Processador AMD Zen 5 (zen5, zen5c e zen5 3d)

Já montei o PC. Fiz parecido na BIOS, mas não ativei o Precision Boost Overdrive (PBO). Deixei automático. Tenho de ler mais sobre isso para ver se é aconselhado neste CPU.

Olá, tenho uma dúvida existencial que talvez me possam aconselhar melhor: comprar uma Asrock x870 Pro RS Wifi 230€ ou uma Asus ROG Strix B650E-E Gaming Wifi pelo mesmo preço? Também há a possibilidade de ir para uma Asrock X870 Steel Legend ou Riptide (ambas por cerca de 260€). Já comprei um kit Corsair DDR5 6400 CL32 e estou ainda a decidir se opto por um Ryzen 7 9700X ou se avanço para um X3D.

Olá, tenho uma dúvida existencial que talvez me possam aconselhar melhor: comprar uma Asrock x870 Pro RS Wifi 230€ ou uma Asus ROG Strix B650E-E Gaming Wifi pelo mesmo preço? Também há a possibilidade de ir para uma Asrock X870 Steel Legend ou Riptide (ambas por cerca de 260€). Já comprei um kit Corsair DDR5 6400 CL32 e estou ainda a decidir se opto por um Ryzen 7 9700X ou se avanço para um X3D.
Tenho a X870 Pro RS e estou muito satisfeito. Tive antes a X870 Tomahawk da MSI e foi só problemas...
Das listadas só comparei com a Steel legend e acho que a Steel não vale o custo adicional.

Obrigado pela opinião. Do que pude ler, não há grandes diferença entre a Pro RS e a Steel Legend/Riptide. As VRM's são as mesmas e fisicamente são muito semelhantes. No entanto há quase 50€ de diferença. Acabei por ir com a Asus B650e-e, porque por um preço semelhante, pareceu-me ser mais completa, ter features adicionais interessantes e esteticamente é engraçada. Como tenho até 60 dias para devolver, posso sempre mandar para trás e ir buscar a Asrock :D

Agora a questão é mesmo que CPU comprar? Aqui na polónia é muito difícil de comprar o 9800x3D abaixo dos 600 e tal €. O 9700X está a praticamente metade do preço e o 7700X anda à volta do 250€. Tenho visto imensas reviews e não consigo decidir com certeza. Como jogo a UWQHD e tudo jogos single-player, tendo a 4070ti super fico assim tanto para trás se for com um 7700x/9700x em vez de um 7800x3D ou 9800x3D?

Bom preço!
A Asrock X870 Pro consegue ser muito mais barata que a Taichi Lite B650e.
Qual o motivo da grande diferença?

Bom preço!
A Asrock X870 Pro consegue ser muito mais barata que a Taichi Lite B650e.
Qual o motivo da grande diferença?

A B650e Taichi lite é mais premium... tem melhores VRMs (24+2+1), 1 nvme gen5×4 e 2 nvme gen4 e tem um botão de clear CMOS e ecrã LED para debug. Também tem um design mais bonito, mas isso é subjectivo. A Pro RS é uma boa compra no geral, excelente para quem quer uma all white build e não precisa de "mariquices" extra :D Ambas devem aguentar perfeitamente até um futuro 9950x3D.

Alguém aqui sabe previsões de stock para as lojas nacionais?
Por aqui eu decidi ir para uma x870 taichi (uma das poucas mobos com 6 satas) e o 9800x3d

A B650e Taichi lite é mais premium... tem melhores VRMs (24+2+1), 1 nvme gen5×4 e 2 nvme gen4 e tem um botão de clear CMOS e ecrã LED para debug. Também tem um design mais bonito, mas isso é subjectivo. A Pro RS é uma boa compra no geral, excelente para quem quer uma all white build e não precisa de "mariquices" extra :D Ambas devem aguentar perfeitamente até um futuro 9950x3D.
Eu levantei essa questão porque sempre tive a MB Taichi Lite, uma opção sem "mariquices", como o RGB.
Continua a ser a minha opção para os novos X3D.

Back