1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

Discussão em 'Hardware - Novidades e Notícias' iniciada por Dark Kaeser, 8 de Janeiro de 2019. (Respostas: 4705; Visualizações: 413092)

1. igorcoelho

igorcoelho Power Member

Trafico??? loll hum pois é, mas por uns 320 350€ ainda vinha um...

2. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

ha lojas chinocas que vendem isso em tray/oem...

claro que fica por tua conta e risco a questao de garantias e afins. E ainda tem a Alfândega

3. igorcoelho

igorcoelho Power Member

esquece isso... então nem se poê isso em conta... resumindo AMD está em falta com os consumidores haha :lol:

4. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Exacto, arranja-se formas de se comprar Processadores OEM sem se comprar um Computador completo. Nem sequer é raro existirem processadores só para o mercado OEM, não é normal é ter uma gama completa, tão mainstream, só para OEMs.
    Por vários factores, a AMD não tem produção suficiente destes APUs, para satisfazer o mercado.

EDIT: Não sei nestes AMDs APU Desktop, porque nunca os procurei, mas não é só via Lojas Chinesas que se arranjam CPUs OEM. Sites de Vendas em 2ª mão, certas Lojas Ocidentais, etc.

5. igorcoelho

igorcoelho Power Member

Pois e agora com a PS5 + Xbox + Navi nem digo nada, nem ver a gama 4xxxG, essas alternativas que não dão garantia não me são opções ;) e provavelmente inflacionadas no preço aproveitando da pouca oferta para a procura...

é pena pois dariam excelentes maquinas para o uso, a a baixo consumo...

6. hugo112

hugo112 Power Member

Quanto tempo é que acham que se aguenta um 3100 para jogar a 60fps? só por curiosidade mesmo

7. M4N!4K

M4N!4K Power Member

Depende de muita coisa. Da resolução, da gráfica, da importância que dás às configurações gráficas dos jogos
    Até podes aguentar uns bons 4 ou 5 anos a jogar a 1440p com bons gráficos com uma 3080 a bem mais que 60fps

8. hugo112

hugo112 Power Member

Agora com o salto que vamos dar no processador da Series X e PS5, tenho as minhas dúvidas haha

9. M4N!4K

M4N!4K Power Member

opa, eu com um 3770 até há pouco tempo, e com uma simples 970 jogava acima de 60fps a 1440p.

Em teoria um 3100 é um cpu inferior ao da ps5.. No entanto apesar de "apenas" 4 cores tem 8 threads. Mas o da ps5 é tão especifico e custom made que não se pode comparar diretamente.. No entanto, como eu disse, depende. Da gráfica, da ram, de muita coisa. Uma ps5 se durar 8 anos (imaginemos que sim), daqui a 8 anos irá portar-se melhor do que um pc "mais barato" montado agora. No entanto, a vantagem de um pc é permitir upgrades :P Se tens um 3100, não te apoquentes. Se estás a pensar em comprar um, aí já diria para tentares juntar mais um bocadinho e tentar um ryzen 5.

De qualquer modo, o 3100 vai-se aguentar para 60fps a 1080p sem grande chatice, e com bons gráficos (dependendo da gráfica)

10. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Yep, isso confirma o suporte para DDR5/LPDDR5 no Van Gogh. Também existem patchs a confirmar o uso da Navi 2.

Gostava de perceber o posicionamento dentro dos APUs, deste Van Gogh e do Cezanne. Temos um com o "antigo" Zen2, mas a Navi 2, DDR5/LPDDR5 e CVML (Para AI?) e depois no APU com o novo Zen3, temos a "antiga" Vega7, DDR4/LPDDR4 e sem CVML.
    Alias, além do posicionamento deste 2 GPUs, estou curioso para saber a razão destas escolhas, por parte da AMD.

11. Dark Kaeser

Dark Kaeser Colaborador
    Staff Member

A única coisa que me ocorre é a Navi2 precisar de mais largura de banda, daí o LPDDR5, que é o que será usado à partida.
    Mas deve ser vista ficar ao critério, também aparece ali LPDDR4.

No caso do Cezanne é o tal problema da nova plataforma para desktop. Para mobile não faria diferença.

12. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Isso deve explicar a escolha do GPU, mas não explica a escolha de Zen2 +/- na mesma altura em que lançam outro APU com Zen3 (pelo Roadmap). Não explica a escolha de ter aquele CVML, seja lá o que isso for, num e não no outro e o mais importante, qual o objectivo de ter 2 APUs novos, bastante diferentes, ao mesmo tempo, no mercado.

13. igorcoelho

igorcoelho Power Member

Concordo, apesar talvez a meu ver, um APU mais forte em termos gráfico e outro mais em processamento??? :freak3: algo não bate certo ou é isto mesmo....

14. Dark Kaeser

Dark Kaeser Colaborador
    Staff Member

Boa pergunta, o CVML segundo um comentário pela interwebzz, será o acrónimo de Computer Vision & Machine Learning, parece ser um palpite razoável.

Assim a questão seria: chip dedicado ou consequência da utilização de RDNA2 vs Navi?

De resto talvez a intenção seja este Van Gogh substituir o Dali (Zen+ 12nm) apenas no mercado Mobile/embedded (FP6?) nos 12/15W (os rumores indicam 8-18w com cTDP), o Dali acho que é 12-35W, e não esteja disponível no AM4, onde será substituído pelo Cezanne, dado que este último estando dependente dos CPU nunca teria acesso ao DDR5.

Algo como o que a Videocardz tinha sugerido

https://videocardz.com/newz/amd-ryzen-5000-cezanne-apu-spotted-with-zen3-and-vega-cores

mas também a existência de diversas gerações diferentes de "cores Zen" e o naming da AMD não ajudam muito :wvsore:

15. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Sim, é capaz de ser esse o posicionamento, mas nas gerações anteriores a AMD criou aquele Zen1 com 2 Cores + 3 CUs e para o mercado mobile barato e mercado embedded, ainda serve bem.
    Este Van Gogh parece ter maiores diferenças para os restantes Zen2. Falta saber numero de cores no CPU e GPU, mas talvez estas diferenças indiquem que a AMD quer chegar a mais mercados com este CPU. Por exemplo, fazer concorrência directa aos Core m da Intel (???).

16. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

17. Dark Kaeser

Dark Kaeser Colaborador
    Staff Member

Sim, a AMD parece tentar um chip "próprio" para atacar esse mercado da Intel, Chromobooks, craptops e afins.

O maior problema é às vezes entender o que é o quê, Zen, Zen+ e Zen2, pois a designação dos APU confunde-se.

Eu andei a tentar perceber o "Dali" e em alguns sítios ele aparece como Zen (14nm) e noutros Zen+ (12nm), mas nem me lembrava que havia Dali em Desktop, em algumas databases aparecem chips de 65w 4cores :n1qshok:

Techpowerup - Dali - tudo AM4 (35-65w)
    https://www.techpowerup.com/cpu-specs/?codename=Dali&sort=name

e os 2c + Vega 3 aparecem listados como Picasso (15w)
    https://www.techpowerup.com/cpu-specs/?codename=Picasso&sort=name

Wikichip - Dali - aparece listado como mobile, mas Zen 14nm
    https://en.wikichip.org/wiki/amd/microarchitectures/zen

E quem é que está certo? :cwm3::cwm3:

18. Torak

Torak Power Member

19. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Se não estou em erro, esse Zen com 2 cores 3CU é um chip que a AMD nunca apresentou. Sabe-se lá o que está realmente nesse chip. A única coisa que se sabe realmente é que é um chip muito pequeno e que nenhum SKU com ele tem mais de 2 cores 3 CU.
    Acho que até tem vários code names. Dali, Pollock, Raven Ridge 2....
    Além disso, como é um CPU low end, os sites de tecnologia não têm interesse nele.

Tenho curiosidade de saber porque é que a AMD fez escolhas tão diferentes em 2 APUs a serem lançados no mesmo espaço temporal.