Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

Eu teria cuidado ao se dizer que X nm é o limite. É o limite que se pensa ser possível no presente momento. Daqui a 1 ou 2 anos, as coisas podem-se alterar. Além disso a evolução nos processos de fabrico, não passa só pelos nm. Há várias formas a serem pensadas para dar a volta ao problema. Umas mais radicais que outras, como stacking vertical, etc. Ainda há poucos dias demonstraram como utilizar DNA como storage. Não é uma coisa que vá estar disponível amanhã, mas onde quero chegar que a ideia que "O fim está perto", não me parece realista.


Mais on-topic. Repararam na diferença de scores do Ryzen 3XXX a 3.8 Ghz contra o 1500X no teste "Multimédia" do Sandra?

1Sn7U7E.png


TzJ9L9j.png


409 contra 216, quase o dobro do score com apenas 200 Mhz de diferença de clocks.
Estive à procura e parece que este teste usa intensivamente instruções SIMD SSE, AVX, AVX2. Pela apresentação geral do Epyc "Rome", AVX e AVX2 teriam um grande aumento de performance, devido ao alargar do bus para 256 bit das duas unidades AVX.
Se este leak for verdadeiro, parece que se confirma o grande salto de performance em AVX/AVX2.
 
Não sou muito exigente. Um 8 cores 16 threads a 4,6ghz com IPC do skylake/coffelake, uma simpática compatibilidade ou não tanta dependência de ram de 200€/250€, e 350€ de preço no máximo. Seria suficiente para eu ignorar a oferta da Intel. Mas sem truques, sem memórias especiais nem "10fps menos que Intel ou 2 minutos a mais no encoding".
 
É mais ou menos a minha posição: se tiverem algum com 8 cores ou mais que seja objectivamente mais rápido que o 9900k em single thread provavelmente compro um, senão espero pelo sunny cove que venha a substituir o 9900k.
 
Não sou muito exigente. Um 8 cores 16 threads a 4,6ghz com IPC do skylake/coffelake, uma simpática compatibilidade ou não tanta dependência de ram de 200€/250€, e 350€ de preço no máximo. Seria suficiente para eu ignorar a oferta da Intel. Mas sem truques, sem memórias especiais nem "10fps menos que Intel ou 2 minutos a mais no encoding".

O IPC Dos Zen+ está praticamente ao nível do Intel. Só que este faz 5 Ghz e Zen+ morre nos 4.2/4.3.

Se vier com o mesmo IPC ou pouco acima e fizer "apenas" 4.6, não vai destronar o 9900k em tarefas high thread.

E confém que faça 4000+ de memórias, porque mesmo assim já é um bottleneck.
 
Não precisa de fazer 4000+... Os Zen+ já fazem 3466/3600 sem problemas. É mais que suficiente. Embora que mais é sempre melhor... Mas o que está realmente a "capar" a performance são os baixos clocks. O IPC está bom, precisamos é de mais velocidade nos clocks.
 
A questão das memórias e o desempenho, não é tanto em relação com as memórias, mas antes do rácio entre velocidade de memória e o Infinity Fabric.
O Infinity Fabric é o maior factor limitativo da arquitetura ryzen. Ainda mais do que a diferença de velocidade de CPU.
No momento em que é preciso comunicar entre CCXs, a latência dispara para o dobro e o desempenho cai a pique.
A AMD devia ter o Infinity Fabric desligado da velocidade de memória, ou então usar algum tipo de divisor.
 
Pessoal discordo que apenas seja preciso mais clock.

Eu tenho um 5 2600 a 4GHZ, um amigo meu tem um i5 8400, o único jogo em todo o universo de jogos que me irrita é o Assassins Creed. Tenho drops para 50 FPS em Alexandria, o i5 8400 que não tem SMT e menos um pouco de clock, desce apenas para os 55 FPS.
 
Esses ports "ranhosos" de consola para mim nem contam.. O watch Dogs 2 metes-lhe um cpu intel de 10 cores e ele vai usar tudo. Jogoa feitos para serem trancados a 30 ou 60 no máximo. A engine até glitcha com mais frames
 
Obsolencia programada é claro. Com suporte total quem tem uma boa X370 tinha board até pifar!

E nem é a desculpa do tamanho da bios nem do VRM, já que a 370 xpower platinium tem BIOS de 16 MB e um circuito robusto.
 
Até a MSI vir confirmar isso, não acredito muito que eles façam isso se todos os outros vendors permitirem por um Zen 2 nas boards B350/X370...
 
A não ser que exista uma impossibilidade técnica, não estou a ver a MSI a fazer isso. Pode acontecer todas as marcas aderirem a esse "boicote", mas também não acredito, porque bastaria uma marca furar esse "boicote" para as outras ficarem mal vistas.
Vamos ver o que dá.
 
Eu já desconfiava disso a partir do momento em que a B450M Mortar tinham tido este último update a suportar os novos cpus e a B350M Mortar não. São virtualmente iguais.

Espero bem que isso não se venha a verificar, pois seria um enorme dick move por parte da MSI e levava de certo o meu (não) voto com a carteira futuramente.
 
Vocês não se esqueçam, que com a intel a vender menos, também se vendem menos boards deles, e os vendors vão ter que ir buscar esses valor à competição ;)
 
Back
Topo