Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

Dark Kaeser

Colaborador
Staff
Tópico para discutir NOVIDADES sobre arquitectura ZEN2 a 7nm

Para overclock, dúvidas gerais, benchmarks e feedbacks pessoais: https://forum.zwame.pt/threads/amd-zen2-feedback-overclocking.1036228/

para recomendação de compras de CPUs, boards, coolers e afins, criar tópico na zona correcta: https://forum.zwame.pt/forums/aquisicoes-upgrades-pc.152/


@tsmc

O que se sabe até agora:

- RYZEN

One eight-core 7nm Chiplet, with a 14nm IO-die, specifically designed for desktop market

cpu33_575px.jpg


novo front-end

AMD-Zen-2-front-end-architecture-900x507.jpg


236bit wide registers

fpu.png


EDIT: 11.06.2019

ANANDTECH - AMD Zen 2 Microarchitecture Analysis: Ryzen 3000 and EPYC Rome


- EPYC ROME

construção modular Cores + IO

AMD-Zen-vs-Zen-2-900x507.jpg


IMG-20181105-093503-575px.jpg


https://www.anandtech.com/show/13547/amd-next-horizon-live-blog-starts-9am-pt-5pm-utc
https://techreport.com/news/34242/amd-teases-zen-2-epyc-cpus-with-up-to-64-cores-and-128-threads

Achei melhor editar e colocar info no 1º post, depois pode-se ir actualizando

- AMD Chiplet Architecture for High-Performance Server and Desktop Products
https://www.slideshare.net/AMD/amd-...r-highperformance-server-and-desktop-products

- Zen 2: The AMD 7nm Energy-Efficient High-Performance x86-64 Microprocessor Core
https://www.slideshare.net/AMD/zen-...ent-highperformance-x8664-microprocessor-core

- 7nm Boosted Zen 2 Capabilities but Doubled the Challenges
https://fuse.wikichip.org/news/3320/7nm-boosted-zen-2-capabilities-but-doubled-the-challenges/
 
Última edição:
Bom, a Lisa Su deve falar hoje sobre o Zen2, nem que seja só sobre os Epyc, mas sendo a CES uma convenção para o consumidor final, deve falar do Ryzen com ZEN2.

Link para o video da apresentação:

Hoje, dia 9 de Janeiro, às 17:00 de Lisboa. :)
 
@Nemesis11
Há mais algumas leaks +/- crediveis ou insides sobre o que a AMD pode falar/apresentar daqui a poucas horas, ou só mesmo aqueles slides dos cpu/drivers mobile?
A curiosidade do que vai ser apresentado está em alta. Nos cpu's e nos gpu's.
:)

Mas as expectivas para os Ryzen 3xxx/Zen 2 de consumidor, continuam em 'baixas': aumento de 4-5% de IPC, ~4.5GHz de frequencia, 6 e 8 cores no máximo, controlador de memória melhorado para ram fazer 3600-4000MHz sem dificuldade.

Espero que falem dos cpu's em si e mostrem um exemplo [Cinebench] ou outro sobre o aumento de performance.
Assim como das Navi.
Vamos ver.
 
Eu tenho as expectativas em baixa para esta apresentação. Não acredito muito que vão anunciar coisas com testes e comparações, sinceramente. Estou a pensar na última apresentação que vi deles, e era menos técnica. Algo me diz que isto agora não será muito técnico.
 
@miguelbazil
Pois, também não espero que mostrem muitos dados em termos de performance e comparações, mas bem que podiam mostrar um exemplo ou outro da performance esperada.
Mesmo que ainda falte um bocado para os lançar, já devem ter noção da performance esperada e projecção de resultados em alguns benchs.

Se for minimamente o que se espera é suficiente para dizer que se batem com a Intel em tudo e a preço mais baixo, ou então que tem melhor performance a preço idêntico.

Como jogada de marketing.
A não ser que a evolução seja muito pouca, é só bom para a AMD anunciar que tem bom cpu, porque pode meter em espera muitos potenciais clientes para ter algo melhor ao mesmo preço ou performance idêntica mas mais barato, ou levar alguns a ir já para AMD com Ryzen 2xxx porque depois têm hipótese de fazer upgrade de cpu, se os novos representarem boa evolução de performance.

A única coisa que a Intel tem para mostrar pelo menos até ao Q3 é cpus actuais com o gpu desligado.
Agora é a hipótese da AMD poder ''mostrar'' que tem cpu's que não ficam em nada atrás dos Intel.
 
Última edição:
Honestamente, penso que no panorama dos CPUs estamos bem servidos, preferia muito mais que se concentrassem em força nos GPUs.

Infelizmente, GPUs em 7nm para o consumidor ainda devem estar provavelmente a mais de 6 meses de distância.

Mas, veremos...
 
@Nemesis11
Há mais algumas leaks +/- crediveis ou insides sobre o que a AMD pode falar/apresentar daqui a poucas horas, ou só mesmo aqueles slides dos cpu/drivers mobile?
A curiosidade do que vai ser apresentado está em alta. Nos cpu's e nos gpu's.

Directamente da AMD, não tenho nada.

Há vários sites a insistir que os Ryzen não terão um chip de IO separado, como os Epyc "Rome" com ZEN2. Apenas isso.
Ao mesmo tempo, eu duvido que a AMD tenha chips (neste caso, chiplets) diferentes entre o Epyc e o Ryzen. Por isso, se a AMD falar do Ryzen com ZEN2, vai ser interessante ver o que acontece.

Eu tenho as expectativas em baixa para esta apresentação. Não acredito muito que vão anunciar coisas com testes e comparações, sinceramente. Estou a pensar na última apresentação que vi deles, e era menos técnica. Algo me diz que isto agora não será muito técnico.

A CES não é um sitio para fazer uma apresentação muito técnica. É para mostrar um produto novo com 5 ou 6 slides, a dizer como esse produto vai "revolucionar o mundo", talvez uns números onde o produto se comporta melhor e está feito. Basicamente, é para criar hype.
Depois, talvez os sites apanhem umas "migalhas" a partir da apresentação/conversas posteriores.
A CES não é uma Hot chips ou uma Siggraph.
 
Honestamente, penso que no panorama dos CPUs estamos bem servidos, preferia muito mais que se concentrassem em força nos GPUs.
Infelizmente, GPUs em 7nm para o consumidor ainda devem estar provavelmente a mais de 6 meses de distância.
Mas, veremos...
Estou curioso com cpu's não porque necessite, mas porque daqui a um tempo serão o potencial upgrade do cpu que tenho - 'basta' um Ryzen 3xxx octacore, com performance single thread [ipc + frequência] ~10% ou mais.

Claro que também estou muito curioso com as Navi, até porque preciso de trocar de gpu entretanto.
Mas não acredito que as noticias sejam animadoras - não serão lançadas entretanto, pelo que a curiosidade é alta, mas a expectativa que falem de algo concreto é baixa.


Ao mesmo tempo, eu duvido que a AMD tenha chips (neste caso, chiplets) diferentes entre o Epyc e o Ryzen. Por isso, se a AMD falar do Ryzen com ZEN2, vai ser interessante ver o que acontece.
Sem duvida que será interessante, caso falem.
Não me parece que criem produtos totalmente diferentes entre clientes empresariais e consumidores. O segredo do sucesso dos Ryzen até agora é a simplicidade dos mesmos com performance q.b. que permitem ser muito competitivos em vários segmentos do mercado com poucas adaptações.
Ter produtos totalmente diferentes iria requerer R&D que faz os diferentes produtos perderem competitividade a nível de custos.

A própria AMD quando falou do Zen 2 disse que a ideia dos chiplets/cores feitos em processos mais avançados e resto em processos de fabrico mais amadurecidos é inovação que é para ficar e até outros vão seguir, se não estou em erro.
O que indica qual é mesmo o caminho que AMD pensa tomar.
Serão os Zen 2 de consumidor tão diferentes dessa abordagem?


Como já falaram do Epyc/Zen2 de forma genérica na outra conferência mais técnica/empresarial, e visto que a CES é conferência de consumidores estou com essa expectativa que falem um bocado disto, com indicação de algumas specs e eventualmente mostrarem alguns resultados, tudo de forma genérica, claro.
 
Aqui o problema é o que o core CPU tem de servir para outras coisas, entre as quais APU, que até ao momento na AMD são feitos num único die, e não 2 dies separados, à lá Intel CPU+Vega. Daí a curiosidade de ver o que vai sair daqui. Se se confirmar que o Ryzen 2 também vai usar um core+IO, fica a questão de ver o que vão fazer nos APU, aí

uu9pmDP.gif


Por outro lado ter um core separado do IO tem as suas vantagens, o core "escala" melhor na redução do processo de fabrico ao contrário do "uncore", o que tendo as wafers um diâmetro fixo (300mm) permite aproveitar melhor a redução do processo de fabrico, e o uncore sendo fabricado num processo mais maturo, logo mais acessível, há aqui também uma certa vantagem económica, mesmo tendo posteriormente de montar tudo num substrato.
 
Mas só uma coisa, o problema de separar as coisas com chiplets, não é uma redução de performance por forçar tempo de comunicação maior entre as diferentes partes? Isso não foi sempre o problema de soluções com chips separados?
 
Daí a curiosidade, as próprias GPU já têm o IF (pelo menos a VEGA), é de esperar ver se a AMD fala se o IF sofrerá um update ou não, à partida espero que sim, mas não sei se será abordado agora ou não.
 
Sendo isto menos técnico, algo me diz que não vão falar, e é pena. Mas de qualquer forma, mais cedo ou mais tarde, acho que vamos ficar a saber. Mas a curiosidade custa!
 
@miguelbazil
Sim, o problema é as latências que essa comunicação entre as diferentes partes/acesso a cache's partilhadas etc cria.

A AMD já teve este problema com o Zen original e Zen+, porque funcionam à base de CCX de 4 cores, e tudo com >4cores obriga a criar essa ligação.
A solução foi o Infinity Fabric.

A ideia é que agora com o Zen 2 também o Infinity Fabric vai evoluir e ajudar à necessidade de maior velocidade/menores latências destas ligações.

A evolução do Infinity Fabric para a AMD até é para ser dedicada/ndependente à dos cpu's, visto que a ideia é que seja usado como base tanto nos cpu's como nos gpu's.
 
Back
Topo