Processador AMD Zen 5 (zen5, zen5c e zen5 3d)

Eu acho um erro ter uma graficas dessas para essa resolução.

Vocês sabem que é possivel jogar jogos diferentes a resoluções diferentes, certo?
Tipo jogar um Wokong a 4K com RT e jogar um Valorant a 1080p a 600fps no mesmo pc....

E quem tem uma 4090 tem provavelmente uma maquina de topo que custa 3000€+. A diferença entre um 9700x e um 9800x3D é de o que, uns 200€? Isto são 6%... Acham mesmo que são 6% de aumento geral numa build que leva alguem a prescindir do topo dos topos? Provavelmente o bling das fans custa mais! :D

Só não faz sentido comprar um 9800x3D para quem baixa noutras partes da build para ter esse CPU, tipo baixar um tier na gráfica. De resto, é o melhor, e o melhor paga-se.

o faz sentido comprar um 9800x3D para quem baixa noutras partes da build para ter esse CPU, tipo baixar um tier na gráfica. De resto,
Tudo dito, ha uma diferenca entre precisar de ter, e querer ter o melhor, obviamente.
Pra mim tb dificil justificar gastar o triplo/quadruplo(aos precos que tao agr) do preco do actual Ryzen 7600/5800X +-170 euros, para ter 20/25 % a 1080p e 10/15% a 1440p, a 4K e tipo 5/10%...
Mas quem pode ter o melhor... Why not?

E quem tem uma 4090 tem provavelmente uma maquina de topo que custa 3000€+. A diferença entre um 9700x e um 9800x3D é de o que, uns 200€? Isto são 6%... Acham mesmo que são 6% de aumento geral numa build que leva alguem a prescindir do topo dos topos? Provavelmente o bling das fans custa mais! :D

Daqui a 2 anos o 9800x3d continuara a ser muito mais apetecivel que um 9700x...numa futura venda grande parte da diferença de preço é recuperada e pode ser usada para adquirir o novo modelo que surgir.

Se gastar 300 num cpu e daqui a 2 anos desvalorizar 20% tive um prejuizo de 60 euros
Se gastar 500 num cpu e daqui a 2 anos desvalorizar 20% tive um prejuizo de 100 euros

O diferencial é de apenas 40€ de prejuizo entre ambos ao fim de 2 anos...prescindir do melhor hardware por essa diferença penso que não se justifica.

Pessoal n sei se é uma pergunta estupida da minha parte, mas o i9 14900k está ao mesmo preço do 9800X3D não será melhor?
Pensei nesse, no actual Ultra 9 285K e no suposto futuro 9950X3D da AMD, supostamente a ser lançado no final de janeiro, durante a CES.

A minha ideia era esperar até essa altura e decidir. Entretanto, a Intel já teria lançado pelo menos um patch de BIOS para o Ultra 285K, a Microsoft também já teria feito o mesmo no Windows (só quem é cego ou não percebe da poda, é que não vê que alguns daqueles péssimos valores do Ultra 285K em alguns jogos tem a haver com problemas de software) e veriamos também se o 9950X3D não é marginalmente melhor do que o 9800X3D em jogos, sagrando-se o campeão absoluto nesta área. Eu desconfio que vai ser o novo campeão, pois se não está para ser, a AMD tê-lo-ia a lançado primeiro, como fez no caso do 7950X3D.

Porque é que então não esperei para o final de janeiro e fui já para o 9800X3D?

No caso do 14900K, porque é ainda, e vai continuar a ser, uma incógnita em termos de fiabilidade, mesmo considerando o último patch de BIOS lançado pela Intel, do qual só saberemos a real eficácia daqui a dois a três anos. E eu costumo comprar processadores para durarem muitos anos (8 anos pelo menos), não só os três anos da garantia! E o que me atraía no 14900K era estar "barato", ter a performance em jogos que preciso e também ser bom em aplicações office, mas "barato" para dar chatices, não obrigado!

No caso do Ultra 285K, este era o meu sonho... E esse sonho morreu prematuramente na praia quando vi que a performance em jogos era semelhante ao do 14900K nas situações em que não há problemas, mas o preço era um bocado superior, para não falar dos atuais problemas que deviam ter sido resolvidos antes dos eu lançamento! A Intel deve estar muito desesperada para ter lançado prematuramente esta nova série de processadores. Acresce a isso ainda a necessidade de usar memórias XPTO mais caras do que as usadas num processador da AMD da série 9000, fazendo o preço final ainda disparar mais, para não falar na incerteza sobre a capacidade da Intel em resolver os atuais problemas com este processador. O que vejo acontecer com o 14900K (e não só) minou de vez a minha confiança na Intel, a qual eu julgava inabalável.

E porque é que não esperei então pelo 9950X3D? Porque o que existe deste processador ainda são rumores, não uma certeza absoluta. Além disso, se ele se tornar uma realidade no final de janeiro, como espero que suceda, se for mais rápido do que o 9800X3D em jogos, nem que seja por uns míseros 2 a 4%, o seu preço será o da Lua e ainda mais uns cêntimos. E é previsível que os preços de outros processadores da AMD mais recentes também subam por arrasto, pelo facto desta marca agora ser o rei incontestado nos jogos.

Como entretanto o 9800X3D já estava a cheirar a subida de preço nas próximas remessas, comprei logo que apareceu outra vez em stock e, mesmo assim, fiquei a arder em 40€ por não me ter decidido a comprá-lo quando surgiu à venda em Portugal, logo nas primeiras horas. Acresce também (para dizer verdade, foi o fator mais importante para mim) que descobri que os atuais processadores X3D da AMD estão a ter desempenhos muito bons nos jogos VR, uma área onde a Intel geralmente era rainha. E como a minha falta de um processador mais potente era por causa do VR, lá escolhi o 9800X3D.

Se for bom, nem perderei tempo a comentar aqui, pois o pouco tempo dispoível que tenho será para jogar. Se for uma desilusão, estarei cá a malhar nele, pormenorizando onde falha.

Divirtam-se!

Última edição:
AMD Ryzen 7 9800X3D vs. Intel Core Ultra 9 285K, 45 Game Benchmark

zfnFdoj.png

1% Lows
sucWeCs.png

Sempre o achei um desbocado, sobretudo depois da controvérsia DDR4 vs DDR5 com o Steve do HUB. Nunca mais o segui desde então. É bom ver que foi apanhado com a boca na botija :clap:
O Homem e fiel da Intel, não sei se tem algum tipo de parceria com eles e todos os seus testes são fidignos que a maioria dos youtuberes escondem o segredos só ele e que sabe toda a sua tecnologia. Com seu dom da palavra até deve sacar algum €€ dos seus seguidores, enfim...

Is the Ryzen 9800X3D Truly Faster for Real-World 4K Gaming?
Or: How I Learned to Stop Worrying and Benchmark at 1080p
...
The number of people commenting on all 9800X3D reviews, insisting that testing at 1080p is outdated, unrealistic, or misleading, remains disappointingly high.
So, we're revisiting the subject once more, and we hope the examples and explanations we're providing this time will help clarify things.
...
https://www.techspot.com/article/2918-amd-9800x3d-4k-gaming-cpu-test/

Pessoal n sei se é uma pergunta estupida da minha parte, mas o i9 14900k está ao mesmo preço do 9800X3D não será melhor?
Intel nas currentes gerações não ... vamos ver as próximas gerações.
Além que no caso do 14900K irias comprar uma plataforma (socket) morta com todos os problemas já conhecidos.

AMDip scamer apanhado em flagrante a inventar testes a favor da intel:

https://x.com/ItsJustVV/status/1857745922295226816?s=19

Framechasers sempre foi um tangas mas agora foi mesmo na descarada lol.
Ele só quer é vender os seus serviços de tuning de sistemas Intel aos seus seguidores otários americanos que jogam COD e não se importam de gastar 500$ numa sessão de tuning/OC. Só mesmo na américa.

Antes eu seguia-o, gostava de ver os testes de memória que ele fazia mas deixei de o fazer quando ficou evidente que é faccioso para o lado da Intel e desde que começou a vender os seus serviços lá nos USA. Até cursos de OC já vende online e os acessos ao Discord dele tb são bem pagos acho.

Última edição:
Back