Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

Por vários factores, a AMD não tem produção suficiente destes APUs, para satisfazer o mercado.


Pois e agora com a PS5 + Xbox + Navi nem digo nada, nem ver a gama 4xxxG, essas alternativas que não dão garantia não me são opções ;) e provavelmente inflacionadas no preço aproveitando da pouca oferta para a procura...

é pena pois dariam excelentes maquinas para o uso, a a baixo consumo...
 
@Nemesis11

ppMePB1.jpg


:n1qshok:

PATCH-10-45-drm-amdgpu-add-uapi-to-define-van-gogh-memory-type.png

https://lists.freedesktop.org/archives/amd-gfx/2020-September/054225.html
 
Depende de muita coisa. Da resolução, da gráfica, da importância que dás às configurações gráficas dos jogos
Até podes aguentar uns bons 4 ou 5 anos a jogar a 1440p com bons gráficos com uma 3080 a bem mais que 60fps
 
Depende de muita coisa. Da resolução, da gráfica, da importância que dás às configurações gráficas dos jogos
Até podes aguentar uns bons 4 ou 5 anos a jogar a 1440p com bons gráficos com uma 3080 a bem mais que 60fps

Agora com o salto que vamos dar no processador da Series X e PS5, tenho as minhas dúvidas haha
 
opa, eu com um 3770 até há pouco tempo, e com uma simples 970 jogava acima de 60fps a 1440p.

Em teoria um 3100 é um cpu inferior ao da ps5.. No entanto apesar de "apenas" 4 cores tem 8 threads. Mas o da ps5 é tão especifico e custom made que não se pode comparar diretamente.. No entanto, como eu disse, depende. Da gráfica, da ram, de muita coisa. Uma ps5 se durar 8 anos (imaginemos que sim), daqui a 8 anos irá portar-se melhor do que um pc "mais barato" montado agora. No entanto, a vantagem de um pc é permitir upgrades :P Se tens um 3100, não te apoquentes. Se estás a pensar em comprar um, aí já diria para tentares juntar mais um bocadinho e tentar um ryzen 5.

De qualquer modo, o 3100 vai-se aguentar para 60fps a 1080p sem grande chatice, e com bons gráficos (dependendo da gráfica)
 

Yep, isso confirma o suporte para DDR5/LPDDR5 no Van Gogh. Também existem patchs a confirmar o uso da Navi 2.

Gostava de perceber o posicionamento dentro dos APUs, deste Van Gogh e do Cezanne. Temos um com o "antigo" Zen2, mas a Navi 2, DDR5/LPDDR5 e CVML (Para AI?) e depois no APU com o novo Zen3, temos a "antiga" Vega7, DDR4/LPDDR4 e sem CVML.
Alias, além do posicionamento deste 2 GPUs, estou curioso para saber a razão destas escolhas, por parte da AMD.
 
A única coisa que me ocorre é a Navi2 precisar de mais largura de banda, daí o LPDDR5, que é o que será usado à partida.
Mas deve ser vista ficar ao critério, também aparece ali LPDDR4.

No caso do Cezanne é o tal problema da nova plataforma para desktop. Para mobile não faria diferença.
 
A única coisa que me ocorre é a Navi2 precisar de mais largura de banda, daí o LPDDR5, que é o que será usado à partida.
Mas deve ser vista ficar ao critério, também aparece ali LPDDR4.

Isso deve explicar a escolha do GPU, mas não explica a escolha de Zen2 +/- na mesma altura em que lançam outro APU com Zen3 (pelo Roadmap). Não explica a escolha de ter aquele CVML, seja lá o que isso for, num e não no outro e o mais importante, qual o objectivo de ter 2 APUs novos, bastante diferentes, ao mesmo tempo, no mercado.
 
Isso deve explicar a escolha do GPU, mas não explica a escolha de Zen2 +/- na mesma altura em que lançam outro APU com Zen3 (pelo Roadmap). Não explica a escolha de ter aquele CVML, seja lá o que isso for, num e não no outro e o mais importante, qual o objectivo de ter 2 APUs novos, bastante diferentes, ao mesmo tempo, no mercado.

Concordo, apesar talvez a meu ver, um APU mais forte em termos gráfico e outro mais em processamento??? :freak3: algo não bate certo ou é isto mesmo....
 
Boa pergunta, o CVML segundo um comentário pela interwebzz, será o acrónimo de Computer Vision & Machine Learning, parece ser um palpite razoável.

Assim a questão seria: chip dedicado ou consequência da utilização de RDNA2 vs Navi?

De resto talvez a intenção seja este Van Gogh substituir o Dali (Zen+ 12nm) apenas no mercado Mobile/embedded (FP6?) nos 12/15W (os rumores indicam 8-18w com cTDP), o Dali acho que é 12-35W, e não esteja disponível no AM4, onde será substituído pelo Cezanne, dado que este último estando dependente dos CPU nunca teria acesso ao DDR5.

Algo como o que a Videocardz tinha sugerido

Video-Cardz-com.png

https://videocardz.com/newz/amd-ryzen-5000-cezanne-apu-spotted-with-zen3-and-vega-cores

mas também a existência de diversas gerações diferentes de "cores Zen" e o naming da AMD não ajudam muito :wvsore:
 
De resto talvez a intenção seja este Van Gogh substituir o Dali (Zen+ 12nm) apenas no mercado Mobile/embedded (FP6?) nos 12/15W (os rumores indicam 8-18w com cTDP), o Dali acho que é 12-35W, e não esteja disponível no AM4, onde será substituído pelo Cezanne, dado que este último estando dependente dos CPU nunca teria acesso ao DDR5.

Sim, é capaz de ser esse o posicionamento, mas nas gerações anteriores a AMD criou aquele Zen1 com 2 Cores + 3 CUs e para o mercado mobile barato e mercado embedded, ainda serve bem.
Este Van Gogh parece ter maiores diferenças para os restantes Zen2. Falta saber numero de cores no CPU e GPU, mas talvez estas diferenças indiquem que a AMD quer chegar a mais mercados com este CPU. Por exemplo, fazer concorrência directa aos Core m da Intel (???).
 
Sim, é capaz de ser esse o posicionamento, mas nas gerações anteriores a AMD criou aquele Zen1 com 2 Cores + 3 CUs e para o mercado mobile barato e mercado embedded, ainda serve bem.
Este Van Gogh parece ter maiores diferenças para os restantes Zen2. Falta saber numero de cores no CPU e GPU, mas talvez estas diferenças indiquem que a AMD quer chegar a mais mercados com este CPU. Por exemplo, fazer concorrência directa aos Core m da Intel (???).

Sim, a AMD parece tentar um chip "próprio" para atacar esse mercado da Intel, Chromobooks, craptops e afins.

O maior problema é às vezes entender o que é o quê, Zen, Zen+ e Zen2, pois a designação dos APU confunde-se.

Eu andei a tentar perceber o "Dali" e em alguns sítios ele aparece como Zen (14nm) e noutros Zen+ (12nm), mas nem me lembrava que havia Dali em Desktop, em algumas databases aparecem chips de 65w 4cores :n1qshok:

Techpowerup - Dali - tudo AM4 (35-65w)
https://www.techpowerup.com/cpu-specs/?codename=Dali&sort=name

e os 2c + Vega 3 aparecem listados como Picasso (15w)
https://www.techpowerup.com/cpu-specs/?codename=Picasso&sort=name

Wikichip - Dali - aparece listado como mobile, mas Zen 14nm
https://en.wikichip.org/wiki/amd/microarchitectures/zen

E quem é que está certo? :cwm3::cwm3:
 
Eu andei a tentar perceber o "Dali" e em alguns sítios ele aparece como Zen (14nm) e noutros Zen+ (12nm), mas nem me lembrava que havia Dali em Desktop, em algumas databases aparecem chips de 65w 4cores :n1qshok:

Se não estou em erro, esse Zen com 2 cores 3CU é um chip que a AMD nunca apresentou. Sabe-se lá o que está realmente nesse chip. A única coisa que se sabe realmente é que é um chip muito pequeno e que nenhum SKU com ele tem mais de 2 cores 3 CU.
Acho que até tem vários code names. Dali, Pollock, Raven Ridge 2....
Além disso, como é um CPU low end, os sites de tecnologia não têm interesse nele.

Tenho curiosidade de saber porque é que a AMD fez escolhas tão diferentes em 2 APUs a serem lançados no mesmo espaço temporal.
 
AMD Ryzen now accounts for over 25% of CPUs among Steam users

Just ahead of AMD's Zen 3 reveal on October 8th, the latest Steam Hardware Survey has AMD laying claim to more than 25 percent of the CPU share among Steam's polled user base.

The September 2020 numbers come in at 25.75 percent for AMD, to be exact, marking a 0.84% improvement since August. Meanwhile, Intel still holds the lion's share at 74.24 percent, notching a 0.85% decline month-over-month. Still, AMD has seen continued growth among Steam's users for months -- a trend that's unlikely to wane with Zen 3 right around the corner.

2020-10-02-image-22.jpg


Elsewhere within the survey, we can see that Nvidia's GeForce GTX 1060 remains the most popular GPU, despite its slipping grip on the top spot. The GeForce GTX 1650 saw the largest boost in overall growth, with a 0.24% improvement over last month, bringing the card to a 3.76 percent share.

AMD's GPUs aren't faring as well; in fact, the only AMD card to crack the top ten is the Radeon RX 580 at 2.22 percent. Interestingly, AMD's RX 5500 XT showed up for the first time, with a market share of 0.15%.

2020-10-02-image-23.jpg


Quad-core CPUs still hold the majority of the market share on Steam at 45.69 percent. However, quad-cores have been steadily on the decline, giving away market share to hexa-core CPUs over the last several months, as 6-core CPUs now account for 26.39 percent of the CPUs installed among Steam users.

Rounding out the notables, Windows 10 64-bit continues to lead as the most popular OS, 16GB continues to be the sweet spot for system RAM, and 1920 x 1080 is the most common resolution among PC gamers.


Devagar, mas continua a subir no mercado de jogos.
Se os Ryzen 3 ultrapassarem a Intel em jogos, se calhar acelera este crescimento.
 
Back
Topo