AMD ZEN2 7nm (temperaturas / destiny 2)

Roberto1973

Power Member
Estou usar Ryzen 5 3600 + Msi b450m gaming plus bios para Ryzen 3000 estou ter problemas de temperaturas elevadas tipo 83°[emoji2398] em gaming e Destiny 2 nao funciona.
 
Estou usar Ryzen 5 3600 + Msi b450m gaming plus bios para Ryzen 3000 estou ter problemas de temperaturas elevadas tipo 83°[emoji2398] em gaming e Destiny 2 nao funciona.
Acerca do Destiny 2 tens de ir ao site da AMD e fazer o update do chipset driver que já resolve a situação, caso não tenhas feito. As temperaturas já é mais difícil de saber objectivamente o porquê. Em que caixa é que está instalado o sistema, tens o cpu em default ou que tipo de cpu tweaks tens na bios? E o cooler? No windows que power plan tens?
 
Com o cooler de origem nem parece assim tão descabido, pois o 3600 vem com o cooler ryzen mais fraco que a Amd oferece ( igual ao 2200g e 2400g).
Usa o windows power plan : Ryzen balanced que é instalado com o chipset driver da AMD e se possível acrescenta uma fan 120 atrás para ajudar a extrair o ar quente da caixa.

Ideal mesmo era trocares o cooler por um a rondar os 30€ tipo CM hyper evo ou 212x ou até o pure rock slim da be quiet. Procura um que mais gostes entre essa gama, comparações não faltam e volta e meia entra um em promoção.
Isto deve descer as max temps em 10C.
Estou com um Cm 212x e um 3600 e em max temps nos jogos faz uns 73C nos dias mais quentes. (sem nenhum tipo de oc).
Espero que ajude. Cumps
 
Corrigi o bug do Destiny 2 mas temperaturas continua altas. Vou mudar cooler quando poder.

Qual bios que tens?!...Usas-te o Power Plan?!...Tens o PBO activo?!...Tens Quiet n Cool activo?!
Eu tenho um 3700x com cooler stock e ainda ontem no BF5 durante 1 hora estava apenas em 57-59º por isso tens algo por afinar.
Qualquer coisa avisa.
 
Destiny 2 nem testei ainda... xD

Qual bios que tens?!...Usas-te o Power Plan?!...Tens o PBO activo?!...Tens Quiet n Cool activo?!
Eu tenho um 3700x com cooler stock e ainda ontem no BF5 durante 1 hora estava apenas em 57-59º por isso tens algo por afinar.
Qualquer coisa avisa.

O cooler stock do 3700X é muito melhor que do 3600. O meu facilmente vai a 80 em gaming, mesmo com UV (mas ajuda, especialmente em load intensivo, embora cortou um pouco de performance).

não dá para usar 3600 com o que vem, só mesmo para desenrasque. O 2200G com ele nunca chegou aos 70 graus sequer e isso com full turbo 3.7 all core.

Vou experimentar com um cooler tower que encomendei (devia ter feito logo de caras...) e depois com um AIO.

Curiosamente tenho picos de temp mais altas a jogar do que a rodar um cinebench R20. O jogo em causa é o The Division 2 em DX12.

Mas depois de ver um vídeo sobre Zen2 e voltagens bate certo, os zen2 aquecem mais com load intermediario do que full em todos os cores. Neste vídeo o gajo testou o 3700X com prime95 v29 (AVX) e com 16 threads aquece e consome menos do que com 4 por exemplo.

Quanto mais cores, menor o clock, menor a voltagem, menor o aquecimento por core e tem mais área para dissipar.

Agora com 2 cores em load, mete o max turbo ou perto disso, vcore alto e uma area pequena para dissipar.
 
Última edição:
O cooler stock do 3700X é muito melhor que do 3600

Confirmo, no R 7 3700X a fan de stock é razoavelmente boa. Mesmo a jogar Anthem no full não ultrapassa os 70 graus. Mas para ficar 100% tranquilo vou por um Water cooler Corsair 240mm dado que mais cedo ou mais tarde vou fazer um OC.

@Roberto eu fiz tb um cinebench e o Benchmark puxa mais pelo CPU que um jogo normal no meu o cinebench deu até 82 graus em jogo full não ultrapassa os 70 graus, isto em CPU de stock sem OC.
 
As fans são do mesmo tamanho penso eu, de 92mm (tirando o pormenor do RGB), mas o dissipador que não tem nada haver, base de cobre, heatpipes e mais fins vs um bloco de alumínio puro.

Parece-me um cooler perfeitamente capaz para lidar com CPUs destes em default. Isso num 2200G até deve dar para puxar ai a 3.9/4.0

péssimo a AMD não ter incluído o Spire com o 3600 também... o Stealth serve pros athlon e 2200G/3200G. acima disso devia ser sempre Spire ou Max/Prism.

Mas por min podiam vender CPUs sem cooler, mas parece impossível achar Ryzen OEM/tray.
 
sim tenho pbo activo e QNC activo tb esta auto. a mb esta darlhe bem voltagem 1.346v na bios com pbo vai +1.41v e com 6 cores activos.

Cuidado com as opções em AUTO, em algumas boards pode significar Ligado e noutras que pode ser ligado ou desligado....Melhores mudares isso....PBO já sabes que vai aquecer, mas verifica passo a passo ou melhor seria fazeres umas screenshots e colocares aqui para o pessoal ver se tens alguma coisa menos correcta.
 
Bem, instalei isto para ver como se portava. Máxima de 68ºC no 3700X com o cooler stock.
 
Última edição:
38 graus em load? que milagre é este?

Eu nem com o tower tenho temps ultra baixas, 70 graus em load (o que já é um melhoramento perante os 87 que ia com stock)
 
Cuidado com as opções em AUTO, em algumas boards pode significar Ligado e noutras que pode ser ligado ou desligado....Melhores mudares isso....PBO já sabes que vai aquecer, mas verifica passo a passo ou melhor seria fazeres umas screenshots e colocares aqui para o pessoal ver se tens alguma coisa menos correcta.

boas, consegues postar a tua fancurve? tenho um 3700x com stock cooler e ele também é muito instavel, apenas limitei o processador a 99% e ele ficou super calmo, mas queria po lo na p+otencia maxima!

Obrigado
 
Back
Topo