Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

As frases que acho mais interessantes são "the official Intel roadmap doesn't even have anything competitive in it in the future either" e "the AMD system that looks most promising isn't really out yet". :)
Acho que o sistema mais promissor que ele refere é o Threadripper Zen 2.
O W2990X é um monstro em performance bruta mas sempre teve as questões com o NUMA que limita a performance em certos cenários. Com o ZEN 2 esses problemas desaparecem.

Em cima disto uma eficiência energética bem melhor e vai haver 64 cores/128 threads acessíveis aos consumidores..a >3000€ é certo, mas há essa possibilidade.

Sobre o roadmap da Intel, não diz novidade nenhuma. Só adianta realmente alguma coisa a nivel de servidores e laptop, e mesmo assim pouco.
O roadmap/anunciado só garante um 9900KS, que tecnicamente é um ZERO (melhor binnning só), e fala-se de no final do ano ou no inicio mais uma revisão do skylake a 14nm+++ com versão 10 cores e mais ~100/200MHz e hyperthreading em todos os cpu, mas que na pratica é pouco mais que zero, atendendo a que a arquitectura é a mesma.
Isto em termos de cpu de desktop de consumidor.
O HEDT também está estaganado.
Novidades para desktop? Só para 2021, talvez.

Nos servidores a solução imediata é uma versão mal feita para desenrascque, visto que não têm nada para responder como deve ser, só quando os yields dos 10nm estiverem melhores e.. com solução chiplets wannabe, solução da AMD que à poucos meses criticaram indicando como má.

Tivesse a AMD dinheiro para R&D para já ter cá fora APU mobile a aproveitar tudo o que tem - algo como APU zen 2 de 4 e 6 cores + Navi, a 7nm, e a Intel estaria por baixo em tudo.
 
Se há problemas ou questões com o NUMA não é no Linux de certeza ;)
É ver os comparativos dos TR em Windows e Linux para ver qual é que tem problemas.
 
Acho que o sistema mais promissor que ele refere é o Threadripper Zen 2.
O W2990X é um monstro em performance bruta mas sempre teve as questões com o NUMA que limita a performance em certos cenários. Com o ZEN 2 esses problemas desaparecem.

Em cima disto uma eficiência energética bem melhor e vai haver 64 cores/128 threads acessíveis aos consumidores..a >3000€ é certo, mas há essa possibilidade.

É possível que para o Linus o TR seja "o mais promissor". Ele próprio diz que poderia ser um utilizador Xeon, mas não quer pagar o "imposto" Xeon.

Veremos se o TR terá 64 cores. O TR começou com 16 cores/4 canais de memória, depois passou para 32/4 e se saltar para 64/4, é um rácio bem elevado de core por canal de memória.
Mas é melhor não fazer previsões, até porque irá passar a ter uma die de IO e a memória vai melhorando a nível de velocidade.
 
Se há problemas ou questões com o NUMA não é no Linux de certeza ;)
É ver os comparativos dos TR em Windows e Linux para ver qual é que tem problemas.
No windows é (bem) mais grave devido a má optimização, mas não quer dizer que no Linux seja o ideal, porque tem a haver com a arquitectura (Zen/Zen+) em si, não há como evitar NUMA.
Com Zen 2 isso é uma não questão, um cpu não há NUMA.

Veremos se o TR terá 64 cores. O TR começou com 16 cores/4 canais de memória, depois passou para 32/4 e se saltar para 64/4, é um rácio bem elevado de core por canal de memória.
A Lisa Su disse que os Threadripper serão 'mais, mais,..' no sentido de se aumentaram o numero de cores nos Ryzen, nos Threadripper também vão aumentar.
Podem ficar-se por 48 cores, mas não me parece que vão ficar por menos quando podem arrasar completamente no HEDT.

A memory bandwidth é sempre uma questão, mas com as melhorias no imc que permitem memoria mais rápida.. O potencial a nível de cpu está lá, se for realmente necessário mais memory bandwidth para determinado uso, os clientes que vão para o Epyc e 8 channel. :)
Ou seja será talvez mais produto halo, também pelo preço, o grosso do interesse será (digo eu) versões 16 cores de frequencias um bocado mais altas e 4 channel (que ryzen não tem) e os 32/48 cores.
 
Última edição:
Pelo sentido do que ele diz ali em acima, acho que o Torvalds se estava a referir apenas ao 3950X, como o produto que ainda não chegou ao mercado que considera para a sua futura Workstation.
 
Para quem quiser usar os novos Ryzen em Linux, parece que as ultimas bios têm o fix de Microcode que resolve o problema com o Rdrand e já se consegue usar Linux sem problemas.

h3HcOHz.jpg


phHbrvG.jpg


https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Ryzen-3000-BIOS-Update-Good
 
Isso é outra historia. Vieram poucos cpu's para as encomendas que foram colocadas no arranque das vendas e para as encomendas que vao caindo.
Neste momento nao existe previsao para haver stock suficiente para cobrir todos os pendentes. Fala-se em Setembro. Mas a AMD está com muitos problemas em fornecer stock em quantidades suficientes para a procura
 
Eu encomendei um PC novo para edição de vídeo e para jogar, só falta vir o ryzen 3900x.... Que raio de espera!

Só uma pergunta. Com o tempo de espera do 3900X e como edição de video é algo que tem bom aumento de performance com o aumento do número de cores, não valeria a pena esperar pelo 3950X?
Eu não me quero intrometer nas compras dos outros, até porque o 3950X é bem mais caro que o 3900X, mas dou só a sugestão. :)
Dito isto, não me admirava que o 3950X tivesse os mesmos, ou mais, problemas de stock. :S
 
Acho que ainda não foi colocado aqui. Os Militares dos USA compraram 3 Supercomputadores à Cray, os 3 com AMD Epyc.

US MILITARY BUYS THREE CRAY SUPERCOMPUTERS

Under two unrelated US Department of Defense procurements, Cray has been awarded a total of $71 million to supply the Air Force and Army with a trio of HPC systems. The contracts include a “Shasta” supercomputer to be used by the Air Force Life Cycle Management Center, and a pair of CS500 systems destined for Army centers managed by High Performance Computing Modernization Program (HPCMP). All three machines will be equipped with AMD’s brand spanking new “Rome” Epyc processors.

https://www.nextplatform.com/2019/08/12/us-military-buys-three-cray-supercomputers/

Não fico admirado. Penso que nos próximos tempos vão cair várias noticias iguais a esta no mercado HPC.
 
Back
Topo