Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

Não me choca nada que instruções de inteiros e operações de lógica bitwise tenham um boost de optimização a custo de desempenho SIMD pois AVX é muito raro ser usado em engines e mesmo SSE não é uma grande percentagem. Esse tipo de instruções disparam o consumo o que pode provocar quebras de clocks (mais a mais na PS5 com o balanceamento dinâmico de power entre CPU e GPU).
A maior carga de CPU em jogos hoje em dia é em gestão do ciclo do jogo, recursos, networking, BVH para raytracing, etc. Isto é acima tudo matemática escalar banal. Draw calls estão actualmente em shaders no GPU, física no GPU, IA misto de CPU/GPU (dependendo do engine mas o ray-tracing de visibilidade são feitos em GPU), audio tem blocos dedicados, etc etc.
 
Review completa traduzida de Alemão para Inglês:
https://translate.google.com/translate?sl=de&tl=en&u=https://www.hardwareluxx.de/index.php/artikel/hardware/komplettsysteme/57076-ps5-custom-chip-mit-einschraenkungen-das-ryzen-4700s-desktop-kit-im-test.html?start=1

A performance é "ok". Coloco aqui só as partes mais fora do normal. :)

Latências. Aqui está um súbida a pique....
cczejJT.png


Latências inter core. 1 CCD com 2 CCXs de 4 Cores cada.
cvCDIKr.png


A Bandwidth de acesso a memória é excelente:
pQ0s9ws.png


6BqG1zB.png


BZlb7nI.png


O problema é a latência, que é péssima, o que já estava à espera com GDDR:
IsrH9xN.png


A Bandwidth do Slot Pci-Ex é bastante pequena. O Slot é Pci-Ex x4 Gen2:
j0aHqhC.png


O consumo em idle é péssimo (Problema de Firmware e/ou Software?):
xX5cuLM.png


Os valores de consumo e temperaturas são um bocado maus no geral.
W7eISsE.png


O Cooler Default não parece ser adequado a este SOC, especialmente na parte do Barulho. Parece que está a levantar voo:
 
Não se pode falar em "CCD" neste caso, é monolítico :D

AMD-Ryzen-4700S-Desktop-Kit-00016_7595312760A54FB4A9A297F15F95687D.jpg


Supreende-me o consumo, ainda mais com a parte do FPU cortada...

A PS5 consome 45w no menu e 200w a jogar... porque raio mesmo com GPU desativado e mesmo com gráfica externa de baixo consumo, tem o dobro do consumo...

E mesmo as temps com die naked... Isso com um AIO deve ficar super fresco.

Se bem que ao menos usaram a mesma gráfica para todos?

A largura de banda parece boa, mas como ja disse, o teórico é 448 GB/s!!!!. É provável que ao desativar o GPU, os ROPs ou algo levou uma valente talhada.

Podia ser até um setup budget para office machines, mas com este consumo e barulho? mais vale um 4650G/4750G/5600G/5700G numa A520 ITX, o custo não fica muito longe.

O bizarro é usarem um chipset "da idade da pedra" em vez de algo mais moderno. Como o APU da PS5 tem 4 lanes pcie 4.0, um X570 (ou até mesmo uma versão capada/refurb) seria bem mais interessante e podia oferecer umas 8 lanes extras PCIE 4.0 downlink, 4 pro slot e 4 para nvme/lan, etc.
 
Última edição:
Olhando para aquela imagem, parece ter a furação padrao do socket AM4. Talvez alguns coolers que não usem ganchos possam ser usados, tem que ter cuidado em usar algo com uma base que cubra o chip por completo para apoiar no metal da borda e não forçar o die.

Imagino que o cooler que tenho aqui (Big Shirunen) seja impecável para ele.

Até digo se o consumo disso fosse melhor, ia pensar como opção como upgrade do 2200G, mas o custo disso e precisar de GPU fica mais caro do que simplesmente pegar um 4650G ou algo assim...

Do resto o cooler é basicamente um Wraith Stealth com uma fan mais potente, ja que com 135w em full load do sistema inteiro, deve ter uns 90-100w só do SoC o que é mais do que um 5600X/3600 da vida...

Nesta thread do Twitter tem a questão da memoria também e a suspeita que por não ter o GPU ativo, impactou na BW (que relembro, é de 448 GB/s teóricos)
 
Última edição:
Supreende-me o consumo, ainda mais com a parte do FPU cortada...

A PS5 consome 45w no menu e 200w a jogar... porque raio mesmo com GPU desativado e mesmo com gráfica externa de baixo consumo, tem o dobro do consumo...
É algo estranho., até porque a review diz que o CPU em idle desce o Clock.
We measured a power consumption of 82.1 W for the entire system in idle mode, which is quite a lot for such a system. However, the processor clocks correctly down to 800 MHz as long as it does not have to do any or a few tasks. It remains unclear to us why the consumption is so high.
Lembrei-me que pudesse ser algum problema de Software/Hardware, mas pergunto-me se não poderá ser consumo elevado do controlador de memória e/ou a própria GDDR.

Podia ser até um setup budget para office machines, mas com este consumo e barulho?
A não ser que o preço seja muito bom, não faz grande sentido. O Barulho, a placa gráfica dedicada, o consumo.........

O bizarro é usarem um chipset "da idade da pedra" em vez de algo mais moderno. Como o APU da PS5 tem 4 lanes pcie 4.0, um X570 (ou até mesmo uma versão capada/refurb) seria bem mais interessante e podia oferecer umas 8 lanes extras PCIE 4.0 downlink, 4 pro slot e 4 para nvme/lan, etc.
O único alvo deste kit deve ser mercados onde o preço é muito importante.
Vejamos. Chipset arcaico, Cooler arcaico, Opções de BIOS muito básicas, RX550 no Kit Base, Gráficas que se podem usar limitadas na BIOS (A melhor gráfica que se pode usar é a 1060 e a RX590), Só é possível usar Storage SATA, Só tem duas portas SATA, Slot Pci-Ex limitado a Gen2 x4.

Parece-me que nestes mercados vão poder vender um computador completo, a um preço relativamente barato, anunciando-o como tendo 8 Cores Ryzen.

Até digo se o consumo disso fosse melhor, ia pensar como opção como upgrade do 2200G, mas o custo disso e precisar de GPU fica mais caro do que simplesmente pegar um 4650G ou algo assim..
O 5300G, se vier a um preço bom, parece muito interessante. Infelizmente, ainda não está à venda.

https://www.tomshardware.com/news/amd-ryzen-3-5300g-review
 
O 5300G é OEM only, seria o upgrade ideal, mas enfim...

A questão que a AMD não so vende tudo que tem ao preco premium logo não precisa de por CPUs novos budgets no mercado, fora que o yield deve ser tão bom, que um 5300G "retail" ia obrigar a pegar dies funcionais e desativar de proposito e com isso sobra poucos dies realmente que não servem pro 5600G, mas da pro 5300G.

A unica forma sera a AMD criar um die de 4 cores + Vega 6 nativo e dai podia fazer um 5300G/5100G (4 cores sem HT e Vega 4/5) e ainda um par de athlons dual core com HT. Ia rebentar com os i3 e pentiuns da vida
 
O 5300G é OEM only, seria o upgrade ideal, mas enfim...

A questão que a AMD não so vende tudo que tem ao preco premium logo não precisa de por CPUs novos budgets no mercado, fora que o yield deve ser tão bom, que um 5300G "retail" ia obrigar a pegar dies funcionais e desativar de proposito e com isso sobra poucos dies realmente que não servem pro 5600G, mas da pro 5300G.

A unica forma sera a AMD criar um die de 4 cores + Vega 6 nativo e dai podia fazer um 5300G/5100G (4 cores sem HT e Vega 4/5) e ainda um par de athlons dual core com HT. Ia rebentar com os i3 e pentiuns da vida

Também já estamos na fase em que é possivel criar hexacores a preço competitivo sem grande perdas em eficiência energética, principalmente com a arquitetura Big.little a chegar ao mercado x86. Portanto posso estar enganado, mas parece-me que a industria vai "arrumar" com os quad cores nos produtos que lançarem daqui para a frente.
 
AMD + Valve Focusing On P-State / CPPC Driver With Schedutil For Better Linux Efficiency

As reported at the start of August, AMD and Valve have been working on Linux CPU performance/frequency scaling improvements with the Steam Deck being one of the leading motivators. As speculated at that time, their work would likely revolve around use of ACPI CPPC found with Zen 2 CPUs and newer. Published last week was that AMD P-State driver for Linux systems indeed now leveraging CPPC information. AMD formally presented this new driver yesterday at XDC2021.
https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=AMD-P-State-XDC2021

Screenshot-2021-09-20-Secure-Buffer-Support-with-Trusted-Memory-Zone-xdc2021-rayhuang-CPU-perf-sca.png

https://indico.freedesktop.org/even...dc2021_rayhuang_CPU_perf_scaling_proposal.pdf

 
Nestas consolas portáteis, com APUs Ryzen, não desligam o Turbo do CPU, para dar maior margem ao GPU? Tinha ficado com essa ideia, mas posso estar errado. :)

Faz sentido fazer estes testes num 5950X? Não seria preferível usar APUs Zen2 ou Zen3?
Além disso, não faria mais sentido a AMD/Valve se concentrarem mais na eficiência do GPU, do que no CPU?
 
O problema descrito é um erro na leitura das frequências máximas do CPU e em concreto descobriram na "tradução" vkd3d-pronton de um jogo pela lentidão que causava.

Noutros sistemas esse erro de leitura pode passar despercebido, neste caso pelo TDP é capaz de se fazer sentir mais.
 
@Dark Kaeser Eu não me referia aos Clocks que aparecem nos testes do Phoronix. Eu tinha a impressão que nas diferentes consolas com APUs Ryzens Low Power, um dos Tweaks que fazem é desabilitar o Turbo do CPU, para dar maior margem ao GPU. Eu não tenho a certeza se acontece em todos + a da Valve, mas tinha ficado com a ideia que sim. Posso estar errado. :)

O segundo ponto é se faz grande sentido o Phoronix andar a testar aquele novo driver com o 5950X. A eficácia daquele driver será mais importante em Processadores Low Power e/ou APUs. Em APUs, a performance do iGPU depende também do consumo do CPU. Naquele artigo do Phoronix, vêmos o lado do CPU (um CPU que não é Low Power), mas não se vê as consequências, provavelmente positivas, do lado do iGPU.

O último ponto é se não haveria maiores ganhos se olhassem mais para a eficiência dos iGPUs em Linux do que propriamente dos CPUs.
 
Sim nos APU o que a AMD faz é o balanco da frequência entre o CPU e o GPU dependendo das cargas de ambos e do TDP, mas em relação a ganhos CPU vs iGPU/GPU são problemas diferentes.

Este está relacionado com o Linux, e concretamente com o "frequency invariance" que afectou toda a linha ZEN, inclusivé os EPYC, pois a AMD baseava-se no CPUfreq.

AMD+SUSE Tackling Frequency Invariance For AMD EPYC 7002 CPUs
Thanks to work by AMD and SUSE engineers, the Linux kernel could soon be seeing frequency invariance support for EPYC 7002 "Rome" processors for yielding greater performance and power efficiency.

Over the past year we have seen a lot of Linux kernel work for dealing with frequency invariance but to now that on the x86 side has been focused on Intel Xeon processors. Now through the cooperation of AMD with patches led by SUSE, frequency invariance is being worked on for the EPYC 7002 "Rome" processors.

Frequency invariance ultimately is about more accurate load tracking and being able to make better frequency scaling decisions.
https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=AMD-EPYC-Rome-Freq-Invariance

AMD Ryzen, EPYC 5~6% Faster Out-Of-The-Box With Linux 5.11
Now with the CPUFreq fix landing this week in Linux Git, the mainline Linux 5.11 kernel in its near final state is looking in very good shape for AMD Zen 2/3 hardware from Ryzen laptops and desktops through EPYC servers.
https://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=linux511-regress-over&num=1

Mas a resposta está na própria apresentação.

A AMD está, digamos assim a portar e alterar os "modos performance do CPU", do até agora habitual ACPI CPUfreq para um novo modelo AMD-PState.

Se fores ver o tema da apresentação do Huang Rui

Screenshot-2021-09-23-Secure-Buffer-Support-with-Trusted-Memory-Zone-xdc2021-rayhuang-CPU-perf-sca.png


Screenshot-2021-09-23-Secure-Buffer-Support-with-Trusted-Memory-Zone-xdc2021-rayhuang-CPU-perf-sca.png


Screenshot-2021-09-23-Secure-Buffer-Support-with-Trusted-Memory-Zone-xdc2021-rayhuang-CPU-perf-sca.png


Screenshot-2021-09-23-Secure-Buffer-Support-with-Trusted-Memory-Zone-xdc2021-rayhuang-CPU-perf-sca.png


e se fores ver há testes a comparar o ganho de performance, o que esteve na "origem" da colaboração

Screenshot-2021-09-23-Secure-Buffer-Support-with-Trusted-Memory-Zone-xdc2021-rayhuang-CPU-perf-sca.png


Ryzen 7 5750g (não está a ser usado o iGPU) + Vega VII

aqui o que foi descoberto, é que o Wine/proton ao tentar "traduzir um jogo DirectX" usar o CPUfreq, o que como descrito acima na 3ª imagem pode afectar também o Dynamic Power Management, e isto é provável de se notar mais nos APU, especialmente os que usam baterias.

A AMD está a criar um perfil para cada CPU baseado no CPUid, provavelmente para diferenciar os vários produtos APU, CPU (Ryzen e Epyc).
 
O Toms tem uma review do 4700S e tem gráficos onde agregam os diversos resultados.

Gaming:
tt0muek.png


Apps Single Thread:
smx44k8.png


Apps Multi Thread:
9vdn45C.png


Também é o rei do throttling, com temperaturas e consumo maus:
nuam2po.png


lXCQw0l.png


We recorded a peak of 104.5C during the tests, with extended periods of 103C that resulted in clock rates of ~3.4 GHz and lower. Notably, these regressions and periods of overheating occurred during AVX-heavy workloads, with the multi-threaded y-cruncher test resulting in sub-2.5 GHz clock rates.
https://www.tomshardware.com/news/amd-ryzen-4700s-desktop-kit-ps5-cpu-review

Não deixa de ser ironico que é em Gaming que ele tem os piores resultados. :D
 
Resumindo, a evitar...

podia ser um produto interessante se tivesse o IGP ativo, mesmo que cortase à bruta para 8-16 EUs e mesmo sabendo que só podia ligar um monitor.

As 4 lanes pcie 2.0 usava para NVME, 2 GB/s era mais que suficiente...

Sei que é um custom chip para PS5, mas será que fazer isto iria "estragar" o chip e o tornar muito mais "usefull" para backport de chips defeituosos? Imagino que devem ter milhões destes chips que não servem para PS5...
- controlador de memória GDDR6 e DDR4, a não ser que tenha tanta incompatibilidade por motivos que não sei :D Evitava-se o problema de latência e custo da GDDR6
- 8 lanes PCIE 4.0, na PS5 até podia ser usado pelo slot nvme em vez de fazer daisy chain com o SSD nativo.
- 2 saídas HDMI e/ou DP, até podiam por a PS5 com dual view...
 
Back
Topo