Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

Ainda faltam 3 meses e pouco para julho, será que os cpus high end vão sair brevemente e a restante gama só no 7/7/2019...?
 
Se pelo high-end for o 3700x... Por mim pode ser! :001:

Talvez saia um pouco mais cedo do que o esperado. O problema e a ausência de data oficial por parte da própria AMD.
 
Ainda faltam 3 meses e pouco para julho, será que os cpus high end vão sair brevemente e a restante gama só no 7/7/2019...?

Ao que tudo indica só começarão a sair mesmo a partir de 7/7 quase em simultâneo com as Navi 10 (deverão sair 1 mes depois, provavelmente). Eu tenho a minha proxima build em stand by ate esses lançamentos, não só para ver o preço do 2700x descer um pouco como tambem para ver se em vez de uma 2070 (que tambem ja levou um corte no preço) coloco uma Navi 10 se compensar. Vamos ver
 
Os Cpus acredito que saiem em Julho, quanto à Navi, não se vê a Amd a falar muito nisso e são obrigados a garantir produção para as consolas.

Cheira-me que Navi só lá para 2020, ou na melhor das hipóteses no final deste ano sem grandes quantidades. Os yields do 7nm ainda não são os melhores.
 
Os Cpus acredito que saiem em Julho, quanto à Navi, não se vê a Amd a falar muito nisso e são obrigados a garantir produção para as consolas.

Cheira-me que Navi só lá para 2020, ou na melhor das hipóteses no final deste ano sem grandes quantidades. Os yields do 7nm ainda não são os melhores.

A ultima noticia que li falava que as NAVi 10 sairiam na altura que mencionei em cima, mas que as Navi 20 (as topo de gama) só sairiam em 2020 como disseste. Mas as noticias atualmente sao baseadas obviamente em muitos rumores, mas a verdade é que ja nao falta assim tanto de qualquer forma e espero que as 10 saiam mesmo este ano, o mais tardar Outubro, talvez porque a gama média é aquilo que realmente me interessa, nao tenho carteira para a gama alta :p (a 2070 ja me ia deixar falido ahaha)
 
Não acredites em 99% dos leaks que lês porque são clickbaits, rumores infundados, mentiras, etc.

Se nos acreditarmos nos leaks infundados, então a Navi 10 que vai equipar a PS5 é capaz de 14 Tflops com 900 Gb de Bandwith. Ou seja, uma média gama muito mais potente que a RTX 2080 Ti.

Sou muito céptico nisto dos leaks. Em 2017 dizia-se que a Navi ia sair 2018. Em 2018 que ia sair em 2019. Agora que estamos em 2019, digo que vai sair em 2020 [emoji14]
 
Não acredites em 99% dos leaks que lês porque são clickbaits, rumores infundados, mentiras, etc.

Se nos acreditarmos nos leaks infundados, então a Navi 10 que vai equipar a PS5 é capaz de 14 Tflops com 900 Gb de Bandwith. Ou seja, uma média gama muito mais potente que a RTX 2080 Ti.

Sou muito céptico nisto dos leaks. Em 2017 dizia-se que a Navi ia sair 2018. Em 2018 que ia sair em 2019. Agora que estamos em 2019, digo que vai sair em 2020 [emoji14]

Sounds logical to me :D
 
Acredito que navi 10 saia este ano lá mais para o fim e para ser replacement das polaris. Sabe-se há imenso tempo que navi está para vir e a AMD já tendo know-how de 7nm não faz sentido que não renovem o low e mid-end neste novo processo. Como são chips mais pequenos faz com que os yields sejam potencialmente melhores.

O que não acredito (com base no que a AMD tem vindo a fazer nestes últimos anos em gráficas) é que seja uma arquitectura revolucionária, ou seja, duvido que vamos ter o zen dos gpus. Isto porque se assim o fosse já teriam feito alarido tal como fizeram antes do lançamento dos ryzen.
 
https://videocardz.com/newz/gigabyte-x570-and-x499-motherboards-listed-at-eec

https://www.techpowerup.com/254259/...rd-gen-ryzen-and-unveil-radeon-navi-this-june

CW8vxuV2s9Y85OcT.jpg
 
Última edição pelo moderador:
Now that @AdoredTV has let the cat out, I can post these diagrams which explain how ROME can provide more than 128 PCIe lanes in 2-socket configuration:
D3GQFkuVsAAwcln.jpg

In EPYC NAPLES, IF is 10.7 GT/s (8X MEMCLK). In order to provide sufficient bi-section bandwidth, you need 4 x16 IF links between the 2 sockets. In ROME, however, IF 2.0 is much faster at 25.6 GT/s (16x MEMCLK). You only need 2 x16 IF links between the 2 sockets.
Using 2 x16 IF links will result in 192 PCIe lanes in 2S configuration, and using 3 will result in 160. In the case of 3 links, the bi-section bandwidth is over-provisioned by ~50%.
https://twitter.com/chiakokhua/status/1112831149678575616
 
Interessante. Eu ainda não vi o video da AdoredTV. Esse post é de dia 1 de Abril. Espero que não tenha sido brincadeira. :)

Quando olhei para essa imagem e se a AMD der a "flexibilidade" de escolher o número de links entre processadores e lanes Pci-Ex, lembrei-me logo se a AMD não poderia ter boards com 4 CPUs, em que todos estivessem ligados uns aos outros. De facto, ele coloca um diagrama no twitter, com essa possibilidade:

l9hZImq.jpg


Mas a minha ideia seria só com 1 link entre cada processador. Usaria na mesma só 3 links no total, ao contrário dos 6 deste diagrama.
Outra possibilidade é a AMD fazer como a Intel fez nos E5-4600, em que num sistem 4 sockets, cada processador só fala directamente com outros 2 processadores, sendo que para chegar ao terceiro, tem que fazer mais 1 hop. Nesse caso, poderia usar 2 links para cada 1 dos outros 2 processadores, usando assim 4 no total. Já nos E5-4600 não era uma solução ideal, mas para certos cenários, não causa grande problema.

Há um ponto que não se fala aí no Twitter, que é os contras. Os IF 2.0 podem ter mais do dobro da bandwidth, mas com a duplicação dos cores, irá existir mais comunicação entre os sockets. Outro problema, é a introdução do chip de IO, de onde é feita a comunicação. Isso vai introduzir latência na comunicação entre cores de sockets diferentes. Num cenário "E5-4600", até há a possibilidade da comunicação passar por mais do que 2 chips de IO, o que não será nada bom para os números da latência.
 
Mais cores e cores é sempre bom para algumas tarefas, mas para user normal em casa preferia menos cores e menos delays nas comunicações etc.. Senão a Intel continua forte em jogos por exemplo. O que gostava era que na próxima gen de processadores ryzen não houvesse mais desculpas e fossem claramente a opção para todos.
 
O vídeo do Adoredtv não é aprilfool, ele escreveu em baixo a avisar isso, ele nem tinha visto que era dia 1 de Abril.
 
Última edição:
À partida não, ele já tinha avançado essa possibilidade antes, quando comentou sobre o IF 2.0.
https://twitter.com/chiakokhua/status/1110719597773111297

- TSMC sees 7nm chip orders pick-up
Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) has seen 7nm chip orders ramp up and the process capacity utilization rate start picking up recently, according to industry sources.
...
Among TSMC's 7nm chip clients, HiSilicon and AMD have been ramping up their wafer starts aggressively.
https://www.digitimes.com/news/a20190403PD209.html

- AMD to see sales increase sharply in 2H19
https://www.digitimes.com/news/a20190403PD206.html
 
Back
Topo