Gráfica AMD Vega (Radeon Vega 56 & 64 & Frontier Edition)

Infelizmente não é assim tão simples. Qualquer um que tenha já trabalhado com code bases grandes com já alguns anos em cima já sentiu na pele a dificuldade que é por vezes suportar novas funcionalidades sem partir nada. Quanto a ter codepaths específicos para suporte legacy também é doloroso pois implica que sempre que se mude alguma interface tens de manter todos os codepaths. Isto deve ser especialmente problemático a partir do momento que cada arquitectura já deve ter imensos codepaths próprios em várias partes por isso irá aumentar imenso a multiplicidade de codepaths o que admito ser trabalhoso manter.

Mas como dizia um colega meu: se fosse fácil estariam cá outros. Isso faz parte do produto e é uma parte que para mim e para outros é essencial.

Found the issue!

LOL :-D [offtopic] admito que esperava mais do andromeda (mega fã de ME aqui lol) e o battlefront 2 foi uma surpresa agradável. Não gostei do primeiro e só comprei este por ter sido barato (30€) e tenho de admitir que está BEM melhor e muito mais polido. Quanto ao fiasco das lootboxes tenho dado valentes tareias a malta toda equipada com 3 cartas no máximo e eu com apenas duas cartas de nível 2 :-D
Concordo que tenham dado forte e feio na ganância da EA mas o jogo até é bom.
 
@erdnagama Simplificando um pouco o que o muddy disse, é como teres uma árvore, podes sempre acrescentar um ramo, mas não te esqueças que quando mudas algo num ramo, tens de o fazer para todos os outros ramos se queres garantir compatibilidade. E esse é o problema, chega a um ponto em que é preciso tomar decisões difíceis, e se foi este o caso da AMD sobre as novas features positivas que vieram (não estou a dizer que foi por isto, estou a meter isso como caso hipotético), eu entendo a AMD ter optado pelas novas features. Isto porque, lá está, o PC permite-te uma alternativa viável. Aliás, nem precisas de dual boot (eu às vezes sou um bocado nabo haha)... Tens as VM's mesmo para isto. Nada como uma VM com um windows velhinho para garantir 100% de compatibilidade :D

Sim, era bom não precisar disso, e entendo que as pessoas fiquem chateadas. Mas não acho que deva ser muito ao mar ou muito à terra. Da AMD não deveriam ter respondido como responderam, mas também não é o fim do mundo por haverem alternativas bem viáveis. Uns puxôes de orelhas deveriam ser suficientes para eles perceberem a mensagem.

@muddymind Eu sou fã de ME mas honestamente abstive-me de ir pelo Andromeda porque estava à espera dos patches para que ao menos ficasse decente. Vou ver como andam as promoções.

O SWBF2 é interessante se queres um jogo mais de dar uns tiros no universo Star Wars sem estar preocupado com o contexto, mas a malta esperava que a campanha fosse mais... interessante. Star Wars é sempre avaliado pelas histórias dentro daquele universo (KOTOR ainda tem comunidade à espera de seguimento), e aí este estará sempre debaixo de algum fogo, mas já é o típico. E a parte das lootboxes, ainda que não sejam game breaking agora, eram para o ser... Se não caísse o carmo e a trindade, seria bem diferente. E eu faço parte da franja que está sempre disponível para boicotar um jogo, e a EA merece toda a atenção negativa que tem levado, e nem deveria ser só por esse jogo. Eu espanta-me como é que não houve a mesma reacção ao último Fifa, Madden, NBA... E mesmo outras produtodas estão a ir pelo mesmo caminho.

Acima de tudo, há muitos jogos interessantes por aí, nem acho que se possa falar de falta de alternativas... Olho para a minha library de steam e penso que protestar pelo boicote nem é um problema para mim por todas as alternativas que tenho para explorar.
Admito que SWBF2 não é a minha onda, mas não deixo de ver o que o jogo tem de bom. Mas Destiny 2, por exemplo, poderia ser interessante para mim, e não me vão apanhar lá enquanto não mudarem aquela loja (que não vai acontecer).
 
Essa táctica de dual boot só seria viável até aos produtos actuais pois vais precisar de novos drivers para gráficas futuras e não deixa de ser chato e desperdício de disco com mais uma instalação Windows.

Porque me irei chatear com isso se do lado verde não se sofre desse problema?

Eu percebo o problema que é ter uma marca demasiado dominate no mercado e torço sempre que saia algo interessante do lado da AMD mas isto em específico para mim é um total deal breaker.
 
Aquele truque de por os DLL de drivers anteriores na mesma pasta do .exe do jogo já não funciona?

https://forums.guru3d.com/threads/amd-driver-dlls-repository-and-performance-survey.399547/

na ultima pagina ate tens alguem que postou um link de drivers de mining com o dx9 a workar como deve ser

Here are the dlls from mining drivers (blockchain compute)(17.30.1029)(Win10,64bit),
may be faster and dx9 works properly(thou anything before adrenalin works)
https://www.dropbox.com/s/py018xkv2ydc8hk/(mining drivers, may be faster, dx9 works).zip

Mas sim caso se confirme isso da AMD é muito mau mas desde que este truque de DLL funcione no fim acabas por ter muito mais performance nos jogos antigos com x DLL antigos do que com drivers recentes
 
não deixa de ser chato e desperdício de disco com mais uma instalação Windows.

Porque me irei chatear com isso se do lado verde não se sofre desse problema?

Compreendo a tua posição :)

E sim @Spike` , se isso funcionar, então até poderia ser a solução proposta pela AMD. E isto é mesmo aquele problema de estarem sempre a falhar no marketing, bastava terem calma e dizerem "estamos a investigar, teremos notícias em breve" e isto nem seria notícia. Espero que alguém controle isso rapidamente.

existem vários jogos ainda com algum peso a dar problemas com as Adrenalin.

Só pelo Skyrim e os seus lançamentos infinitos, já estão em sarilhos :D
 
Aquele "ray_m" dá com cada resposta no fórum da AMD que nem é bom. Desta vez a coisa tomou proporções maiores porque alguém pegou na resposta dele e tomou como certo que seria a posição da empresa.

Agora temos dois cenários. O gajo tem razão ou o gajo é despedido :D Porque este rumor já está a causar estragos na empresa. A "notícia" já se espalhou por tudo que é site.
 
Aquele "ray_m" dá com cada resposta no fórum da AMD que nem é bom. Desta vez a coisa tomou proporções maiores porque alguém pegou na resposta dele e tomou como certo que seria a posição da empresa.

Agora temos dois cenários. O gajo tem razão ou o gajo é despedido :D Porque este rumor já está a causar estragos na empresa. A "notícia" já se espalhou por tudo que é site.
Despedido não é. Porque é bastante frequente este Ray mandar calinadas. Então no fórum da AMD. Jasus.
 
Vai na volta o gajo é funcionário do bar e está no fórum no sue tempo livre, daí a assumir, sem confirmar os factos primeiro, que essa é a posição da empresa ainda vai um bocado.

Já agora: Linux + RadeonSi ou AMDGPU + wine + Gallium 9
https://www.maketecheasier.com/install-wine-gallium-nine-linux/amp/

Por acaso é pena que o GearsOnGallium, distro baseada no opensuse ou tumbleweed já não seja mantida pois o autor da mesma tinha aquilo sempre actualizado :-(
 
AMD will fix DX9 Game Related Adrenalin Driver Issues With a Hotfix

Two days ago it got widely reported on the web that AMD graphics card has had issues with certain older DX9 games. The issues started with the release of the new AMD Adrenalin drivers which offer some really nice new features and updates.

The new drivers triggered issues with older DX9 games, it seems. The new Adrenalin drivers seem to cause issues with a handful of 10-year old games running on the older DirectX 9 API and a growing number of people are complaining about the fact that AMD hasn't done and isn't doing anything to address the issues. Some of the games affected are, crashing at startup:

  • C&C3 Tiberium Wars
  • C&C3 Kane's Wrath
  • C&C Red Alert 3
  • C&C Red Alert 3 Uprising
  • C&C4 Tiberian Twilight
  • Battle for Middle Earth 1-2
  • Witcher Enhanced Edition
Somebody from AMD responded on its official support forums that it is "unlikely to devote any valuable engineering resources to this issue."


index.php



However, a tweet from Terry Makedon just obliterated what initially was relayed by that AMD employee. BTW Terry is head of the driver and software team at AMD, above you can read his response. BTW if Makedon states it's gonna be fixed .. trust me .. it will be done.

Muito boas notícias! Pronto, assim fica enterrado este assunto e restauraram a minha fé na empresa :-D
 
Óbvio, agora resta a questão de saber quem é o tal gajo do fórum da AMD e qual, se é que existe, a sua ligação e funções na empresa.

O que leva a outra questão, a dos tempos actuais e da presença online e da validade do que lá se diz.

Mas mais uma vez, os designados média digitais, não faço ideia dos papagaios que se limitaram a "noticiar" algo sem se darem ao trabalho de saber as funções ou a relação do indivíduo com a empresa, ficam mal na fotografia. Mas deve ter válido uns cliques e uns posts.


PS: não tem nada a haver, mas há um gajo com responsabilidades que passa o tempo no Twitter ;-)
 
@muddymind e @miguelbazil, obrigado pela curta mas produtiva lição.

AMD NÃO pode dar-se ao luxo de ser conotada negativamente em práticamente nada, quanto mais no suporte.
Há decisões difíceis de tomar, mas quem está atrás da concorrência tem de raspar os tachos todos que consegue...
Ainda bem que se resolveu.
 
Sendo uma pessoa com direitos de administração no fórum oficial ele passa a ser voz oficial da empresa. Por exemplo nos fóruns oficiais da nVIDIA tens Manuel Guzman e ele tem sempre imenso cuidado a frasear seja o que for pois já surgiram muitas notícias em que a fonte era posts dele (que corresponderam à realidade).

O problema não está nos sites noticiosos mas sim a AMD permitir um funcionário seu dizer barbaridades destas.
 
Como disse não faço ideia de quem ele é, ou se tem efectivamente alguma relação com a AMD, nem frequento o fórum.
Mas mesmo no seu site, e de pessoas identificadas com o respectivo cargo, está sempre implícito no final da página que os post são da autoria e responsabilidade dos seus autores.

Mas pelo que vocês dizem, as calinada do sujeito não são novidade, o que devia já ter posto o pessoal de sobreaviso.
Resta à AMD demarcar-se do site, nem faço ideia se é oficial, ou colocar lá alguém responsável.
 
AMD esteve bem agora em dar uma resposta oficial e acabar com os boatos, ironicamente, criados por um dos seus funcionários (devia ser despedido).

@Dark Kaeser AMD não se pode desmarcar do site porque é oficial. Pode sim desmarcar-se do funcionário (ray_m)!
 
Resta à AMD demarcar-se do site

O site é institucional: https://community.amd.com/
A pessoa em questão tem o cargo de Technical Support Engineer 2 : https://community.amd.com/people/ray_m
Link da thread: https://community.amd.com/message/2839053#comment-2839053

Não está aqui em causa a validade da pessoa ou do local onde ocorreram as declarações.
Se ele disse algo errado então tem de ser controlado para que não volte a ocorrer pois é perfeitamente legítimo levar a sério ao que for dito nesta plataforma por alguém que tenha um cargo que tem.

Não estamos a falar de um fórum como a zwame mas sim algo equiparado a https://forums.geforce.com
 
Ok é no community, mas como já disse
Forrest Norrod is Senior Vice President and General Manager of the Enterprise, Embedded and Semi-Custom Business Group at AMD. His postings are his own opinions and may not represent AMD’s positions, strategies or opinions.
https://community.amd.com/community...rmance-and-choice-for-the-heart-of-the-market

Não só estamos a falar do mesmo community, como estamos a falar de um Senior Vice President da empresa, e ainda assim está lá o disclaimer.

Mas realmente ter alguém como ele, nem sei há quanto tempo lá está, e ter chegado onde chegou...
 
A questão é que nem é só ele que é mau nas relações públicas. Há outro também que é o Roy que nem sei como é que continua lá. Não havia mês que não andasse em guerras online ou com declarações que eram autênticas aberrações. Já nem me recordo bem mas o tal Roy tirou uma foto com a máquina a correm o doom e a dizer que o performance em cf era fantástico, quando o jogo nem cf suportava lol.

Eu diria antes que a maior parte da divisão de PR e a divisão responsável pela comunicação online são autênticas aberrações, e continuam a ser mantidos lá, com palmadinhas nas costas por cada maravilha que sai da boca ou dedos deles. O Terry já acompanho no Twitter à muito, é raro ser ativo mas fala quando tem que falar e fala sempre muito bem.

A amd não aprende.
 
A mim esse tipo de historias não me aquece nem arrefece, o que me interessam são os produtos. No tempo da 7970 andavam sempre a dizer coisas, mas no fundo os produtos falaram por si.

Em relação a placas e afins, troquei ontem uma 1060 6gb por uma rx 580 8gb, e aquilo que assisto è que nos títulos que jogo a 580 parece-me ser um pouco mais musculada. Mesmo em títulos onde até aqui era possível ver uma ligeira vantagem da nvidia, neste momento são mais os títulos onde a rx fica na frente, do que o contrario. E nem falo da vantagem do vulkan.

Por exemplo em resident evil, a rx è melhor, no bf1, em dx12, que aparentemente já rola bastante lisinho, a rx è melhor. No bf1 fiquei surpreendido, tal como disse parece-me já estar a trabalhar bastante bem e nada de stutters como se verificava. Foi uma surpresa agradável. Todo o jogo me parece mais fluido na rx 580.

Quantum break, versão dx12 da store, notei também melhorias bastante significativas entre as duas, sei que a gtx roda melhor em dx11, mas não estava à espera que a diferença fosse tão grande. No gta 5 por exemplo, que até aqui costumava haver uma vantagem para a nvidia, verifiquei que a performance é idêntica, ou 3-5 frames a favor da rx. No forza, isto também rola estupidamente liso, não existe um único stutter, nada. Também tenho o hitman, que o cheguei a jogar na gtx, mas não experimentei nesta placa, por enquanto. Estou confiante que consegue melhores resultados que a gtx.

All in all, a amd novamente não me desiludiu, vejo os jogos a correrem muito lisinhos, sem stutters, bom suporte para futuras apis etc, não encontro mesmo razão para apontar o dedo, super satisfeito e acho sinceramente a rx 580 uma melhor compra nesta altura do campeonato. È possível ver a olhos nus, a rx ter um comportamente melhor em dx12 no geral, eu diria memso que existem aspetos da arquitetura que a metem mais bem preparada para o futuro.

Em relação por exemplo agora aos consumos, há forma de melhorar isso em relação à 1060, basicamente è possível fazer um downvoltage sem ter de fazer downclock nem nada. No meu caso arranjei a msi gaming x, que achei que tem um cooler brutal, coisa que verifiquei, e mesmo com a voltagem stock e a correr algo pesado, as temps não passam dos 62-64c, com as fans a correrem a cerca de 1100rpms "inaudível". Decidi esquecer overclocks e afins, pois acho que o ganho è praticamente nulo nestas placas, e foquei-me mais no downvoltage. Basicamente mantive o clock de 1380mhz, mas com a voltagem de 1.040v, o que faz com que em condições puxadas de full load, atinja no máximo cerca de 52c-55c. A correr por exemplo bf1 de jogo capado, como costumo fazer, faz cerca de 50c e as fans literalmente nem giram. Neste momento se consumir uns 140w è muito, o que è francamente bom.

Acho sinceramente esta placa melhor que a gtx, não apenas em relação à arquitetura em si do chip, mas também em relação ao modelo que escolhi, faz dela uma placa super fresca, silenciosa, e os consumos nem sequer ficam muito acima da 1060.
 
Back
Topo