Processador AMD Ryzen / Threadripper

Não é o VGA que impede aquela board de ter mais do que 3 jacks 3.5mm, que sobra lá muito espaço. É o €.
Em boards baratas sem legacy o espaço não é ocupado por masi IO. Não é ocupado, ponto.
Confesso que não entendo tanta fobia ao legacy. Se lá está é porque ainda há quem o procure. No fim, há sempre oferta para todos os gostos.
Agora se queres uma board sem legacy e com tudo o que é tecnologia mais recente, já sabes, tens sempre que abrir um pouco os cordões à bolsa...
 
Última edição:
Não é o VGA que impede aquela board de ter mais do que 3 jacks 3.5mm, que sobra lá muito espaço. É o €.
Em boards baratas sem legacy o espaço não é ocupado por masi IO. Não é ocupado, ponto.
Confesso que não entendo tanta fobia ao legacy. Se lá está é porque ainda há quem o procure. No fim, há sempre oferta para todos os gostos.
Agora se queres uma board sem legacy e com tudo o que é tecnologia mais recente, já sabes, tens sempre que abrir um pouco os cordões à bolsa...
O que mais me incomoda nestas boards é sacrificar por exemplo o DisplayPort, que é a interface de excelência em favor do legacy.

Ou seja tens uma board com os ultimos gritos (M.2 nvme, DDR4, USB 3.1...) e depois não tens como ligar um monitor 4K DP!
 
Última edição:
Fora que o enorme footprint do DVI e VGA acabou por sacrificar a conetividade 7.1 da board, bem como a presença de ligação optica.

Não foi esse o motivo. O design do back I/O está muito mal aproveitado. Bastava uma fila de 4 portas USB 3.0 em vez de 2 blocos com 2 portas cada, e já dava para o áudio 7.1. E se quisessem mesmo meter um conector TOSLINK, podiam metê-lo em cima da porta HDMI, como já vi em muitas boards.

A Asus Z170 Pro Gaming tem conector DVI, VGA, HDMI, DP (sim, tem tudo), 8 portas USB (uma delas type C), áudio 7.1 e conector TOSLINK.

Eles não meteram essas ligações porque provavelmente é uma board barata então foi para baixar custos.
 
Não sei qual é o problema do legacy, há muita gente que precisa dele e os fabricantes tem de vender board´s.

É o seu negócio.

Cumps

Há muita gente que se esquece que enquanto estiveres agarrado a certos legacy's, há questões tecnológicas que não evoluem. Não é assim em tudo, mas quanto mais penduras numa arquitectura, mais instruções forças o hardware a suportar, mais casos tens de ter em conta ao criares os teus drivers e firmware, e mais peso isso resulta até no nível mais baixo. A realidade é que existem tecnologias que já não fazem sentido. VGA para mim é uma tecnologia que já deve ter o seu suporte reduzido para que possa morrer descansada. E os DVD's também.

Se vivemos presos ao "Ah mas eu quero porque ainda tenho e tal, e dá jeito", então não entendo porque andamos a criar coisas cada vez mais eficientes e melhores... Especialmente quando se fala em suporte a tecnologias que não fazem mesmo sentido. Eu dou um exemplo de legacy que não sou contra no mundo empresarial: portas de série. Porquê? Porque efectivamente a oferta no mercado de certos hardwares não tem alternativas a isto. E quando é assim, ok, toca de suportar. Agora VGA? Qualquer uma das outras portas é superior em resiliência do sinal, só por aí já justifica. DVD's? Com a evolução das memórias, e aparecimento e facilidade das pen's USB, ainda me pergunto qual o interesse de usar um DVD... E tenho a certeza que existirão mais tecnologias assim, que já tiveram o seu tempo, e agora fazem pouco sentido.

Peguemos então na loja de que se suporta enquanto houver quem precise, devemos suportar também disquetes porque ainda há quem as use? ;) É que não são assim tão poucas pessoas que ainda as têm.
 
Agora VGA? Qualquer uma das outras portas é superior em resiliência do sinal, só por aí já justifica.

Olha que não é bem assim. Vais às faculdades, às salas de conferências de empresas, etc, e ainda vês todos os projectores pendurados no tecto ligados por VGA. Porque um cabo vga de 20m a passar pelo tecto falso simplesmente funciona. Já os digitais, particularmente os baratuchos usados nesses ambientes, são bem mais sensíveis a comprimentos mais abusados.

Depois, é o mesmo argumento que usas para as portas serie. Não há nada que uam porta serie faça que não possa ser feito por usb. Mas vai às empresas que que não substituem equipamentos com porta serie por equivalentes usb, dizer que têm de substituir as suas centenas de monitores 15'' vga porque isso é rasca e já não se usa. :D (E VGA nem é assim tão rasca. Suporta resoluções e frequências bem mais elevadas que as primeiras versões de HDMI, por exemplo.)
Não estou a querer dizer que devemos manter o VGA para sempre. Ele até está mais moribundo que nunca, que já nada da ultima geração de CPUs e GPUs traz suporte nativo para ele. Mas, como toda a oferta, também esta é ditada pela procura. E o VGA ainda é muito necessário a muita gente.

Agora, com certeza que entusiasta que é entusiasta quer o seu hardware limpo de empecilhos do século passado. E existe oferta que tal! Haja dinheiro... :D
 
O problema é que queres uma board legacy Free só levas com topo de gama.

A porta série é muito usada ainda mas quase desapareceu dos back/IO mas o conector continua lá presente, ou seja é a solução ideal. Evita ocupar espaço para quem não precisa e para os poucos que usam é só comprar um bracket (que se calhar até já tem). Ou investir em hardware especializado que vem com série e paralela de origem.

Também devemos culpar os fabricantes que ainda insistem em fazer monitores só com VGA e/ou DVI.

Outra coisa que não se percebe. Numa empresa onde trabalhei foi comprado maquinas e monitores DELL. Os desktops (ivy bridge e pouco depois haswell) vinham com VGA e HDMI, mas os monitores ou eram VGA + DVI ou VGA + DVI + DP. E era obrigado a usar VGA e a diferença era notória (dado que em casa uso um monitor igual, mas por DP).
 
O VGA tem vantagens face ao HDMI/DVI é indiscutível, é daquelas tecnologias muito à frente do tempo em que foram inventadas. Das coisas que podiam ter morrido muito mais cedo: floppies. Já não usava floppies há anos e ainda tinha que ter para fazer boot nalgumas boards e para instalar o windows em boards com chipset SATA sem suporte no windows.
O DVD continua a ter vantagens, e é daquelas coisas que quem não quiser não mete.

Ainda me dava jeito uma porta ISA :002:

800px-KL_Creative_Labs_Soundblaster_AWE64_Gold_CT4390.jpg
 
Quando é que chegam as primeiras boards AM4 ao mercado nacional?

Estou muito tentado em comprar board AM4 + processador barato e esperar pelo ZEN :P
 
Vais começar a gastar dinheiro para te preparares para comprar um processador do qual ainda não tens benchmarks independentes ou conheces os preços finais?
 
Bem, já conseguiram melhorar nos TDP's se isso for verdade, mas os clocks ainda não são muito elevados, quando a intel anda a fazer perto dos 4GHz. Ainda assim, é ainda fase de testes, se calhar conseguem melhorar nisso
 
No Ebay arranja-se cpu's AMD de servidor com 4/5 anos com 16 cores a 2.0Ghz que podiam reaproveitar rapidamente para outros mercado. Andam a 20/30€ cada um :D

Sinceramente já nem sei o que esperar nos proximos anos deste embate para cpu's de consumidor
 
Back
Topo