Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

Traduzindo o artigo é isso que entendo,

The Ryzen 9 3900, a third-generation AMD Ryzen processor with a low 65W TDP, has been released. It comes in a blister package without a cooler, and is available in stores as a bulk item. It is priced at 53,800 yen (59,180 yen tax included), excluding tax.
12-core/24-thread CPU with 65W TDP, 3.1GHz base clock

The Ryzen 9 3900 is a Socket AM4-compatible CPU for desktop PCs that AMD has introduced for OEMs.
Translated with www.DeepL.com/Translator (free version)

não percebi se foi lançado oficialmente ou não, uma vez que não encontro nada na newsroom da AMD.
Apenas a referência na 2ª imagem a 03.10.2020

De qualquer forma apenas é vendido, segundo o artigo, naquele "blister", que se vê na 1ª imagem, sem caixa e sem cooler.
Na parte de trás daquele autocolante branco da 1ª imagem está isto

amd4.jpg


Pelo que não percebi bem se isto é "lançamento oficial" ou apenas mais um "OEM gone rogue".
 
Updates
Escape Handler (CVE-2020-12933)
10/13/2020

Our ecosystem collaborator Cisco Talos has published a new potential vulnerability in AMD graphics drivers, which may result in a blue screen. The issue was addressed in Radeon™ Software Adrenalin 2020 Edition available here.

AMD believes that confidential information and long-term system functionality are not impacted, and users can resolve the issue by restarting the computer.

A specially crafted D3DKMTEscape request can cause an out-of-bounds read in Windows OS kernel memory area. This vulnerability can be triggered from a non-privileged account.

We thank the researchers for their ongoing collaboration and coordinated disclosure. More information on their research can be found on the Cisco Talos website.



AMD Ryzen Master™ Driver Vulnerability (CVE-2020-12928)
10/13/2020

A researcher has discovered a potential security vulnerability impacting AMD Ryzen™ Master that may allow authenticated users to elevate from user to system privileges. AMD has released a mitigation in AMD Ryzen Master 2.2.0.1543. AMD believes that the attack must come from a non-privileged process already running on the system when the local user runs AMD Ryzen™ Master and that a remote attack has not been demonstrated. The latest version of the software is available for download at https://www.amd.com/en/technologies/ryzen-master.

We thank the researcher for the ongoing collaboration and coordinated disclosure.



CreateAllocation (CVE-2020-12911)
10/7/2020

Our ecosystem collaborator Cisco Talos has published a new potential vulnerability in AMD graphics drivers, which may result in a blue screen. AMD believes that confidential information and long-term system functionality are not impacted, and that the user can resolve the issue by restarting the computer. AMD plans to issue updated graphics drivers to address the issue in the first quarter of 2021.

The research finds that a specially crafted D3DKMTCreateAllocation API request can cause an out-of-bounds read and denial of service (BSOD). This vulnerability can be triggered from non-privileged accounts.

We thank the researchers for their ongoing collaboration and coordinated disclosure. More information on their research can be found on the Cisco Talos website.

https://www.amd.com/en/corporate/product-security
 
@Dark Kaeser essas 2 vulnerabilidades são "interessantes", será que isso poderá estar relacionado com alguns crashes que têm havido?

https://docs.microsoft.com/en-us/windows-hardware/drivers/ddi/d3dkmthk/nf-d3dkmthk-d3dkmtescape
The D3DKMTEscape function exchanges information with the display miniport driver.
https://docs.microsoft.com/en-us/wi...i/d3dkmthk/nf-d3dkmthk-d3dkmtcreateallocation
A pointer to a D3DKMT_CREATEALLOCATION structure that contains information for creating allocations.

Questiono-me se alguns jogos poderiam estar inadvertidamente a fazer chamadas, que acidentalmente construíam situações em que isto acontecia.
 
A acreditar na TPU o Dali que é suposto ter 2 cores CPU e 3 GPU, mas a 14nm tem 210mm2.
https://www.techpowerup.com/cpu-specs/ryzen-embedded-v1202b.c2066

Por comparação o Picasso a 12nm, 4 cores CPU e 11 GPU, tem também perto de 210mm2.

O Renoir realmente a 7nm com 8 cores CPU e 8 GPU tem os 150mm2.
https://www.anandtech.com/show/15381/amd-ryzen-mobile-4000-measuring-renoirs-die-size

Tudo isto parece não fazer muito sentido. Ou aqueles números estão errados, serem de outro produto (que não o Van Gogh).
Mas mesmo aqueles números da bases de dados não parecem fazer sentido.

@miguelbazil bastante provável, pelo menos o último, o outro não percebi bem se foi causado apenas agora com o último lançamento ou não.
 
Impossível o Dali tem 210mm2, é bem menor que o Picasso/Raven Ridge... De lembrar que os ryzen 12nm nao diminuiram de tamanho.

Mas acho estranho o sucessor do Dali tem um die maior que o Renoir...
 
Impossível o Dali tem 210mm2, é bem menor que o Picasso/Raven Ridge... De lembrar que os ryzen 12nm nao diminuiram de tamanho.

Mas acho estranho o sucessor do Dali tem um die maior que o Renoir...

Pois aquilo está ali um erro qualquer no que é um Dali, algo que já tinha explicado no início da página.

Mas ou os rumores que indicavam o Van Gogh ser low power estão errados, ou o que o gajo diz que é Van Gogh é na realidade o Cezanne, ou...

Vai sair uma abordagem à la Intel, havia rumores que realmente indicavam o Van Gogh ter os mesmos 8CU RDNA 2 (8 cores GPU em linguagem AMD) que o Renoir e Cezanne.
A linha que interessa é a última num_cus (computed)
Meanwhile, Van Gogh will be the first architecture to feature RDNA2 graphics. It would retain the same number of CUs as Renoir and Cezanne – up to 8.
Video-Cardz-com.png

https://videocardz.com/newz/amd-navi-21-to-feature-80-cus-navi-22-40-cus-and-navi-23-32-cus

Agora: quantos cores CPU? 8? Assim estava explicada a dimensão do die. Mas então e os 7 a 18w? Teria de ser algo com clocks baixos e possivelmente o processo 7nm especificamente afinado para consumo.
 
Em relação a isso o erro não é meu! Como disse ninguém se parece entender. :004:

Em relação ao van Gogh é tal abordagem à lá Intel que falava. Isto a confirmarem-se os rumores.
MS Surface ;)

EDIT: alto e pára o baile!

Estava-me a esquecer do "AI cenas" que supostamente vem incluído, ou não - o tal CVML (Computer Vision & Machine Learning)
 
Última edição:
Bom se usar RDNA2 vs Vega, e natural que aumente a área, mas imaginava que seria 4C/8T, portanto algo tipo o Tiger Lake que foca muito no GPU e não tanto em CPU. Ou então cada CU RDNA2 ocupa muito mais espaço que um CU Vega do Renoir.
 
Editei o post, pode ser a tal "AI cenas" - CVML, que não se sabe se é chip dedicado ou consequência do uso das (capacidades) RDNA2.

O "AI cenas" aparece no Van Gogh e Rembrandt que usam RDNA2, mas não no Cezanne que ainda é Vega.

AMD-Rembrand-6nm-Navi2-2020-APU.jpg
 
Em relação ao van Gogh é tal abordagem à lá Intel que falava. Isto a confirmarem-se os rumores.
MS Surface ;)

Custa-me a acreditar que a AMD faça um processador de raiz, apenas para um dispositivo. Nem acredito que a Microsoft pague tal coisa.

Olhando para o passado recente:
  • No mercado mobile da Intel, os "Y" e os "U" até 28 W, pelo que se sabe, são todos o mesmo chip e a diferenciação é feita via binning. Os de 35 e 45 W usam a mesma die do mercado Desktop, onde também processadores com o mesmo TDP (Os "T"), com a diferença que são em socket.
  • A AMD, até agora, só criou 2 chips por cada geração. Um com iGPU, para o mercado embedded, mobile e desktop e outro sem iGPU, para o mercado embedded, desktop, HEDT e servidor.
    A excepção é aquele 2 Cores/3 CUs, mas é um processador com uma área pequena, ultra barato, feito num processo já maduro.
Não estou a ver a AMD, de repente, fazer um processador completamente novo, de raiz, para apenas um dispositivo ou um segmento que é um nicho pequeno.

Estava-me a esquecer do "AI cenas" que supostamente vem incluído, ou não - o tal CVML (Computer Vision & Machine Learning)

Esse "AI cenas" ocupará assim tanta área? Não me admirava que parte da funcionalidade viesse do próprio GPU.

New Em relação a isso o erro não é meu! Como disse ninguém se parece entender. :004:

Não disse que é erro teu. :p Só digo que era claro que aquele 2 Cores/3 CUs tinha uma área muito pequeno e bem mais pequena que o irmão "Raven Ridge".
 
Custa-me a acreditar que a AMD faça um processador de raiz, apenas para um dispositivo. Nem acredito que a Microsoft pague tal coisa.

Olhando para o passado recente:
  • No mercado mobile da Intel, os "Y" e os "U" até 28 W, pelo que se sabe, são todos o mesmo chip e a diferenciação é feita via binning. Os de 35 e 45 W usam a mesma die do mercado Desktop, onde também processadores com o mesmo TDP (Os "T"), com a diferença que são em socket.
  • A AMD, até agora, só criou 2 chips por cada geração. Um com iGPU, para o mercado embedded, mobile e desktop e outro sem iGPU, para o mercado embedded, desktop, HEDT e servidor.
    A excepção é aquele 2 Cores/3 CUs, mas é um processador com uma área pequena, ultra barato, feito num processo já maduro.
Não estou a ver a AMD, de repente, fazer um processador completamente novo, de raiz, para apenas um dispositivo ou um segmento que é um nicho pequeno.

Esse "AI cenas" ocupará assim tanta área? Não me admirava que parte da funcionalidade viesse do próprio GPU..

Também acredito que "CVML" seja funcionalidade do GPU, via instruções específicas.

Em relação à 1ª parte, como disse é ir atrás da Intel em mercados específicos, "premium Laptop", Ultrabook, "Thin", "Foldable", 2in1, onde se incluirá o surface.
É um mercado que Intel tem e onde certamente cobrará o "pr€mium" associado.

O "restolho" disto é que chegará ao mercado seja embedded ou mesmo doméstico. A AMD já há algum tempo que não tem motherboards com On Board SoC. Pessoalmente gostava de ter um desses :winknu:

É o que a mim me parece justificar "a diferença" para o Cezanne, ter um CPU mais antigo e GPU mais recente, com o Cezanne a cobrir o tradicional mercado Laptop (35 a 45W?) e Desktop (45 a 65w?)

E agora para aproveitar, e não infrigir as regras com duplo post

- AMD Ryzen 3 4350G: Die kleinste Zen-2-APU mit größter Effizienzsteigerung

1-630.53a62d20.png

https://www.computerbase.de/2020-10/amd-ryzen-3-4350g-test/

- NEC’s Vector Supercomputer to Power Japan’s ‘Next Earth Simulator’
At the heart of JAMSTEC’s new system will be NEC’s new SX-Aurora Tsubasa B401-8 vector supercomputer.
The B401-8 is equipped with eight “vector engines” (PCIe cards equipped with vector processors), each capable of delivering a max of nearly 25 teraflops. The vector engines are supported by a “vector host” server running Red Hat Enterprise Linux or CentOS, and the vector engine itself is powered by an AMD Epyc CPU and up to 512 GB of memory. The B401-8 uses Nvidia Mellanox HDR InfiniBand networking.
https://www.hpcwire.com/2020/10/13/necs-vector-supercomputer-to-power-japans-next-earth-simulator/
 
Este fim de semana montei uma torre para o meu afilhado, saltou do velho Phenon II X3 720 para um Ryzen 5 3600, com DDR4 3600mhz e uma Gigabyte B550 e um SSD M2 500GB ficou uma besta.

Só depois tenho que ver as memórias porque estão por defeito 2133mhz

Notei também que o encaixe do cooler é diferente, como também mais barulhento em relação aos AM3
 
Este fim de semana montei uma torre para o meu afilhado, saltou do velho Phenon II X3 720 para um Ryzen 5 3600, com DDR4 3600mhz e uma Gigabyte B550 e um SSD M2 500GB ficou uma besta.

Só depois tenho que ver as memórias porque estão por defeito 2133mhz

Notei também que o encaixe do cooler é diferente, como também mais barulhento em relação aos AM3

Isso das memórias é só ativar o XMP na bios, em principio deve detetar o perfil que vem guardado nos modulos RAM com os timings anunciados pelo fabricante.
 
Obrigado quando for a casa do meu afilhado já altero isso, o teclado dele não entra na BIOS, só o meu
 
Última edição:
Quase qualquer teclado deveria permitir isso, algo não bate certo... É algo assim tão antigo?

Sobre o barulho, o cooler por defeito, com a curva por defeito, têm muita tendência a variar muito o barulho. Acho que não ficava mal um cooler decente e barato, sinceramente, ou mexeres nas curvas das fans.
 
Back
Topo