Processador AMD Zen 5 (zen5, zen5c e zen5 3d)

Na realidade para quem já tem um Intel 12th gen ou qualquer zen4 ou zen3-3D. Escusa de olhar para estes cpus, mesmo com uma 4090 fica dificil justificar o upgrade a não ser para quem jogue fps competitivos.

Na realidade para quem já tem um Intel 12th gen ou qualquer zen4 ou zen3-3D. Escusa de olhar para estes cpus, mesmo com uma 4090 fica dificil justificar o upgrade a não ser para quem jogue fps competitivos.

Sim, faz sentido. Se tivesse um 5800x3D dificilmente se me punha este dilema. A minha questão é mais a ver com saltar já para AM5 ao invés de permanecer em AM4 e investir numa plataforma em fim de vida. Por enquanto ainda consigo vender com relativa facilidade o CPU a RAM e a board para amortizar a transição para AM5.

Sim, faz sentido. Se tivesse um 5800x3D dificilmente se me punha este dilema. A minha questão é mais a ver com saltar já para AM5 ao invés de permanecer em AM4 e investir numa plataforma em fim de vida. Por enquanto ainda consigo vender com relativa facilidade o CPU a RAM e a board para amortizar a transição para AM5.

A verdade é que AM5 também só tem suporte prometido até 2027, ou seja possivelmente só tens mais zen6 naquele socket. Ou seja quem investir agora em AM5 na realidade também vai estar a investir numa plataforma "morta" porque quando for altura de dar upgrade um 9800x3D já vais garantidamente ter DDR6 no mercado.

7500F + B650 HDV + DDR5 Hynix bem comprado fica a ~350€ com possibilidade de upgrade para Zen6.

Mesmo a 4k existem areas dos jogos que são cpu bound mesmo com uma 4090...aqui os 9800x3d vão acrescentar algo...quanto? só testando essas areas especificas...interessante era ver as reviews apurarem essas diferenças.

É irritante a maioria das reviews focarem-se nos testes apenas a 1080...epa, ja todos sabemos que serve para isolar a perfomance do cpu mas em termos práticos acabam por não servir para nada (a não ser para saber a perfomance do cpu a 1080)
Pergunto, então e quem joga acima de 1440, 3440, 4k não precisa de saber como se porta o cpu para saber se faz sentido fazer upgrade ou não?
Que me interessa saber que o novo modelo é 20% melhor que o modelo anterior quando na realidade a 4k a diferença é nula?

E depois testam a 1080 ultra high settings...então se dizem que é para testar o cpu não devia ser 1080 low settings?

A maioria destas reviews acabam por ser util apenas a quem joga a 1080 e a quem realmente precisa mudar de sistema.

não é verdade...depende do jogo e das areas do jogo...no flight simulator tens 15-20% average diferença, no F1 tens 1-2%

Para quem joga MFS nitidamente faz todo sentido fazer o upgrade.

A 4k existem areas que puxam mais pelo cpu levando por vezes o gpu a ficar limitado pelos cpu (areas cidade normalmente)...nessas areas um cpu melhor vai trazer ganhos.
Se nessas zonas um novo cpu touxer uma experiencia mais fluida (imagine-se que sobe de 45 fps para 55fps) então sim será um factor para ponderar fazer upgrade ao cpu.

Já para nao falar que a a 5090 está ai a porta e as areas do jogo que antigamente eram gpu bound podem passar a estar cpu bound e ai vais querer o melhor cpu gaming do mercado para ajudar a grafica nesta situação.

Concordo a 100%, as reviews deviam dedicar nem que fosse menos tempo a resultados em 1440p e 4k que no fundo é a grande maioria do pessoal que compra este CPU.

Por acaso já tinha estado a ver uns resultados a 1440p e é exatamente igual ao 7800x3d e ao 14900k.
Mais importante que avg e max FPS, também tinha resultados dos 1%low e os resultados também eram iguais.

Por acaso foi algo que quando troquei do 7700x para o 7800x3d mais senti diferença.
A experiência ficou muito mais fluida e acho que é nos FPS mínimos que os X3D fazem realmente a diferença.

@Folken o 9800X3D é excelente para quem procura produtividade, porque de facto é onde tens mais ganhos. Para usar o PC para gaming puro, eh pah, o 7800X3D oferece muito melhor value ihmo!

A vantagem dos 3D é que mesmo que tenhas as FPS capadas ou no driver ou pelo monitor ou no jogo ... vais ter muito mais fluidez no jogo devido ao aumento significativo dos "1% lows". Isto claro é útil para quem joga coisas online multiplayer tipo CS2. Para jogos "off line" os 1% lows pouco importa.
Eu por acaso notei que no Diablo 4 que parece que mais fluido/suave.

Mas o consumo que foi mesmo o win mesmo, isso destroi o 7700X em performance ao mesmo consumo, é pena que é quentinho por causa do cache por cima do CPU, coisa que neste 9800X3D ficou totalmente resolvido e é muito fresco se limitar o PPT.

Concordo a 100%, as reviews deviam dedicar nem que fosse menos tempo a resultados em 1440p e 4k que no fundo é a grande maioria do pessoal que compra este CPU.

Por acaso já tinha estado a ver uns resultados a 1440p e é exatamente igual ao 7800x3d e ao 14900k.
Mais importante que avg e max FPS, também tinha resultados dos 1%low e os resultados também eram iguais.

Por acaso foi algo que quando troquei do 7700x para o 7800x3d mais senti diferença.
A experiência ficou muito mais fluida e acho que é nos FPS mínimos que os X3D fazem realmente a diferença.
1440p e 4k vai estar limitado pela potência da GPU... logo não dá para comparar cpus utilizando estas resoluções (ele não dizem os settings dos jogos testados mas também deveriam ser em low). Quem vê os vídeos tem que saber interpretar os resultados, ainda que o FOMO seja grande e tudo queira ter a última peça de hardware mais potente.
Talvez quando sair a 5090 a diferença a 1440p comece a surgir... de qualquer forma será sempre uma gráfica para 4k.
O maior problema para os consumidores no lançamentos deste 9800x3d é que o seu maior concorrente (7800x3d) praticamente já não é comercializado, a AMD anda a aprender algumas coisas com a concorrente verde.

A verdade é que AM5 também só tem suporte prometido até 2027, ou seja possivelmente só tens mais zen6 naquele socket. Ou seja quem investir agora em AM5 na realidade também vai estar a investir numa plataforma "morta" porque quando for altura de dar upgrade um 9800x3D já vais garantidamente ter DDR6 no mercado.

Qual é percentagem do mercado que troca de cpu/chipset a cada geração? Pelas threads que aparecem na secção de aquisições, a malta normal, eu incluído, aguenta as mobos/cpus durante bastante tempo

Qual é percentagem do mercado que troca de cpu/chipset a cada geração? Pelas threads que aparecem na secção de aquisições, a malta normal, eu incluído, aguenta as mobos/cpus durante bastante tempo

Sim mas AM4 foi um bocado a excepção, primeiro tiveste 4 gerações diferentes no mesmo chipset e depois o salto de performance entre o 1600 e um 5600x é enorme, se considerares ainda que podes saltar de um 1600 para um 5700x3D maior é o salto.

Da forma que a AMD já apurou a arquitetura, os ganhos agora estão a ser minimos, mesmo nestes novos 3D que não estão limitados pela IO Die devido à cache extra tens ganhos na ordem dos 10% de uma geração para a outra. Ou seja mesmo que tenhas 4 gerações de ryzen em AM5, se os ganhos forem semelhantes de geraçao para geração, não vai justificar o upgrade. De relembrar ainda que ao contrário de AM4 que só teve cpus 3D nos zen3, em am5 eles já existem desde a primeira geração do socket. Mas isso depois é com cada um.

Pela minha experiência o utilizador comum quando troca o cpu justifica mais trocar a plataforma completa.

1440p e 4k vai estar limitado pela potência da GPU... logo não dá para comparar cpus utilizando estas resoluções
mas isso é apenas verdade para jogos 100% gpu bound...a verdade é que os jogos podem ser gpu bound e cpu bound ao mesmo tempo (depende da area do jogo) e isso vai-se notar ainda mais com a saida da 5090

São os deltas nestas situações que a maioria dos gamers precisa de saber para decidir se vale a pena fazer upgrade ao cpu ou nao.
Por isso, reviews a 1080 servem cócó...olha que testem a 720p

O maior problema para os consumidores no lançamentos deste 9800x3d é que o seu maior concorrente (7800x3d) praticamente já não é comercializado, a AMD anda a aprender algumas coisas com a concorrente verde.

e ainda bem que não e comercializado...caso contrário, com uma intel a nao corresponder, iamos ter o 7800x3d nos 500€ e os 9800x3d upa upa

Mesmo a 4k existem areas dos jogos que são cpu bound mesmo com uma 4090...aqui os 9800x3d vão acrescentar algo...quanto? só testando essas areas especificas...interessante era ver as reviews apurarem essas diferenças.

É irritante a maioria das reviews focarem-se nos testes apenas a 1080...epa, ja todos sabemos que serve para isolar a perfomance do cpu mas em termos práticos acabam por não servir para nada (a não ser para saber a perfomance do cpu a 1080)
Pergunto, então e quem joga acima de 1440, 3440, 4k não precisa de saber como se porta o cpu para saber se faz sentido fazer upgrade ou não?
Que me interessa saber que o novo modelo é 20% melhor que o modelo anterior quando na realidade a 4k a diferença é nula?

E depois testam a 1080 ultra high settings...então se dizem que é para testar o cpu não devia ser 1080 low settings?

A maioria destas reviews acabam por ser util apenas a quem joga a 1080 e a quem realmente precisa mudar de sistema.

De acordo com o Steam, vale o que vale:

56.98%: 1080p
20%: 1440p
3,68%: 4K

mu9mQyi.png

Há muitos reviewers que testam a 1080p, 1440p e 4K. https://videocardz.com/189651/amd-ryzen-7-9800x3d-review-roundup
Quem compra um 9800X3D hoje em dia para jogar a 1440p poderá ficar descansado se adquirir uma 5080 no início do próximo ano. Segundo os leaks terá a performance da 4090.
E normalmente as pessoas não trocam de CPU todos os anos. Hoje não tem CPU bottleneck a 1440p mas daqui a 2-3 anos irá ter certamente. Também é preciso relembrar que muitos reviewers testam apenas nos benchmarks incluídos no jogo porque dá m€nos trabalho. Há situações mais puxadas quando se joga o jogo.

Sim e a julgar por lançamentos anteriores não é descabido que venham CPUs com IMC DDR5 e DDR6 e motherboards com suporte para ambos em slots diferentes. Aconteceu poder usar-se DDR2 desde AM2 até AM3, só o AM3+ usa DDR3 exclusivamente. A própria socket AM4 chegou a ter CPUs com arquitecturas do tempo do AM3+. É mais uma das vantagens da plataforma AMD face à política da intel que gera retorno com o fabrico dos chipsets.

A RAM DDR6 também pode vir em formato CAMM2 (RAM no sítio habitual do backshield para ficar mais próxima do CPU??) em vez ou em simultâneo com DIMM, muita coisa pode mudar.

Back