Gráfica AMD Vega II 7nm (Radeon VII, Vega II Pro Duo)

Estaremos cá para ver mas espero que não sinceramente, então a Ps5 usando hardware amd será um flop tb e o retorno para os cofres da amd com esse negócio.

Nao podes comparar a performance do Hardware entre um PC e uma Consola porque a condicionante principal e completamente diferente, o Sistema Operativo! A forma como o hardware se comporta numa PS5 sera muito diferente de como se comportara num Windows ou ate mesmo Linux.

Quanto há questão de suportar tecnologias isso é história das carochinhas, num post meu já não me lembro onde disse que se realmente se preocupassem com as optimizações para o hardware disponivel tanto amd como nvidia com certeza que se conseguia espremer mais do hardware, o vulkan por exemplo que é um api que era para interessar a toda a gente e que a amd foi a primeira a suportar por que raio quase ñ há jogos optimizados para essa api? Como se viu usando o mesmo hardware conseguesse ganhos na casa dos 30% de performance sem ter que se largar 1000€ por uma nova gráfica.

Isto tem a ver com a rentabilizacao das software houses. Optimizar um jogo/aplicacao leva muito tempo e tem custos avultados e como tal e evitado a todo o custo.
 
Pois lembrei-me disso, mas pesquisando só se falava em rumores, assim faz sentido a placa, alimentar o mercado o profissional, qualquer que fosse o plano para suceder ás VEGA foi cancelado, e isto é para ganhar tempo até lá.
 
Pois lembrei-me disso, mas pesquisando só se falava em rumores, assim faz sentido a placa, alimentar o mercado o profissional, qualquer que fosse o plano para suceder ás VEGA foi cancelado, e isto é para ganhar tempo até lá.

Eu acho que não foi cancelado, é ver o roadmap.

AMD-GPU-architecture-roadmap.png


Acho é que provavelmente Navi atrase um pouco mais do que esperavam, mesmo que sendo lançado ainda em 2019.

Sucessor à Vega só para 2020, provavelmente nunca antes de Q3 de 2020.
Esperemos que final deste ano seja Navi, no Q4, eventualmente depois do lançamento da 'PS5'.
O sucessor da Vega, supõe-se é ali o 'Next-Gen', mas sendo 7nm+ nunca será antes de Q3 de 2020, digo eu.

Até lá poderão lançar 'full' Vega 7nm, se tiverem bons yields.
Talvez o venham a fazer para o Macbook Pro - a base está feita, é só meterem versão completamente funcional do gpu, para agradar a um cliente como a Apple seria fácil, e o clientes da Apple também estão habituados a pagar tudo muitíssimo muito bem pago. :D

Ou então a Navi apesar de (supõe-se) ser para gama média/média-baixa, é boa q.b. para igualar e, até bater a Vega @ 7nm.
E aí o espaço temporal até à sucessora da Vega será menos penoso.
 
Pois mas o que eu e mais algumas pessoas estamos a tentar explicar, e que parece que muitas pessoas ainda entenderam, por isso desculpem lá o tamanho do post, isto já vai dar demasiado trabalho de fazer e de ler, mas pode ser que seja desta.

Roadmap de 2016

AMD-GPU-Roadmap-Polaris-Vega-Navi-2060x1159.jpg


que foi posteriormente apresentado no evento Capsaicin
https://www.pcper.com/reviews/Graphics-Cards/AMD-GPU-Roadmap-Capsaicin-Names-Upcoming-Architectures

que de repente passou a isto em Março 2017

small-amd-navi-slide.jpg

https://hothardware.com/news/amd-confirms-7nm-tape-out-2h-2017-navi-zen-2

O que parece ter escapado a muita gente foi um leak de um roadmap, ao qual por várias razões aqui ninguém liga: Radeon linha profissional.

AMD-VEGA-10-VEGA20.jpg

https://videocardz.com/65521/amd-vega-10-and-vega-20-slides-revealed


e agora compara com o roadmap que tu colocaste ;)
 
Ou seja, estão a fazer GPU's para server, e depois adaptam para consumidor. Tendo em conta os 16GB de HBM2, seems pretty legit.

A questão é mesmo que os preços de server não podem ser praticados em consumidor.
 
Aquele GPU sempre esteve previsto, para um uso específico, tal como disse.

O que interessava saber foi o que aconteceu aqui

Capsaicin-roadmap.jpg

https://www.pcper.com/reviews/Graphics-Cards/AMD-GPU-Roadmap-Capsaicin-Names-Upcoming-Architectures

O que quer que seja que venha a sair como NAVI daqui a uns meses não me parece ser o que foi que está no roadmap acima apresentado naquele evento, daí os meus comentários no tópico das Navi de achar que isto não seria suposto substituir o mid range, mas sim as Vega, o que claramente não irá acontecer.
Falta saber é se o next-gen que virá para o ano é o que era suposto as Navi (2016) serem ou se é algo realmente novo.

Tenho ideia de que a AMD pretendia de alguma forma separar as linhas Pro e desktop, onde claramente não aproveita os recursos da capacidade de computação GCN (a única coisa que sacaram foi Async Compute), tentando assim diminuir a área e os consumos.

Agora é tentar encaixar a saída do Raja Koduri em Setembro de 2017 nesta história toda.
 
a saída do Raja foi o melhor para a AMD, esteve lá só a consumir recursos e 0 resultados… estou para ver o que vai ele fazer na intel
 
Aquele GPU sempre esteve previsto, para um uso específico, tal como disse.

E o tal uso não era de consumidor. Concordo com a tua análise, houve algo ali pelo meio. Eu não gosto das teorias da conspiração, mas tenho que reconhecer que com tudo o que aconteceu, começo a achar que a história de Navi ter sido desenvolvida em conjunto com a Sony pode ter algo a haver (como disse há uns meses atrás o artigo da Forbes). Lá está, é especulação, mas começa a ganhar força na minha cabeça, e com esta batalha consola vs PC como anda...

Claro que há uma alternativa simples: yields. Se estes forem baixos, ou algo não estar ainda no ponto que querem, por qualquer razão, eles atrasam a coisa. Não mostraram já tudo do ryzen, deve haver uma razão clara com a capacidade do chip, ou qualidade em algum ponto. Essa seria provavelmente a razão que a maioria das pessoas iria aceitar.

Agora é tentar encaixar a saída do Raja Koduri em Setembro de 2017 nesta história toda.

Nesse ponto não sou tanto de achar que é relacionado com isto. É como os CFO's da ActiBlizzard, não sairam pelos resultados, mas porque lhes ofereceram um melhor negócio que o actual. Como se diz, "andamos todos ao mesmo", e o Raja não deve ser excepção. Se lhe oferecem mais (do que quer que seja, se calhar até foi mais controlo directo de certas questões, you never know...), aposto que ele sai sem se chatear.
 
Nao podes comparar a performance do Hardware entre um PC e uma Consola porque a condicionante principal e completamente diferente, o Sistema Operativo! A forma como o hardware se comporta numa PS5 sera muito diferente de como se comportara num Windows ou ate mesmo Linux.



Isto tem a ver com a rentabilizacao das software houses. Optimizar um jogo/aplicacao leva muito tempo e tem custos avultados e como tal e evitado a todo o custo.

Sim mas se leres bem apenas me estava a referir ao aspecto financeiro, pelos comentários parece que quando por ventura sairem jogos optimizados para as supostas novas tecnologias implementadas pela nvidia a amd vai estar condenada ao declinio o engraçado é que nenhuma ainda têm provas dadas e essa do RTX é no minimo irrisória principalmente sabendo que muitos dos efeitos que irá trazer visualmente já existem em jogos talvez não em tempo real e talvez não tão realistas como quando a tecnologia estiver madura mas existem, aquela comparação de imagens feita pela nvidia na apresentação dessa tecnologia inovadora é o que está à vista meteram uma imagem que não espelha a realidade para a outra cheio the shining enfim .


Pois mas se como disse acima é um factor que a se vermos pelo prisma dos comentários então as optimizações só se aplicam à nvidia?
O vulkan têm provas dadas nenhuma das tecnologias da nvidia têm mas é dado como certo que são "gamebreaking"..., ou será pelo facto de a nvidia ter uma gama de placas da mesma era da AMD que não suporta plenamente o vulkan e iam ficar mal no panorama, o que parece ser realmente benéfico para nós é metido de parte só por interesses..., é real que os motores gráficos realmente precisam de um salto se tivessem já dado esse salto a nvidia com certeza tinha saido prejudicada e tanto o directx 12 como o vulkan já andam ai há algum tempo.
É sabido que os motores gráficos são feitos e pensados para terem retorno durante um certo periodo de tempo e é uma coisa complexa de se fazer mas têm havido muito pouco interesse em explorar as novas apis.

Eu apenas comentei pq espero que a amd esteja viva e de boa saude para bem de todos nós apenas para termos opção de escolha e preço competitivos..., há rumores de que a intel poderá entrar nesse mercado se isso acontecer duvido que haja espaço para 3 marcas a competir mas prontos isso é outra conversa.

Desculpem a extensão e algum offtopic mas é só.
 
Última edição:
começo a achar que a história de Navi ter sido desenvolvida em conjunto com a Sony pode ter algo a haver (como disse há uns meses atrás o artigo da Forbes). Lá está, é especulação, mas começa a ganhar força na minha cabeça, e com esta batalha consola vs PC como anda...

Exacto! Tal como eu disse há uns dias por aqui, e seguindo o redditer "RuthenicCookie", que até agora acertou em tudo:

1- Sony não faz conferência E3
2- Navi não são apresentadas pela AMD na CES 2019 nem saiem este ano.

Isto devido ao tal suposto "acordo" (€€€) com a Sony, que quer encarar o mercado de PC mais de frente (o que é um pouco inútil a meu ver), e querem ter algo realmente novo no mundo tecnológico, para apresentar na sua conferência mais tarde este ano. A Sony já passou os 91 milhões de consolas e 450 milhões de jogos vendidos; está em condições de comprar estes acordos!

Como sempre, colocar sal, mas até agora tudo tem batido certo. O redditer RuthenicCookie tem mais previsões, vamos ver se acerta:

- Performance igual ou superior a GTX1080ti ou possibilidade de Dual GPU até, para ainda mais performance (relembrar que as Navi vão consumir menos energia)
- HDMI 2.1/FreeSync 2/Suporte até 120hz 4k 4:4:4 chroma HDR1000
- Todos jogos com framerate desbloqueada (cai o Vsync tradicional) com range 40-120
- Chip Zen 2 a 2,4ghz/2,6ghz 8 cores
- Sistema Operativo baseado em FreeBSD

@kaib em relação ao Vulkan é como disseste e bem.. interesses... O vulkan é a API mais usada na PS4, por exemplo, a par de OpenGL. Os mesmos jogos que nós jogamos no PC com Directx.
 
Última edição:
Penso que estão a colocar a fasquia muito alta para as consolas, o que vai resultar em desilusão mais tarde. Mas, é só a minha opinião.

A AMD ainda agora apresentou um GPU a 7nm, mais ou menos ao nível da 1080Ti, por uns módicos $700.

Pensar numa consola de 400€ ou 500€ com um GPU desse nível, acho que é ser optimista demais! A não ser, que a PS5 só saia em fins de 2020.
 
Essas teorias não entram na minha cabeça, ainda para mais a xbox vai usar amd também logo porque haveria a sony de pagar para ter algo que a xbox também vai ter...

Se as consolas saírem no primeiro q1 então a meio deste ano fico a saber a gpu equivalente/semelhante para PC pois começamos a testar os jogos multi no PC primeiro com specs semelhantes.
Quando ia para sair a ps4 pro aconselharam a meter a 1060 ou a 480, que foi o que fiz :)
 
Pois a teoria também me parece rebuscada. Mesmo admitindo que quer Sony quer MS pagam pelo desenvolvimento da SoC e que podem ter alguns pedidos para "costumizar" algumas coisas.

A ideia de a Sony estar a impedir o lançamento de GPU então é top.

@miguelbazil
sim a razão da saída do Koduri pode não estar directamente relacionada com divergências com a direcção, pode haver vários motivos desde os financeiros pessoais, liberdade criativa, acesso a mais R&D, ou até simples frustração com o estado das coisas :berlusca:
 
Eu sei que a teoria da Sony é rebuscada, e como disse, é bem mais provável que a questão dos yields seja a razão do atraso disto tudo. Mas lá está, as circunstâncias de mercado até dão algum suporte à teoria. Mas não passa disso. Contudo, como não sabemos o conteúdo dos acordos e dos valores envolvidos... One can only imagine.

De resto, acho que a saída do Raja não tem impacto nisto das Vegas. Ela saiu assim porque foi uma adaptação à última da hora. Parece que a AMD ainda não arrepiou caminho na parte gráfica. Lá está, veremos se a intel traz algo de interessante para avivar o mercado... Mas como isto tem sido um duopólio a quem interessa o escalar de preços, algo me diz que a intel não vai combater esse status quo.
 
Back
Topo