Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

Muito bom post! Há outro factor "ocultado", o qual tenho curiosidade em saber. Algumas pessoas podem não ter noção, mas o 9900k faz throttling com um vasto leque de coolers. Não sei se há informação por parte da AMD sobre o cooler utilizado (pelo menos não encontrei), pelo que temos de saber se o 9900k manteve os seus clocks ou se houve algum "truque" pelo meio :)

Por outro lado, e tal como já referi, penso que mostrarem só (e sempre) cinebench é vago. Gostava de ter visto outras aplicações!

O score do cinebench vai de encontro ao que apareceu nas reviews, o que indica que manteve os clocks (4.7 all core) e não houve truques.

Só quando saírem é que vamos saber como se portam noutros workloads e até que ponto o handicap dos ryzens actuais foi amezinado (latências de intercomunicação). Aquele chip com apenas um die de 8 cores já é um bom presságio nesse sentido. :)
 
Em relação ás rams nesta próxima geração ainda vão continuar a dar bastante preferencia por altos mhz e bons CL? Ou já não vão ser tão dependentes? E caso tragam melhorias nesse sector com as boards actuais será que vão tirar proveito disso?
 
Em relação ás rams nesta próxima geração ainda vão continuar a dar bastante preferencia por altos mhz e bons CL? Ou já não vão ser tão dependentes? E caso tragam melhorias nesse sector com as boards actuais será que vão tirar proveito disso?
Ninguém, fora pessoal da AMD e, eventualmente, outro pessoal sob NDA, testou os novos cpu, portanto.. nada se sabe.

Supõe-se com os novos Zen2 que:
- vão atingir frequências de RAM mais altas [3600-4000MHz] do que os actuais, sem tantas dificuldades. O controlador de memória é um dos pontos que se sabe à muito que o Zen/Zen+ tem que ser melhorado, certamente que devem ter melhorado um bocado.
- A arquitectura é nova, em algumas coisas muda muita coisa, mas vai estar tanto ou ainda mais dependente do Infinity Fabric.
Continuando o IF dependente da velocidade da RAM, sim, memoria mais rápida tem impacto na performance.

O controlador de memória em todos os ZEN/Ryzen estão embutidos no cpu. Ou seja, a velocidade/timings da RAM em condições iguais (mesma AGESA) não dependem do chipset/board mas sim do próprio cpu, além da RAM em si, claro.
A performance e impacto da memória tem a haver com o cpu, nada mais.
 
O controlador de memória em todos os ZEN/Ryzen estão embutidos no cpu.

Só para esclarecer. Nestes ZEN2, o controlador de memória está no package do cpu, mas dentro do package, está num chip separado dos cores que, tudo indica, parece funcionar mais ou menos como as antigas Northbridges dos Chipsets. :)
No entanto, sem ser essa visão muito por alto, não se conhece quase mais nada. Não vale a pena fazerem perguntas sobre detalhes, porque ninguém vai conseguir responder. Nos próximos meses devem-se conhecer mais pormenores.
 
Tenho uma grande curiosidade em saber se os Zen2 com mais que 8 cores (parece-me obvio que vão sair pelo já lido), vão funcionar bem nas X470 actuais sem throttling, ou se irá depender do VRM das mesmas que, como já sabemos, varia bastante na qualidade entre modelos de marcas diferentes. A diferença por exemplo entre uma Hero e uma TUF é assinalável... Já nem falo nas B450 ou X370, mas fico curioso.

Acredito que os 8/16 Zen2 dêm sem problemas com um upgrade da BIOS, mas um hipotetico 12/24 ou 16/32 @ 7nm (se existir mais tarde), não faço ideia se as boards actuais têm power suficiente para isso, ou se vai haver um "cut-off" algures no lineup actual de boards...
 
Quando saíram os Ryzen a AMD indicou que o socket actual (AM4) seria mantido até 2020.

Estava a ponderar comprar um dos próximos Ryzen mas como não estou aflito, e 2020 chega rápido, acho que vou aguardar por novidades nesse sentido.

Apesar de ter tido mais computadores da Intel, uma das características que sempre apreciei na AMD foi a longevidade do socket. Comprei uma Board AM2 com um Athlon e passado uns 5 ou 6 anos meti um Phenom X4 955 (AM3), já na Intel assim que comprei ficou logo desatualizado, e cada nova geração "obrigava" a trocar de MB.
 
Altura para muito sal.

Alegada existência de um tal de "AMD Gonzalo". Possivelmente um APU para consolas. Um APU de 8 cores, com Zen+ ou Zen2, Navi 10 Lite. 1.6 Ghz base, 3.2 Turbo, 16 MB L3. Navi a ser "apenas" um sucessor das Polaris.

zd8oa1e.jpg


https://translate.google.com/transl...next-gen-konsolen-soc-zen-kernen-navi-grafik/
https://twitter.com/TUM_APISAK/status/1086084891039608832

Muito sal, mas como há uns tempos apareceram muitos rumores que pareciam fantasia e depois vieram-se a confirmar, aqui fica mais este.
 
Clocks relativamente baixos, mas 8 cores, Navi 10 parece bater tudo certo para Consolas next gen

mesmo sendo "lite" não espero menos de 2560 shaders...
 
Bem sei que medir performance em tflops não é o mais indicado, mas ainda assim para uma consola, entre 10 e 15 seria acima do que eu espero. (GTX 1080ti tem cerca de 10,8, por exemplo)

Mais uma vez tudo alinhavado como o Ruttin prevê no Reddit. E Março 2020 torna-se cada vez mais provável como ele também referiu, bem como a tal performance idêntica a gtx 1080ti.

6JkeMl6.png
 
15 teraflops, isso é ao nível da Vega VII e são 300w... Acho que ninguem quer uma consola com 300W ou mais...

Se chegar a 10 já é bom.

Estes 10 a 15 deve ser a Navi Desktop...
 
Última edição:
@JPgod também acho mais realista. Provavelmente em números de papel até pode ser uma "GTX1080", mas depois com as optimizações habituais de consolas poderá apresentar uma performance idêntica a GTX1080ti. Um pouco à imagem da Xbox One X que tem supostamente uma GTX 1060 em papel, mas em comparações da DF está mais perto de uma GTX1070.
 
Bem sei que medir performance em tflops não é o mais indicado, mas ainda assim para uma consola, entre 10 e 15 seria acima do que eu espero. (GTX 1080ti tem cerca de 10,8, por exemplo)

Nesse caso não não tem muito a ver.
Flops advem de um simples cálculo entre o número de shaders e a frequência, é apenas válido como métrica de performance entre duas arquitecturas iguais ou muito similares.

A nvidia neste momento já tem quase o dobro da eficiência por shader em relação á amd, o que significa que os flop da amd, neste momento, para render de gráficos 3d, valem bem menos comparativamente.

Esse acaba por ser também o principal motivo das diferenças de eficiência energética.
 
Última edição:
Clocks relativamente baixos, mas 8 cores, Navi 10 parece bater tudo certo para Consolas next gen

Tanto os clocks base como o Turbo são bastante baixos, mas o TDP é bastante elevado para os clock dos processadores. Isso talvez indique que seja o GPU integrado a contribuir mais para aquele TDP.

Eu estou curioso para ver se será economicamente viável colocar HBM nas próximas consolas. Tipo 8 GB de HBM para todo o sistema. 8 cores Zen + um GPU ok + 8 GB de HBM, seria um mimo.
 
Tanto os clocks base como o Turbo são bastante baixos, mas o TDP é bastante elevado para os clock dos processadores. Isso talvez indique que seja o GPU integrado a contribuir mais para aquele TDP.

Eu estou curioso para ver se será economicamente viável colocar HBM nas próximas consolas. Tipo 8 GB de HBM para todo o sistema. 8 cores Zen + um GPU ok + 8 GB de HBM, seria um mimo.
Duvido muito que venham com hbm, até porque 8 gb é demasiado pouco.

A Xbox One X já tem 12gb e, do que vi, pode reservar até uns 9gb para o GPU.


Eu apostava que as novas consolas venham com uns 16 GB de memória integrada ou então 12gb para a VRAM, e 8 gb ddr4 para o sistema, se vierem numa configuração mais aproximada ainda ao PC.
É quantidade que me parece que hbm(2) fique pouco competitivo.

Ter muita VRAM para as consolas é boa maneira de melhorar a qualidade gráfica, fazendo uso de texturas pesadas, e sendo consola os devs podem carregar nisso á vontade, enquanto que no PC estão bem mais limitados porque a média de vram das gráficas nos PC anda nos 4gb ou pouco mais.

Aposto que devem vir com gddr6 só, ou emparelhada com DDR4 para o sistema/cpu.
 
Improving the Gaming Performance of AMD's CPUs

While AMD's first and second-gen Ryzen desktop CPUs have often -- with the help of advantages in the number of CPU cores and threads they support -- outperformed comparably-priced Intel CPUs in multi-threaded workloads, Intel often retained an edge for single-threaded workloads. And that, in turn, gave its CPUs superior results in many gaming benchmarks, particularly ones involving gameplay at lower resolutions.

Papermaster said AMD is mindful of the single-threaded performance gap that has remained for Ryzen, and promised his company will deliver "very exciting gains" in this area while maintaining its multi-threaded performance lead. "What you will see with our third-generation Ryzen really is simply outstanding gaming performance," he declared.

https://www.thestreet.com/investing/amd-cto-discusses-upcoming-products-14833554

Sal e pimenta? :D
 
E faz sentido que seja 0 ou perto disso , o gpu tem muito mais trabalho . Eu espero que venha ai canhao mm para mexerem a porra dos preços
 
Back
Topo