AMD ZEN2 7nm (temperaturas / destiny 2)

A semana passada montei um AMD 3600 numa board MSI Mortar MAX com 16gb de GSkill 3200cl16.
Na bios tive de ativar o XMP para conseguir a frequência correta da Ram. Ao ativar em conjunto o Gameboost o pc crasha. Fiz um Clear cmos, atualizei para a última bios e testei novamente, crasha o Windows. Não consegui ler o código do erro bsod porque o ecrã ficou sobredimensionado e essa parte cortou.
Será que não consigo ter as duas opções ativadas ao mesmo tempo?
 
Quais duas opções? XMP e Gameboost? Eu nem sei o que o Gameboost faz (se é que faz alguma coisa). E enquanto não fizer upgrade ao cooler nem me chateio com "puxar pelo CPU". É uma pura perda de tempo.
 
Será? ele faz 4 ghz all core de origem... E segundo o hwinfo todos os cores fazem pelo menos 4.2 e 2 deles até chegaram a ir a 4225
 
Última edição:
Dado que andou quase sempre acima do 4.1 em testes single thread não parece de todo impossível.

Roberto é um R5 3600 e não um R9 3900 para "VRM com potência".

É que li um artigo que pegaram um 3700X puxaram all core dele a 4.4 e com vcore e temps menores do que tudo de origem...

Eu não tentei OC manual ainda dado que esta ASUS prime é algo limitada. Controle de vcore/vNB só tem auto ou offset (+/-). Tentar por o multiplicador fixo o sistema nem faz POST sequer.

ainda me faz confusão os picos de voltagem de 1.45...
 
Dado que andou quase sempre acima do 4.1 em testes single thread não parece de todo impossível.
E está tudo dito.

Overclocking the Ryzen 5 3600 was mostly held back by temperatures. When using our typical OC voltage of 1.4 V, the CPU temperature would skyrocket above 100°C within seconds of applying a heavy load. After backing down a bit on the voltage, to 1.37 V, we reached 4.125 GHz all-core perfectly stable.
Fonte: https://www.techpowerup.com/review/amd-ryzen-5-3600/21.html
 
Pois, não sei...

É mais uma questão de testar mesmo... Cada CPU é diferente.

A ultima frase que concordo, daí que vou deixar de usar AIO. Mesmo passando do stock para um tower só ganhei 25 mhz (embora com temps mais aceitáveis e menos barulho é claro).

Como está nem está mal, mas sempre que puder optimizar um pouco é bem vindo...

fazer offset negativo do vcore nem compensa, já que a performance cai, mesmo com os clocks praticamente na mesma.
 
O meu 3600 em carga e com o cooler de origem colou nos 95º e dali não saíu e só um core a cerca de 4.100mhz, os restantes abaixo dos 600mhz. Até me assusta. Não estou habituado a ver temps destas.
 
Eu avisei :)

Troca isso ASAP... Ainda tens temps piores que eu (ia a 86 graus). Faz undervolt ai de 0,1 a 0,15v. Vai perder performance (bom no teu caso se calhar até ganhas).

O stealth é muito fraco para este CPU, devia vir pelo menos o Spire.

Eu comprei um cooler tower simples e mesmo assim caiu para 70 graus e com menos ruído (e para ajudar troquei a fan por uma noctua que ca tinha).

Do resto não esperes temps baixas. Não é porque consomem muito, mas os cores são mesmo muito pequenos...
 
Eu avisei :)

Troca isso ASAP... Ainda tens temps piores que eu (ia a 86 graus). Faz undervolt ai de 0,1 a 0,15v. Vai perder performance (bom no teu caso se calhar até ganhas).

O stealth é muito fraco para este CPU, devia vir pelo menos o Spire.

Eu comprei um cooler tower simples e mesmo assim caiu para 70 graus e com menos ruído (e para ajudar troquei a fan por uma noctua que ca tinha).

Do resto não esperes temps baixas. Não é porque consomem muito, mas os cores são mesmo muito pequenos...
Sim já reparei. Vou trocar por um hyprx que tenho aqui do tempo do amd fx8350(torradeira). Isto de, em carga só funcionar um core e mesmo este não chegar aos 4.2 tem a ver com as temps, creio.
 
Comigo ganhei 25-50 mhz apenas, mas isso era com a Bios antiga. Mas ter ele a 70 graus max já deixa descansado e sem o ruido incomodativo.

No teu caso 95 graus ai já deve dar cortar o clock a força toda. Experimenta por a fan a full power a partir dos 75 graus ai para ajudar.

O Stealth volta pro 2200G que lá ele mal se ouve...
 
Testado no Ryzen 5 3600 usando Arctic Freezer 33 usando dual ventoinha, também tenho boas temperatura in games.
 
Última edição:
Ontem troquei o cooler de origem por um CM Hyper qualquer coisa (mais pequeno que o HyperX212 que tenho no i7) e testei com o prime95. Em full load ficou-se pelos 80º+-. Depois coloquei em modo Game no Ryzen Master e a jogar não passava dos 73º. O contra é que a ventoinha zumbia um bocado. Provavelmente irei para um aircooler maior ou para um watercooling aio.
 
Chegou a MSI MAX e as Crucial Sports LT, montei tudo com um R5 2600 para testar, ativei o XMP e siga. Ainda tentei puxar mais mhz nas memórias, mas a 3400 da BSOD e a 3266 não correu jogos (mas correu outros benchmarks na boa...). Acabei por apertar um pouco os timmings principais.

Bom o R5 3600 na outra board (Asus PRIME B450M), com ram a 2933 e a bios ABB estoira este CPU... Só em jogos que a diferença foi menor... Mais logo vou instalar o 3600 e ver se consigo levar as memórias até os 3600...

Agora aquele "gameboost" como suspeitava é OC automático. Tem lá um help icon que diz que tenta subir o clock em 450 mhz... Ora sabemos bem que isso em zen2 é impossível :D

Por isso @frizzer deixa isso desativado, é melhor tentar fazer OC manual e/ou afinar o PBO, timmings.

Quanto ao cooler, acho meio desnecessário um AIO... Um bom tower 120 dá pro gasto. Mas se puderes também não fica pior (o que gosto no AIO e o design clean de não ter o bicho enorme e fazer de exaust).

Esse CM deve ser de fan 92mm, logo não é muito melhor que o stock... Mas mesmo assim as temps caíram bem e já deve ter clocks decentes.
 
Última edição:
Chegou a MSI MAX e as Crucial Sports LT, montei tudo com um R5 2600 para testar, ativei o XMP e siga. Ainda tentei puxar mais mhz nas memórias, mas a 3400 da BSOD e a 3266 não correu jogos (mas correu outros benchmarks na boa...). Acabei por apertar um pouco os timmings principais.

Bom o R5 3600 na outra board (Asus PRIME B450M), com ram a 2933 e a bios ABB estoira este CPU... Só em jogos que a diferença foi menor... Mais logo vou instalar o 3600 e ver se consigo levar as memórias até os 3600...

Agora aquele "gameboost" como suspeitava é OC automático. Tem lá um help icon que diz que tenta subir o clock em 450 mhz... Ora sabemos bem que isso em zen2 é impossível :D

Por isso @frizzer deixa isso desativado, é melhor tentar fazer OC manual e/ou afinar o PBO, timmings.

Quanto ao cooler, acho meio desnecessário um AIO... Um bom tower 120 dá pro gasto. Mas se puderes também não fica pior (o que gosto no AIO e o design clean de não ter o bicho enorme e fazer de exaust).

Esse CM deve ser de fan 92mm, logo não é muito melhor que o stock... Mas mesmo assim as temps caíram bem e já deve ter clocks decentes.
Posso ir para o hyper212x ou para o aio, são quase o mesmo preço. Os clocks estão ligeiramente melhores embora nunca chegaram aos 4.2mhz anunciados. Talvez tentar colocar um offset negativo na voltagem ou mesmo baixar a mesma o vá levar a menos temperatura e melhores clocks. O que me faz alguma confusão é a cpu usar quase sempre um core com clock mais alto e os outros ficarem a "dormir". Deve ser do governor.
 
Onde vês estes clocks? Se for no Ryzen Master deve ser normal, a min acontece em idle/light load, é a gestão de energia.

Já tens a ultima BIOS, do patch ABBA? Eu ontem nem perdi tempo, atualizei logo depois de entrar no windows pela primeira vez... Até porque perdes os settings e tem que por tudo a mão denovo...

Antes desta bios o máximo que ia era 4125 e agora até já vi 2 cores a ir a 4225
 
Back
Topo