Processador AMD Zen 5 (zen5, zen5c e zen5 3d)

O desempenho destes "porta chaves" é qualquer coisa... há uns anos atrás compraria uma coisa destas só porque sim para brincar e testar, a diponibilidade agora é que não permite.

Dá para jogar mesmo de tudo de boa mesmo... É pena que só a versão de 40 EUs estar disponivel na variante de 16 cores e claro RNDA 3.5 em vez de 4...

Capaz da sucessor ser já beem mais interessante e espero ter full die em single CCD

Dá para jogar mesmo de tudo de boa mesmo... É pena que só a versão de 40 EUs estar disponivel na variante de 16 cores e claro RNDA 3.5 em vez de 4...

Capaz da sucessor ser já beem mais interessante e espero ter full die em single CCD

Continuo a achar que a versão de 32CUs com boa memoria e bem optimizada deve fazer quase o mesmo. Até porque necessita de menos budget power para o CPU que é "apenas" metade, que para gaming chega e sobra.

Fico na duvida é qual era o memory speed das memórias que usaram naquele video, se era simplesmente ddr5, ou se era daqueles módulos soldados ddr5 a 256 bits (o mais provavel dado a besta de performance que ali anda)

Continuo a achar que a versão de 32CUs com boa memoria e bem optimizada deve fazer quase o mesmo. Até porque necessita de menos budget power para o CPU que é "apenas" metade, que para gaming chega e sobra.
Por isso mesmo que apenas um CCD ia sobrar mais power pro GPU...

Acho que perder 8 EUs ainda é qualquer coisa, mas pronto acredito que não seja mais que 10% mais lento, também depende dos clocks.

O chato é que pronto a nVidia está muito à frente. Imagine isso se tivesse DLSS e RT a sério? Claro que a AMD com o FSR4 pode lá chegar, porém isso não deve suportar...

Infelizmente os APUs por causa do tempo de desenvolvimento chega sempre com GPU desatualizado.

Fico na duvida é qual era o memory speed das memórias que usaram naquele video, se era simplesmente ddr5, ou se era daqueles módulos soldados ddr5 a 256 bits (o mais provavel dado a besta de performance que ali anda)
A ram do Strix Halo é sempre soldada. LPDDDR5X @ 8000 MT/s

Não faço puto se dá para fazer overclock e/ou suportar velocidades maiores. A linha M4 tem chips de 8533 e existe módulos mais rápidos de 9600 até 10700!

Esta de 10700 caraças... 334 GB/s de BW iria sem dúvida dar um boost jeitoso! Poderia ser um Ryzem Ai Max + 399 com TDP de 150 até 200w para usar em desktops only e com 32GB por chip poderia ter variantes com 256GB

Última edição:
É pena que só a versão de 40 EUs estar disponivel na variante de 16 cores e claro RNDA 3.5 em vez de 4...
A questão é que, do que vi, a AMD apontou este produto para o mercado Workstation e não para Gaming.
Se a AMD criasse SKUs para Gaming, teria um SKU com 8 Cores (só 1 Compute Chiplet) + 40 CUs + 32 GB de RAM. A partir daí podia ter SKUs com menos CUs e SKUs com 6 Cores.
Mas nesta altura, se calhar a AMD tem razão. Acho que o preço dele ainda é demasiado elevado para esse segmento.
O que gostava de ver nos sucessores:
  • Usar os mesmos Chiplets usados nos Ryzen, Threadrippers e Epyc.
  • Separar a IO para uma die à parte e usar os mesmos chips dos GPUs que estão em gráficas dedicadas.
  • Usar a mesma IO die dos Ryzen Desktop ou dos futuros APUs >= Zen6.
  • SKUs com 3DVCache e/ou......
  • ........384/512 bit bus.
  • CAMM2 ou semelhante.

Por ultimo, se a nVidia lançar APUs no mercado consumidor, pode ser que também ataquem o mercado Gaming.
EDIT: Esquece já vi que é a 256 bits com 256gb/s BW.
De notar que não é DDR5. É LPDDR5X-8000. Ele não suporta DDR5.

Última edição:
Bem, para quem quer jogar a 4k, parece-me que a grande vantagem do 9950x3D será nos consumos.

E, claro, há algumas utilizações onde a cache irá dar jeito :)

Acho que 850€ é um preço já a roçar o exagerado.

Pessoalmente este ano devo reformar o 5950X, mas é possível que a fazê-lo, seja pelo 9950X non 3D, não vejo grande vantagem nos 200€ adicionais para o 3D

A questão é que, do que vi, a AMD apontou este produto para o mercado Workstation e não para Gaming.
Se a AMD criasse SKUs para Gaming, teria um SKU com 8 Cores (só 1 Compute Chiplet) + 40 CUs + 32 GB de RAM. A partir daí podia ter SKUs com menos CUs e SKUs com 6 Cores.
Mas nesta altura, se calhar a AMD tem razão. Acho que o preço dele ainda é demasiado elevado para esse segmento.

O que gostava de ver nos sucessores:
  • Usar os mesmos Chiplets usados nos Ryzen, Threadrippers e Epyc.
  • Separar a IO para uma die à parte e usar os mesmos chips dos GPUs que estão em gráficas dedicadas.
  • Usar a mesma IO die dos Ryzen Desktop ou dos futuros APUs >= Zen6.
  • SKUs com 3DVCache e/ou......
  • ........384/512 bit bus.
  • CAMM2 ou semelhante.
Sim, isso foi pensado mais em Workstation e AI, o gaming esta lá, mas não é o "forte" disso. Também Apple tem brutos GPUs e para gaming é ruim,

Sobre futurologia, já teve leaks que o mesmo CCD vai servir para mobile também com IoD diferente dos desktops, mas ainda acredito que deve existir monoliticos para eficiencia.

E claro um sucessor do Halo seria bom ter die de IO separado do GPU e ai dava para criar modular com gpus maiores e menores, já bus de 512 bits, ui era mel... 64 EUs, 64MB cache e uns 600 GB/s

Mais um...

Another Mini-PC with Ryzen AI MAX+ 395 “Strix Halo” presented, up to 120W TDP and 128GB memory​

STRIX-HALO-SIXUNITED-MINIPC_03-768x571.jpg
STRIX-HALO-SIXUNITED-MINIPC_02-e1742466777303-768x542.jpg

The SIXUNITED AXB35-02 is a SFF PC equipped with the AMD Strix Halo APU. The company confirms that this system will be available with up to the Ryzen AI MAX+ 395, the flagship 16-core Zen 5 processor. This APU features Radeon 8060S RDNA 3.5 graphics, which should be comparable to the RTX 4060 for gaming.
Most of these SFF PCs with Ryzen AI MAX are being announced in Asia, where the new Large Language Model "DeepSeek-R1" is gaining a lot of attention. This system, like others in this category, is equipped with 128GB of LPDDR5X-8000 memory, a massive amount for such a small device, but it is mainly to accommodate these large models.
STRIX-HALO-SIXUNITED-MINIPC-700x426.jpg

https://videocardz.com/newz/another...alo-presented-up-to-120w-tdp-and-128gb-memory

não confio em optimizações nas boards. espero que essas optimizações não sejam à base de mandar voltagens absurdas para as memórias, cpu ou soc.

Asus mandou a pouco tempo o IA cache que melhor em torno de 4/5% , costumo por norma ir para mb asus por estar mais acostumado , pela 1 vez vou para msi espero ter boa experiencia , 3f devo ter o R9 9950x3d + MSI MPG X870E Carbon Wi-Fi já experimento esse boost .

O meu ainda está stock, não tenho tido tempo para puxar um bocado por ele.
Acho que a Asus támbem já lançou ou vai lançar uma opção como essa da MSI.

pela 1 vez vou para msi espero ter boa experiencia

Vale o que vale, pois é só a minha experiência, mas das 3 vezes que tive contacto com boards da MSI (uma minha e duas de PC's montados a amigos, uma delas até foi este fim-de-semana), foi um rio de problemas...

A ASUS é lixo em muita coisa, mas foi a única que até hoje nunca me falhou nas motherboards, nunca.

Back