Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

Mas os 4x00 das reviews dos portáteis não são os Renoir? Ou estás a falar nos Renoir desktop (eu estou à espera dum para reformar o 2400g)?
 
Deve estar a falar dos Renoir Desktop. Com 8 cores + GPU e se os preços forem bons, não sei se não irá canibalizar os actuais CPUs zen 2 da AMD, tipo o 3600, que agora se vende tão bem.

Em mercado empresarial comum, não faz grande sentido comprar outra coisa que não APUs.
 
Sim, eu me referia ao Renoir Desktop, talvez possa vir assim:
- 4200G 4C/4T
- 4400G 4C/8T,
- 4500G 6C/6T
- 4600G 6C/12T
- 4700G 8C/16T (Este que já duvido que venha existir para evitar canabalizar os zen3 e ficam só para mobile e/ou OEM)

Sobre competir com o 3600, vendo o histórico, isto só sai junto com os zen3. Os 3600 devem ser vendidos a preço da uva mijona como os 2600 e 2700s agora. E ainda falta descobrir se os Renoir não serão mais lentos que os Matisse, seja por causa da L3 pequena, seja por ter clocks menores (Provavelmente o boost deve ficar em 4.0/4.2 com base clock semelhante aos H séries, mas com tdp de 65w, ou seja, os Renoir desktop devem ser chips que não servem para portáteis).

Resumindo, os atuais 3600/3700's devem continuar ser mais interessantes para gaming budget.

Em mercado empresarial comum, não faz grande sentido comprar outra coisa que não APUs.

Sim, não precisas de GPU power para nada em 90% do mercado empresarial. A não ser coisas que envolve cad/gráficos e for usar 3 ou mais monitores.
 
Última edição:
Muito bom, a AMD está de parabens, têm feito um excelente trabalho nos últimos anos, estou bastante satisfeito de ver que voltaram em força e a combater as más praticas da intel. Ainda andávamos aqui todos a comprar cpu´s de 4 núcleos e 8 threads por mais 400 euros, o milking já estava completamente abusivo.
 
estou a ver que daqui uns tempos podemos ter boas consolas portáteis like "PSP" ficava praticamente com o bolo de consolas portáteis num instante :berlusca:

2 versões

Ryzen 5 4600u, 8Gb RAM, M2 256Gb, ecra 4.3" HD+

Ryzen 7 4700u, 16Gb RAM, M2 512Gb/1TB, ecra 8" FHD

acho que era uns brinquedos engraçados :clap:
 
Última edição:
AMD esta de parabéns pelo trabalho que fez pelos cpus , principalmente nestes zen2 , onde corrigiu algumas falhas do 1 zen .
Mas mesmo assim a Intel pelo menos na base da Stem leva 80%.
Zen 3 se tudo correr bem tem tudo ter belo boost em single , multi task já são bestas .
Intel vai demorar um tempo até se organizar e tirar algo da cartola com o tempo .
Falta AMD agora lutar nos gpus , bem precisa para haver alternativas na gama 4k .
 
A Intel ainda domina a Steam porque muitas pessoas continuam a comprar pela marca e outros simplesmente compraram antes dos Ryzens terem saído e nessa época era só Intel, além dos notebooks, claro.
 
Não concordo nada que se devam preocupar muito com o ultra high end. 4k é pouco mais do que uma bandeira para já.

Ter respostas robustas e competitivas para 1440p a >100 fps é o que realmente importa. O ideal seria ter uma gama completa, claro que sim, mas há que ser realista.
 
Pode ser que tenha mais CUs activos no GPU. Isso já diferenciava qualquer coisa. Agora, se for só clocks...........meh. Com o cTDP e com cooling diferentes e settings diferentes das OEMs, vamos ver o 4800 a bater o 4900 em muitos casos. Se for só clocks, é quase garantido.
Nestes U, nem sei se é preciso algo acima do 4800U. Tenho a impressão que nesta gama, em performance, a Intel vai levar uma tareia só com o 4800U. A Intel poderá ganhar noutros pontos.
 
115399.png

115401.png

115418.png


https://www.anandtech.com/show/1570...ook-business-with-the-ryzen-9-4900hs-a-review

Numeros assustadores
 
Bom, que monstro mesmo. Até a autonomia é fantástica embora é difícil comparar porque embora tenha bateria menor que o Razer, usa uma gráfica mais econômica, mas mesmo assim superou em quase todos os jogos!

E a performance do GPU? vs o 3500U que tem os mesmos 8 CUs chega ser mais do dobro dos FPS... Que raio de milagre a AMD fez nesta Vega 8 "2.0"? Tivemos um aumento de 45% na frequência (1750 vs 1200 mhz) e 33% na BW da memória (2400 vs 3200), mas os aumentos foram em alguns casos mais do dobro!!!

E falando na memória, a 2666 tem uma queda boa em todos os quesitos, até gaming na RTX 2060...

Imagine quando chegar em desktops e poder puxar a 3600+ e com timings decentes?

Um Renoir AM4 deste com all core a 4.0, turbo de 4.5, DDR4 @ 3600 CL 14/15 e o IGP a 2000-2200 capaz de rodar muita coisa a 1080p.

Fico a imaginar pro ano os monstros de APU que devem ser, com zen3 e RDNA2 e DDR5
 
Última edição:
É incrível...é mais pequeno, tem bateria mais pequena e consegue estes resultados. Para quem, como eu, que só utilizaria mais on-the-go é algo de espectacular.
 
Back
Topo