Nvidia, que vende zero cpu's com IGP's para PC, qualquer coisa é melhor, mas acredito que o volume de vendas dos APU não seja assim significativo.


Mas em revenue a nVidia deve, literalmente, esmagar.
Isso é óbvio.
Mesmo excluindo outras áreas de negócio que não sejam o pc de consumidor/HEDT - gráficas discrete e mobile para laptop, a Nvidia vende produtos com margens médias bem mais elevadas.

Mas boas noticias para a AMD, de qualquer maneira. :)
Sim, muito boas noticias.
Até porque a analisar pelo interesse nas 5700/5700XT e os rumores (e updates a drivers) de 'Renoir' + 'big Navi', tem tudo para nos próximos trimestres ter um market share no mínimo estável/sem descer.
 
Se a AMD jogar as cartas conforme estou a pensar as 5800/5900 vão bater a RTX 2080ti

E achas que a mesma já nao esta mais que preparada para reposta? Basta lançar a versão 2080 TI super e bummm, como fez com 2060/2070/80 , para alem de estarem no mercado algum tempo , em breve deveram anunciar nova geração para 2020.
Pelo que vi AMD só devera lançar para 2020 as top gama , algo atrasado face actual geração da nvidia quando já esta indo para próxima geração da mesma ai em breve , que fará AMD ficar para trás .
Mas é bom ver AMD a melhorar nesta nova arquitectura , tem tudo para ser competitiva , melhor para nos .
Mas nvidia na minha opinião nao dormiu como a Intel , ainda tem vantagem na manga , falando 12 nm vs 7nm.
Está na hora da AMD lançar produtos da gama toda a tempo para termos melhor preços e escolhas , isto da Nvidia estar meses a fios sozinha a vontade não ajuda .
 
@Folken uma hipotética 2080 ti super não seria mais que uma Titan RTX que é o TU 102 completo, mas com 11GB VRAM(?)

Não sei se o bummm seria assim tão grande, não sabemos quantas CU vai ter uma Rx 5900, podem até ser umas 80, na arquitetura RDNA 2, isso daria bem conta de uma Titan RTX. Por isso...
 
A Nvidia vende preços exorbitantes, é óbvio que as margens são chorudas. A mim só me espanta haver tanta gente disposta a pagar um premium tão grande por algo assim, mas já não são a primeira empresa que me faz pensar assim.

De resto, a AMD precisa primeiro de mind share, e é isso que os tem levado nesse caminho de recuperação. Conseguiram muito boa publicidade, e parece que se está a ver algo a sair daí. Resta ver se conseguem manter o ritmo, que isto é uma maratona.
 
@Folken uma hipotética 2080 ti super não seria mais que uma Titan RTX que é o TU 102 completo, mas com 11GB VRAM(?)

Não sei se o bummm seria assim tão grande, não sabemos quantas CU vai ter uma Rx 5900, podem até ser umas 80, na arquitetura RDNA 2, isso daria bem conta de uma Titan RTX. Por isso...
80 cu era bom se 40 gastam 225 watts ia ser bastante engraçado.... -_-
 
@2_kamikaze_2 Essa versão de 80 CU poderia ser arrefecida a água. Estas novas Navi em princípio trarão RDNA 2, o que significa que cortarão definitivamente os laços com a GCN e por isso o IPC poderá ser ainda mais elevado, permitindo clocks mais baixos e menor consumo.

Com RDNA 2 talvez 60-64 CU cheguem...
 
@2_kamikaze_2 Essa versão de 80 CU poderia ser arrefecida a água. Estas novas Navi em princípio trarão RDNA 2, o que significa que cortarão definitivamente os laços com a GCN e por isso o IPC poderá ser ainda mais elevado, permitindo clocks mais baixos e menor consumo.

Com RDNA 2 talvez 60-64 CU cheguem...
E será fabricada no novo processo 7nm UV que trás mais baixos consumos.

A 5700xt a 435€ aproxima-se perigosamente das 2070 super e até das 2080 super em alguns casos, isto com drivers que são muito maus e que ainda estou dependentes da arquitetura GCN quando estiverem optimizados para RDNA ainda vão estar mais perto ou a ultrapassar las
 
Por acaso, a questão da Nvidia é... Interessante. É como dizes, não ficam para sempre, mas a mudança de processo de fabrico implica muita coisa que vão baixar as margens de lucro deles. É que no processo actual, as % de sucesso nos chips são muito mais elevadas do que em 7. Para a Nvidia manter as margens actuais em 7 nm, ou conseguem melhorar a quantidade de chips sem problemas por wafer, ou voltam novamente a aumentar os preços. E acho que nenhum cliente tem interesse num novo aumento de preço. Por isso, a passagem da Nvidia não sei se será assim tão directa como isso. Mas tenho curiosidade em ver no que dá.
 
Isso é meia verdade, isto porque ao contrário daquilo que se vê por ai escrito em muitos sítios apesar do custo por wafer ser maior que em 16/12nm, o custo por transistor diminui ou seja um die de 250mm é mais caro em 7nm do que em 16/12mm no entanto um die 5 biliões de transistors é mais barato em 7nm do que em 16/12 por tanto se a NVIDIA passa se agora para 7nm agora até ia aumentar as margens se passassem exatamente os dies como estão para 7nm, sem alterações no número de transistors, mesmo a AMD nunca disse que o custo por transistor aumentava apenas disse que o custo tendo em conta o mesmo die size aumentava, no entanto a NVIDIA não me parece minimamente interessada em lançar um novo projeto nos 7nm atuais e vai usar a Samsung que vai ser mais barata que a TSMC vai começar logo a usar EUV em 2020
 
Sim, entendo o que dizes, mas lá está, sempre que vejo falar de números, a conclusão tem sido sempre que no fim de contas, o salto inicial sai mais caro que ficar no mesmo processo. Mas isso pode depois compensar no valor de vendas de algo novo, claro. E acredito que a Nvidia esteja, acima de tudo, à espera das tecnologias mais maduras, porque aí consegue empilhar os benefícios do salto com a maturidade do processo. E honestamente, eles podem manter-se porque ainda têm a placa mais capaz, enquanto assim for, nem têm verdadeira necessidade de mudar... Ainda estão no topo do mindshare, como já estão há uns bons anos.
 
Claro que uma 5800/5900 não deve vir no mesmo processo da 5700, daí que a AMD lançou primeiro um GPU médio do que o big thing para dar tempo de optimizar.

O mesmo para APUs para não ter algo demasiado capado.

Mesmo assim com o que tem dava para algo tipo, com clocks turbo mais limitados (1700 mhz talvez)
5800 - 56 EUs, 250w
5800xt: 60-64 EUs - 300w
Para o fun podia ter uma 5800 xt liquid: 64 EUs, 350w, com clocks nos 1800++ :D

Mas o ganho de performance deve ser pouco e ser um die maior e mais caro

O verdadeiro canhão será com RDNA2, um "7nm+" e ray tracer por hardware.

E será fabricada no novo processo 7nm UV que trás mais baixos consumos.

A 5700xt a 435€ aproxima-se perigosamente das 2070 super e até das 2080 super em alguns casos, isto com drivers que são muito maus e que ainda estou dependentes da arquitetura GCN quando estiverem optimizados para RDNA ainda vão estar mais perto ou a ultrapassar las

O famoso... AMD finewine :D
 
Back
Topo