Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

ASRock DeskMini A300 (A300M-STX)

EeQalzLU4AEpAQp

https://twitter.com/momomo_us/status/1289184752612732929

Foi lançada uma BIOS Beta para a board desse DeskMini A300, com suporte para os "Renoir". Mas essa BIOS Beta tem funcionalidades desabilitadas.

Já agora, os rumores indicam que sairá um novo DeskMini, com suporte logo de inicio para o "Renoir", dentre de +/- 4 semanas. Alegadamente vai-se chamar "DeskMini X300", o que acho engraçado, porque pensava que o "chipset" A300, X300 e Pro 500 seria tudo a mesma coisa.

P.S. - Eu sei que estes "chipsets" A300, X300 e Pro 500, na verdade não são chipsets. Aquilo são boards sem chipset que dão um nome ao chipset por questões de Marketing.
 
Última edição pelo moderador:
Pelo que parece estes APU 4000G estão muito bem afinados! tenho acompanhado alguns vídeos do mesmo autor que já fui cá postado e mais um outros mas a respeito de CPU e sem duvida, esperar pela saída ao consumidor final, para ver mais uns testes... Penso que vou mandar vir uns 4700G na altura para substituir umas maquinas que cá tenho.
 
Última edição pelo moderador:
Sim, não tem chipset, mas essa é uma das razões para se ter curiosidade para ver o que a nova versão terá de diferente da versão anterior. Pelo nome, não deve ser o chipset. :D

Imagem da Board actual AMD Mini-STX da AsRock:
jejnJmM.jpg
 
Bom era por mais portas USB, isso tem poucas...

Estou curioso se terá diferenças... Certo que tem mais lanes pcie o Renoir, mas não serve de nada ai. Já vinha bem artilhado no storage com capacidade para 2x NVME e 2x SATA...
 
O notebookcheck.net tem uma pequena comparação entre 2 portáteis da HP do mercado empresarial, com o mesmo Chassis e que devem ter o mesmo cooling. Um com o AMD Ryzen 7 4700U e o outro com Intel Core i7-10510U.
O portátil é o HP Probook 45X G7 (Quando o X é 0, é Intel, quando é 5, é AMD).

O titulo do artigo é logo este:
AMD embarrasses Intel with Ryzen 7 HP ProBook 455 G7 running 150 percent faster than the more expensive Core i7 ProBook 450 G7

We all know AMD is having a field day against Intel with its latest family of Zen 2 CPUs, but we didn't think it could get this bad.

Exterior do HP Probook 45X G7:
rd36AAj.jpg


Interior do HP Probook 45X G7:
gHADJrZ.jpg


Infelizmente, não vejo o preço dos 2 portáteis no artigo, mas a versão Intel é mais cara. Ter uma MX250 na versão Intel, contra GPU integrado na versão AMD, não deve ajudar no preço.
the latest Ryzen processors have now enabled the AMD model to be both faster and cheaper.

Ainda antes de se ir à performance, onde o CPU da AMD dá cabo do Intel, a cereja em cima do bolo é que a duração da bateria nos 2 modelos é igual, mas as temperaturas da versão Intel são muito piores.
To add salt to the wound, other aspects outside of performance like battery life and temperatures are not any shorter or warmer, respectively, on the AMD ProBook 455 G7. We're able to record a WLAN runtime of about 7 hours on each laptop with CPU temperatures of around 84 C and 67 C on the Intel and AMD, respectively, when fully stressed.

E mais um detalhe, a versão AMD veio só com 1 DIMM de RAM. Isto é, está em Single Channel:
The story remains similar when looking at their integrated GPUs where 3DMark results are about 2x faster across the board in favor of the RX Vega 7. The gap would have likely been even wider had our AMD ProBook been configured with dual-channel RAM instead of single-channel RAM, but the numbers are impressive nonetheless.

Benchamarks:
Z1Ddq0O.png


ObST6P5.png


fDke9zy.png


FszkYo0.png


M1TbUCh.png


aGjxaI2.png


YFBp2YS.png


By9LuiR.png


XLd7WCq.png


https://www.notebookcheck.net/AMD-e...xpensive-Core-i7-ProBook-450-G7.483882.0.html

Até dói.......

O mercado Mobile foi sempre um mercado onde a Intel tinha sempre as maiores vantagens para a AMD, não só em performance, como temperaturas, duração da Bateria, etc.

É bom que o Intel Tiger Lake chegue rápido e que seja bom.
 
single channel neste CPU devia ser crime...

Aquele conector de bateria é estranho, será que há uma bateria maior?

O bom deste HP é ser muito modular. Dá para fazer upgrade na ram e storage na boa. Na manutenção é simples limpar a fan e dissipadores e se for preciso mudar wifi e bateria também é rápido.

Para longevidade é algo que valorizo. Mas há alguns pontos que podiam ser melhores...

- Se usasse LPDDR4X 4266 a performance deve subir um pouco e cair o consumo de energia, à custa claro de upgrades/expansão.
- opção de bateria maior de 60-72 Wh a ocupar o espaço do disco 2.5". Há quem prefira isso do que 2 storage devices.
- Card reader podia estar onde fica as portas USB do outro lado, estas ficavam no espaço em frente da baia 2.5" e assim a bateria podia "crescer" naquele espaço vazio, deve dar para uns 50 Wh
 
Última edição:
single channel neste CPU devia ser crime...

Sim, um processador de 8 cores com aquele GPU, em Single Channel, é bem mau. Pelo menos tem lá os 2 slots DIMM. Já não é mau.

Aquele conector de bateria é estranho, será que há uma bateria maior?

Aquele segundo conector de Bateria, um pouco atrás do outro conector de Bateria, que está ligado à Bateria?

Eu não encontrei nenhuma opção, mas seria excelente se vendessem uma segunda Bateria que fosse colocado no Slot 2.5 e fosse ligar aquele conector.

Indicam pouco stock disponivel de 4800H
https://www.techpowerup.com/270611/...ryzen-7-4800h-supply-could-extend-to-industry

A versão desktop para builders só deve chegar na altura do Zen3

Ups?

https://www.igorslab.de/en/delivery...ebooks-many-shift-orders-significant-to-many/

1600 unidades não é exactamente o fim do mundo, além disso estamos a falar de uma pequena "marca" que encomenda a ODM. Os OEM devem estar com prioridade, e pelos vistos não se aplica aos 4600H.

Há umas semanas atrás, vi uma Marca anunciar um Portátil com 4600H e 4800H e as primeiras entregas estavam previstas para 14 de Setembro. Suspeito que a escassez de APUs Zen2 não seja de agora.
 
O problema é que acredito bem que outras que usam da mesma ODM estejam na mesma situação ..
Uma ODM como a Clevo ou Toghfang ainda vende muito portatil a varios retailers.. vais somando 1600 em 1600, ainda dá um belo numero.

O problema parece estar em ter dies de 8 cores "muito bons" .. tem de estar tudo a funcionar em com boa qualidade, emquanto que para um 4700 desabilitam SMT e para o 4600H 2 cores inteiros e GPU; é normal que haja boa quantidade deles..

E mesmo os restates OEM's, deve afectar um pouco tambem..
 
Não fico admirado que tenha falta de APUs de topo. os 4xxxU de 8C tem que ser o top 1-2% e aí vai descendo até chegar aos APUs desktop que devem ser sempre os piores em racio consumo x power.

Aquele segundo conector de Bateria, um pouco atrás do outro conector de Bateria, que está ligado à Bateria?

Eu não encontrei nenhuma opção, mas seria excelente se vendessem uma segunda Bateria que fosse colocado no Slot 2.5 e fosse ligar aquele conector.
Eu tenho a ideia que deve existir uma bateria "mais larga" que chega direto ao conector da logic board. Se reparares bem é um segundo PCB que interliga a bateria e a logic board. Ou então é a "big battery" que ocupa o slot do disco 2.5".
 
Pois, mas as declarações dizem respeito à XMG, e não se sabe se eles só recentemente se tenham apercebido da "existência" da AMD e tenham colocado as encomendas... É que uma coisa é produzir chips baseado em projecoes de vendas, outra é colocar encomendas na foundry, isso demora... 3 meses :whistle:
 
Pois, mas as declarações dizem respeito à XMG, e não se sabe se eles só recentemente se tenham apercebido da "existência" da AMD e tenham colocado as encomendas... É que uma coisa é produzir chips baseado em projecoes de vendas, outra é colocar encomendas na foundry, isso demora... 3 meses :whistle:

?? ODM's como a Clevo ou Tongfang não fazem portateis "á encomenda" .. vão tendo uma produção média e vão distribuindo pelos varios vendodores; nem encomendam os processadores apenas quando recebem encomendas..

Desde pelo menos Maio que a XMG têm modelos com 4800H "anunciados" e a aceitar encomendas
 
Por isso mesmo :berlusca:

Se estavam à espera da encomenda de unidades equipadas com Intel e encomendaram Intel, agora têm portáteis com Intel, se agora querem AMD e só tinham (ou têm) tantos para fornecer, qual a alternativa? ;)
 
Por isso mesmo :berlusca:

Se estavam à espera da encomenda de unidades equipadas com Intel e encomendaram Intel, agora têm portáteis com Intel, se agora querem AMD e só tinham (ou têm) tantos para fornecer, qual a alternativa? ;)

?? á espera de unidades Intel ?? what

A XMG já andará a fazer encomedas de modelos com AMD desde Maio.
Segundo a noticia a XMG já tinha prevista entrega para o mes de agosto por parte da ODM, e do nada a ODM passou a dar prazo de entrega para final de Setembro. Muito provavelmente foi a AMD que em vez de entregar "X" CPU's á OMD entregou muito menos e a ODM "ficou a arder" ..

Não foi de um dia para o outro que se lembraram de encomender 1600 unidades com modelos AMD...
 
Mas onde é que está a dificuldade de entender?

O ODM é que tem que reunir a quantidade de componentes necessários ao fabrico.
Com meses de antecedência, e simplesmente baseado em expectativas, projecções ou simples "guesstimate".

Se encomenda a mais e não vende, fica com material empatado.
Se encomenda a menos e precisa de mais, tem de encomendar. Se não há em stock...
 
Mas onde é que está a dificuldade de entender?

O ODM é que tem que reunir a quantidade de componentes necessários ao fabrico.
Com meses de antecedência, e simplesmente baseado em expectativas, projecções ou simples "guesstimate".

Se encomenda a mais e não vende, fica com material empatado.
Se encomenda a menos e precisa de mais, tem de encomendar. Se não há em stock...

E que parte do " eles já tinham data de entrega prevista por parte da ODM" é que não percebeste?
Se a ODM prevê receber X que dá para encomendas para aquelas datas, não recebe X , tem de adiar a entrega para os clientes.

Se eles não tivessem previsão de ter o material para as encomendas que tinham recebido porque é que haveriam de ter dado uma data de entrega anterior ?
Se tivessem apenas encomendado 500 e tivessrem recebido 1500 encomendas tinham logo dito que as restatens tinham entrega, não tinham dito que tinham tudo para agosto e agora é que se lembravam de alterar, ou não te parece ?
 
Bom era por mais portas USB, isso tem poucas...

Estou curioso se terá diferenças... Certo que tem mais lanes pcie o Renoir, mas não serve de nada ai. Já vinha bem artilhado no storage com capacidade para 2x NVME e 2x SATA...

Já anda uma imagem do DeskMini X300 no site da Asrock:
nkWzBEW.jpg


https://www.asrock.com/images/menu-MiniPC.png

Parece-me uma porta USB-C e USB-A na parte da frente.

Alegadamente, terá um chipset da Serie 500, mas é capaz de ser a Pro500, que na realidade é um nome de uma board sem chipset. Não sei se naquele espaço conseguem colocar um chipset.

https://translate.google.com/transl...&tl=en&u=https://www.ithome.com/0/501/750.htm
 
Back
Topo