Gráfica AMD Vega (Radeon Vega 56 & 64 & Frontier Edition)

Isto é verdadeiramente péssimo!! Quase me faz lembrar o serão de ontem...
Vamos a ver se os parceiros AIB terão interesse em lançar vega 56 custom...
 
Claramente as coisas não batem certo com as Nvidia, seja drivers ou o próprio jogo a precisar de patch.

Basta ver que a 1080 só faz menos 5 ou 6 frames do que a 1080Ti, não faz sentido.
 
No caso da nVidia parece que temos um problema de CPU overhead em DX12. As drivers da nVidia submetem instruções ao GPU com um scheduler em software, enquanto que a AMD tem um scheduler por hardware.
Como o jogo tem um foco sobre uma thread principal, o resultado é um bottleneck para a driver da nVidia.

Se formos a ver nas gráficas de game média, a GTX 1060 fica perto da RX 580, mesmo sendo um jogo que gosta de AMD.
Ou seja, aqui o bottleneck da driver não se mostra tanto, pois o GPU é que está a limitar.
Na GTX 1080 já se nota um bocado e na 1080Ti, ainda mais.

O que é de notar é que este é o primeiro jogo que realmente mostra os TFLOPs da Vega a trabalharem. Neste caso, o factor limitativo do GPU, não é o scheduler, nem geometria, nem largura de banda de memória, mas apenas peak shader arithmetic throughput.
Com o aumentar da resolução, a Vega perde para a 1080Ti, pois nessas resoluções o bottleneck passa para o pixel fillrate e largura de banda de memória. A Vega e a 1080 Ti têm a mesma largura de banda de memória, mas a nVidia ainda tem vantagem com um sistema de coulor compression mais avançado.
E em termos de pixel fill rate, a GTX 1080 Ti, tem quase 40% mais do que a Vega.
 
Damn. Boa explicação.

Assim sendo, poderá isso significar que futuros jogos DX 12 terão este tipo de resultados também? É que se assim for a Vega começa a ganhar cartas, e poderá ser bom para o futuro da AMD.
 
Seja como for, acredito que a Nvidia consiga dar volta a isso, nem que seja pelas drivers, isto porque a carga está a ir toda para o primeiro core, pode ser que pelas drivers consigam distribuir melhor no futuro.
Enquanto pelo menos na minha AMD está devidamente distribuida.

Cumps.
 
Damn. Boa explicação.

Assim sendo, poderá isso significar que futuros jogos DX 12 terão este tipo de resultados também? É que se assim for a Vega começa a ganhar cartas, e poderá ser bom para o futuro da AMD.

O problema é que apenas porque se usa DX12, não significa que as gráficas da AMD são usadas em todo o seu potencial. O DX12 é uma API complicada e é preciso muito trabalho para extrair o seu poder. O que não faltam são jogos a correr em DX12, que têm poucas melhorias de desempenho e que não usam o poder da Vega.
O Forza 7 é um exclusivo da MS e por isso, mereceu muita optimização, para mostrar a X1 especialmente a X1X, em boa forma. Como estas consolas usam GCN, estas optimizações passaram bem para as gráficas da AMD no desktop.
Mas nem todos os estúdios se dão a este trabalho, pois requer muito tempo, dinheiro e conhecimento técnico.

Creio que vamos continuar a ver a mesma coisa, nos próximos tempos. A AMD a dominar nas consolas e a nVidia a dominar no desktop.
 
Pá eu só quero ver a AMD a ser mais competitiva.

Eu tendo uma 1080Ti para já estou servido, mas daqui a uns anos quando pensar em upgrades espero que a unica coisa que me interesse não seja só um produto Nvidia.

Pode ser que daqui até lá mais gente pegue no DX12. E no Vulkan.
 
Eu só quero uma Vega 56 non-reference a preço decente e compro uma placa nova, até lá fico com a RX 480 pois gosto demasiado do freesync para comprar uma placa Nvidia.
 
Eu só quero uma Vega 56 non-reference a preço decente e compro uma placa nova, até lá fico com a RX 480 pois gosto demasiado do freesync para comprar uma placa Nvidia.

Pelo que vi até agora, as non-reference são bastante similares á versão original da AMD. Esta geração das VEGA parece-me que a nível de thermals/voltage é uma desgraça infelizmente. Embora seja um cliente assiduo da AMD em cada geração, nesta geração das VEGA foi ficar quieto com a minha RX480 à espera de melhores tempos. Só não mudo para NVIDIA pois investi há alguns meses €600 num monitor Freesync que gosto bastante e estou muito satisfeito com ele.
 
asus-rog-strix-rx-vega-64-clock-speeds-revealed

aUtHt75aJvkdp0Sb.jpg
 
Back
Topo