amd X2 4400+ e Assus A8N-E e OC?

eu tive um amd athlon 4400+ e meti lhe um overclock de 2,3 para 3.0 com temperaturas de 50 graus com cooler de origem ;)
e com a voltagem a rondar os 1.33 v

Sei que estou a fazer um mega desenterro, mas se estiveres a ler Evilmachine, gostaria de saber que settings e board tinhas para chegares aos 3.0Ghz com cooler de origem.

Estou a tentar fazer overclock com o mesmo CPU e uma A8n-Sli Premium, mas na Bios não estou a ver onde se sobe o FSB?? :confused: Só me aparece HT (1x, 2x, 3x, 4x, e 5x), e possibilidades para alterar coisas nas memórias...

Please Help!
 
nao existe FSB, chama-se HTT
quase de certeza que a tua board tem opçoes de OC. lê o manual, que provavelmente há uma opçao para desbloquear as opçoes de OC

esse 1x,2x,3x... que ves é o multiplicador do é o LDT multiplier. esse numero multiplicado pelo HTT nao pode/deve passar de 1000. nao confundir isto com multiplicador que vai fazer "contas" na frequencia do cpu

qq coisa posta aqui, já nao tenho 939 há algum tempo, mas ainda me lembro dos basicos
mas dá 1º uma vista de olhos ao manual da board na parte de OC, para saberes o nome das coisas
 
nao existe FSB, chama-se HTT
quase de certeza que a tua board tem opçoes de OC. lê o manual, que provavelmente há uma opçao para desbloquear as opçoes de OC

esse 1x,2x,3x... que ves é o multiplicador do é o LDT multiplier. esse numero multiplicado pelo HTT nao pode/deve passar de 1000. nao confundir isto com multiplicador que vai fazer "contas" na frequencia do cpu

qq coisa posta aqui, já nao tenho 939 há algum tempo, mas ainda me lembro dos basicos
mas dá 1º uma vista de olhos ao manual da board na parte de OC, para saberes o nome das coisas

Obrigadão pelas dicas... lá consegui encontrar o manual e descobrir que o Overclock estava na parte "Jumper free configuration" :rolleyes:

Aqui fica a primeira tentativa, com valores que pesquisei pelo forum (Passou de 2.21Ghz para 2.42Ghz):

O que mexi:

HT = 4x
DDRam: CAS = 2.5
Command Rate = 1T
FSB = 220Mhz
Voltagem do CPU = 1.36








Deixei a velocidade da RAM como estava (400MHZ)... se for para alterar, é para mais ou para menos?

A temperatura com a ventoinha no máximo, está a 33ºC.

Sugestões são bem vindas!

Cumps
 
Última edição:
o HT podes manter a 5x, até 250

quanto ao cpu em si eu tive um toledo que fazia 2700 com 1.35v, mas já era relativamente bom overclocker.

as mems é melhor manteres sempre em valor seguro, até determinares o máximo (ou entao a quanto queres deixar) do cpu
tenta manter a 400 ou menos.
mas já agora que memórias tens?
 
o HT podes manter a 5x, até 250

quanto ao cpu em si eu tive um toledo que fazia 2700 com 1.35v, mas já era relativamente bom overclocker.

as mems é melhor manteres sempre em valor seguro, até determinares o máximo (ou entao a quanto queres deixar) do cpu
tenta manter a 400 ou menos.
mas já agora que memórias tens?

Boas,

O que faz o HT exactamente?

Eu tentei alterar o FSB para 240, e aumentei a voltagem do CPU mas não consegui que o Windows iniciasse.. dava sempre erros ou reiniciava.

Tentei por duas vezes baixar a memória para 333Mhz, mas quando faço isso dá-me ecrân azul e ele fica ali a fazer qualquer coisa de "Dump memory". As memórias são as que destaquei a vermelho no "printscreen" abaixo.

Agora está com FSB 230 e mems a 400Mhz: 2,53Ghz - 15% de Overclock):




Tenho outra dúvida em relação às memórias... na Bios aparecem a 400Mhz, mas elas são de 500Mhz... no entanto no "Everest" como se vê acima, elas estão a 250Mhz cada uma. ??
 
o HT multiplica pelo bus e dá o HTLink

pelo que indicas parece ser falta de vcore no cpu


se as mems sao DDR 500 é configura-las para (ou até) essa velocidade com os settings do fabricante, timings e voltagem.
atenção é ao comand rate pq sei que era comum as asus darem probs +/- a partir de 250(*2) com CR1T.

o que o everest lê é o que as mems tem gravadas no SPD. se quiseres info mais detalhada e simples de entender ve os separadore no cpu-z, memory e SPD
 
o HT multiplica pelo bus e dá o HTLink

pelo que indicas parece ser falta de vcore no cpu


se as mems sao DDR 500 é configura-las para (ou até) essa velocidade com os settings do fabricante, timings e voltagem.
atenção é ao comand rate pq sei que era comum as asus darem probs +/- a partir de 250(*2) com CR1T.

o que o everest lê é o que as mems tem gravadas no SPD. se quiseres info mais detalhada e simples de entender ve os separadore no cpu-z, memory e SPD

No CPU-Z, diz que estão a 230Mhz :confused:




Eu estava a aumentar a voltagem do CPU, mas pelos vistos tenho é de aumentar o Vcore... vou experimentar.
 
voltagem do cpu sao a mesma coisa

nao querias dizer vdim(mems)?

ja nao me lembro o que é o HTlink, mas sei que na pratica nao interefere muito na performance

olha aí as specs das memórias
http://www.pc-memory-upgrade.co.uk/new-prod/gskill-pc4000-2gb-kit.asp
claro que nao quer dizer que nao façam mais MHz e/ou timings mais apertados, mas o de fabrica é "garantido"

se fosse eu mantinha 1º as mems num valor completamente seguro, tipo ddr 400 e puxava pelo cpu. assim que tivesse o OC do cpu estável puxava pelas mems

eu ja nao tenho a certeza de uma coisa, mas com DDR1 os multiplicadores dão para manter as mems<= FSB, nao é?
 
Última edição:
Já ia era lixando o PC... fui baixar a latência das memórias para valores mais baixos que os de origem e deixei de ter imagem.. já nem na Bios podia entrar.

Tive de desligar o computador e retirar a pilha da Bios durante um tempo, e mesmo assim estave dificil...tive que tirar as memórias e meter apenas uma.

Vou tentar meter agora a outra para ver se já dá.

Em relação à tua dúvida, estás a falar do rádio 1:1 ? Se é isso, sim dá.

Cumps
 
nao. 1:1 existe sempre, quer em dd1 ou ddr2

tou a perguntar se há maneira de por as rams mais lentas do que o "FSB"?

Pronto já tudo ok novamente...

Posso meter a 333Mhz, 266Mhz ou 200Mhz... Mas acho que estas memórias não são grande coisa para Overclock.

O máximo que consigo sem perder muita performance por parte das memórias, é 20% de Overclock o que já não é mau. Mas tive de aumentar o Vcore um pouco... aumentei para 1.42V, o que já me permitiu deixar o HT a 5x e aumentar a performance das memórias também.

Experimentei a 1.40V com as memórias o mais estável possível (a 2T , 400MHZ e CAS de origem) e mesmo assim não me deixou colocar o FSB a 240...

Aqui fica:




Vcore a 1.42, irá tirar tempo de vida ao processador? Poderei corrê-lo a 24/7 ?

As temps no máximo ficam nos 52ºC, em idle fica nos 38ºC.

Cumps
 
por acaso as gskill HZ eram bastante boas, eu apostava mais em manhas da asus a caparem o OC
o ideal prai, era uma dfi, mas tb nao ias ganhar assim muitos MHz no cpu, já nas rams talvez sim

quanto ao vcore e temperaturas parecem-me bem. nao me lembro qual o máximo recomendado usavel 24/7, mas devia ser algo por volta dos 1.5v

atençao é que +/- a partir dos 60ºC nos cores esses cpus começam a gerar erros
 
bem Tsunami na percebi q tens ai bom overclock.

acho q praticamente nem precisa da minha ajuda.eu tive um cpu igual ao teu á cerca de 2 anos atrás e meti por volta de 2.6 tb..
.agra aconcelho t uma coisa..se puderes compra um cooler melhor,porqueesse bicho aqueçe..
esse cpu a partir dos 60graus.
chapeu..só erros.

e nao te preocupez com esse vcore.nao está muito alto para o overclock q tens.;)
em relaçao ás memorias..amd gosta de latencias baixas apesar dessas memorias q tens serem de 2.6;2.8v ;)
acho q como tu tens estão boas.

Cumps
 
Antes de mais, Obrigadão rav3n e evilmachine pela vossa ajuda e sugestões.

Eu realmente acho que para manter o valor do último overclock (2.64GHz), terei de arranjar outro cooler, porque quando vou experimentar o jogo "Modern Warfare 2", os Cores do CPU chegam a valores perto ou provavelmente acima de 60ºC e aquilo bloqueia e dá um BSOD. Isto com Vcore a 1.42V.. o ideal seria conseguir estes valores sem ter que mexer no Vcore.

O Cooler que tenho de momento é um Zalman 7500 ALCu com regular de RPM da ventoinha:
http://www.planetcomputerpisa.it/images/large/_Dissipatori/Zalman-7500-AlCu_3_LRG.jpg

Que cooler aconselham para baixar as temps do bicho?

Cumps
 
Back
Topo