Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

Nunca vi um CPU com RMA rejeitado por OC...e já lá vão 30 anos disto.

Mas a estupidez humana não tem limites, por isso salvaguarda-se os casos em que o utilizador cai no erro de informar a loja/marca que andou a fazer OC e deixou de funcionar.

Por incrível que pareça existem mesmo relatos destes por essa net fora.

O material é para explorar.

As marcas querem lá saber se morreu por OC ou o stock cooler ter deixado de funcionar e morrido por temperaturas excessivas, etc...
 
Por um lado já tive um RMA rejeitado de uma eVGA GTX 760 que queimou pro algo que nem tem haver com o problema, o PCB desfez-se na ponta (nada que afectasse, a zona não tinha tracers, dado que ficou assim mais de um ano)...

Só não sei porque raio fazer OC assincrono pode queimar o CPU...
 
Eu sou capaz de apostar que a maior parte dos RMAs de cpus são aceites porque deve haver poucos RMAs de processadores. Não é muito comum um processador falhar em utilização normal.
Sou capaz de apostar que, se fosse um componente com mais RMAs, a filtragem seria maior.
 
Só não sei porque raio fazer OC assincrono pode queimar o CPU...

Primeiro fazer notar que a tool para fazer oc via ccx está muito mais segura do que nas primeiras versões, logo temos uma segurança bem maior do que havia nas early versions.

Basicamente o que pode acontecer, é que usando a tool em questao para fazer oc via ccx estamos a "hackear" o limite de 1.325v do FIT do cpu em todos os cores, podendo o mesmo sem cuidado levar com 1.4v em loads AVX, o que parecendo pouca a diferença, é mt acima do que a arquitetura ryzen aguenta prolongadamente podendo degradar e matar o cpu.

O FIT (feature to monitor) é muito resumidamente uma feature interna que analisa a qualidade do silicone do cpu de x em x milisegundos para que o mesmo fique dentro de determinados parâmetros mantendo a estabilidade.

Se definirem manualmente o vcore na bios estão seguros, pois o mesmo fica lockado, logo só rebenta cpu's quem nao souber o que está a fazer.
Nao podem usar offset ou auto, NUNCA, sempre MANUAL.

Tenham em mente que mesmo softwares de monitorização vão ler os valores acima, pelo menos a maior parte deles, não posso dar 100% certezas pois nem tenho ryzen, visto o
CPU estar a pedir dos VRM um valor acima mas o mesmo ser ignorado pois está em modo manual.

Não sabem não mexam, se mexerem desde que se informem é perfeitamente seguro.

A 4.5ghz estes 3900x sao uns bixos jeitosos, brinquei hoje com um, mas overkill para gaming para a maioria dos users sem duvida.
 
Última edição:
Não é muito comum um processador falhar em utilização normal.
Sou capaz de apostar que, se fosse um componente com mais RMAs, a filtragem seria maior.

NIM.
Avariam muito pouco mas mais do que pensaria se estivesse fora do meio.
A culpa é das bios, especialmente das mb de media/alta gama com as voltages estupidas que aplicam nos oc automaticos que as marcas publicitam ser capaz, o famoso "1 click overclock" mas isso dava conversa para comer pipocas...
 
NIM.
Avariam muito pouco mas mais do que pensaria se estivesse fora do meio.
A culpa é das bios, especialmente das mb de media/alta gama com as voltages estupidas que aplicam nos oc automaticos que as marcas publicitam ser capaz, o famoso "1 click overclock" mas isso dava conversa para comer pipocas...

Interessante. Obrigado pelo feedback. :)
As Bios hoje em dia são um cancro. Há pouco tempo apanhei uma board que a ultima Bios non Beta bloqueava o cpu a 800 Mhz (Board com cpu integrado) e só colocaram outra com o problema resolvido passado bastante tempo. Além disso, alguém devia informar os fabricantes que ter Lag no Menu das Bios não é aceitável.

Em relação a avarias de CPUs, eu posso dizer que em ambiente empresarial, nuns milhares que PCs, não me lembro de alguém dizer "Trocamos o cpu e o computador voltou a funcionar" e se alguém diz "Se calhar o problema está no cpu", é porque não está a perceber onde está o problema e está desesperado. :D
 
Em relação às bios não percebo, como passado este tempo todo, as b450 ainda não vêm com "Ryzen 3000 ready". De certeza que não deixaram de produzir, e é impossivel que as que estão no mercado sejam todas "old stock".

Falo das marcas "não MSI", porque essas ficam de certeza nas prateleiras. Acredito que a ideia seja empurrar para as X570, mas enquanto isso a MSI fica à vontade, porque é a unica que tem a possibilidade de update à BIOS sem CPU. A MSI por seu lado deve estar a retardar a entrada das MAX no mercado, para ver se escoa o stock das normais.

E eu aqui a penar ...
 
Pois o anuncio das MAX acho que surtiu um efeito contrario, na medida em que quem estava para comprar MSI, ficou simplesmente há espera... eu pelo menos fiquei e continuo sem saber muito bem o que fazer relativamente há board...
 
é impossivel que as que estão no mercado sejam todas "old stock".

Porque tanta certeza?


Entretanto, no campo da MSI, para além de terem BIOS Flashback já andam por ai boards com suporte Zen 2 out-of-the-box:

B450 Gaming Pro Carbon AC: https://i.imgur.com/qwjhH7E.jpg

B450 Tomahawk (não MAX): https://i.redd.it/1c5hxmkxa8h31.jpg


eu pelo menos fiquei e continuo sem saber muito bem o que fazer relativamente há board...

Também estive nesse dilema nos primeiros 30 dias da minha B450 Carbon. No meu caso, o facto de ter funcionado impecavelmente desde o primeiro dia convenceu-me que não valia a pena esperar por uma Tomahawk MAX (a alternativa "MAX" mais próxima de uma B450 Carbon).
 
Última edição:
Em relação às bios não percebo, como passado este tempo todo, as b450 ainda não vêm com "Ryzen 3000 ready". De certeza que não deixaram de produzir, e é impossivel que as que estão no mercado sejam todas "old stock".

Falo das marcas "não MSI", porque essas ficam de certeza nas prateleiras. Acredito que a ideia seja empurrar para as X570, mas enquanto isso a MSI fica à vontade, porque é a unica que tem a possibilidade de update à BIOS sem CPU. A MSI por seu lado deve estar a retardar a entrada das MAX no mercado, para ver se escoa o stock das normais.

E eu aqui a penar ...


Errado. Nas ASUS também dá para fazer update à bios sem cpu.

https://www.asus.com/News/gjtsnayqz6tqwzv1
 
@LSeven está correto. Não há nenhuma Asus B450 com BIOS flashback. As únicas que têm essa feature são as Crosshair (X370 e X470). O link que postaste não diz o contrário.

Fonte: https://www.reddit.com/r/Amd/comments/bvfo57/list_of_b350_b450_x370_and_x470_motherboards_with/

Isto é o quê?

Friendly and easy UEFI BIOS update for instant compatibility with AMD Ryzen 3000 processors
Updating an ASUS 300 or 400-series, AM4-socket motherboard for compatibility with the latest AMD Ryzen APUs and CPUs processors takes just moments, via one of two simple methods.
With the ASUS-exclusive USB BIOS Flashback™ feature ― which is built in to selected ASUS motherboards ― users need only to download the latest UEFI BIOS to a USB flash drive and connect the motherboard’s power supply; then insert a FAT32-formatted USB drive and press the motherboard’s USB BIOS Flashback or Reset button. No AM4 processor or memory modules need to be in place, and the update will complete in a few moments.
Alternatively, users may update via the EZ Flash 3 utility that’s integrated with the ASUS UEFI BIOS. This tool allows the update to be applied via an inserted USB drive or downloaded directly from the internet. The UEFI BIOS update is available from the relevant motherboard-support page, via the ASUS Support website at https://www.asus.com/support.

12345.jpg
 
Última edição:
Back
Topo