Processador AMD Zen 5 (zen5, zen5c e zen5 3d)

Como não faz sentido comparar preços? O 7800x3d esteve vários meses a 350 euros ( economicamente viável para a AMD vender a este preço e aproveitando para escoar stock). O 9800x3d está a quase o dobro por 8% mais da performance em gaming. Ou agora só se comparam preços de lançamento?
É preferível dizerem que a AMD não tem concorrência e faz os preços que quiser.

Óbvio que para dizer se um produto veio mais caro, é preciso comparar preços de lançamento e não o preço com desconto da geração anterior...
Também faz pouco sentido usar o 'menor preço histórico' numa comparação qualquer se este não está mais disponível. Sorte de quem comprou, sim, mas não ajuda em nada atualmente.
O aumento de 520 para 540 está bastante razoável frente ao desempenho. Não é barato, mas o 7800x3d também já não era quando foi lançado.

Novamente no EUA, tem lojas com kit com 32GB DDR5-6000 CL32 + ASUS TUF por 679$ (+ sales tax), é bom demais. só mais 40$ que o mesmo kit com 7800X3D.

não me metam num avião para Boston denovo que saio de lá carregado de material como ano passado, onde acabei por comprar todos os cpus praticamente :002:

Resta esperar que não tenha sido tudo comprado por bots scalpers.

Já era, está tudo no ebay por 999$

tb queria .... mas como prefiro comprar na Amazon.... still waiting :014:

a amazon na europa está cada vez pior em stocks e preços.

boards e ram de qualidade é outro exemplo ...
Penso o mesmo. Não percebo, os preços não baixam e o pessoal compra até esgotar.

Queria ver se aguentava até à black friday mas tudo o que eu queria comprar de um dia para outro esgotou e a estimativa é 2-3 meses, as poucas alternativas que existem são demasiado caras.

Nos tempos que correm o esperar por promos é muito arriscado ... só se forem coisas de gerações passadas.

Tudo o que é recente ou rapidamente fica "out of stock" ou os preços nunca baixam.

Estamos numa época estranha ... stocks artificiais ... scalpers ... tudo a contribuir para escassez e preços sempre a subir.

Black Friday cá na Europa é uma ilusão que na maioria das coisas não vale a pena esperar se o que queremos comprar é recente.

Voltando ao tópico ... como é possível as amazons Europeias nem o preço ainda terem fixado para o 9800X3D ?

Última edição:
Nos tempos que correm o esperar por promos é muito arriscado ... só se forem coisas de gerações passadas.

Tudo o que é recente ou rapidamente fica "out of stock" ou os preços nunca baixam.

Estamos numa época estranha ... stocks artificiais ... scalpers ... tudo a contribuir para escassez e preços sempre a subir.

Black Friday cá na Europa é uma ilusão que na maioria das coisas não vale a pena esperar se o que queremos comprar é recente.

Voltando ao tópico ... como é possível as amazons Europeias nem o preço ainda terem fixado para o 9800X3D ?
Esta é a pior altura para se comprar algo current gen, sobretudo um produto que foi acabado de lançar e foi muito bem recebido.

Pessoalmente vou estar de olho nas promoções e mercado de usados. Compro uma boa board, bom kit DDR5 e um CPU tipo o 7500F ou 7600 como placeholder. Tradicionalmente aqui pelos lados da Alemanha e Polónia, as vendas abrandam no 2º trismestre e é quando tenho melhores hipóteses de comprar um 7800x3D ou 9800x3D.

Irrita-me esta escassez pois tem tudo para ser artificial ... já vi em reviews do 9800X3D cpu's com data de fabrico de Junho !!! Pergunto desde Junho até agora não foi possível produzir CPU's suficientes ao ponto de as Amazons Europeias nem os terem nos seus sites? Não estamos a falar num CPU de 100€... Modernices dos tempo modernos....

Esta é a pior altura para se comprar algo current gen, sobretudo um produto que foi acabado de lançar e foi muito bem recebido.

Pessoalmente vou estar de olho nas promoções e mercado de usados. Compro uma boa board, bom kit DDR5 e um CPU tipo o 7500F ou 7600 como placeholder. Tradicionalmente aqui pelos lados da Alemanha e Polónia, as vendas abrandam no 2º trismestre e é quando tenho melhores hipóteses de comprar um 7800x3D ou 9800x3D.

Eu estou a pensar é em ir num 9700X e fica feita a festa por quase menos 200€ !

Eu jogo a 1440p e o 9800X3D dificilmente justifica + 200€ nesta resolução quando não se tem uma 4080Ti ou superior ... ainda por cima gasta mais energia.

Esqueces-te é que para o ano possivelmente vais ter tarifas nos EUA. Isso vai afetar tudo e os semicondutores vão ser dos produtos que mais devem sofrer com isso.

Sim não há em lado nenhum sem ser no Ebay tipo a 900$ ... nunca mais acabam com os scalpers.
Scalpers acabam quando parar de os alimentar.

Acho que o pessoal quer ter logo o big bling no day zero... Só fui comprar o meu 7800X3D em Novembro, nas calmas, com preço abaixo do mrsp, ate lá estava de 7700X e sinceramente, só notei diferença no consumo de energia, na pratica não jogo à mais de 165 fps mesmo...

Só valeu a pena porque consegui revende o 7700X de forma à quase pagar o CPU.

As lojas bem tentam por "security scrypts" para bloquear os bots (Akamai sensordata, Imperva, Funcaptcha, Cloudfare, Incapsula), mas existe um grande mercado por trás para derrotar isso :002:

Comprem um 7500F ou 7700(X) usado e lá pro fim do ano já devem comprar isso fácil, pelo mrsp ou menor.

É curioso como inverteu o jogo. Em 2022 era fácil comprar AM5 porque parece que ninguem os queria...

Última edição:

Pior é que é da geração passada que quero comprar.

Scalpers acabam quando parar de os alimentar.

As lojas bem tentam por "security scrypts" para bloquear os bots (Akamai sensordata, Imperva, Funcaptcha, Cloudfare, Incapsula), mas existe um grande mercado por trás para derrotar isso :002:

Não sei como funcionam os bots mas faz-me muita confusão não se conseguir parar este tipo de compras.

Pergunto ... os bots usam contas antigas ou novas?
Se forem novas bastava os sites, para este tipo de produtos, não permitirem a compra para contas com menos de X meses de abertura. Muito idêntico ao que por exemplo se faz nos fóruns (e acho que aqui tb) que é o de não permitir que uma conta recém criada possa postar na secção das vendas.

..., só notei diferença no consumo de energia, na pratica não jogo à mais de 165 fps mesmo...

A vantagem dos 3D é que mesmo que tenhas as FPS capadas ou no driver ou pelo monitor ou no jogo ... vais ter muito mais fluidez no jogo devido ao aumento significativo dos "1% lows". Isto claro é útil para quem joga coisas online multiplayer tipo CS2. Para jogos "off line" os 1% lows pouco importa.

A vantagem dos 3D é que mesmo que tenhas as FPS capadas ou no driver ou pelo monitor ou no jogo ... vais ter muito mais fluidez no jogo devido ao aumento significativo dos "1% lows". Isto claro é útil para quem joga coisas online multiplayer tipo CS2. Para jogos "off line" os 1% lows pouco importa.
Para não falar que os ganhos bem maiores é com uma rtx 4090 a 1080p , onde maioria não vai ter uma 4090 em 1080p .
Mas neste momento o 7800x3d e 9800x3d são best buy para quem quer gaming puro .
Vou esperar pelo 9950x3d a ver se me faz mudar o 13900k .

Esqueces-te é que para o ano possivelmente vais ter tarifas nos EUA. Isso vai afetar tudo e os semicondutores vão ser dos produtos que mais devem sofrer com isso.

Isto é como jogar blackjack: temos de pagar pra ver as cartas ;) Da forma como as coisas estão agora é que definitivamente que não compro o 9700x3D.

Talvez até acabe por concordar com o que o JPgod diz.. mais vale deixar estar um 7700(x). Jogo a UWQHD e não planeio mudar da 4070 TI Super a curto prazo. Ter um 9000x3D ou 7000x3D será mais para efeitos de melhor estabilidade em termos de 1% lows e melhor fluidez quando jogo. Não estou a conseguir isso com o 5600x e começa a fazer-me comichão...

Back