Gráfica AMD Vega (Radeon Vega 56 & 64 & Frontier Edition)

eles estão a preparar-se para lançar uma gama de CPUS e ainda têm que se preocupar por lançar uma gama completa de GPUs...
Mas a AMD não tinha já uma secção de GPU's mais independente? Penso que seria mesmo para evitar este tipo de problemas, assim sempre podiam dividir o foco. Mas sim, é muito mais duro de gerir as 2 coisas em conjunto. Isto das 480X e dos atrasos das 490 cheira-me mais a problemas de estarem com dificuldades a conseguirem um chip estável em frequências maiores (mas reconheço que tenho pouca noção do mercado para poder afirmar isto com certeza, levem com a devida ponta de sal).
 
Ter ter têm, mas o objectivo foi o de centralizar e rentabilizar os recursos.

É que a divisão de GPU não faz apenas GPU, também são usados para os APU e chips semi-custom, é que a parecer que não este ano já lançaram uns quantos de novos APU ainda core excavator (GPU IP deve ser Tonga), para a nova board AM4 , o shrink do SoC da XBox 1S (TSMC 16nm), e pelo menos um novo SoC para a PS4 pro (TSMC 16nm?), e para além da Vega ainda devem estar a trabalhar no novo SoC da XBox Scorpio, tudo isto precisa de alguns elementos da equipa dedicados para validar os desenhos para os diferentes processos de fabrico, uma vez que as Polaris são 14nm GF.

Agora compara o nº de funcionários da AMD (que inclui não só o HW CPU/GPU mas também SW) com os da Intel e Nvidia :berlusca:
 
@miguelbazil sim eu também não tenho exactamente noção (o que disse foi especulação) mas o que quis dizer foi que como não é uma empresa tão grande como a Nvidia e Intel, provavelmente havia menos pessoas a trabalhar em cada departamento como referiu o Dark Kaeser também. À partida não quer dizer necessariamente que seja por isso e pode simplesmente a má gestão das equipas que não lhes permite chegar ao chip estável que referiste e às frequências maiores.
 
Não, na realidade, e como já referi no tópico das Polaris, e na 1ª página deste, estas são apenas um shrink e actualização das Tonga, e serviu para satisfazer os contratos das consolas , portáteis e provavelmente o novo iMac, e de caminho aproveitou-se e actualizaou-se a gama de entrada.

9k11g1.jpg


As Vega são novas, GPU IP 9.0, e devem vir já com HBM2, que a Hynix deve estar a começar a produzir em volume neste trimestre ou o próximo.
 


Se calhar para quem estiver a pensar comprar GPU para o proximo ano talvez compensa esperar pelas Vega 11 (substituirão a Polaris deste ano) com um processo de fabrico que supostamente pode ser 2x mais eficiente

Mais do dobro de TFlops do que Titan XP
 
Última edição:
single gpu a mandar 24TF? mal conseguem acompanhar a nvidia nos lançamentos e assim do nada mandam uma com o dobro dos TF da nvidia? parece-me pouco provável mas, espero q aconteça.
 

Já sei o que vais dizer "hype do costume, no final de contas o pessoal ou diz que é caro ou não era o publicitavam". Mas atenção apenas referi brevemente a explicação do video, só acho que se eles anunciaram uma substituta da Polaris para o ano, quem pensar em dar upgrade para o ano, deve ter em conta isso.
 
Sinceramente da AMD já não espero mais nada revelante.

24 teraflops single GPU já em 2017? Se for dual GPU ainda acredito...

Isso seria basicamente tirar o atraso de 2 anos que leva à nVidia em menos de nada.
 
Pronto, vai ser a mesma historia do costume, há uns tempos andava tudo maluco a dizer que as novas 380x iriam estar a par da gtx980 e a 390x iria ser muito superior tudo por causa de supostos leaks que vinham aparecendo de vez em quando, eu é que me ria com o que lia por aqui... Se as placas vierem com uma performance proxima das da nvidia e custar bastante menos já é bom!!
 
Mais ou menos, acho que no caso da AMD neste momento, o rácio FP16/FP32 é de 1:1 :D

Daqui até Dezembro vai haver muito "leak", convêm é ter atenção não vá um gajo ser atingido pelo "esguicho" :rrotflm:
 
O GP100 é o unico chip atualmente com Racio 2:1 FP16. Os resto do Pascal nem 1:1 é!!

Mas nada impede a Vega vir com 2:1 e um FP64 de 1:0.5 para atacar o mercado GPGPU
 
Sinceramente da AMD já não espero mais nada revelante.

24 teraflops single GPU já em 2017? Se for dual GPU ainda acredito...

Isso seria basicamente tirar o atraso de 2 anos que leva à nVidia em menos de nada.

Lembra-te que esses 24TF é em half precision.
Em single precision devem ser 12TF, o que é credível.

Até porque tradicionalmente as placas da AMD têm mais poder de computação que as da nvidia (para a mesma gama de preço).
 
Tradicionalmente todas as placas da linha Pro são derivadas da linha consumer, saem é uns meses depois, se o suposto roadmap apresenta o 1H para a Vega, mesmo admitindo que a AMD tem sido vaga em relação aos prazos de lançamento, talvez as Vega saiam mesmo no 1º tri de 2017.

A teoria do site Fudzilla parece ser a que faz mais sentido, de que a Vega 20 seja um dual GPU ou em alternativa um GPU (o tal Greenland) para o segmento profissional, provavelmente com um rácio FP64/FP32 maior que o usual 1/16 para os GPU consumidor.
Seria também usado no "Super APU" para servidores.

http://fudzilla.com/news/graphics/41669-vega-20-gpu-comes-in-late-2017
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo