Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

Curioso mesmo a grafica e pelo tipo de cooler e ter VGA e DVI alem do HDMI parece algo antigo, tipo HD 5450...

Mas repara bem que tem uma porta USB onboard e os cabos de energia sao diferentes, e algo custom.

A Ram sao 32 x 16 GB, meio bizarro queimar todos os slots com rans de pouca capacidade, nao? Mais valia 16 x 32 GB e ter assim expansao.
 
Curioso mesmo a grafica e pelo tipo de cooler e ter VGA e DVI alem do HDMI parece algo antigo, tipo HD 5450...

Fico com ideia que aquela placa só está ali para efeitos de demonstração. Duvido que usem aquilo em produção.
Além disso, também existem BMCs em placas Pci-Ex. Suponho que em produção esteja ali outro coisa naquele slot.

8dOhBr1.jpg


Mas repara bem que tem uma porta USB onboard e os cabos de energia sao diferentes, e algo custom.

Sim, portas USB internas é normal em servidores, para ter algo como boot drive. SATADOM é uma solução com melhor performance e que dá mais garantias, mas até pode ter os dois.

yajLKSb.png

Também me parece ter uns conectores U.2, que também não são muito comuns em servidores.

Em relação a ser Custom, em grandes Clouds, tudo é Custom e feito à medida.

A Ram sao 32 x 16 GB, meio bizarro queimar todos os slots com rans de pouca capacidade, nao? Mais valia 16 x 32 GB e ter assim expansao.

Provavelmente não precisavam de oferecer mais RAM e se calhar 32 X 16 GB fica mais barato que 16 X 32 GB.
 
A Asrock Rack apresentou uma board "interessante" para o Epyc. Eles chamam-lhe "Deep Mini-ITX", porque em vez de ter 170 X 170 mm, tem 170 X 208 mm.
Não sei se as furações na board são compatíveis com Mini-ITX, mas assim de olho, parece-me que sim.

ROMED4ID-2T:
t1TtdSE.png


gcRS1zC.png


Tem para ali carradas de conectores para discos SATA e U.2:
pFYjjHq.png


https://www.asrockrack.com/general/productdetail.asp?Model=ROMED4ID-2T#Specifications

Um build pequena com esta board, seria interessante. :D
 
É impressão minha ou esse heatsink nos VRM pouco faz?

Acho que devem ser eficientes o suficiente para não dar problemas. Tens outras boards EPIC em formato ATX que o heatsink é semelhante.
Não te esqueças que isto é geralmente para usar em caixas com bastante airflow :D

Um build pequena com esta board, seria interessante. :D

Não tens nenhuma caixa que faça sentido comprar esta board :P
A não ser que fique mais barato que a versão ATX, não sei que mercado quer isto :P
 
É impressão minha ou esse heatsink nos VRM pouco faz?

Aqueles heatsinks são comuns em boards de servidores. A propria orientação delas parece-me correcta com o airflow numa caixa rack.

Não tens nenhuma caixa que faça sentido comprar esta board :P
A não ser que fique mais barato que a versão ATX, não sei que mercado quer isto :P

Pelos conectores, penso que a ideia é ser colocada em "Storage Servers", onde a board ocupa o menor espaço possível, para que a maior parte do espaço fique para discos.

Para o mercado doméstico, há caixas Mini-ITX que podem levar 8 ou 10 discos. :) Exemplos:
WKbkFVr.png


PRLvyn1.jpg


NJ1f5gj.png


pQmqavd.png


SUajgIz.jpg
 
Isso e algo custom e ya, parece ser totalmente optimizado para storage.

Só de Storage tem 52 lanes, mais 16 lanes do slot, ou seja 68 lanes.

E ainda tem algumas lanes para o BMC e portas de rede, mas ainda deve sobrar muitas, dado ser 128 lanes :P
 
Só de Storage tem 52 lanes, mais 16 lanes do slot, ou seja 68 lanes.

E ainda tem algumas lanes para o BMC e portas de rede, mas ainda deve sobrar muitas, dado ser 128 lanes :P

Isso é uma das "curiosidades" desta board. Mesmo sendo maior que Mini-ITX, é praticamente impossível aproveitar todo o IO disponibilizado pelo Epyc, numa board deste tamanho. Eles tiveram que cortar nos slots de memória e só tem metade dos 8 canais e depois, mesmo que carreguem a board com outros periféricos, é praticamente impossível "gastar" as 128 lanes Pci-Ex.
Ter em conta que não há Epycs só de 64 cores. Há versões dos Epycs com 8 cores (Menos cores que alguns Ryzens), mas que têm o mesmo IO das versões com mais cores.



Não relacionado com isto, o Anandtech tem uma review do Asrock 4X4 (NUC) com o 4800U:
fV1AzwN.png


Q438jf3.jpg


Até consegue envergonhar muitas vezes um 2400G :D
sgrjx2u.png


Xx8X5Y7.png


bzlIWbW.png


wftgEvC.png


1c8ihwV.png


OLCkZRa.png


r2OjI5l.png


https://www.anandtech.com/print/16236/asrock-4x4-box4800u-renoir-nuc-review
 
Esse tem um volume bastante reduzido e com esse formato, na base de um ecrã ou com o suporte VESA na parte de trás do monitor, fica um mimo.

É uma pena a AMD não ter conseguido produzir mais APUs Zen2. No mercado empresarial, portáteis, media center, NAS, all in one, etc, podia ter feito um rombo bem maior à Intel. Uma oportunidade perdida. Espero que corrijam nos 5000.
 
Esse tem um volume bastante reduzido e com esse formato, na base de um ecrã ou com o suporte VESA na parte de trás do monitor, fica um mimo.

É uma pena a AMD não ter conseguido produzir mais APUs Zen2. No mercado empresarial, portáteis, media center, NAS, all in one, etc, podia ter feito um rombo bem maior à Intel. Uma oportunidade perdida. Espero que corrijam nos 5000.

Da mesma opinião, pelo que ia aqui incluído eu, e noutros lugares, havia muito interesse neles e a AMD perdeu uma oportunidade, mas talvez não tinha capacidade de produção para tal :(
 
Da mesma opinião, pelo que ia aqui incluído eu, e noutros lugares, havia muito interesse neles e a AMD perdeu uma oportunidade, mas talvez não tinha capacidade de produção para tal :(


Eu não sei se já foi colocado em alguma thread, mas há pouco vi uma tradução de um artigo que tem o seguinte:
News from TW on TSMC 7N wafer customers. In Q4, AMD is set to use ~120K wafers for console SOCs, ~80K for PS5 + ~40K for SSX! This is ~80% of 7N wafers allocated to AMD in Q4. This console ramp is the main reason for lack of Zen 3 & Big Navi.

https://twitter.com/nerdtechgasm/status/1332115920144146432
https://translate.google.com/translate?sl=zh-CN&tl=en&u=https://ctee.com.tw/news/tech/375133.html

A ser verdade, a AMD tem alocadas 150 mil Wafers 7 nm, para Q4 2020 e 120 mil (+/- 80%) serão só para os SOCs das consolas.
Restam 30 mil Wafers para a Big Navi e outros GPUs, para os Chiplets Zen2, APUs Zen2, Chiplets Zen3 (Dos quais parte estará a ir para os Epycs "Milan" em Clouds) e já devem estar a produzir os APUs Zen3.

Mera curiosidade, segundo a notícia, neste quarto a TSMC espera produzir 150 mil Wafers só com o Apple A14 (5 nm), 18 mil para o Apple M1 (5 nm) e 80 mil Wafers 7 nm para a Qualcomm.
 
Dass e mesmo assim tens shortages de consolas...

A AMD precisava ai de 500k wafers por quarter para "dominar o mundo" :002:

Com o zen3, se calhar produzir cpus zen2 é algo que deve cair rapidamente, não?

A GF que ao desistir do sub 10nm que complicou... Se calhar é bem capaz de ver por mais uns anos usarem 12nm GF para IoD e chipsets.
 
Tenho reparado que a AMD não tem cpu´s abaixo dos 100€ competitivos com a Intel, acho que deveriam apostar um pouco nisso,
Aproveitar mais os cpu´s defeitosos e desativar núcleos como fizeram com a serie Phenon II
 
Com o zen3, se calhar produzir cpus zen2 é algo que deve cair rapidamente, não?

Tendo em conta o que parece ser a designação dos APUs mobile "5000", se calhar serão produzidos mais APUs Zen2 quando eles saírem, do que agora.
Além disso, não é comum os modelos anteriores da AMD desaparecerem por completo do mercado.

Tenho reparado que a AMD não tem cpu´s abaixo dos 100€ competitivos com a Intel, acho que deveriam apostar um pouco nisso,
Aproveitar mais os cpu´s defeitosos e desativar núcleos como fizeram com a serie Phenon II

Se há empresa que faz esse tipo de binning ao extremo, é a AMD, porque eles praticamente só têm 1 chip para todos os modelos com iGPU e 1 chip para todos os modelos sem iGPU, em cada geração, para todos os mercados e segmentos.
No low end eles fazem o que descreves no 3100 e no 3300.

O "problema" no low end da AMD nesta altura, se é que há problema, é que os APUs Desktop Zen2 não chegaram a sair para o mercado consumidor e ainda não lançaram o Zen3 abaixo do 5600X. Se calhar a relação oferta/procura também não faz com que os preços desçam mais nos processadores mais antigos/low end.
 
Pois, no low end AMD está péssima. Tem o 3200G e 3400G, que não sendo mal produtos, estão datados. O Renoir acho que foi dos piores lançamentos (em relação ao volume) dos últimos anos, é um produto quase unicórnio. Quase não existe portáteis com isso e versão desktop ficou pelos OEMs.

E vendo bem, é um CPU que ia encarar tudo que a Intel produz com gpu integrado, dos celerons até os 10700 non-K.

Eu acho que o Renoir fica muito caro para eles, afinal é o mesmo espaço ocupado por 2 dies zen2. Portanto um 4750G gasta o mesmo waffer que um 3950X mas tem que ser vendido por "bem" menos. Daí que este CPU nos chineses custa 400$!

Os 3xxxG são dies maiores, 210mm2 mas o processo 12nn GloFo deve ser peanuts.

Faltou foi die nativo com IGP pequeno (3/4CUs) e quad core zen2 single CCD que provavelmente seria uma coisa pequena de uns 100-110mm2 para atacar todo o mercado de 2 e 4 cores.

Fizeram isso pro zen/zen+ (o tal Dali dual core/Vega 3), mas pro zen2 pelos vistos não...

Vamos ver se o Cezanne melhora, mas não acredito. Com as consolas, rdna2, etc não sobra espaço para mais produtos 7nm em força.

Vou montar um mini desktop com 2200G, mas o upgrade patch disso ficará pelo 3400G mesmo, não sei se os Cezanne virão baratos e com bios para isso
 
Última edição:
A Minisforum (empresa de Hong Kong) além do UM700 (Ryzen 3750H ainda Zen+) também vai lançar em janeiro um X400 com o 4650G, a review está em japonês (o link abaixo está traduzido)

Hong Kong MINISFORUM is soliciting investment in the mini personal computer "X400" equipped with Ryzen 5 PRO 4650G at the domestic crowdfunding site "Makuake".

As of November 30, the product is available with an investment of 71,500 yen, which is a 5% discount from the planned general sales price. Shipment is scheduled for the end of January 2021. This time, I got a product sample before shipping, so I would like to review it.
ASRock's X300 is a housing with a volume of 1.92L with a body size of 155 x 155 x 80mm (width x depth x height), while the X400 is 1.35L, which is as small as the lid. Of course, the X300 can be equipped with two M.2 2280 SSDs and two SATA 2.5-inch drives, while the X400 M.2 has one 2242 SATA-only and one 2.5-inch drive. It's less extensible, but it's great if you think you can have the same desktop Ryzen APU.
X400.jpg

https://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&sl=ja&tl=en&u=https://pc.watch.impress.co.jp/docs/column/hothot/1292229.html&prev=search
 
Boas,

Estão bem caros e nem vê-los, há meses que ando a ver se apanho MiniPC's/SFF com ao Ryzen 3 PRO 4350GE e nada...
Ou a AMD olha bem para dentro ou vou ter que comprar Intel.

Se por um lado gosto da concorrência que a AMD tem trazido, por outro temo que se limite a tomar o lugar da Intel.
Espero estar enganado e não ser um Déjá Vú de quando a Intel lançou os Core2Duo e como agiu nos anos seguintes.

Cumps.
 
Back
Topo