Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

Também com a ligeira vantagem no processo it's now or never. Daqui a meio ano já deve estar a chegar a resposta da intel com os pozinhos do Jim Keller, mas ainda em 10nm, que deve ser +/- o mesmo que o 7nm da TSMC.
 
Não vais ver influencia do Jim Keller nos IceLake e no posto que ele está, só deves ver influencia de forma indirecta. Ele é Vice Presidente.
 
Mais um pouco de especulação. O der8auer num Q&A, ontem, em alemão, diz que segundo as sources dele, 5 Ghz nos Ryzen 3XXX é bastante realista. Pelo auto translate do youtube, não percebo se ele se refere em que condições 5 Ghz é realista. Eu também não percebo um boi de alemão. :D

BRQOfY0.png



Aos 01:04:56
 
Boost a 5 GHz em 2 ou 3 núcleos acho perfeitamente plausível, mas não espero mais do que 4.5-4.6 GHz nos núcleos todos.

Já nao era nada mau...
 
Sim basicamente ele não acrescenta nada, diz apenas que os 5GHz são possíveis, que é aquilo que toda a gente tem falado, e que acima disso não ouviu nada, referindo-se a questão dos 5.2 ou 5.3GHz
 
o gamernexus disse num vídeo que ouviu de varias fontes que o zen2 será um 8 core, 12 core e 16 core. quando saírem e se confirmarem-se as melhoras de performance vem um 12 cores para a mesa do canto já estou para fazer um update ao pc já vai 1 ano mas recuso-me a dar mais de 100€ por 16gb pode ser que quando saírem a ram já esteja a preços decentes.
 
Mais uma Demo do "Rome" da AMD, no C-Ray. Mais uma vez é 1 "Rome" contra 2 Xeon 8180M.
Os dois sistemas usam o mesmo SSD (970 Evo), mesma velocidade de memoria (2666 Mhz) e Ubuntu 18.04.

 
@JPgod também acho mais realista. Provavelmente em números de papel até pode ser uma "GTX1080", mas depois com as optimizações habituais de consolas poderá apresentar uma performance idêntica a GTX1080ti. Um pouco à imagem da Xbox One X que tem supostamente uma GTX 1060 em papel, mas em comparações da DF está mais perto de uma GTX1070.
O core é ao nível da Gtx 1060, mas tem muito mais memory bandwith. Mais de 300Gb/s se não me engano, a 1060 tem apenas 192Gb/s.
 
Mais um video da AdoredTV sobre o Zen2:


Pontos importantes:
  • O layout do Ryzen 3XXX, mostrado pela AMD, com 1 chiplet e 1 IO é apenas para a versao ES. A versão final, terá sempre dois chiplets. Por exemplo, a versão de 8 cores serão 4+4 cores e não uma die sozinha de 8 cores.
  • Ele continua a acreditar que o APU com Zen2 terá 1 chiplet com 8 cores e 1 chiplet com a Navi. O desmentido da AMD só se aplica ao "Matisse" e não ao nome de código do APU, o "Renoir".
  • Sobre os clocks dos ES que têm aparecido não devem ser representitavos dos clocks finais. Um de 12 cores com 3.4 Ghz base e 4.0 Ghz Turbo e outro de 3.4 base e 3.7 Turbo. Os ES originais do primeiro Zen eram 2.8 Ghz base e 3.2 Ghz Turbo.
  • Se a latência será ou não um problema. Ele pensa que não:
  • Em Desktop, é possível que exista uma ligação de Infinity Fabric entre os dois chiplets e não só com a die de IO. Algo que não acontece no Epyc "Rome".
  • Clock da Infinity Fabric independente do clock da memória.
  • Possivelmente 64 MB de L3 em Desktop.
  • Threadripper com Zen2, possivelmente terá a mesma die de IO que o Epyc "Rome" e o mesmo número de chiplets. Talvez fique "limitado" a 48 cores.

Por ultimo, acho que ainda não tinha visto esta imagem do package do Ryzen 3XXX ES:
MD7ISuK.png


Já sabem. Muito sal, mas ele tem acertado, mesmo quando parecia que tudo era fantasia.
 
Hum, muito sal.
- Todos os Zen2 com 2 dies: O bom será melhores temperaturas, dado que distribui melhor o calor e potencial de 64 MB L3 mesmo com 8 cores! O problema é latência e penalização do que um só chiplet. E como os 8 cores venderão muito mais que 12/16 terão que matar chips totalmente funcionais para tal.
Alem disso, se fizerem 6C e 4C mesmo com 2 chiplets estão a desperdiçar 62,5% e 75% do die, respectivamente. Nos Zen1 isso só ocorreu com alguns Epyc de 8C e 12C, mais por questões de licenciamento de software aka uma app que precisa de IMENSA ram, mas não precisa de cores com fartura.
- Thrreadripper com mesmo I/O e chiplets: Bom ja era previsto, o TR 1000 series tem 4 dies na mesma e 2 estão "mortas" embora se perde metade dos canais de memória. Por um lado acredito talvez TR de 64 cores, mas talvez não "já". E só faz sentido existir TR de 24 cores para cima agora. Mas pendurar 64 cores em 4-channel é um bootleneck do bom...
- APU Zen2: Acredito em monolítico ou então I/O de 14nm + mais chiplet com o GPU integrado de 7nm e usar os 2 links IF para comunicar com o I/O. Penso que deviam limitar o core count em 6C, já que 8C parece-me desperdício para chips budget e mais partilha de recursos. Até acho que deviam fazer 2 versões, um com 4 cores + Navi de 16 EUs e outro com 6C + Navi 24EUs, o primeiro para Athlons e Ryzen 3 e o outro para Ryzen 5/7
- IF: Bom se vier com clocks maiores e ligar os 2 chiplets também pode ter um bom boost de performance.
- L3: 64 MB L3 é muita fruta, mas venha isso. E espero que nos 12C e 8C venha na mesma!
 
Usar 2 chiplets 4C e 6C vai ser para aproveitar os chips que vieram com defeito, assim consegues fazer um chip 8C ou 12C mas em que os bons mantém a alta velocidade, senão passam para uma linha mais baixa com menos velocidade.
É só mais uma maneira de aproveitar tudo o que sai das linha de produção.
 
F8ET2Iu.png


  • ASRock X570 Phantom Gaming X
  • ASRock X570 Phantom Gaming 6
  • ASRock X570 Phantom Gaming 4
  • ASRock X570 Extreme4
  • ASRock X570 Taichi
  • ASRock X570 Pro4
  • ASRock X570 Pro4 R2.0
  • ASRock X570M Pro4
  • ASRock X570M Pro4 R2.0
https://twitter.com/KOMACHI_ENSAKA/status/1089858438648147973
https://portal.eaeunion.org/sites/o...9&ListId=d84d16d7-2cc9-4cff-a13b-530f96889dbc

Estou a ficar com a ideia que as boards com X570 estão mais que prontas, mas como o Ryzen 3XXX só sai a meio do ano, devem estar a acumular pó em algum armazém. :D
 
Back
Topo