Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

Já por aí andam as specs oficias.

AMD%20Fall%20Desktop%20Announcement%20Briefing%20Deck-page-017.jpg

Esses valores de cache são os totais. Têm ambos 4 CCDs e 128MB de L3, como seria de esperar.

E não pude deixar de me rir disto (refere-se ao 3950X):

AMD%20Fall%20Desktop%20Announcement%20Briefing%20Deck-page-008.jpg


:lol:
 
Última edição:
1 - Muito caros... Nem quero imaginar o preço das boards
2 - AMD confirma que é 4 CCD + I/O die
3 - Chipset tem 24 lanes (8 generalistas, 8 pro CPU e 8 flexiveis, que pode servir para slots, mvme ou SATA), alem de várias USB e 4 satas nativo. É um X570 aka IOdie na mesma...

Agora haja I/O... Dá para por 3/4 gráficas, até 6 nvme, mix de nvme + satas ou até 20(!!) SATAs, thunderbolt, 2x 10 gigabit... dass!!
 
Última edição:
E não pude deixar de me ir disto (refere-se ao 3950X):
De facto, tem piada :-D

Não acho.

Basta comparar com os preços da gama Intel depois dos últimos cortes.

A intel já metia cá fora o trabalho do Keller...
Ui... isso ainda vai demorar.

Ele está na Intel há pouco mais de um ano. Para teres uma ideia, passaram 5 anos desde que entrou para AMD até o primeiro Ryzen ser comercializado. Claro que a Intel tem outros recursos, mas não há milagres.
 
Última edição:
E não pude deixar de me rir disto (refere-se ao 3950X):

AMD%20Fall%20Desktop%20Announcement%20Briefing%20Deck-page-008.jpg

É "adorável" como estas empresas dão a volta às coisas. Só falta a Intel mandar um slide cá para fora a dizer que aquele Xeon de 2 dies, 56 cores e 400W de TDP está "optimized" para cooling de imersão.


Deste anúncio da AMD, vou às profundezas. Eu sei que os dual cores estão de "saída", mas gostei do Athlon 3000G:
oxKHHe0.jpg


Oficialmente unlocked, Zen+, 3,5 Ghz clock, 35 W TDP e 50$.
Não é mau. É pena que o original 200GE não tivesse sido mais parecido com este. Teria dado uma dor de cabeça à Intel. Agora, talvez seja demasiado tarde.
 
Tendo quatro sistemas Intel que estão encalhados com o que têm, é chocante ver a plataforma AM4 a suportar tanto 2-cores como 16-cores.
 
Tendo quatro sistemas Intel que estão encalhados com o que têm, é chocante ver a plataforma AM4 a suportar tanto 2-cores como 16-cores.

E que ainda irá suportar os Zen 3.
Eu tenho à pouco tempo um i3-8100 e sei que não conseguirei colocar lá os 10XXX.

Este 3000G tem que ir para a thread do lado oh @Nemesis11 :D

A AMD tem este marketing manhoso com 3x00G mas Zen+... enfim.

Raios, caí na esparrela do nome. :D
Estava a ver o que tinha sido anunciado e como é tudo 3XXX nem me lembrei que este é Zen+ porque os APUs estão uma geração atrás.
 
Para desenrasque e actualização de Bios, existe o A6-9500. Este Athlon 3000G está um bocado acima disso.
Para um PC muito barato, "utilizador normal" e/ou PC de escritório, é um processador OK.
Bom... muitas boards estão a dropar o suporte aos Bristol Ridge, por isso para desenrasque minimo seria um 200GE usado
 
Bom... muitas boards estão a dropar o suporte aos Bristol Ridge, por isso para desenrasque minimo seria um 200GE usado

Uma pequena correcção, o A6-9500 é um Stoney Ridge. :) Há umas pequenas diferenças para o Bristol Ridge. Mas sim, o teu ponto é válido. :)


Voltando ao Threadripper, porque raio a AMD decidiu colocar um chipset nesta plataforma?

OnOOsbC.jpg


hgnUdsj.jpg


Vão "gastar" 8 lanes Pci-Ex 4.0 do CPU, para ligação a um chipset que me parece desnecessário, dado o número de lanes totais do CPU (64 lanes).
O chipset só trás 16 lanes Pci-Ex 4.0 (+8 para ao uplink com o CPU). Isto é, fazendo as contas, o CPU perde 8 lanes, para ganhar 16 lanes do chipset. Sem chipset, só teria menos 8 lanes Pci-Ex, visto que se poderia usar as 8 lanes do uplink.
Ainda por cima, as 16 lanes do chipset, podem ficar "afuniladas", devido ao uplink de "apenas" 8 lanes entre o chipset e CPU.
A parte das portas USB e SATA, poderia-se colocar um ou mais chips de uma qualquer marca, usando 1 lane.
Por ultimo, torna as motherboards mais caras, com maior consumo, mais calor e mais cooling com aquelas ventoinhas de 40 mm manhosas.
 
Indeed, espetar 20 cu navi é desperdício... Deve vir 10 a 12...

Mas... fala-se em suporte a LPDDR4X 4266 que deve aliviar este problema. Desde que isso não venha com IF a 1:2...

Mais 4gb de hbm e ficava um mimo.

Estou a ver que tenho de encomendar este SoC à AMD [emoji2957].
 
É basicamente o mesmo preço por thread do 2200G, que é um cpu fantástico para o que gasta de energia. Uma placa gráfica mediana em idle gasta mais que um sistema 2200G inteiro na tomada.
 
Back
Topo