amd X2 4400+ e Assus A8N-E e OC?

PoolMania

Banido
Tenho um AMD X2 dual core com 2.2 GHZ de frequência em cada core e como board uma Assus AN8-E. Ora depois de ter visto os varios tópicos sobre o oc interessei-me em saber o quanto a minha cpu iria com tal board....
Na bios dessa board tem lá opções para oc até 10 por cento, a 10 por cento a frequência da cpu vai até 200 mhz mais: 2400 mhz em cada core. Na bios depois das alterações feitas aparece o OC sem problemas. Nas depois entro no xp e abro o CPU-z e qual não é o meu espanto quando reparo que a velocidade da cpu é a MESMA!!!!:'(

Alguma coisa corta a frequência......Por mais que eu tente nada feito! Alguém me pode ajudar com essa board? Que andará a provocar esse corte?
 
isso de opções automaticas de overclock, são a maravilha total.
essa board cloca o suficiente para um newbie em overclock brincar, pois já tive uma.
aconselho-te seriamente a ler as stickies sobre overclocking em A64 presentes aqui no forum.

bem-vindo ao delicioso mundo do overclock ;)

nessa board deves levar sem problemas o cpu a 2600~2800 sem grandes tweaks. tens 1.55vcore, que chega e sobra.
 
Obrigado pela resposta.
Não sou propiamente um iniciado porque já faço OC desde os tempos do meu Pentium 2.
O que me está a preocupar de momento é o facto de a minha cpu ter montado nele o cooler e fan de origem fornecidos pela AMD que são sempre mais fracos dos que os que se pode arranjar de marcas mais sonantes por assim dizer. Em idle a temperatura anda pelos 44 graus, o que é um valor algo elevado se tiver em conta que com um cooler melhor posso descer a temperatura para baixo dos 40 graus.

Outra coisa que me preocupa é o facto das memórias serem OEM, com esse tipo de memórias, DDR 400 Dual Channel, não existe garantias nenhumas de que aguentem OCs extremos, só mesmo experimentado.

Os Vcore da minha board supreendem-ne: como disseste vão até aos 1.55 V mas o minimo é 0.420 V mais ou menos isso:wow: Que cpu usa tal valor de voltagem????? Quem conseguir fazer funcionar um AMD x2 dual core 4400+ que diga aqui que eu passo imediamente um cheque de 1000€ como prémio!:007:
 
Boas!!

Essa board tem uns bugzitos!!! Tenho uma e tb andei às aranhas com esse mesmo problema.

Vou partir do principio que não tens drive de disketes e como é normal puseste disabled?! certo?

Pronto, tens de ir à bios, mesmo nao tendo drive de disk. tens de pro floppy 1.44 etc e tal, e depois no error reporting, Halt on but disk.

Siga a marinha!!!
Qaunto às mems, se sao OEM. deves por um divisor nela, para por exemplo 333.

E nao eskecer que o HTT a 4x, podendo ir assim até aos 250 de FSB, que dá 200mhz para as memorias.

abraço
 
:joker:
Sim agora sim! Já deu para fazer o meu OC a este amd X2 Dual core 4400+ com frequªencia de origem para cada core de 2200 mhz

Aqui vai uma pic da cpu em OC, ainda muito baixo, mas vamos com calma:


Uma vista de olhos á minha board:


As memórias estão como estavam de origem:


Concelhos sobre os passos a seguir?
Estive a jogar um jogo pesado com o pc e ele aguentou-se sem problemas e as temperaturas da cpu mantiveram-se dentro dos valores normais....Nada notei na temperatura da cpu.
 
Por o Command Rate das tuas memorias a 1T e o CAS a 2.5...acho eu :x..pergunta aos experts do forum :P Que eu não sou grande ajuda..ms à primeira vista..parece-me ser isso
 
Já coloquei o Command Rate das memórias a 1T e o CAS a 2.5 e de facto notei um aumento de desempenho da minha máquina.
Fiz uma pesquisa pelo fórum e de facto é recomendado colocar o Command Rate das Mem a 1T, mas nem todas as Mem aguentam estar a 1T e dão muitos problemas no Windows mas o meu sistema mantem-se estável mesmo a jogar jogos pesados.

Serão só esses os settings ideais para as Mem?
 
As memorias devem estar sempre a 1T, nao dao quaiquer problemas, apenas existem certas incompatibilidades com certos tamanhos de numero de slots.

As memorias só se usam em situacoes normais a 2T no caso de instabilidade, tiram bastante desempenho
 
O principal problema foi que o meu pc foi todo montado pela loja com tudo em AUTO na bios da board:lol:. O resultado foi que ele vem para a minha casa mal optimizado. E agora cá estou eu a pesquisar por aqui e a Googlar pelo Google>(. Havia o caso do tal bug da bios da board por causa da drive de diskettes, que de facto não existe no meu pc, depois o facto de o OC á cpu não estar a resultar deveu-se ao facto de ter deixado activa uma opção na minha bios: "IT Overclock", ou seja, Overclock intelegente, só mais uns miseros 15 MHZ:x2:

Bastou meter em manual e já pulou para os 2320 MHZ cada core. Vamos lá a ver que faço agora....Subir aos poucos o fsb ou ir espremendo as MEM? A não ser que os settings, ou timings, das mem já sejam os ideais sem exageros.
 
Última edição:
Decidi subir o HIT, ou FSB, para 220, o que elevou a cpu para 2420 MHZ em cada core. O sistema continua estável e jogo o mesmo jogo pesado sem problemas.
Não noto variação sensivel na temperatura da cpu: 40 graus em IDLE e 47-49 em FULL......Hummmmmmm idªentico a quando tinha a frequªencia nos originais 2200 mhz em cada core.

Mas se tiver em conta que a estas horas da noite está mais fresco talvez tenha um pequeno aumento da temperatura da cpu mas náo é nada de grave: Basta dizer que a fan e o cooler são de origem fornecidos pela própia amd.

Até onde poderá ir essa minha máquina sem ter que aumentar o Vcore da minha cpu para estabilizar o sistema? Vamos a ver a resposta amanhã talvez...:)
 
A jogar ao FEAR combat obline com o pc todo optimizado e em oc foi espantoso o ganho de perfomance! Os fps do jogo andavam sempre acima dos 60 com os gráficos no maximo possivel.
Valeu a pena puxar pela máquina. Resta descobrir um valor ideal sem ir demasiado longe.
 
Ainda bem que tá tudo a rolar.

Mas isso dá mais!

Compra é um cooler em condições, para manteres isso estável e fresquinho, com mais OC.

Quero ver isso nos 250mhz de FSB.

PS: Não te esqueças de depois de teres um OC estável, ir reduzindo o vcore, até encontrares o menor possivel com estabilidade, afim de reduzires a temp. do dualcore.


Cumps
 
Mas ao reduzir o Vcore não será o mesmo que provocar instabilidade no sistema? Pensava que era ao contrário: Ir subindo o FfSB e se o sistema ficar instável subir um pouco o Vcore....

P.S. Os AMD X2 4400+ que Vcore tem por defeito? Fiquei com algumas dúvidas com o valor do meu Vcore....
 
Última edição:
Com o FSB a 230 já fica instável: Depois do post da bios entra em reboot e assim sucessivamente.....O mais provável é que tenha que subir o Vcore até estabilizar mas ai já é mais critico com o calor que está.
 
Boas, eu tenho um AMD 4400+ X2 tb, e consigo sem mudar o Vcore por a 250x10 = 2500 cada core, não preciso de divisores pois as minhas mems sao pc4000 ( bastou-me por na bios pc3200 para que ele as ponha a 200 e possam levar com os 50mhz a mais do OC) agora tenho as mems a 250 e o cpu a 250x10.
 
O problema está então nas memórias? Se tiver que por divisores como é que eu faço isso? Esta parte dos divisores nas memórias eu não percebo.....Só percebo a parte toda do OC a uma cpu menos as mem´roias em termos de colocar divisores e coisas assim.
 
Se nao percebes, procura no forum e lê, existem diversas threads nesta seccao com essa informacao, para além de begginers guides.

Embora nao te queiras considerar iniciado, desculpa mas ainda és :P

Um X2 3800+ faz 2700 com stock, esse tem "obrigacao" de no minimo fazer igual :)
 
Falei disso do vcore, porque podia estar em auto!!! e sendo assim, podes sempre tentar colocar mais baixo.

Quanto ao divisor de memorias, é fácil.

Vais ao advanced, DRAM configuration. Poes em manual, e depois onde diz 400MHZ poes em 333MHZ. Elas vao rodar a 166mhz, e com o overclock consegues HTT 250, e mems a 205mhz.

Se crashar usa o clockgen, no windows, e arranca em manual com o divisor a 333 e o HTT a 200, com vcore em auto. e vai aumentando devagarinho. para ver quanto é que as mems dão.

Nas mems, podes ainda subir as latencias e o vdimm. Procura alguma informaçºão sobre elas em OC no google.


CUmps
 
Se nao percebes, procura no forum e lê, existem diversas threads nesta seccao com essa informacao, para além de begginers guides.

Embora nao te queiras considerar iniciado, desculpa mas ainda és :P

Um X2 3800+ faz 2700 com stock, esse tem "obrigacao" de no minimo fazer igual :)
:)laro que sou iniciado para empatar nuns miseros 230 de fsb:'(. Bem vou ver o que dará colocar a ram a 333 mhz.

De facto o Vcore está em auto mas como ainda não sei o vcore default de um amd X2 4400+:wow:É o que dá ser iniciado nos Vcore:lol:
 
Back
Topo