Gráfica AMD Vega (Radeon Vega 56 & 64 & Frontier Edition)

Pergunta de noob, Vega é apenas high-end,certo? Não estamos a falar de uma linha completa de produtos como Pascal,em que vai da 1050 até à Titan.



Não joguei o Dishonored 2 daí não saber ainda disso, é um jogo relativamente recente. Eu gosto muito dessa feature e fico feliz de começar a ver isso implementado nos jogos de PC. Em relação ao HDR ainda são alguns que o suportam. Sendo muitos ou poucos, a verdade é que a tecnologia existe e é fantástica. No PC não há. Seja para implementar em 1 em cada 5 jogos que saiem ou não, é importante é que comece a aparecer. Na PS4 sei que têm suporte Deus Ex, Infamous, NBA 2K17, The Last of Us, Ratchet & Clank, Uncharted 4, World of Tanks, Final Fantasy XV. E segundo o que li alguns jogos que vão sair no futuro como: Gran Turismo Sport, Horizon Zero Dawn, Days Gone, Death Stranding, Mass Effect Andromeda, Gravity Rush 2 vão suportar.

É verdade, suporte escasso ainda, e principalmente a incidir nos exclusivos da SONY. Mas não é por isso que deixo de pretender tal tecnologia no PC. Se o quero é porque vi ao vivo e garanto-te que eu que nem ligo a gráficos, fiquei estupefacto com a diferença visual. Mais do que com um aumento de resoluções. A AMD com o Freesync 2 acaba por puxar o HDR, ainda que em moldes diferentes pelo que li (há ainda alguma confusão a esclarecer nas próximas horas) e com um importantíssimo foco adicional. Reduzir a latência que tal tecnologia tem, que ainda é demasiado elevada. (para cima de 25ms, nós no PC andamos com painéis de 9ms ao centro, diferença abismal de resposta)

Só queria concluir com uma pergunta. O que tens contra a resolução adaptável? Tens noção que isso permite-te lockar um jogo a 144fps num monitor de 144hz (ou 60 num de 60hz) sem te preocupares com configurações de detalhes gráficos? O jogo automaticamente vai reduzir detalhes e scaling de acordo com os fps que pediste ao jogo. Em zonas menos puxadas terás uma resolução e detalhes altos em todo o esplendor. Em situações mais complicadas para o GPU o jogo automaticamente e enquanto estás a jogar vai baixar as settings. Se isto não é uma boa feature então não entendo o teu ponto de vista. É fantástico, mas é a minha opinião. Sei que isso começou na PS4 Pro, foi o truque deles para os "falsos 4k", mas foi uma boa ideia que até a nvidia elogiou no seu blog e podes esperar começar a ver isso nos jogos de PC no futuro.

Não vejo grande interesse em algo na linha de adaptive resolution num ecossistema em que há uma uma capacidade enorme de mudar a apresentação em multiplos campos.Numa consola, e com um framerate especifico em mente, coisas como dynamic resolution percebo perfeitamente. Isso e a Sony não usa algo na linha de adaptive resolution, o que eles usam é uma versão de temporal reconstruction(exemplos mais famosos de uso disso foi o Quantum Break e o Killzone:Shadowfall).
E se a memoria não falha,como o proprio nome eles apenas mexem na resolução,nada mais.

No que toca a HDR,os fabricantes dos monitores não podiam cuspir cá fora produtos como os tipos da televisões cospem(maioria das televisões com HDR tem um input lag alto vs o input lag habitual dos monitores para gaming).E se a memoria não as Polaris são HDR compliant. Só estavas à espera de monitores em condições.E isso apenas demorou 5 meses face à primeira implementação de HDR nas consolas com a Xbox One S e o Forza Horizon 3. E são mais third parties a dar mais apoio a HDR que a Sony ou MS.
 
É isso que estou a perguntar.De momento aqui na thread só vejo a malta a faltar das Vega serem a resposta ao high end Pascal(1070/1080/Titan), e Polaris ser a gama baixa e media. Daí a minha pergunta se Vega vai ser uma linha completa ou apenas um segmento de performance especifico. Pode-me ter escapado algo e é melhor perguntar.
 
Última edição pelo moderador:
Vega é só high end, para baixa e média gama já tens as Rx que são Polaris 10 e 11

Falando sobre o vídeo do Doom (lá está a AMD a enterrar-se com best-case-scenarios), acabei de ver um vídeo em que a Fury X fazia ~50fps em 4k/ultra, a Vega faz ~70fps...não me impressionou nada.
 
Vega é só high end, para baixa e média gama já tens as Rx que são Polaris 10 e 11

Falando sobre o vídeo do Doom (lá está a AMD a enterrar-se com best-case-scenarios), acabei de ver um vídeo em que a Fury X fazia ~50fps em 4k/ultra, a Vega faz ~70fps...não me impressionou nada.

Tudo o que nasce e feio depois torna se bonito.

O Doom está a ficar mais que visto, AMD tem de começar a lançar se a outros títulos vamos a ver que mais eles nos dão.

E verdade que 20% não e muito para alguns até pode ser muito, vamos ver.

AMD Radeon Vega GPU Architecture

Tanto suspense e afinal só mostraram uns slides... Mais uns meses em que a Nvidia está sozinha no high end.
Espero bem que não, já basta de overkill nos preços das gráficas :\
 
Do artigo da TPU!:
AMD chose the backdrop of the 2017 International CES to unveil its "Vega" GPU architecture. It, unfortunately, isn't backed by any new graphics card announcements, and sources are telling us that you may have to wait a while longer before you see high-end graphics cards that put all this amazing new technology to use.


Q2, Q3..?
 
Duvido muito. Eu aposto lá para meados de Q2 mas isto será tudo futurologia pois não há nenhuma informação concreta dada pela AMD.
 
Dei uma lida rápida e parece que vão mexer bastante na memória, com novas técnicas de cache e compressão que tem sido o "terror" das AMD GCN.

Pode ser um bom sinal para melhor eficiência e performance.

Sobre o mercado, claro que as versões com HBM2 de certeza (Very) High-End e workstation como as Instinct. Mas como tem melhoramentos de arquitectura provavelmente depois seguirá mid, low end e APU com ZEN.

Sem bem que acredito em chips com 2 stacks ou mesmo 1 stack, mas em qualquer caso obriga a ter um interposer que faz a complexidade e custo aumentar bastante.
 
Última edição:
Ugh, depois da nvidia se cortar ao não apresentar uma 1080ti tinha esperança que pelo menos a amd apresentasse uma big Vega. Que lixo as apresentações até agora.
 
Back
Topo