Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

Mais um ""shpechail edixon" que tinha sido avançado há uns meses

AMD EPYC 7V12 64-Core Processor 2.4GHz base
ERtOrsTWsAEwSzC

https://twitter.com/_rogame/status/1232665577782685696


EewtvJQWoAAKDad

https://twitter.com/planet3dnow/status/1291457544498688000

Fica assim entre o 7742 (2.25/3.4GHz @225W) e o 7H12 (2.6/3.3GHz @280W)
 

Mais um vídeo a dar sova na intel lol.

A ver se a AMD consegue resolver os problemas de volume de produção pois é claro o início da trend em portáteis a pender para a AMD.

Depois desta geração só espero que as dells desta vida deixem de ser parvas e comecem a dar boas alternativas nas suas linhas empresariais.
 
A competiçao é dificil porque demora à AMD 4 meses a fazer o que a Intel faz em 4 semanas.
Na primeira semana que foi lançada a 10ª geração intel, já havia portateis disponiveis em Portugal. Quando a AMD lançou processadores 4xxx demorou meses até aparecerem meia duzia de portateis por cá.
 
Última edição:
A ver se a AMD consegue resolver os problemas de volume de produção pois é claro o início da trend em portáteis a pender para a AMD.

Mera curiosidade. O portátil que ando a seguir, que tem os 4600H e 4800H, que foi anunciado há umas semanas e que deram inicialmente como data de stock a 14 de Setembro, foi adiado e passaram a data de inicio de stock para 15 de Outubro.
 
Sim, é mesmo uma pena, tanto para os consumidores, como para a AMD. Eu não me recordo da AMD ter uma vantagem destas no mercado de portáteis. Era um mercado que sempre perdiam e que a Intel tinha bem seguro. Mesmo em alturas que eram competitivos a nível de performance, a bateria sofria ou aqueciam muito ou algo assim.
Devido a estarem a usar 7 nm, numa altura em que 14 nm já não é apropriado para este mercado e os 10 nm da Intel ainda terem problemas, nesta altura, não faz grande sentido comprar Intel em notebooks.
Agora o problema é que há muito menos escolha de portáteis com AMD e a disponibilidade deles é má. Por mero exemplo, o portátil que estou de olho nele, não existe outro que tenha aquelas especificações e formato no mercado.

O Intel Tiger Lake parece que irá ser muito competitivo em single thread e no GPU, mas como "só" tem 4 cores, dificilmente irá ganhar em multi thread. Além disso, a Intel não deve lançar por agora as versões de 35/45 W.
 
nisso concordo, é uma grande pena.. A AMD tem tudo para conseguir ganhar grande quota de mercado, mas sem a capacidade de produção para tanta procura..
E isso deixa-me mais "desconfiado" sobre a disponibilidade real dos Zen 3. Pode ser que com a Huawei fora da imagem agora em Setembro a AMD tenha conseguido aumentar significativmente a quota de produção na TSMC
 
Esperemos que a AMD tenha capacidade em pegar em alguns milhões adicionais que andam a ganhar para mudar melhores estratégias para a produção de seus produtos, resultando em melhor oferta, e assim também permitido venderem mais... pois seus produtos estão muito bons mesmo! Espero mesmo que funcione, a Intel andou a muito tempo a brincar com os consumidores finais e profissionais... e ainda andam no gozo com isto... pelo menos seu departamento de marketing.. A AMD tem de impor a sua posição, para a Intel acordar à realidade.

No escritório tive um dos computadores com CPU intel que avariou, e como o tive que substituir comprei um AMD 3800X, provavelmente para 2021 os restantes computadores serão subsistidos já por CPU zen3

Não sou "nada" no mundo, mas começo a ver muito a tomarem a mesma mudança!
 
E isso deixa-me mais "desconfiado" sobre a disponibilidade real dos Zen 3. Pode ser que com a Huawei fora da imagem agora em Setembro a AMD tenha conseguido aumentar significativmente a quota de produção na TSMC

Também depende se os 7 nm do Zen 3 são os mesmos 7 nm do Zen 2. Pelo menos, se forem Zen 3 sem iGPU e devem ser, não terão tantas encomendas das OEMs.
Agora, se eu fosse a AMD e se houvesse constrangimentos na produção do Zen 3, só os lançava na verão Epyc. É onde vão ter maiores margens.
 
Também depende se os 7 nm do Zen 3 são os mesmos 7 nm do Zen 2. Pelo menos, se forem Zen 3 sem iGPU e devem ser, não terão tantas encomendas das OEMs.
Agora, se eu fosse a AMD e se houvesse constrangimentos na produção do Zen 3, só os lançava na verão Epyc. É onde vão ter maiores margens.

Já houve para ai rumores que possivelemnte seriam na mesma 7nm e não 7nm+ .

Mas de qlqr forma a ideia que tenho é que o "hardware de fabrico" dos 7nm+ será o mesmo do de 7nm, simplesmente com algumas refinaçoes no processo, uma ou outra melhoria nos equipamentos, etc. Meter a produzir em 7nm+ vai tirar capacidade de produção dos 7nm
 
Comprei um 3 3100 e estou extremamente satisfeito, porém... Aquele cooler original precisa mesmo de fazer tanto barulho? Mesmo em velocidade baixa ouve-se sempre o 'drone' a zumbir.

Para além disso, não é muito eficiente... Em 1h de prime, completamente stock, temperatura compartimento cerca de 25 graus, atingiu 85º e nunca abaixo dos 75º. Tenho airflow razoável na caixa.
 
61976vi.jpg


VJAAseN.jpg


As AMD Ryzen 4000G Kept Out of DIY Retail Channel, Bootlegging of OEM Parts Takes Over

AMD's decision to not launch its Ryzen 4000G "Renoir" Socket AM4 processors in the DIY retail channel has baffled many in the PC enthusiast community. The parts are now exclusively in the OEM channel, however bootlegging of these chips out of the tray is rampant in Asia. A Hong Kong based eBay seller listed several 4000G SKUs, such as the flagship Ryzen 7 PRO 4750G, at a premium.

Apparently trays of 4000G chips - which aren't even supposed to end up with SI (system integrators), and only with big OEMs (think Compal, Foxconn, Dell, Lenovo, HP, etc), have somehow made their way to Asia's PC retail malls, where they're sold piecemeal, and at a premium. You pay for a chip, and the storekeeper pops one out of the tray and hands it over to you, straight up. Don't want to deal with its pins? Why not bundle it with a compatible motherboard from the same retailer, who will install the chip on the socket for you? Listings such as this one, are fraught with all the risks of bootleg commerce - the chip comes with no warranties, and the seller accepts no returns. Your only protection against getting a paperweight in your box is PayPal. It's time AMD put an end to this bovine defecation with a retail launch.

https://www.techpowerup.com/270810/...l-channel-bootlegging-of-oem-parts-takes-over

Estava-se mesmo a ver que ia dar nisto.
Não é que seja uma novidade versões OEM virem parar ao mercado retail. A Intel também decidiu só vender as ultimas gerações dos "T" (Processadores Desktop 35 W) só para OEMs e eles também se conseguem arranjar cá fora. A diferença é que esta gama pertence a um nicho, que não tem interesse para grande parte do mercado, enquanto os 4000G são apetecíveis para uma boa parte do mercado.
Enfim. Vai haver quem vá ganhar muito dinheiro com isto e não será a AMD.
 
Bons tempos dos A-XP. Comprei 2 deles direto da bandeja, tipo pão quente saído do forno, até podia escolher :D

Não importava nada de pegar um assim, mesmo não tendo garantia, desde que ao menos tenha o "buyer protection" para o caso de vir um DoA ou fake. Nos mais de 20 anos que levo disso, só vi um CPU a morrer e ter que ir para RMA (um i7 2600k).

Mas claro que preferia comprar algo mais oficial com os 3 anos de garantia... Mas enfim, a AMD cria algo brutal e não tem capacidade de por no mercado. grunf...
 
Bons tempos? Não seja por isso

a-XP | Portable Threadripper Workstation PC

a-XP.jpg

Featuring an AMD Threadripper CPU up to 64 cores, 256GB RAM, up to two discrete GPUs and space for two additional single slot PCIe cards, the a-XP Portable AMD Threadripper Workstation PC is the mobile version of our a-X, a cost effective and powerful portable workstation ready to go wherever you need to.
https://www.mediaworkstations.net/systems/portable-amd-workstations/a-xp/

LAN Parties :berlusca:
 
Back
Topo