Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

N tenho acompanhado o preço dos 3600 mas os 3900xe 3950x já tiveram descidas.. Na Alemanha pelo menos já vi a 399 e 699 respectivamente..

Tou a espera do lançamento do 3900xt para ver a que preço sai e abaixamento do IVA para 16 por cento no próximo mês aqui na Alemanha para decidir o que fazer qt ao meu próximo sistema..

Mas deverá haver algum tipo de abaixamento de preço para dar para encaixar os XT ..
 
Os preços vão baixar eventualmente um dia ou em alguma promoção isso é certo, quando ninguém sabe.
A comprar agora, esperava mais uns dias pela saída dos XT.
 
Repara, a partir do momento que aqueles modelos estão à venda, não é Grécia Antiga e é tão válido como aquela RX640. Se as OEMs as colocam é porque os fabricantes lhes vendem os chips.
Mas sim, é muito offtopic. Siga.

Ou porque se clahar os teeem em stock / tem contracto para a compra de X .
Volto a repetir, e não estou a questionar o que os fabriantes de portateis deixam ou não de vender.

Mas mesmo nessa logica, vamos meter as coisas de outra forma:
Se eles vendem esses com 3 anos agora, no mesmo estado estariam daqui a 3 anos a vender as actuais. Ou seja, daqui a 3 anos estão a vender ainda graficas low com de 2016. Estas a perceber?
Tens simplesmente um atraso entre o que a AMd lança e o que alguns fabricantes vvão vendendo no low end. Mas o paradigma mantan-se. Estar a usar hardware extremamente antigo em componentes "novos" .

Ok, isso é ontopic. Esquecendo as gráficas dedicadas e indo aos CPUs e APUs. Eu só vejo uma razão. Margens. A unica razão que vejo para dar prioridade a CPUs Desktop (sem iGPU), HEDT e Servidores em vez de APUs Desktop, Mobile e embedded, é margens.

Do lado do desktop ate percebo não darem grande prioridade, sim. Acaba por não ter grande expressão. Mas agora do lado do mobile, tem secalhar melhores margens do que os desktop mainstream (até ao 3700) . Costumam ser por norma chips binned para serem capazes de correr com menor tensão e assim terem menor consumo.
Basta olhar para a intel, um chip mobile é muito mais caro que um equivaente desktop, têm uma margem de lucro maior. Os ryzen 4000U p.ex. tem mostrado resultados extraordinarios com a oferta intel actual. Se tivessem saido á 1 ano tinham já um mercado muito bom. No entanto com este atraso todo a Intel daqui a pouco lança os 11th gen com Xe que me parece que corta muito as pernas a estes AMD passado apenas 2 a 4 meses.
E se o mesmo se repetir, só lá para meio de 2021 é que a AMD terá algo a voltar a ser melhor ( Zen 3 e RDNA1); deixando a intel ficar á frente durante mais de 7 ou 8 meses. Quando se investissem ,lançar agora no final do ano com zen 3 e RDNA2, deixavam estes intel completamente para tras pouco tempo dos intel sairem ..

A AMD podia estar claramente á frente da intel, mas vai acabar a andar no toca e foge com a intel. Ora tá um melhor, ora está o outro; e numa situação dessas, não haverá grande margem para a AMD ganhar mercado significativo.


Ou não terem a capacidade($$$) de terem múltiplos GPUs ao mesmo tempo, no processo de fabrico mais recente, que ocupem o mercado de baixo a cima, como faz a nVidia (X50 para cima).

Mas nesse caso, mais valia nem lançarem.. Lançar algo como a RX640, mais valia não lançar nada.
 
Do lado do desktop ate percebo não darem grande prioridade, sim. Acaba por não ter grande expressão. Mas agora do lado do mobile, tem secalhar melhores margens do que os desktop mainstream (até ao 3700) . Costumam ser por norma chips binned para serem capazes de correr com menor tensão e assim terem menor consumo.
Basta olhar para a intel, um chip mobile é muito mais caro que um equivaente desktop, têm uma margem de lucro maior. Os ryzen 4000U p.ex. tem mostrado resultados extraordinarios com a oferta intel actual. Se tivessem saido á 1 ano tinham já um mercado muito bom. No entanto com este atraso todo a Intel daqui a pouco lança os 11th gen com Xe que me parece que corta muito as pernas a estes AMD passado apenas 2 a 4 meses.
E se o mesmo se repetir, só lá para meio de 2021 é que a AMD terá algo a voltar a ser melhor ( Zen 3 e RDNA1); deixando a intel ficar á frente durante mais de 7 ou 8 meses. Quando se investissem ,lançar agora no final do ano com zen 3 e RDNA2, deixavam estes intel completamente para tras pouco tempo dos intel sairem ..

A AMD podia estar claramente á frente da intel, mas vai acabar a andar no toca e foge com a intel. Ora tá um melhor, ora está o outro; e numa situação dessas, não haverá grande margem para a AMD ganhar mercado significativo.

Perfeitamente de acordo. O mercado mobile é muito importante nos dias de hoje e se os APUs Zen2 tivessem saído à 1 ano atrás, teria sido uma pedrada no charco ainda maior, com todas as vantagens que isso traria à AMD e a Intel estaria ainda em maiores problemas.

A questão parece-me que é mais económica. Todas as decisões que tenho visto a AMD fazer no Ryzen, parecem-me que a questão económica é preponderante. Um CCX de base, 1 chip pequeno para múltiplos mercados, IO die a 12 nm que também serve como chipset, só 1 APU pequeno e para vários mercados.
Simplificando para o mercado de processadores. Eu não sei se a AMD pode ter equipas a trabalhar no CPU e APU ao mesmo tempo e se tem dinheiro para ter os 2 logo de inicio no ultimo processo de fabrico.

Mas nesse caso, mais valia nem lançarem.. Lançar algo como a RX640, mais valia não lançar nada.

A ideia que sempre fiquei, é que no mercado consumidor, as empresas "têm que mostrar" que estão sempre a lançar novos produtos, para fazer com que o mercado vá atrás das "novidades".
Quando não há "reais" produtos novos para apresentar, fazem-se rebrands, lançam-se produtos com o mesmo nome mas que têm especificações muito diferentes, etc.
É péssimo e, na prática, estão a enganar os clientes. Era preferível que não lançassem nada.
 
A questão parece-me que é mais económica. Todas as decisões que tenho visto a AMD fazer no Ryzen, parecem-me que a questão económica é preponderante. Um CCX de base, 1 chip pequeno para múltiplos mercados, IO die a 12 nm que também serve como chipset, só 1 APU pequeno e para vários mercados.

isso por acaso é uma coisa que não percebi ainda.. o que é que os impede de fazer um layout chiplets para os APU ? ficava bem mais economico e conversatilidade.. E não é algo que não tão tenha sido feito "semelhante" com os Kabylake G e agora com os intel com Forevos tambem vai ser tudo separado ( ou estou enganado ? )

o lançar para PC uma versão do chip que vai estar nas novas consolas XD . era um APU engraçado XD
 
Porque não usar chiplets em mobile? Resume-se a consumo.

Fazer dois designs distintos de APUs para mobile e para desktop seria monetariamente não viável por isso vai tudo corrido a monolítico.
 
isso por acaso é uma coisa que não percebi ainda.. o que é que os impede de fazer um layout chiplets para os APU ? ficava bem mais economico e conversatilidade.. E não é algo que não tão tenha sido feito "semelhante" com os Kabylake G e agora com os intel com Forevos tambem vai ser tudo separado ( ou estou enganado ? )

Teoricamente, acho que nada impede.
Na ligação entre o CPU e GPU do KabyLake-G, não é usado EMIB ou Foveros. Só entre o GPU e HBM.
Teoricamente, num APU com chiplets, a ligação poderia ser por Pci-Ex, como no KabyLake-G ou Infinity Fabric.
Até poderiam usar processos de fabrico diferentes. A Intel fez algo parecido há mais de 10 anos atrás, no Clarkdale/Arrandale:

zg9keLg.jpg


o lançar para PC uma versão do chip que vai estar nas novas consolas XD . era um APU engraçado XD

Há uma consola chinesa com um APU da AMD + GDDR, onde se pode instalar Windows e também há um computador da Chuwi, que parece que usa o APU da Xbox + DDR3.
É tudo muito obscuro. Aqui o problema poderá estar na questão da Sony e Microsoft serem donas do hardware.
 
Segundo os alemães da Computerbase a ASUS em irá colocar no mercado uma versão do ZenBook 14 com os Renoir.

Flankiert werden die 7-nm-SoCs von wahlweise 8 oder 16 GB LPDDR4x-3733 und bis zu 1 TB Flash-Speicher in Form einer NVMe-SSD, die nach PCIe 3.0 x2 angebunden ist. Hinsichtlich Konnektivität besitzt das ZenBook 2× USB-C 3.2 Gen2 mit DisplayPort und Power Delivery, 1× USB-A 3.2 Gen2 sowie 1× HDM 2.0b
https://www.computerbase.de/2020-06/asus-zenbook-14-amd-ryzen-renoir-notebook-vorgestellt/
Para já nada de preços.
 
Perfeitamente de acordo. O mercado mobile é muito importante nos dias de hoje e se os APUs Zen2 tivessem saído à 1 ano atrás, teria sido uma pedrada no charco ainda maior, com todas as vantagens que isso traria à AMD e a Intel estaria ainda em maiores problemas.

Também tenho pena que não tenham saído há 1 ano.
Podia ser que tivesse conseguido arranjar um 4500U + 8GB + 512GB por 700€ em dezembro quando comprei o meu 3500U. :)
 
Quando não há "reais" produtos novos para apresentar, fazem-se rebrands, lançam-se produtos com o mesmo nome mas que têm especificações muito diferentes, etc.
É péssimo e, na prática, estão a enganar os clientes. Era preferível que não lançassem nada.

Acho que querias dizer, lançam produtos com as quase ou mesmas especificações e o nome é que é diferente.
 
Uma review do HP Envy x360 2-in-1 com um 4500U, contra versões do mesmo modelo com 3700U e a versão Spectre com o i7-1065G7.
Nem vale a pena colocar muitos gráficos a nível de performance, porque mesmo "só" tendo 6 cores sem SMT, é excelente.

PCMark 10:
mfRZKwM.png


Mais interessante é a bateria:
6lf1e6Z.png


https://www.notebookcheck.net/2020-...-Review-Ryzen-5-Beats-a-Core-i7.477589.0.html

É 31% melhor, no geral, que a versão 3700U, mesmo tento uma bateria com menos 2 Wh. É 13% pior que a versão Spectre com i7-1065G7, mas com uma bateria 17,6% mais pequena (51 Wh vs 60 Wh).
 
Back
Topo