AMD Yamato. O concorrente do Yonah

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Tem excelente aspecto. Veremos quando sairá para o mercado e a que preço.
As 5 horas de autonomia são excelente se for verdade.

amd01.jpg



amd12.jpg




amd09.jpg



ROADMAP

amd06.jpg



amd07.jpg


The goals of Yamato project is to enable notebooks running low-power AMD Turion 64 processors to work more than 5 hours using the battery power as well as to introduce validate platforms, which is expected to improve time-to-market for original equipment manufacturers (OEMs).

According to the publication, the demonstrated Yamato platform could decode H.264 video with 1920x816 resolutions along with WMV9 (1280x720) and the MPEG-2 (720x480) simultaneously without problems, which should be no surprise as the processor has two cores and the GeForce graphics chip can also decode both WMV9 and MPEG-2. The CPU usage, according to Windows Task manager, was about 50%.


amd13.jpg


Fonte: http://www.xbitlabs.com/news/mobile/display/20051215222042.html
 
Última edição:
destr0yer disse:
Este foi o comentário mais biased que lá li alguma vez:rolleyes:

A AMD SEMPRE comparou a sua arquitectura com a da Intel...

E o que tem de mal o nome "Yamato" ? É só um nome! Se se chama X ou Y pouco me interessa! O que me interessa é a performance/autonomia/qualidade da arquitectura!

Biased é aquela sinalização entre o chipset e o core...na imagem da intel tem uma "ponte" azul...na amd tem duas... :004:

edit: ok...sou intel biased nos laptops...why not? acham que não há motivos? houve mais alguma empresa a investir nessa ramo que tanto cresceu nos últimos anos? Tenho mais que elogiar a intel...! Agora a amd lembrou-se que de facto o mercado de laptops está a render, e só agora se lembra de investir pq vê algo que lhe agradal...!
Se não fosse a intel, andavamos ainda nós com portáteis a "ferver" e a consumir que se fartavam...
 
Última edição:
RuFuS disse:
Biased é aquela sinalização entre o chipset e o core...na imagem da intel tem uma "ponte" azul...na amd tem duas... :004:

A Amd usa o Hypertransport entre o Cpu e o *****. É bidirecional.
A intel não.

Onde é que está o bias na imagem? Tem lá a bandwidth ao lado.
 
RuFuS disse:
Biased é aquela sinalização entre o chipset e o core...na imagem da intel tem uma "ponte" azul...na amd tem duas... :004:

Biased aqui é a falta de conhecimento que demonstras-te em não saber o que aquilo era


RuFuS disse:
edit: ok...sou intel biased nos laptops...why not? acham que não há motivos? houve mais alguma empresa a investir nessa ramo que tanto cresceu nos últimos anos? Tenho mais que elogiar a intel...!

Imagino que estejas a elogiar os P4 com core Prescott que foram parar a alguns laptops. Esses não ferviam nada. A bateria tb durava que se fartava.


RuFuS disse:
Se não fosse a intel, andavamos ainda nós com portáteis a "ferver" e a consumir que se fartavam...

E pagas menos por isso?
Pq raio qd se fala de alguma coisa tem que sempre vir esta gueera entre Intel e AMD. Eu compro aquilo que é melhor e mais barato para mim. Tive Intel e ainda tenho e comprei AMD. Amanha logo se vê.
Pq raio se anda sempre aqui a meter no meio das threads estas guerrilhas ultrapassa-me.

Isto no minimo significa competição para a Intel que não pode por e dsipor dso preços nos portáteis pq haverá uma alternativa. Tb significa que para comprar portatil mesmo que seja Intel vale a pena que saiam estes baseados em AMD pq os preços dos Intel vão baixar nessa altura de certeza.
 
RuFuS disse:
Biased é aquela sinalização entre o chipset e o core...na imagem da intel tem uma "ponte" azul...na amd tem duas... :004:

Estás a ver como era melhor ficares calado ?

A razão pela qual existem duas "pontes azuis" no AMD64 é porque o bus Hypertransport são na verdade dois bus, ambos a funcionar a 16 bit -para reduzir o ruído eléctrico- e com as velocidades bem elevadas, na casa dos 800~1000mhz cada, um para upstream, outro para downstream.

Em ambas as "lanes" independentes circulam dados em "words" de 32bit cada, sempre sem qualquer data "collision collision" como acontece nos bus bidirecionais paralelos, como o dos Pentium 4 e Pentium M (cujo protocolo já vem dos tempos do Pentium Pro, de 1995...).

No P4, tens o mesmo bus a dividir por dois cores, e por todo o resto do sistema, um pouco como o que acontece com o Bus PCI e que motivou a sua substituição pelo PCI-Express, que também é semelhante ao HTT no modo de funcionamento, mas não consegue velocidades tão elevadas aínda e não está integrado em nenhum CPU directamente (algo que a AMD já disse estar disposta a fazer num futuro próximo, segundo o que tenho lido por aí...).
 
yamato é uma plataforma , yonah é um cpu e o titulo da thread deve estar mal :P

yamato concorrente da plataforma centrino

turion dc concorrente do yonah
 
Última edição:
É uma plataforma. Mas vai concorrer com os portáteis equipados com o Yonah até pq vai sair depois deste.


Pelo artigo sai quando sair isto

AMD mobile processors with two cores and dual-channel memory controller should emerge in the Q2 2006. It is unclear when notebook makers plan to adopt the new platforms designed by AMD and partners.

Não fará sentido aparecer em portáteis sem serem dual core.
 
Rufus: uma coisa é ser biased e outra é ser vesgo ... eu identifico-te pela ultima...

A intel tem perdido terreno na plataforma desktop e agora se a AMD, tiver sorte de a nova plataforma que vai lançar, "pegar" bem no mercado vai arrasar o dominio da plataforma centrino o que eu acho mto bem pois a concorrencia é saudavel seja em que mercado for...
 
alguém sabe se este CPU vai exigir um novo socket? (tenho 1 portátil AMD 64 3000+ k suporta os Turions actuais, quero fazer um overdrive para um com low-energy quando fôr altura)
 
I_Eat_All disse:
alguém sabe se este CPU vai exigir um novo socket? (tenho 1 portátil AMD 64 3000+ k suporta os Turions actuais, quero fazer um overdrive para um com low-energy quando fôr altura)
Sabendo-se que o Turion também tem o controlador de memória on-die, penso que é seguro dizer-se que, como no caso do socket 939 para AM2, também este vai necessitar de novo socket, pois também vai passar a usar DDR2. :)
 
Claro... Akeles XP-Mobile k nós temos a 2600Mhz pro dia a dia nas famosas DFI/Abit nForce2 só sairam pros overclockers... Não foi NEM UM pra laptops... Bleh...
 
I_Eat_All disse:
alguém sabe se este CPU vai exigir um novo socket? (tenho 1 portátil AMD 64 3000+ k suporta os Turions actuais, quero fazer um overdrive para um com low-energy quando fôr altura)

Sim. O Socket chama-se (por enquanto) S1.
 
Back
Topo