Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

O 3950X atualmente é o rei dos CPUS para quem quer gaming + produção mais pesada, parabéns a AMD , se fosse para ir para um pu agora , era este . Muitos anos que não tenho um AMD , próximo será de certeza se forem sempre neste caminho .
Agora é a Intel ir atras do adormecer destes anos todos , agora vai demorar uns 3 aninhos para revolucionar com algo novo do zero .
 
Na review do Anandtech o 3950X destroi toda a concorrência se considerar no global. Mesmo em gaming não se porta mal, fica perto dos 9900K(S) a 1080p ultra. Claro que em testes 720p é destruído, mas quem compra um cpu destes para 720p? :D

Intel HEDT só mesmo para muita RAM e/ou AVX512...

Um detalhe que o consumo ficou a par do 3900X, ou seja é mesmo binning ao extremo.

Mas para gamming mesmo não vale a pena, mesmo o 3700X faz frente.
Quero agradecer à AMD. À conta disto os INTEL 9**0x já baixaram bastante. :D

https://www.intel.com/content/www/us/en/products/processors/core/x-series.html
Concorrência... A fazer milagre. Mesmo assim só é bom para:
- Quem já tem LGA 2066 com CPUs mais antigos/menos cores e mesmo assim só ia para 9xxx se pegar usados BARATOS, dado o Cascade Lake está aí perto.
- Quem vai MESMO trabalhar com workloads AVX512
- Precisa de 256 GB de RAM => E mesmo assim o TR vai permitir 1 (ou 2) TB de RAM.

Do resto, o 3950X é muito melhor proposta.
 
Última edição:
Só ainda vi na diagonal a review do anando, mas de facto, ele parece ser uma besta, especialmente tendo em conta o preço. Este gráfico diz tudo:
WAPXczF.png


Há um ou outro benchmark em que ele sofre por só ter 2 canais de memória:
MrWIX1N.png


DWr8c4b.png


Os HEDT da Intel com 4 canais ficam à frente e até o 3700X fica à frente.
Dito isto, esperava pior, devido aos 2 canais, em mais benchmarks. Por isso, aos meus olhos, não está nada mau.

Quem precisar de muita performance multi thread, sem necessidade de muita bandwidth a memória e AVX512, este AMD 3950X está perfeito. Quem precisar de mais bandwidth, provavelmente os próximos Threadrippers vão "papar" tudo o que está no mercado (a preços mais elevados).
 
Que venha ele, que quero despachar o 3900X que só me deu dores de cabeça/despesa.
O meu receio será mesmo a disponibilidade, pois já com o 3900X foi o que se viu.
 
Parece que o 3950X chegou atrasado, mas com estilo:


Destrói o 9900K(S) em quase tudo o que não é jogos e é suficientemente próximo neles para se considerar praticamente igual.
Bate o 9960X (16C) na maioria dos casos (penso que é seguro assumir que a situação será semelhante em relação ao 10940X (14C)).
Consome e aquece menos que o 3900X.

O actual rei dos CPUs, IMHO.

Com a massificação do 4K a acontecer, qualquer diferença que exista em jogos vai sempre ser residual.

O único mercado em que pode fazer ainda sentido adquirir um chip Intel é no gaming competitivo 1080p de outro jogo qualquer que não seja CS:GO :victory:

Isto, ou aplicações profissionais muito especificas desenvolvidas em especifico para Intel.

Com tudo considerado, diria que +90% do mercado, seja em que gama for, não tem razão para comprar um CPU Intel.

A Intel vai demorar algum tempo a recuperar disto. Não será o suficiente para AMD se superiorizar como a força dominante, mas será o suficiente para revitalizar as contas e conseguir sustentar projectos futuros que lhe podem garantir anos ou até décadas de maior competitividade depois dos 10 anos negros que passou até 2017!
 

Já me estou a imaginar daqui a um ano ou dois trocar o meu CPU por um 3950X...
:drooling:

As MSI MAX, sim senhor... Sérá que a Mortar Max se portam igualmente bem? O circuito de alimentação parece ser igual, de 4 + 2. Só que a Tomahawk tem dissipadores no VRM do SoC e a Mortar não (mas providenciei um par de dissipadores).

A ironia que só tem 1 MVMe enquanto a Mortar tem dois :D



Que venha ele, que quero despachar o 3900X que só me deu dores de cabeça/despesa.
O meu receio será mesmo a disponibilidade, pois já com o 3900X foi o que se viu.
Quais os problemas/despesa?

Eu com o 3600 não podia estar mais satisfeito, a ponto que vou montar um PC para um familiar com ele e pegar um 3600X ou 3700X :D
 
Neste aspeto, MAX ou não MAX é indiferente.

A ironia que só tem 1 MVMe enquanto a Mortar tem dois
Não vejo ironia nenhuma.

A Mortar é uma mATX orientada para sistemas mais compactos, logo com mais probabilidade de usar 2x M.2. O segundo M.2, para além de ser apenas PCIe 2.0 e não 3.0 como o primeiro, obriga a sacrificar o segundo slot PCIe x16. O que mais uma vez é um compromisso aceitável num sistema compacto.
 
Quais os problemas/despesa?

Eu com o 3600 não podia estar mais satisfeito, a ponto que vou montar um PC para um familiar com ele e pegar um 3600X ou 3700X :D

Por qualquer razão e aleatoriamente o pc não arranca e dá erro de cpu, foi para RMA.:(
No entretanto "tive" que comprar um 3600 para não ter o pc parado.
O bom, é que por este andar vou experimentar quase todas as versões destes Zen 2 (já tive um 3700X).:wink:
 
Não vejo ironia nenhuma.

A Mortar é uma mATX orientada para sistemas mais compactos, logo com mais probabilidade de usar 2x M.2. O segundo M.2, para além de ser apenas PCIe 2.0 e não 3.0 como o primeiro, obriga a sacrificar o segundo slot PCIe x16. O que mais uma vez é um compromisso aceitável num sistema compacto.

Não faz sentido esta board, sendo full ATX não ter 2 nvme mínimo, ainda mais um board mais cara.

Se quiser 2 MVME, terei que comprar um adaptador.

O segundo PCIe qual era o propósito? acho que ninguem ia pendurar lá uma gráfica. O único uso para 4 lanes seria uma lan 10 gigabit ou uma placa raid qualquer.

No meu caso é mais chato porque a gráfica é 2.5 slots e "come" os 2 slots 1x...

O que tenho pena deste segundo slot é não ser SATA também. Neste caso é procurar um M2 NVMe budget... O próprio Kingston A2000 que tenho só faz 2000 MB/s, logo no limite do pcie 2.0 4x.

Por qualquer razão e aleatoriamente o pc não arranca e dá erro de cpu, foi para RMA.:(
No entretanto "tive" que comprar um 3600 para não ter o pc parado.
O bom, é que por este andar vou experimentar quase todas as versões destes Zen 2 (já tive um 3700X).:wink:
E com o 3600 funciona bem? Agora com BIOS mais maduras se calhar deixa de ter problemas, não?

Já voltou o CPU?
 
Com a massificação do 4K a acontecer, qualquer diferença que exista em jogos vai sempre ser residual.

Está a massificar?

Segundo o survey do Steam do mês de Outubro, o 4K representa 1.74% dos seus jogadores. Diria que ainda falta muito, mas mesmo muito ano até o 4K ser o default.
1080p ainda é o Rei e Senhor. Em segundo lugar ainda aparece o velhinho 768p.

EmNZo8V.png
 
Última edição:
Não sei como serão os novos processadores AMD e os INTEL de ultima geração versão K (Coffee Lake) mas passei de um pc com 13 anos (INTEL Q9540 socket 775) para um INTEL 9800X (socket 2066) e posso dizer que estes processadores fazem muita coisa ao mesmo tempo sem ter qualquer tipo de quebra.

Ahh, e é curioso que baixei cerca de 6€ na factura da luz.
 
Os Core 2 Quad, quando saíram, também faziam muita coisa ao mesmo tempo, sem ter qualquer tipo de quebra. O tempo passa, as necessidades/software evoluem (ou ficam mais bloated) e se saltas de um processador com 13 anos para um HEDT actual, é normal que sintas uma diferença enorme.
Daqui a 13 anos, o teu 9800X só servirá como porta chaves.
 
Mas é precisamente o que eu faço ;)
Tens uma MSI B450M Max com uma gráfica no segundo slot? why?

Os Core 2 Quad, quando saíram, também faziam muita coisa ao mesmo tempo, sem ter qualquer tipo de quebra. O tempo passa, as necessidades/software evoluem (ou ficam mais bloated) e se saltas de um processador com 13 anos para um HEDT actual, é normal que sintas uma diferença enorme.
Daqui a 13 anos, o teu 9800X só servirá como porta chaves.
Pois a questão é mesmo ficar mais bloated... Claro em em jogos aceita-se o bloat se vier com qualidade gráfica mais realista...
 
Última edição:
passei de um pc com 13 anos (INTEL Q9540 socket 775) para um INTEL 9800X (socket 2066) e posso dizer que estes processadores fazem muita coisa ao mesmo tempo sem ter qualquer tipo de quebra.
Não entendo o propósito do teu post. O que tem de especial "fazer muita coisa ao mesmo tempo sem qualquer tipo de quebra"? Até o meu i5 com 7 anos faz isso.

O Intel 9800X tem menos de 1 ano, 8 cores, custa 650€, e pertence à plataforma HEDT da Intel. Seria muito mau que já não fosse capaz de "fazer muita coisa sem quebras". Mas é daqueles CPUs que foi basicamente destruído em preço/performance pelos Zen 2. Isso não significa que tenha deixado de fazer o que fazia, apenas que a AMD oferece mais por menos.

Por exemplo, se tiveres uma workload que ocupe 16 threads a 100% logo verás quebras no Intel. Um Ryzen 3900X, pelo contrário, faz a mesma workload, ainda tem 8 threads livres e custa menos.

Por outro lado, o 9800X sozinho custa tanto com um Ryzen 3700X (igualmente 8 cores) + motherboard + 32 GB de RAM. E desconfio que haverá muito pouca coisa em que o Ryzen seja mais lento.


Tens uma MSI B450M Max com uma gráfica no segundo slot? why?
Porquê sublinhas o M? E a que te referes concretamente com "MSI B450M Max"? Há boards "MSI B450M Max" que só têm um slot PCIe 16x.

Se te estas a referir a uma Mortar, não, não tenho uma Mortar. Mas a Mortar estava na minha short-list precisamente por ter um segundo PCIe 16x. E uso uma gráfica nesse slot para CUDA.
 
Por exemplo, se tiveres uma workload que ocupe 16 threads a 100% logo verás quebras no Intel. Um Ryzen 3900X, pelo contrário, faz a mesma workload, ainda tem 8 threads livres e custa menos.

Por outro lado, o 9800X sozinho custa tanto com um Ryzen 3700X (igualmente 8 cores) + motherboard + 32 GB de RAM. E desconfio que haverá muito pouca coisa em que o Ryzen seja mais lento.

É bom que faça isso tudo ou mais para obrigar a INTEL baixar os preços.
 
Back
Topo