Gráfica AMD Vega (Radeon Vega 56 & 64 & Frontier Edition)

O PCB das reference Vega, e os componentes, nomeadamente os VRM, são do melhor que há em placas gráficas. Por mim, terem plástico ou alumínio por fora não diz nada acerca da qualidade de construção...

É verdade, de facto.
Assim como as Founders Edition das NVIDIA usam componentes do melhor que há.

Mas sejamos realistas, em que é que isso se traduz? Qual a vantagem de usar os melhores componentes numa reference blower, ruidosa, tostadeira, com capacidade de OC limitada e ainda com o bónus de throttling?
 
É verdade, de facto.
Assim como as Founders Edition das NVIDIA usam componentes do melhor que há.

Mas sejamos realistas, em que é que isso se traduz? Qual a vantagem de usar os melhores componentes numa reference blower, ruidosa, tostadeira, com capacidade de OC limitada e ainda com o bónus de throttling?
What ? PCB das FE assim como as VRM´s é bastante básico, ao lado de uma Strix
 
Os culpados destes preços estapafúrdios são os mineiros .
Pouca Oferta, muita Procura =Preços Altíssimos. Com a lojas a especular para ganhar margem , e não é so por cá , é por toda a Europa !!!!
Até aposto que certas lojas deixaram de ter Nvidia em Stock para forçar a venda das Ati .
Especulação é Fdd.
 
What ? PCB das FE assim como as VRM´s é bastante básico, ao lado de uma Strix

Houve uma discussão à volta desse assunto na altura do lançamento das Pascal. Teria de andar para trás 1 ano no tópico das Pascal para te mostrar a discussão.
Se é verdade ou mito, isso já não sei. Sempre preferi AIB :) Tive uma FE e não gostei.
 
Algumas coisas me deixam pensativo...

Porque é que as Radeon Fury, Fury X e Nano nunca tiveram descidas de preço relevantes?
Tanto quanto sei, não eram nada de especial para os miners, consomem muita energia para a pouca performance em geral, porque é que a AMD não as colocou a bons preços com o passar do tempo?
Porque motivo continuam caríssimas mesmo após lançamento das VEGA?
O tempo passou, quem conseguiu fazer Overclock's decentes com as HBM? Que evolução e optimização trouxeram drivers?
A mim parece que o HBM foi uma aposta prematura e falhada, para quem tem menor orçamento se calhar fazia sentido optar pelo caminho mais simples e económico. Fico com ideia que eles não conseguiram descer preços nas Fury devido aos custos mas não sei, alguém deve estar bem mais a par para responder...
 
As fury não-x tiveram, houve uma altura que estavam à venda a 250€ durante 1-2 meses, até que os stocks acabaram na maioria das lojas.
 
@Dyk , as Fury X tem ~600 mm2 e HBM ( mais cara que gddr5) e a 980ti (ou titan X ) tambem tem 600mm2, fabricar uma fury é mais caro que uma 980ti, e quando incluis o cooler a agua nas Fury X como é que podes baixar o preço? Se a Amd lançasse as Fury 2 anos mais cedo ( 1 ano antes das 980ti inves de 1 ano depois) eram para ser vendidas por mais de 1000€, como já vieram tarde tiveram de lançar a um preço com uma margem muito mais pequena.

O mesmo com a Vega 64, é uma excelente gráfica, à 1 ou 2 anos atras; agora é produzir pouca quantidade e "wait for navi".
 
Então um ano e tal depois têm gpus com uma arquitectura que simplesmente não VINGA, se tem HBM ou GDDR5 ou bolas de naftalina é indiferente quero é resultado final o HBM não traz vantagem NENHUMA para os gpus do mercado de consumidor final já se viu na altura das fury e esta se a ver agora traz sim é limitações sendo a maior o preço, estas gráficas vão ser boas quando a concorrência já estiver na serie 3000.

estes GPUS sao gpus para custarem 300€ a 56 e 400 paus 64 e com pouca variação destes valores 1 ano e tal depois não é aceitável performance inferior com consumos no dobro não é no meu livro devia ser no livro de toda a gente os preços não estão enquadrados com a realidade destes gpus nem quem gosta da AMD deve ter os olhos tapados


cheers

Basicamente só estava a comentar o facto, de que devem ser dificeis de descer de preço :)

Quanto ao facto de valer a pena ou não.. A vega 56 é interessante, tendo resultados acima da 1070 e a morder a 1080 em low level APIs, mas obviamente os consumos também são mais elevados
Porém se será a escolha acertada só depende do preço a que se vai situar e da preferência de cada user.

Além demais como mencionei, ainda falta os primitive shaders trabalharem, porque não estão implementados nos drivers, não que vá dar um bom boost no performance que possa marcar uma boa diferença, mas é certamente mais uma feature que não está novamente implementada.
Sempre que me lembro dos lançamentos da AMD, sempre houve a situação recorrente das drivers da AMD estarem de certa forma nunca estarem preparadas para o lançamento daí o FineWine, mas acho que neste momento, está quase inadmissivel não haver funcionalidades importantes que estão em falta porque as drivers não estão prontas -.-
 
Neste caso creio que a AMD terá aproveitado para trabalhar a vertente Pro da VEGA. Esta deve ser a 1ª vez em que a versão Pro de uma GPU é lançada praticamente em simultâneo, ao contrário dos habituais 6 meses ou mais necessários para garantir drivers estáveis e certificados, e tendo em conta o preço e margem de lucro é capaz de não ter sido má opção.
 
No meu ver , apesar HBM/HBM2 ser mais rápido e etc amd não conseguiu ganhar nada com isso face nvidia com gddr5/x , alem de mais barato , quantidade , nvidia foi inteligente ter ido por agora para este tipo de memoria .
AMD tinha ganho mais talvez indo para as gddr5x , encurtava de certeza tempo de lançamento e falta de stock e custos , depois lançava uma versão especial com hbm2.
Imagina se nvidia com HBM nos seus gpus ainda aumentava a distancia de ambas .


AMD com hbm nos seus Gpus será mais difícil de haver descidas mas depressa a nvidia desce com facilidade os seus caso de necessidade .

Questão de drivers nvidia acho que trabalha algo melhor que a concorrente .

Cumps
 
@Folken Eu acredito que a AMD tenha necessidade e seguir com HBM2 porque devem ter algum acordo e também porque a AMD precisa de mais largura de banda bruta que a Nvidia, devido à Nvidia estar à frente na compressão de memória.
Com estas inovações todas das Vega já não sei bem o quanto possa ter melhorado nesse sentido, mas ainda assim, AMD sempre precisou de mais bandwidth que a Nvidia ultimamente.

Se seguissem com GDDR5x, que seria uma boa solução, os consumos seriam muito piores do que o que são com HBM2, daí a achar que não daria hipotese.

A AMD na minha opinião tem que continuar a investir na optimização da arquitetura, em especial nos GCN Cores e na memória, ao realizar isto, poderá eventualmente construir gráficas mais poderosas, com menos necessidade de specs caras.
Porém e como foi dito, há que compreender que o R&D que eles têm não se compara ao da nvidia.

Na realidade se isso realmente vale alguma coisa na altura da compra? nope, o que interessa são resultados, mas é sempre importante ressalvar o que eles conseguem com 1/3 do R&D.
 
Última edição:
Há um atraso por prazo indeterminado no reabastecimento de gráficas Polaris e uma (suposta) limitação na encomenda das mesmas em várias lojas. Um atraso em gráficas que englobam um maior número de consumidores e não tinham qualquer dificuldade de venda, mesmo com aumentos de preço entre 15 a 20% na AMD. Isso causa um grande vazio no mercado gaming onde a Nvidia lidera em todos os segmentos de preço com mínima concorrência mas a AMD não deixa de "limitar" a venda das Polaris e foca-se apenas no desenvolvimento e produção das presentes e futuras Vega. Eu acho que não há problema algum com as margens de lucro das Vega, mesmo com os MSRP apresentados.
 
Essas pessoas sao tao doentes como as que por exemplo compram um Carro de ~2000cc com +200cv quando no mesmo modelo possui motores 1600 com 110cv, afinal de contas o limite maximo de velocidade em Portugal e de 120Km/h.
Ou entao aqueles que comprar um Samsung por 600 quando possui flag killers por muito menos dinheiro. Ou entao, quem compra roupa de marca XPTO por muito dinheiro, quando pelo muito menos dinheiro pode ir a Feira e comprar...

Ele e com cada uma...

Exactamente estou 100% de acordo contigo e tu 100% de acordo comigo estas a dar me razão não faz sentido comprar as Vega

vais pagar mais por menos neste caso pagas e até tens mais mas é calor e consumo

e lá esta tudo isto em um embrulho que pintaram que não era real e um ano e tal depois com estes preços não é aceitaval ponto

cheers
 
Que desilusão nao trazem nada de novo seja em performance seja no preco,nova arquitectura e onde estao os ganhos relativamente ao que ja existe no mercado à já algum tempo?que me lembre ja nao acontecia à algum tempo esta situacao nao?se bem que no meu caso passar para uma 56 seria porreiro pelo preco ja nao tanto,para jogar a1440p 60fps e arrotar 500 ou mais euros nao acho nada bom,prefiro esperar mais 6meses ou 8 e ir por poor Volta:facepalm: e esperar que a 500 eur agarrar a performance de uma Ti ou mais barata quem sabe...lool
 
Última edição:
Back
Topo