Pessoal n sei se é uma pergunta estupida da minha parte, mas o i9 14900k está ao mesmo preço do 9800X3D não será melhor?
Pensei nesse, no actual Ultra 9 285K e no suposto futuro 9950X3D da AMD, supostamente a ser lançado no final de janeiro, durante a CES.
A minha ideia era esperar até essa altura e decidir. Entretanto, a Intel já teria lançado pelo menos um patch de BIOS para o Ultra 285K, a Microsoft também já teria feito o mesmo no Windows (só quem é cego ou não percebe da poda, é que não vê que alguns daqueles péssimos valores do Ultra 285K em alguns jogos tem a haver com problemas de software) e veriamos também se o 9950X3D não é marginalmente melhor do que o 9800X3D em jogos, sagrando-se o campeão absoluto nesta área. Eu desconfio que vai ser o novo campeão, pois se não está para ser, a AMD tê-lo-ia a lançado primeiro, como fez no caso do 7950X3D.
Porque é que então não esperei para o final de janeiro e fui já para o 9800X3D?
No caso do 14900K, porque é ainda, e vai continuar a ser, uma incógnita em termos de fiabilidade, mesmo considerando o último patch de BIOS lançado pela Intel, do qual só saberemos a real eficácia daqui a dois a três anos. E eu costumo comprar processadores para durarem muitos anos (8 anos pelo menos), não só os três anos da garantia! E o que me atraía no 14900K era estar "barato", ter a performance em jogos que preciso e também ser bom em aplicações office, mas "barato" para dar chatices, não obrigado!
No caso do Ultra 285K, este era o meu sonho... E esse sonho morreu prematuramente na praia quando vi que a performance em jogos era semelhante ao do 14900K nas situações em que não há problemas, mas o preço era um bocado superior, para não falar dos atuais problemas que deviam ter sido resolvidos antes dos eu lançamento! A Intel deve estar muito desesperada para ter lançado prematuramente esta nova série de processadores. Acresce a isso ainda a necessidade de usar memórias XPTO mais caras do que as usadas num processador da AMD da série 9000, fazendo o preço final ainda disparar mais, para não falar na incerteza sobre a capacidade da Intel em resolver os atuais problemas com este processador. O que vejo acontecer com o 14900K (e não só) minou de vez a minha confiança na Intel, a qual eu julgava inabalável.
E porque é que não esperei então pelo 9950X3D? Porque o que existe deste processador ainda são rumores, não uma certeza absoluta. Além disso, se ele se tornar uma realidade no final de janeiro, como espero que suceda, se for mais rápido do que o 9800X3D em jogos, nem que seja por uns míseros 2 a 4%, o seu preço será o da Lua e ainda mais uns cêntimos. E é previsível que os preços de outros processadores da AMD mais recentes também subam por arrasto, pelo facto desta marca agora ser o rei incontestado nos jogos.
Como entretanto o 9800X3D já estava a cheirar a subida de preço nas próximas remessas, comprei logo que apareceu outra vez em stock e, mesmo assim, fiquei a arder em 40€ por não me ter decidido a comprá-lo quando surgiu à venda em Portugal, logo nas primeiras horas. Acresce também (para dizer verdade, foi o fator mais importante para mim) que descobri que os atuais processadores X3D da AMD estão a ter desempenhos muito bons nos jogos VR, uma área onde a Intel geralmente era rainha. E como a minha falta de um processador mais potente era por causa do VR, lá escolhi o 9800X3D.
Se for bom, nem perderei tempo a comentar aqui, pois o pouco tempo dispoível que tenho será para jogar. Se for uma desilusão, estarei cá a malhar nele, pormenorizando onde falha.
Divirtam-se!