Processador AMD Zen 5 (zen5, zen5c e zen5 3d)

Há uma enorme diferença entre fazer uma consola portátil, em plataforma dedicada, e fazer um PC (no sentido em que o conhecemos, x86, compatível com décadas de software) no formato de uma consola portátil.
Que este último se tenha sequer tornado possível de forma minimamente prática, nos últimos anos, pessoalmente acho absolutamente extraordinário.

@SideWalker Ainda há essa enorme diferença? Actualmente a diferença a nível de hardware parece-me ser mínima. A nível de software, parece-me cada vez menor, com o uso de Windows NT, FreeBSD. Até a Nintendo usa imenso software open source e isto sem ter em conta o software open source que não precisam de publicar a source (software com licença BSD, etc).
Parece-me que cada vez mais as consolas são menos custom.
A diferença não é cada vez mais o controlo do software (Store, Physical Media, DRM etc) e..................User Interface? Sendo que em PC também se usa bastante uma store para aceder aos jogos.

No sentido da comparação lá de trás entre um destes handelds e uma PS Vita, acho que sim, que há uma enorme diferença.
Não acho ridículo que um destes sistemas seja muito menos eficiente do que uma plataforma dedicada, fechada e altamente integrada, acho extraordinário que a tecnologia tenha evoluído o suficiente para que máquinas destas sejam sequer consideradas no mesmo espaço.

Fora as diferenças de eficiência entre ARM e x86.
O SOC da Switch2 perde em eficiência para qualquer processador x86 minimamente recente. O SOC usa ARM A78, que existe há mais de 5 anos e o processo de fabrico é Samsung 8 nm. O bom dele é que deve ser muito barato.
Só tem baixo consumo porque o CPU não passa de 1,1 Ghz.
Num 4750U, Zen2 com 8 cores, com Clocks mais altos que 1,1 Ghz, consigo menos de 1W por Core.
Há muito tempo que, internamente, um processador x86 não executa instruções x86.
A maior parte das pessoas continua a dar demasiada importância ao ISA, nesse aspecto. Não tem a importância que pensam que tem. Vejam umas reviews do Lunar Lake, por exemplo.

Última edição:
Como se falava em consolas portáteis, a Steam deck continua a ser a melhor para tdp abaixo de 15w e a switch 2 é melhor a nível de eficiência que a Steam deck.

Agora caso algum soc mais recente seja feito de propósito para baixo tdp, não tenho dúvidas que seja mais eficiente.

O problema nessa comparação é que não se está a comparar só o hardware e mesmo se comparasse só hardware, quando os benchmarks são jogos, não se está a comparar só os Cores ARM/x86 dentro do SOC.

De referir também que, alegadamente, o SOC que está na Steam Deck não terá sido criado para ser usado numa consola. Terá sido criado para a Microsoft para ser usado num Surface e só quando esse projecto caiu é que foi aproveitado pela Valve.

Back