Processador AMD Ryzen / Threadripper

AMD's AM4 socket has been pictured

AMD's AM4 socket has been pictured, showing a total pin count of 1331 for AMD's Summit Ridge CPUs. this is an increase of over 40% increase compared to AMD's older AM3+ socket, which has a total of 942 pins.

Right now AMD's AM4 socket is said to have support for 3200MHz dual channel DDR4 memory and up to 24 PCIe lanes depending on your motherboard's chipset.

17073643748l.jpg

17073643514l.jpg
 
Estou a achar muita fruta, tanta PCIe integrada, com apenas ~940 pinos...

Edit: Ai é dependente do chipset, assim já me parece plausível. Mas não é o socket que as suporta... :p
 
942 pinos é o socket AM3, o AM4 tem 1331 pinos.

24 lanes direto no CPU é muito bom, já que como vimos pelos specs dos APU's que ai vem, permite ter SSD's e outras coisas ultra rápidas (Por exemplo, multi gigabit ethernet (2.5/5.0/10) e thunderbolt) direto no CPU.

O "depende do chipset" será mais features ativadas. E talvez algumas destas lanes será para ligar o próprio chipset.
 
O mais importante é ligar é ter o controlador da ram e gpu no, cpu. O resto não tem perda de performance significativa, até porque a ligação cpu chipset é cada vez mais rápida
 
AMD's AM4 socket has been pictured, showing a total pin count of 1331 for AMD's Summit Ridge CPUs. this is an increase of over 40% increase compared to AMD's older AM3+ socket, which has a total of 942 pins.

4c317f8f13284abea5d8e86f0132e603.jpg
 
Será muito bom para a AMD se tal acontecer. Talvez pelo facto da AMD esta aberta a custom chips tal como nas consolas pode interessar muito à Apple e assim consegue um chip com aquilo que realmente precisa.
 
Só uma questão, os chipsets B350 vão ter PCI-EX 3.0 16x?
Se sim, para o meu caso chegava bem (não quer dizer que vá fazer upgrade), mas para a maioria dos users era o suficiente.
 
Ou seja é como se o CPU tivesse de facto o chipset embutido?
Eu tenho lido as discussões anteriores na diagonal por isso ando um pouco às aranhas.

Ou seja neste caso a unica coisa que as boards trazem é as portas e o CPU é que contém o chipset capaz de alimentar x portas/lanes
 
Não é que tenha interesse nesses CPUs, mas tenho total interesse em ver o quanto de diferença faz o DDR IV nos APUs, dado que a grande limitação dos mesmos sempre foi o bandwidth das rams, DDR IV tem muito mais bandwidth, logo deve ser consideravelmente mais facil garantir resoluções >720P em alguns jogos.

Ha muito puto que conheço que querem desktops exclusivamente para joguicos ESL, tem incrivelmente um budget apertado, seria bom ver alternativas destas a bons preços.
 
Próxima apu traz ZEN GCN 5 hbm mas temos esperar.
Salto de ddr3 para ddr4 é considerado elevados mas tem suas limitações ainda.
Para não mencionar ZEN+. Next .....
 
Última edição:
Não é que tenha interesse nesses CPUs, mas tenho total interesse em ver o quanto de diferença faz o DDR IV nos APUs, dado que a grande limitação dos mesmos sempre foi o bandwidth das rams, DDR IV tem muito mais bandwidth, logo deve ser consideravelmente mais facil garantir resoluções >720P em alguns jogos.

Ele suporta DDR4 2400mhz
Vai ter mais performance, pois tem melhor CPU e GPU, ainda para mais o sistema de compressão de cor do GPU pode dar uma ajuda.
A velocidade da ram, se for visto com detalhe, até pode nem trazer aumento de performance. Se a velocidade for a mesma o DDR3 tem melhores timmings. A vantagem será em suportar ram a 3200 ou superior por ex.
Na prática as diferenças devem vir nas pré builds e nos portateis. Que ao inves de trazerem DDR3 a 1600, saltam para o DDR4 2400.
 
Back
Topo