Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

Mother of Yields.

Acho que está bem evidente que o 3500x e os 3600/x são de qualidade inferior e os mais recentes Zen2 sao bem melhores que os de lançamento.
 
https://www.reddit.com/r/Amd/commen...source=embed&utm_name=null&utm_content=footer

quantos 3600 por aí afinal tem 8 cores funcionais?

com tais yields, a AMD poderia matar o 3600/3600X, ficar só com 3700X para cima com preços ainda mais engraçados e os 7% de cores defeituosos irem pros OEM

Ena. Muito bom. E consegue-se perceber perfeitamente a vantagem económica de os chiplets só terem 74 mm^2. Olhem para a imagem e vejam quantos processadores teriam defeito se fosse uma die monolítica de 600 mm^2.
Dito isto, não quer dizer que os 93,5 % com os 8 cores funcionais passem os testes para serem Epycs (melhores TDPs), ou 3970X e 3950X (clocks). Como já foi dito, é óbvio que a AMD faz binning e de certeza que nem todas as 93,5 % de dies podem ir para todos os modelos.
 
Não, falando por mim, apenas estou a assumir que o nº de núcleos funcionais entra muito pouco nas contas do binnig, a acreditar que a esmagadora maioria das dies saem sem defeitos.
E que o binning é feito essencialmente pela "frequência vs. voltagem".
 
O 3500(X) e 3600X são já os cpus com menor clock, ter versões com 8 cores com clocks baixos parece viável...

E ainda existe o 3500 com metade da L3 desativada, nem sei até que ponto isso faz sentido existir se depois vende imenso pros OEMs e forçar desativação manual. Só se andaram a fazer stock de dies com L3 defeituosa, mantém no mercado até os yields ser quase perfeito.

E este cpu deve ser um "coringa", quantos com 8 cores perfeitos devem existir, mas com metade da L3 defeituosa? :coolshad: OC demons.

Nas tantas ainda deve surgir um 3700 "nonX" OEM only de 65w com clocks do tipo 3.5/4.2. Os únicos OEM são o 3500(X) e o 3900 de 65w. Tems os Ryzen PRO, mas os clocks/tdp são iguais aos retail.

Daí que agora existe muito mais CPUs com 8 cores funcionais, mas que não tem os requisitos para epycs ou mesmo 3700X/3800X, vem com 2 cores fracos desabilitados, fica com 6 cores muito bons, daí já começar a ter relatos de 3600(X) a dar frequências mais elevadas, como o 3600 golden sample do @SVM, que provavelmente deve ser um die com 8c funcionais, mas incapaz de dar os clocks/consumo do 3700X
 
Última edição:
Isso não vai acontecer. Acho que sabes isso também.

Eu quando escrevi que era porreiro voltar ao tempo dos Phenons em que se activavam cores na BIOS não foi com intenção de dizer que tinha esperança que isso acontecesse. Não tenho esperança nisso.
Dito isto, de vez em quando a AMD ainda dá umas pequenas "borlas". Os Athlon 2X0GE foram lançados estando bloqueados para OC e passado uns tempos as marcas lançaram BIOS que contornavam em grande parte esse bloqueio.
 
Quem comprar podia por uns benchs depois na thread de OC.

Uma coisa interessante é fazer análise térmica e de consumo pelo hwinfo. Eu o fiz utilizando prime95 26.6 e o bench do the division 2.

O anandtech tem feito isso tb.

w@rrior, ainda tens o 3900X?
 
Back
Topo