Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

Gostava de ver o mesmo teste das memórias, mas IGP only...

A Cache devia ter ficado em 2x 8 MB, ia aumentar o que? de 152 para 165mm2? ainda assim é menor que o die do raven/picasso.

Tens aqui o teste com IGP.
Os benefícios são bem notórios com as memórias a 4533 MT/s

3a1ce022b66ff593f38be6d80c2fea10.jpg


67c7ecbe8d3e481f82fffa5be8ea03e9.jpg


81b7a466929f3972888ee9aa164de6fa.jpg


698857de537a1983522dae3386e073e7.jpg


f869218236912c244f167e8196eddee6.jpg


2bda84d02839a8bbf8696f1214c31dd5.jpg

De referir que as memórias a 3200 MT/s estão a correr a 14-14-14-14, ou seja em ns: 8.75
As memórias a 4533 MT's estão a 18-19-19-19, ou seja em ns: 7.94-8.38
 
Última edição:
É o costume. Faz-se OC à RAM e a performance dos iGPUs dispara. E isto apenas com 8 CUs Vega.
Não vale a pena criar iGPUs muito poderosos, porque depois fica-se com o bottleneck na RAM.
 
Acho é que eles deviam ter uma versao 4c/8t com um IGP de 8CU e clocks altos, ao inves do melhor IGP ir para os 8c/8t. Esquecem completamente o cliente que quer um bom IGP e um CPU decente, sem pagar muito.
 
Com o que se gasta a mais nessas memórias compra-se um GPU decente. É pena porque para mini rigs sem espaço para GPU dedicado a diferença para o 3400G não é muito grande.
 
Acho é que eles deviam ter uma versao 4c/8t com um IGP de 8CU e clocks altos, ao inves do melhor IGP ir para os 8c/8t. Esquecem completamente o cliente que quer um bom IGP e um CPU decente, sem pagar muito.

Ou seja o cliente és tu apenas? falas agora por todos :rrotflm:os novos zen2 4000G não são CPUs decentes??? até que estão a mostrar serem muito bons, claro que vai depender de preços... mas versões como o 43x0 ou 46x0 parece serão grandes updates aos 3200g 3400G, alais muito mais do que fui quando passamos do 2x00G para o 3x00G. E agora já temos R7 47x0G.

Mania de o pessoal olhar para estes APU para depois se usar GPU dedicada :rrotflm:para isso comprem o "normal" muito melhor ao mesmo preço... por exemplo 3400G vs 3600, preço/performance...

ou querias um 3400G com o poder de um 3600 mas com a VEGA incluída..e ao mesmo preço que a 3600 sem VEGA? até que eu queria :x2: mas sei que terei de pagar...

mas em alguns testes apontem que o 4700G pode ter o power de um 3700X mais com + VEGA 8 CU, mais vamos ter que pagar... mas no funto isto é poder termos um mini itx super pequeno com um CPU muito bom, já com uma VEGA que até lida em com muitos jogos , claro para os menos exigentes... :004:
 
querias um 3400G com o poder de um 3600 mas com a VEGA incluída..e ao mesmo preço que a 3600 sem VEGA? até que eu queria :x2: mas sei que terei de pagar...

Queria só mesmo uma iGPU substancialmente melhor que a anterior. Se é para ter uma ligeira melhoria, ter que gastar o mais do dobro no CPU e sei lá quantas vezes nas memórias penso que perde um pouco algum do propósito que esta nova geração teria.

O CPU melhor de pouco ou nada serve porque a iGPU não vai criar bottleneck, isto num cenário gaming. Se não interessa o gaming, mais vale comprar um CPU "normal" e meter-lhe uma gráfica rafeira.
 
Com o que se gasta a mais nessas memórias compra-se um GPU decente. É pena porque para mini rigs sem espaço para GPU dedicado a diferença para o 3400G não é muito grande.

A solução perfeita para mim seria um 4/8 ao estilo do 3300X com qualquer coisa como 20CU e 4 ou 8GB HBM num SOC para ter no htpc/steam machine numa caixa que não tem lugar para gráfica. Mas a diferença para o 2400G que tenho continua a ser pouco, acho que vou dar o braço a torcer e trocar a caixa para algo que consiga ter uma gráfica dedicada e aproveito para por uma GTX980 que tenho aqui parada. Faço-lhe undervolt e deve ficar mais fresca e por conseguinte silenciosa.
 
O mercado principal para estes CPUs, não é videjogos.
É para trabalho, onde importa ter um bom CPU e alguma coisa que mande imagem para o monitor.
 
O mercado principal para estes CPUs, não é videjogos.
É para trabalho, onde importa ter um bom CPU e alguma coisa que mande imagem para o monitor.

Penso que é um misto de intenções...


Queria só mesmo uma iGPU substancialmente melhor que a anterior. Se é para ter uma ligeira melhoria, ter que gastar o mais do dobro no CPU e sei lá quantas vezes nas memórias penso que perde um pouco algum do propósito que esta nova geração teria.

O CPU melhor de pouco ou nada serve porque a iGPU não vai criar bottleneck, isto num cenário gaming. Se não interessa o gaming, mais vale comprar um CPU "normal" e meter-lhe uma gráfica rafeira.

Agora percebi que quiseste dizer, mas entende que tipo montar um pc onde não cabe nem uma simples GPU? estes APUs são mesmo para sistemas desses, senão não tem qualquer sentido os mesmos... pois aí meteríamos o que dizes mesmo, CPU normal + GPU dedicada...

Não entendo é mesmo isso! isto é para PC pequenos! mas sim também ter algum poder gráfico, melhor que a concorrência oferece...
 
Ou seja o cliente és tu apenas? falas agora por todos :rrotflm:os novos zen2 4000G não são CPUs decentes??? até que estão a mostrar serem muito bons, claro que vai depender de preços... mas versões como o 43x0 ou 46x0 parece serão grandes updates aos 3200g 3400G, alais muito mais do que fui quando passamos do 2x00G para o 3x00G. E agora já temos R7 47x0G.

Não percebeste o que eu escrevi. Acho que tambem devia existir uma versão 4c/8t com igp de 8CU e 2100MHz. Porque para quem não quer ou pode comprar uma placa grafica, tem uma oportunidade de ter um computador para jogos com uma performance grafica bastante aceitavel. Se o melhor IGP está na APU de >300€ já não faz tanto sentido para quem quer jogar.
 
Não percebeste o que eu escrevi. Acho que tambem devia existir uma versão 4c/8t com igp de 8CU e 2100MHz. Porque para quem não quer ou pode comprar uma placa grafica, tem uma oportunidade de ter um computador para jogos com uma performance grafica bastante aceitavel. Se o melhor IGP está na APU de >300€ já não faz tanto sentido para quem quer jogar.


Percebi então que dizes haver uma fragmentação de produtos, onde existisse um APU com melhor "GPU" e CPU menos potente... interessante, mas a pergunta ficaria sempre,,, limitação que encontramos actualmente, talvéz ter memoria dedicada neles, não sei a implementação seria ou traia mais vantagens ou custos também muito mais elevados, não sei... desconheço a possibilidade, mas até é interessante essa ideia caso fosse possível.

já eu prefiro mais CPU power e uma GPU interna um pouco mais potente para pequenos plays... pois uso mais para trabalho leve, mas se tiver mais power o CPU melhor :D
 
Porque há programas mais ou menos comuns, que têm aceleração por GPU (EDIT: Há um muito comum. O Browser). Além disso, eles concorrem com a Intel, por isso, cada marca tenta ter um produto melhor.

Mas está correcto, grande parte do mercado precisa apenas que o GPU tenha 2D e 3D suficiente para correr o interface do Windows ou de outro SO. Decoding de video por hardware também é mais ou menos importante, mas mais em portáteis.
 
Última edição:
Desconfio que apenas os veremos no mercador retail quando saírem os zen3, mas é apenas uma opinião já que informações concretas não existem.
 
Back
Topo