Gráfica AMD Vega (Radeon Vega 56 & 64 & Frontier Edition)

se a gestão de memória for realmente eficiente e tiver impacto significativo no preço final das topo de gama não vejo qualquer problema nisso. Mas na notícia falam das vega em notebooks portanto, acredito que essas versões de 4GB se apliquem apenas aos portáteis.

Não sei bem onde vais buscar essa logica. Nos ultimos anos os portateis têm tido tanta ou mais Vram que as gráficas de desktop. Em muitos casos vinham com o dobro (sem que tal se justificasse) porque é um segmento de mercado onde o marketing de "5000GB DE MEMORIA!!!!" ainda funciona muito bem.
 
@JPgod as fury tem 4 stacks, as Vega devem ter no minimo 2, para desktop.
@palac3 HBM é melhor sim, as fury ainda se safam com apenas 4gb, mas se o jogo quiser carregar 6gb de texturas e só tiveres 4gb disponiveis quando for preciso algo nao carregado vais ter de ir buscar à ram ou disco....
Já tens imagens do GPU com 2 stacks:

AMD-Vega-GPU.jpg


Portanto as versões desktop devem vir com 8 GB. De laptop ou ficará com 2 stacks de 2 GB ou 1 stack de 4 GB...
 
Mas pode se comparar hbm2 com gddr5x? Supostamente hbm2 não é melhor e 4gbs de hmb2 esta tao preparada quanto 11gbs de gddr5x para 4k?

Isso foi o que os mais fanáticos da AMD tentaram "vender", para desculpar os 4GB de VRAM. Era muito melhor, 4GB equivalia a não sei quantos GBs em GDDR5, nunca iria causar problemas, porque o bus é muito maior, etc...

Aliás, basta abrir o link da notícia, que na secção dos comentários já tem lá pessoal com essa conversa.

A verdade é que, em jogos verdadeiramente exigentes em VRAM, os 4GB são insuficientes numa gráfica deste calibre.

Um exemplo:

Fury 4GB cheia de stutters

index.php


E uma RX 480 8GB a passear.

index.php
 
LOL! E há que relembrar que não é apenas o RE7 que já sofre desse mal. Para o nível de músculo que a gráfica tem é mesmo necessário ter-se no mínimo 6GB de VRAM nos dias de hoje.
 
Jogos tão bue mal optimizados porque as marcas querem que o pessoal compre gráficas com muita ram, eu no Rainbow six texturas em ultra quer 6gb.
 
Última edição pelo moderador:
Eu actualmente jogo com vram de 2gb e 4gb nunca precisei de 6gb ou 8gb ou superior a 1080p60fps , agora para quem tiver usar 1440p ou 2160p já não chega como é normal.
 
Jogos tão bue mal optimizados porque as marcas querem que o pessoal compre gráficas com muita ram, eu no Rainbow six texturas em ultra quer 6gb.
Isso não é mal otimizado, é dar a escolher, eu joguei com as texturas a low, e não senti grande perca de qualidade.
Já o ultimo tomb raider, com as texuras a médio, notei uma descrepância parva de qualidade assim que fui do high pra médio que até fiquei mal.
No RE7 simplesmente devem carregar brutalmente certos assets com textura quase raw, nas definições Very High/Ultra, ninguem obriga ninguém a jogar no máximo, especialmente quando a diferença gráfica na opção abaixo é praticamente nula, acho que é preferivel aproveitar o jogo, do que quase não dormir de noite só porque a sua gráfica de 300€ tem uma opção que não está no máximo, o horror XD
 
Isso não é mal otimizado, é dar a escolher, eu joguei com as texturas a low, e não senti grande perca de qualidade.
Já o ultimo tomb raider, com as texuras a médio, notei uma descrepância parva de qualidade assim que fui do high pra médio que até fiquei mal.
No RE7 simplesmente devem carregar brutalmente certos assets com textura quase raw, nas definições Very High/Ultra, ninguem obriga ninguém a jogar no máximo, especialmente quando a diferença gráfica na opção abaixo é praticamente nula, acho que é preferivel aproveitar o jogo, do que quase não dormir de noite só porque a sua gráfica de 300€ tem uma opção que não está no máximo, o horror XD

Nada disso, very hight para ultra vejo pucas diferenças, eu não me chateio. O que me chateio é que acho não haver essa necessidade, eu acredito que as próprias marcas querem que isto aconteça para o pessoal comprar novas gráficas. Eu comprei uma gráfica nova só mesmo para ter a ram extra porque gpu power tinha e sobrava. Ponho ultra e ando sempre nos 120-180frames mas de vez em quando tenho aqueles spikes devia à ram então preciso por very hight, é pena 4Gb capar gráficas como a RX 480 que não são de outro mundo num jogo de 2015 a 1080p....mas pronto Rainbow é um come memórias maluco, até o bf1 maxed out come menos de 4gb em 1080p.
 
Última edição:
@eduardo007 Lá está, é uma questão de escolha, o problema é mais para o pessoal que não aguenta não ter no máximo, vê este tipo de situações e acha de imediato que o jogo tá mal otimizado, só porque o jogo tem uma opção que supostamente não adiciona muitou quase nada ao visual, e queima logo ali uma carrada de frames.

Por isso é que ainda tenho a HD 7850 :D
 
Eu actualmente jogo com vram de 2gb e 4gb nunca precisei de 6gb ou 8gb ou superior a 1080p60fps , agora para quem tiver usar 1440p ou 2160p já não chega como é normal.
Com 2GB de RAM não jogas como deve ser em 1080p. Até à 2 semanas atrás tinha uma gráfica com 2gb de vram e o stuttering em alguns jogos era demais, mesmo baixando as definições dos gráficos.
 
Sobre o vídeo, a questão é que a AMD terá sempre a desvantagem de ter menos dinheiro. Se a Nvidia continuar a puxar do dinheiro para manter o DX11 sob a forma que os beneficia, a AMD não consegue combater isso, pelo menos sem conseguir provar alguma forma de anti-competitividade/corrupção, porque se for a confiar apenas no mercado, está lixada porque o mercado quer apenas a melhor performance sem olhar ao resto.
 
Não há nenhuma anti-competitividade neste caso, a arquitectura deles em dx11 (driver e hardware) simplesmente está melhor adaptada para ambientes com vários cores de forma transparente para o developer. O que a arquitectura fez foi efetivamente baixar o custo de desenvolvimento em dx11, coisa que beneficia o utilizador. Eles não tem culpa da amd ter optado por usar uma arquitectura que favorece cargas de trabalho de compute.
 
Pessoal em relação à Vega já se sabe alguma coisa tipo preços/data de lançamento, a data de lançamento acho que já li em qualquer lado que era para a segunda metade deste ano mas não tenho a certeza? Tenho andado afastado e não me tenho mantido a par das novidades...
 
Pessoal em relação à Vega já se sabe alguma coisa tipo preços/data de lançamento, a data de lançamento acho que já li em qualquer lado que era para a segunda metade deste ano mas não tenho a certeza? Tenho andado afastado e não me tenho mantido a par das novidades...

Até ao final do segundo trimestre. Duas datas que têm sido "faladas" é 30 de Maio ou 13 de Junho.
 
@_K_ Já agora a vega está destinada a "combater" qual gráfica da nvidia ao certo? a 1070 ou a 1080? Já vi testes da amd a correr o DOOM em 4k e parecia manteiga! mas ando um bocado confuso e perdido nesta cena toda da vega.....
 
Back
Topo