1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Dark Kaeser, 8 de Janeiro de 2019. (Respostas: 3224; Visualizações: 267198)

1. Roberto1973

Roberto1973 Power Member

tem temperaturas altas tem ver voltagem do cpu ?

2. possessed

possessed Full Throttle BOINC Roller

Mais 4gb de hbm e ficava um mimo.

Estou a ver que tenho de encomendar este SoC à AMD .

3. skandal

skandal Power Member

Media center em caixa itx :P

4. blaster_00

blaster_00 Power Member

É basicamente o mesmo preço por thread do 2200G, que é um cpu fantástico para o que gasta de energia. Uma placa gráfica mediana em idle gasta mais que um sistema 2200G inteiro na tomada.

5. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

O preço por thread é bem mais baixo neste, que o 2200G não tem SMT. ;)

6. blaster_00

blaster_00 Power Member

Tens razão, queria dizer por core e o 3200G, porque o 2200G já baixou dos ~99 para ~87

Seria uma comparação interessante da performance real

7. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Já pensei o mesmo. Tens 64 lanes e ainda por cima PCIE 4.0, há necessidade real de ter mais que isso? Não é para isso que serve o EPYC e até o TRX80 que deve vir com massivos 128 lanes?

Dedicava 32 lanes para 4 slots x16, portanto 16/0/16/0 ou 8/8/8/8. Tem BW para dar e vender e seria só para GPGPU que para gamming morreu.
    Depois mais 16 lanes para 4x M2.

Sobra 16 lanes para controladores SATA, USB, tbolt, wifi, 10 gigabit lan, etc!

Se bem que o chipset acaba por servir mais para colocar mais USBs e SATAs, mas isso não bastava um chipset simples no estilo do B450 para isso?

Fora que pergunto que numa plataforma destas para que eu quero tantas SATAS? Vi uma board com 10 portas SATA(!!)

Se tivesse dinheiro e necessidade para uma board destas era logo 2 ou 3 NVME... O tempo de ter montes de blocos e drives opticas dentro da torre morreu, prefiro um NAS para mass storage e quem tem workstations para content creation é obrigatório ter um NAS com redundância.

E ainda há outras opções como limitar a 3 slots x16 para libertar 8 lanes para mais 2x Mvme. 6x M.2 já começa a ser até exagero :D

Última edição: 8 de Novembro de 2019
  8. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

A questão é que acho que nem é preciso um chipset. Querem encher a board de SATAs e USBs, metam uns chips da Asmedia, Realtek, Marvell ou marcas do género a ocuparem 1 lane Pci-Ex.

Agora, piorarem em tudo a plataforma, para ganhar uns míseros 8 lanes Pci-Ex que nem estão ligados directamente ao processador, não faz qualquer sentido.

Ter 10 SATAs nestas boards é só para encher a folha de especificações. Por múltiplos motivos, ter uma NAS ou DAS é uma solução melhor.

9. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Tanto quanto sei, essas 8 lanes PCIe não estarem ligadas ao processador é uma vantagem.

10. skandal

skandal Power Member

Fizeste menção a todas as piores marcas para ter cenas de expansão :P

11. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Não percebi. É uma vantagem em que sentido? :)

Devo-me ter lembrado delas porque foram as que me causaram pesadelos. :D Devo ter ficado traumatizado. :D

Agora a sério, não há nada pior que SIS. Quando as vejo começo a ter suores frios. :D Felizmente já pouco se apanha com elas. :)

12. skandal

skandal Power Member

O segmento server deve aumentar bastante nos próximos tempos. É que a diferença é tão grande que só mesmo em alguns casos é que vale a pena ir para Intel.

13. tiagoaal

tiagoaal Power Member

A cota de mercado em todos os segmentos deveria estar muito mais alta com os produtos que têm no mercado, mas a AMD não têm capacidade de oferta para tanta procura. No inicio sempre pensei que o melhor que podia ter acontecido à AMD foi-se ter libertado da Globalfoundries, mas agora já não acho isso. A AMD neste momento está completamente nas mãos da TSMC.

14. strafejump

strafejump Power Member

O último vídeo do coreteks fala disso e da promiscuidade entre a tsmc e o governo chinês e da aproximação da amd à samsung.

15. Dark Kaeser

Dark Kaeser Power Member

16. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Eu acho que faz bastante sentido.

A AMD sem dúvida que está presa a TSMC, mas não é o seu cliente preferencial. Por isso faz sentido procurar um fornecedor alternativo. Senão arrisca-se a ter procura mas ser incapaz de a satisfazer.

Tendo em conta o crescimento da Huawei, e o apoio político que tem, não me estranha nada que já tenha ultrapassado a Apple nas preferências da TSMC.

17. Ansatsu

Ansatsu Power Member

Por alguma razão a Nvidia já vai usar o processo 7nm+ EUV da Samsung nas suas próximas gráficas. A TSMC neste momento não é solução para Nvidia/AMD.

18. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Faz é confusão 2 empresas americanas de peso usarem um fabricante de Taiwan...
    A única foundre americana de peso que existe é mesmo a Intel... Tem a GF, mas a maioria deve sair de Dresden.

19. Dark Kaeser

Dark Kaeser Power Member

É claro que a AMD não é o cliente preferencial da TSMC, o único que tem esse estatuto é a Apple.
    E se a Intel anda com problemas nos 10nm não é que a Samsung esteja melhor nos 7nm do qual desistiram a favor do 7EUV, e esse ainda está para se ver também. Até ver têm os seus próprios chips e da Qualcom, a ver se sempre saem os IBM Power...