Gráfica AMD Vega (Radeon Vega 56 & 64 & Frontier Edition)

As Vega 56 deveriam baixar para 350€ e as Vega 64 para 450€ para serem minimamente competitivas, pois já se encontram grx 1070/ti e GTX 1080 nestas faixas de preços...
 
@Luka_ Não deve acontecer a não ser que seja para escoar.
As Vega são muito caras de produzir a esse preço possivelmente até perdem dinheiro XD
Mas sim, é sempre melhor escoa-las do que ter que as guardar em armazem, ainda assim não sei se iriam ter muitas vendas.
 
Por acaso se tivesse orçamento tb gostaria de ter investido numa Vega é estranho ver certas reviews nem todas frisam algumas features destas placas como por exemplo poderem aceder ao disco no caso de a vram não ser suficiente e usar como cache de até 4gb e se não estou em erro esta função só funciona com discos ssd nvme o que faz teoricamente estas placas escalarem até aos 12gb de memória..., é das tais coisas que provavelmente deve precisar de ser suportado por software bem como alguns reviewers dão a entender que com a optimização do software dos game engines etc e uso das novas apis estas placas irão ter um bom future proof.
Apenas frisar que pelas noticias que correm espero que a amd consiga dar uma marretada na coisa(preços) se lançarem um produto minimamente competitivo a próxima aquisição no que toca a gráfica será tb amd o que a intel têm feito e a nvidia parece querer fazer ñ me cheira que vejam algum do meu bolso.
 
Se há quem compre, eles fazem isso. E fazem-no muito bem.

Não concordo. Queres gastar 20 000€ numa gráfica, força, dá-lhe com fé. Agora dizer que "fazem muito bem" demonstra um total desconhecimento do mercado envolvido e das práticas monopolistas que levaram a esta situação. Mas tu tens 3000€ a mais para gráficas este mês, por isso está tudo bem, o resto do mundo que se lixe, não é?
 
Não concordo. Queres gastar 20 000€ numa gráfica, força, dá-lhe com fé. Agora dizer que "fazem muito bem" demonstra um total desconhecimento do mercado envolvido e das práticas monopolistas que levaram a esta situação. Mas tu tens 3000€ a mais para gráficas este mês, por isso está tudo bem, o resto do mundo que se lixe, não é?

Sim, por favor.
 
Não concordo. Queres gastar 20 000€ numa gráfica, força, dá-lhe com fé. Agora dizer que "fazem muito bem" demonstra um total desconhecimento do mercado envolvido e das práticas monopolistas que levaram a esta situação. Mas tu tens 3000€ a mais para gráficas este mês, por isso está tudo bem, o resto do mundo que se lixe, não é?
Porque ? existe uma entidade reguladora de quanto as empresas podem pedir por cada gráfica ?!?

ou não estou a entender o teu ponto de vista.
 
Tambem tens carros a custar 500 mil e 1m de euros mas não é por isso que andamos todos revoltados por termos de andar com as gamas do povo...

As pessoas têm que começar a entender que há bolsos muito mais fundos do que o nosso e certos produtos topo de gama a que estamos habituados vão deixar de ser para o comum dos mortais.

Tivemos isto nos telemóveis, carros, motas, bicicletas... Não tem sentido andarem agora todos de trombas só porque não podem andar a dizer que têm o melhor da ultima geração. Aceitem que temos melhor hardware que há 5 anos e que jogar com tudo ao máximo é 1 luxo que poucos podem ter
 
As Vega 56 deveriam baixar para 350€ e as Vega 64 para 450€ para serem minimamente competitivas, pois já se encontram grx 1070/ti e GTX 1080 nestas faixas de preços...

O problema é que a AMD não consegue baixar para essa gama de preços, a não ser que queira assumir prejuízos.
 
Há aqui uma situação de quase duopólio AMD/NVIDIA nas placas gráficas. Mas as integradas da intel também não ajudaram ao reduzir o tamanho do mercado das placas gráficas. Tanto a AMD como NVIDIA perderam muito volume no nível de entrada por causa das integradas... menos volume acaba por resultar em preços mais altos.
 
Não conheço números concretos, e se calhar estou redondamente enganado, mas não acho que a evolução dos IGPs da Intel na ultima década tenha roubado assim tanto volume aos dGPUs.
Acho que simplesmente capturou o mercado que antes era servido por gráficas onboard em vez de "onCPU".
Talvez o mercado das placas de 30€ tenha encolhido um pouco, nos ultimos anos, mas isso é mercado que pouco interessa, de qualque maneira, porque tem margens próxima de zero. Acho que não é com esse dinheiro que uma empresa se mantêm à tona.
 
Entretanto, não é só a Nvidia a valorizar na bolsa, as acções da AMD estão a subir 6.44%, para quase 24 dólares, depois de ontem terem subido à volta de 5%. Recorde-se que as acções da AMD valiam 1.72 dólares (!!!) a 1 de Setembro de 2015...
 
Entretanto, não é só a Nvidia a valorizar na bolsa, as acções da AMD estão a subir 6.44%, para quase 24 dólares, depois de ontem terem subido à volta de 5%. Recorde-se que as acções da AMD valiam 1.72 dólares (!!!) a 1 de Setembro de 2015...

Mas deve ser graças aos Cpu's.
 
Enquanto as gráficas tiverem escoamento não vai haver baixa de preços, agora se as vendem para jogar ou para outra coisa qualquer isso é indiferente.

Agora a AMD está a apostar nas Navi a 7nm e vamos ver se isso vai estar pronto, porque tenho dúvidas que haja um plano B.
 
Olá! Existem rumores da AMD já estar a trabalhar com Microsoft e Sony numa solução Ryzen + Navi. Não ficaria surpreendido com tal, dado que as consolas significam lucros para a AMD neste momento! :)

A dúvida agora será saber quando podemos ter alguma coisa no mercado de PC. Concorrência precisa-se! Mesmo que não seja em todas as gamas, como as de topo (RTX 2080ti etc). Era engraçado a AMD conseguir fazer face à nvidia como fez face à Intel!
 
De certeza que sim, ou o sucessor da Navi, dependendo do prazo de lançamento, mas se já há uma chinesice 4C Ryzen + 24CU Vega, e alguém há-de ter pago parte dos cerca de 60M€ que se diz ter custado o desenvolvimento, e isto foi apenas "montar as peças". Não sei se haverá pagamento de royalties como nas consolas.

Com algum trabalho mais "à medida" com features a pedido do cliente o preço pago é capaz de ser diferente. mas é tudo uma questão de preço, incluindo HBM2 ou outra coisa qualquer, como aliás já fizeram com a Intel. ;)
 
Tambem tens carros a custar 500 mil e 1m de euros mas não é por isso que andamos todos revoltados por termos de andar com as gamas do povo...

As pessoas têm que começar a entender que há bolsos muito mais fundos do que o nosso e certos produtos topo de gama a que estamos habituados vão deixar de ser para o comum dos mortais.

Tivemos isto nos telemóveis, carros, motas, bicicletas... Não tem sentido andarem agora todos de trombas só porque não podem andar a dizer que têm o melhor da ultima geração. Aceitem que temos melhor hardware que há 5 anos e que jogar com tudo ao máximo é 1 luxo que poucos podem ter

Não se pode, pura e simplesmente, comparar coisas diferentes assumindo que são análogas. Os materiais de um carro super-desportivo de 500 mil euros são muito, mas muito mais caros que os de um BMW ou Audi de 50 mil, nem tem comparação. O que existe no mercado dos GPU é segmentação artificial para obter margens de lucro altíssimas, mesmo que com a justificação de cobrir custos elevados de investigação e desenvolvimento. Mas o facto é que um chip de um GPU é basicamente areia fundida com cobre ou alumínio lá dentro, que pesam poucos gramas, o custo bruto dos materiais de um chip gráfico topo de gama, é uns poucos euros superior ao de um chip mainstream.

Com isto eu não quero dizer que não deve haver segmentação, claro que deve, as gamas altas ajudam a pagar a I&D que vai beneficiar a produção das gamas de entrada e mainstream, e a verdade é que depois, grande parte do lucro vem dessas gamas mais baixas, devido aos volumes em causa. O que me deixa perplexo é, de uma geração para a outra, os preços da gama de topo quase duplicarem, quando se gastam mais 2 ou 3 euros de areia e cobre...

Edito isto para acrescentar que a tecnologia de consumo de conteúdos não devia ser, na minha opinião, um símbolo de status económico, como uma mala Louis Vuitton ou um Pagani Huayra, porque a criação artificial de valor acrescentado é absurda, obscena e em ultima análise, contraproducente, o verdadeiro valor da economia do mercado de jogos devia estar no volume de jogos vendidos, facilitado por um acesso democratizado de todos, aos conteúdos.

Em vez disso, vemos uma pseudo-elite de obstinados que gastam sem critério, dezenas de milhar de euros em hardware hiper-inflaccionado para jogar meia dúzia de jogos multi-plataforma mal optimizados, quando o estado da arte da tecnologia de jogos está no mercado das consolas, onde títulos exclusivos têm os melhores valores de produção e a melhor qualidade artística, para correr em máquinas de 500 euros. Quão melhor seria o mundo, se hardware gráfico de topo fosse utilizado por muitos mais, para correr essas obras-primas da indústria?
 
Última edição:
Back
Topo