Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

Com os 2600 a aparecerem a 100€ nas promoções, é difícil não ser o caminho óbvio de upgrade barato para tudo o que seja Haswell para baixo. E mesmo acima de haswell, pode justificar em alguns casos. Só isto é o suficiente para justificar Zen+ vender tanto.

Actualmente, com promoções, 250€ chegam para fazer um upgrade à tua base (CPU + RAM + Board).
2600 - 100€
MSI B450M Mortar Max - 95€
2x8GB 3000MHz - 50€ (podem não ser grandes memórias, mas servem)

E mesmo com mais uns cobres, vai-se por memórias de jeito, as Crucial Ballistix Sport LT, e fica-se resolvido. Se eu já achei os ~320€ que dei pela minha base um bom preço, este então nem se fala.
Totalmente de acordo. Só acrescento que os 2700/2700X também têm estado a bons preços e para certos cenários continuam muitos competitivos, com estas promos.

Relacionado com isto, é também o futuro upgrade path em que nem sequer será necessário mudar board + ram, para ir para Zen 4 para quem compra 2600/2700 agora, em principio. Ou mesmo a possibilidade de ir para um 3600/3700X/3900X ao desbarato daqui a um ano e tal/dois anos para quem agora comprou os R5 2600 ou tem Zen 1 mais antigos.


Actualmente a AMD tem tudo para dominar a venda de cpu's boxed, desde os mais baratos aos mais caros (workstations de topo e servidores semi-pro) no curto-medio prazo, 1 a 2 anos, pelo menos. Para além do claro domínio em todas as métricas nos servidores/workstations/HPC a sério, também.

Só falta ir expandido as vendas para os oem/tray/assemblados, mas aos poucos vai conseguindo.
Necessita que o Zen 3 seja realmente bom update para manter o momentum positivo.


Se as perspectivas do Zen 3 (e 4) é ser igualmente bom, é altura de apostar mais no R&D para mobile.
A base da arquitectura em si (cpu e gpu) já a têm, mas necessitam de lançar produtos mobile optimizados mais atempadamente e garantir capacidade de produção para isso.

Atendendo a este post:
Nem a propósito...

Based on recent SEC filings, looks like #AMD is going to pay down around half of their remaining $1.08B in debt this Q. Already had more cash than debt, now should have a debt to EBITDA leverage of less than 1 by the end of the quarter.
https://twitter.com/realmemes6/status/1201645978148917254
É bem capaz de AMD entretanto começar a apostar mais no R&D do segmento mobile.
 
Com os 2600 a aparecerem a 100€ nas promoções, é difícil não ser o caminho óbvio de upgrade barato para tudo o que seja Haswell para baixo. E mesmo acima de haswell, pode justificar em alguns casos. Só isto é o suficiente para justificar Zen+ vender tanto.

Actualmente, com promoções, 250€ chegam para fazer um upgrade à tua base (CPU + RAM + Board).
2600 - 100€
MSI B450M Mortar Max - 95€
2x8GB 3000MHz - 50€ (podem não ser grandes memórias, mas servem)

E mesmo com mais uns cobres, vai-se por memórias de jeito, as Crucial Ballistix Sport LT, e fica-se resolvido. Se eu já achei os ~320€ que dei pela minha base um bom preço, este então nem se fala.

50 paus por 16GB? Cá em PT?
 
Sim, existem, mas infelizmente já estão indisponíveis de momento, pelo menos onde tenho visto. Mas mesmo que tenhas que gastar mais 20 ou 30€, acabas a pagar menos de 300€ por uma base muito sólida. Vale sempre a pena.

EDIT: mandando vir da Amazon, também por ~80€ tem-se 16GB das Crucial Ballistix Sport LT de 3200, honestamente, não usaria mais nenhuma que não essa para 95% dos casos, visto ter Micron E-Die. A não ser que sejam extreme overclockers, compram memórias com Samsung B-Die, e aí, gastam a sério.
 
Última edição:
Com os 2600 a aparecerem a 100€ nas promoções, é difícil não ser o caminho óbvio de upgrade barato para tudo o que seja Haswell para baixo. E mesmo acima de haswell, pode justificar em alguns casos. Só isto é o suficiente para justificar Zen+ vender tanto.

Actualmente, com promoções, 250€ chegam para fazer um upgrade à tua base (CPU + RAM + Board).
2600 - 100€
MSI B450M Mortar Max - 95€
2x8GB 3000MHz - 50€ (podem não ser grandes memórias, mas servem)

E mesmo com mais uns cobres, vai-se por memórias de jeito, as Crucial Ballistix Sport LT, e fica-se resolvido. Se eu já achei os ~320€ que dei pela minha base um bom preço, este então nem se fala.
Foi exatamente o que aconteceu comigo. Tenho Haswell há já uns bons 4 anos, pelo valor de troca foi um no-brainer.
Fui um pouco mais pretensioso e saltei para um R5 3600X (comprei ao preço do 3600), Aorus Elite e 32GB Ballistix. Vendi o meu 4770k praticamente pelo mesmo preço que dei pelo 3600X, o investimento maior foi na board e RAM.
O objetivo é, daqui a uns anos, fazer upgrade para o 3700X / 3900X em preço de saldo.
 
E que querias que o Rikatu fizesse? Mudasse para uma MB com Flashback?
Se a actualização da BIOS desse barraca tinha que usar o CrashFree.
"Tinha" como quem diz "talvez tivesse sorte". Mas o mais provável é que tivesse de fazer RMA. Eu pelo menos não encontrei nenhum caso de sucesso com o CrashFree BIOS.

O BIOS Flashback também não é 100% "foolproof" (a recente situação da MSI é exemplo disso), mas os casos de sucesso são muito numerosos.

a possibilidade de ir para um 3600/3700X/3900X ao desbarato daqui a um ano e tal/dois anos
Até eu que ainda agora comprei um 3700X estarei de olho no 3900X e no 3950X daqui a dois anos :D

Nessa altura, provavelmente terás Zen 3 ou Zen 4, e vale mais ir por uns desses.
O Zen 2 será sempre mais barato. Para quem a performance single-thread do Zen 2 já é "good enough" (como é o meu caso), pode justificar-se um upgrade para aumentar a performance multi-thread se o preço for "razoável".
 
Verdade. Estou seriamente a pensar reformar o meu 4690k. Contudo, não sei se aguente mais um ano e espere pelos CPUs que saírem aquando a next gen.

Eu já pensava assim à uns tempos para reformar o meu 4460. Disse na altura do 2600 "agora é que vai ser" e esperei mais um ano porque o 3600 é que ia ser. Quando saiu o 3600 comecei a ver rumores do 4600 e fiquei "para o ano é que vai ser", até que acabei por vender as minhas peças a um bom preço, até as pus sem qualquer interesse, só mesmo para ver se pegava e nao é que pegaram logo ? Entao acabei com este circulo de compro nao compro e comprei... Nao me arrependo. Paguei 400e pelo 3600 + memórias + board porque nao apanhei nenhuma promoçao, mas recentemente aproveitei os preços do 2600 e fiz um setup para um conhecido que me pediu com um 2600 + 16gb aegis 3000 + b40m a pro max + gtx 1660 ti por menos de 500e e isto tem uma performance muito boa. Ligeiramente inferior a nível de fps abaixo do meu 3600 + gtx 1070 porque acredito que o melhor cpu compense a nível gráfico, já que a gtx 1660ti anda ali taco a taco e em alguns casos superior um ou outro fps à 1070.

Essencialmente, foi um upgrade do dia para a noite mesmo. Consigo obter bem mais fps/lows mais altos/fps mais estáveis, principalmente em jogos eSports. Eu tinha problemas no CS:GO porque baixava imenso os fps em certos cenários, tendo eu monitor 144hz era notável e por vezes irritante. Com o 3600 é raro baixar dos 260-300, e em situaçoes especificas ele baixa para perto dos 200. Nos outros jogos mais single player, noto também um bom boost a nível de fps, mas como sao mais slow paced, nao ha tanto aquela sensibilidade ocular para notar diferenças entre 100 e 120 fps se nao usar o fraps ou algo assim para contar os fps.

Havendo orçamento, recomendo bem a troca. ;)
 
E 2700x a 160€, um preço que noutros tempos só se conseguia comprar um i3 ou i5.
Outro sítio onde vejo os ryzen a fazer mossa é nos portáteis. Alguns a versão com ryzen caiu a pique os preços.
 
2700X a 160 euros é mesmo dado :D E olha que no Brasil andou a 999 reais. Ainda fiquei se comprava ele ou não, mas acho que passar de 3600 para 2700X vou perder mais do que ganhar.
 
2700X a 160 euros é mesmo dado :D E olha que no Brasil andou a 999 reais. Ainda fiquei se comprava ele ou não, mas acho que passar de 3600 para 2700X vou perder mais do que ganhar.

169 com serial de um jogo de oferta. É difícil de resistir, o 3700x é "só" 10 a 20% mais rápido (nos consumos é que deve ganhar mais), mas está ao dobro do preço... para quê esperar pelo 4700x ? Só se for para comprar o 3700x em promoção :)
 
Boas!

E que querias que o Rikatu fizesse? Mudasse para uma MB com Flashback?
Se a actualização da BIOS desse barraca tinha que usar o CrashFree.

Não deu "barraca" nenhuma. Tudo normal.
Atualizei para a bios 1405, antes tinha a 1404. Numa board Asus Tuf Gaming X570-Plus e CPU Ryzen 3700X.
Tenho esse CPU e Board desde o dia 13 de novembro e já atualizei duas vezes a bios(1404 e agora 1405).

Correu sempre tudo bem.
 
Última edição:
Revenue Ranking of Global Top 10 IC Design Companies Shows U.S. Companies Having Divergent Performances in 3Q19, Says TrendForce
476337001575438395.png

Read more at https://press.trendforce.com/press/20191204-3314.html#lw5uLr1VpjpWpLm9.99
 
Tenho um r5 2600 e tenho visto que o r5 3600 permite um ganho em
Fps até cerca de 20% em jogos. Tenho um monitor ultrawide de 34” a 144mhz e jogo a 2520x1080 acham que compensa o upgrade? Tenho uma RTX 2060.
 
Back
Topo