Na realidade para quem já tem um Intel 12th gen ou qualquer zen4 ou zen3-3D. Escusa de olhar para estes cpus, mesmo com uma 4090 fica dificil justificar o upgrade a não ser para quem jogue fps competitivos.
Sim, faz sentido. Se tivesse um 5800x3D dificilmente se me punha este dilema. A minha questão é mais a ver com saltar já para AM5 ao invés de permanecer em AM4 e investir numa plataforma em fim de vida. Por enquanto ainda consigo vender com relativa facilidade o CPU a RAM e a board para amortizar a transição para AM5.
7500F + B650 HDV + DDR5 Hynix bem comprado fica a ~350€ com possibilidade de upgrade para Zen6.Sim, faz sentido. Se tivesse um 5800x3D dificilmente se me punha este dilema. A minha questão é mais a ver com saltar já para AM5 ao invés de permanecer em AM4 e investir numa plataforma em fim de vida. Por enquanto ainda consigo vender com relativa facilidade o CPU a RAM e a board para amortizar a transição para AM5.
Eu por acaso notei que no Diablo 4 que parece que mais fluido/suave.A vantagem dos 3D é que mesmo que tenhas as FPS capadas ou no driver ou pelo monitor ou no jogo ... vais ter muito mais fluidez no jogo devido ao aumento significativo dos "1% lows". Isto claro é útil para quem joga coisas online multiplayer tipo CS2. Para jogos "off line" os 1% lows pouco importa.
1440p e 4k vai estar limitado pela potência da GPU... logo não dá para comparar cpus utilizando estas resoluções (ele não dizem os settings dos jogos testados mas também deveriam ser em low). Quem vê os vídeos tem que saber interpretar os resultados, ainda que o FOMO seja grande e tudo queira ter a última peça de hardware mais potente.Concordo a 100%, as reviews deviam dedicar nem que fosse menos tempo a resultados em 1440p e 4k que no fundo é a grande maioria do pessoal que compra este CPU.
Por acaso já tinha estado a ver uns resultados a 1440p e é exatamente igual ao 7800x3d e ao 14900k.
Mais importante que avg e max FPS, também tinha resultados dos 1%low e os resultados também eram iguais.
Por acaso foi algo que quando troquei do 7700x para o 7800x3d mais senti diferença.
A experiência ficou muito mais fluida e acho que é nos FPS mínimos que os X3D fazem realmente a diferença.
A verdade é que AM5 também só tem suporte prometido até 2027, ou seja possivelmente só tens mais zen6 naquele socket. Ou seja quem investir agora em AM5 na realidade também vai estar a investir numa plataforma "morta" porque quando for altura de dar upgrade um 9800x3D já vais garantidamente ter DDR6 no mercado.
Qual é percentagem do mercado que troca de cpu/chipset a cada geração? Pelas threads que aparecem na secção de aquisições, a malta normal, eu incluído, aguenta as mobos/cpus durante bastante tempo
mas isso é apenas verdade para jogos 100% gpu bound...a verdade é que os jogos podem ser gpu bound e cpu bound ao mesmo tempo (depende da area do jogo) e isso vai-se notar ainda mais com a saida da 50901440p e 4k vai estar limitado pela potência da GPU... logo não dá para comparar cpus utilizando estas resoluções
O maior problema para os consumidores no lançamentos deste 9800x3d é que o seu maior concorrente (7800x3d) praticamente já não é comercializado, a AMD anda a aprender algumas coisas com a concorrente verde.
Mesmo a 4k existem areas dos jogos que são cpu bound mesmo com uma 4090...aqui os 9800x3d vão acrescentar algo...quanto? só testando essas areas especificas...interessante era ver as reviews apurarem essas diferenças.
É irritante a maioria das reviews focarem-se nos testes apenas a 1080...epa, ja todos sabemos que serve para isolar a perfomance do cpu mas em termos práticos acabam por não servir para nada (a não ser para saber a perfomance do cpu a 1080)
Pergunto, então e quem joga acima de 1440, 3440, 4k não precisa de saber como se porta o cpu para saber se faz sentido fazer upgrade ou não?
Que me interessa saber que o novo modelo é 20% melhor que o modelo anterior quando na realidade a 4k a diferença é nula?
E depois testam a 1080 ultra high settings...então se dizem que é para testar o cpu não devia ser 1080 low settings?
A maioria destas reviews acabam por ser util apenas a quem joga a 1080 e a quem realmente precisa mudar de sistema.
Sim e a julgar por lançamentos anteriores não é descabido que venham CPUs com IMC DDR5 e DDR6 e motherboards com suporte para ambos em slots diferentes. Aconteceu poder usar-se DDR2 desde AM2 até AM3, só o AM3+ usa DDR3 exclusivamente. A própria socket AM4 chegou a ter CPUs com arquitecturas do tempo do AM3+. É mais uma das vantagens da plataforma AMD face à política da intel que gera retorno com o fabrico dos chipsets.Qual é percentagem do mercado que troca de cpu/chipset a cada geração? Pelas threads que aparecem na secção de aquisições, a malta normal, eu incluído, aguenta as mobos/cpus durante bastante tempo
Não abri o link, mas deduzo que a fonte é a mesma (um user "chinês" - Golden Pig), o socket é FP11 que é BGA ou seja soldado