Processador AMD Zen 5 (zen5, zen5c e zen5 3d)

Os sockets que aparecem nesses relatos parecem inacabados ou até parecem contrafeitos :002:.... digo isto pq acabei de ver e fotografar o meu da minha X870 Tomahawk e em nada se parece com esses.

Vejam vcs próprios e tirem conclusões...

O Meu:

20241114-115829.jpg

O que tem problemas mostrado na net:

AMD-Ryzen-7-9800X3D-AM5-Socket-CPU-Burn-_1-scaled.jpeg

Este é muito estranho e não apresenta os buraquinhos no plástico como tem o meu e qualquer AM5 socket tem :

800px-AM5_Socket_Open.jpg

Foto tirada da página da WiKipédia sobre o socket AM5 -> https://en.wikipedia.org/wiki/Socket_AM5

Conclusão ... ou a MSI recebeu um batch defeituoso de sockets, bem possivel, ou então alguém com segundas intenções anda a aldrabar ou a fazer fake news.

Última edição:
Os sockets que aparecem nesses relatos parecem inacabados ou até parecem contrafeitos :002:.... digo isto pq acabei de ver e fotografar o meu da minha X870 Tomahawk e em nada se parece com esses.

O Meu:

20241114-115829.jpg

Este é muito estranho e não apresenta os buraquinhos no plástico como tem o meu e qualquer AM5 socket tem :

Foto tirada da página da WiKipédia sobre o socket AM5 -> https://en.wikipedia.org/wiki/Socket_AM5

Conclusão ... ou a MSI recebeu um batch defeituoso de sockets, bem possivel, ou então alguém com segundas intenções anda a aldrabar ou a fazer fake news.

Subscrevo. Comprei a mesma board e não tem os furinhos que tem na foto que o user colocou no reddit. Ainda não encontrei qualquer problema a funcionar com o meu 9800X3D.

O Meu:

20241114-115829.jpg

Isso foi erro de montagem o utilizador, admitiu o erro noutro forum.

qual será a solução para isto que se anda a passarcom os CPU's? 7800x3d nao se arranjar 9800x3d nao se arranja ou então preços ridiculos, nunca mais tão cedo vamos conseguir dar upgrades?

A solução é a mesma de sempre: não ter FOMO. Deixar passar alguns meses e voltará a haver stock.
Quem quer a última novidade do mercado acaba sempre por pagar mais e muitas vezes é beta-tester enquanto são resolvidos os problemas com BIOS/Windows.

Posso estar enganado mas a NVIDIA tem feito o mesmo com os GPUs.
Stocks limitados para manter a procura muito alta e conseguir assim manter preços por vezes até acima do definido no lançamento.
Ou então falta de componentes mas nesta fase do campeonato não me parece a opção mais provável.

Isso acontece em todas as indústrias.
E se os rumores forem verdadeiros que a AMD não irá ter gráficas high-end então a situação ainda vai piorar mais para o consumidor.

Última edição:
Isso acontece em todas as indústrias.
E se os rumores forem verdadeiros que a AMD não irá ter gráficas high-end então a situação ainda vai piorar mais para o consumidor. A NVidia pode fazer o que quiser...

Nenhum fabricante vai limitar stocks no inicio de forma a manter a oferta escassa e o preço elevado. Simplesmente tanto na AMD como na Nvidia o numero de alocação de waffers para o mercado de consumidor vai ser sempre secundário em detrimento do mercado de HPC e Datacenter.

Basta consultar o relatório financeiro para perceber que os Ryzen não enchem barriga à AMD por comparação ao mercado dos Epyc, em muitos quarters até dão "prejuizo" que na realidade não é bem prejuizo porque muito desse silicio são restos dos Epyc, mas dá para ter ideia quais serão as prioridades da AMD.

Eventualmente a oferta vai corresponder à procura e o preço vai normalizar. Até lá é não sofrer de FOMO como dizes.

Se isso é caso isolado, nem devia ser notícia.
As boards já estão no mercado há algum tempo, acho que se tivessem algum problema, não iam esperar pelo 9800x3d para o manifestarem..

A board das afotos e a MSi MAG X870 TOMAHAWK, nao e dum fabricante qql de low volume.... TB me parece por tar esmagada ser culpa de quem montou o CPU na socket, agora acho que qd o CPU encaixa na socket nao deve mexer, se mexer sim e problema, mas isso nao seria algo so de agora ja se tinha visto certamente na gen 7000...

Considerar User error, com certeza

Twist and shout, lol, é importante ter bastante luz para ver o que se está a fazer, não confiar no material e força porque algumas ligações mesmo com "keying" que não devia deixar passar, cedem com força e algumas com consequências graves.

O esquisito no sucedido e o CPU ter funcionado de todo(presumindo algum tempo/minutos ou horas pra ter queimado), nao devia dar sequer pk tao mal encaixado, ai ja nao sei se devia ser assim mas cada caso e um caso....

Back