Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

X370 carbon, com o update da bios para OS 3000 o meu 1600 faz 4.1ghz sem problemas, 1,375v. Antes festa BIOS fazia 3.975ghz. 32g de Dominator 3200mhz cl16, n consigo por cl14.
 
Também pioraram o stock cooler!
O problema a meu ver é os 75c que são muito difíceis de manter de forma a atingir os clocks maximos, só as pessoas com brutalidades de cooler é que conseguem atingir esses mesmos clocks supondo também que a board é igualmente em condições.

Nota se que estes CPUs foram bastante esticados. E acho que fizeram bem, mas contudo foi errado terem anunciado uma coisa e ser outra.
 
Pois isso do cooler que me deixa preocupado, vou ter que usar o R5 3600 com stock cooler até meados de outubro, o quão limitador/perigoso é isso?

Se ao menos viesse com o Wraith Prism/Max, que parece um cooler bem capaz para estes cpus, mas ainda não criaram versões "max" dos R5 3600(X)...
 
Última edição:
Pois isso do cooler que me deixa preocupado, vou ter que usar o R5 3600 com stock cooler até meados de outubro, o quão limitador/perigoso é isso?

Se ao menos viesse com o Wraith Prism, que parece um cooler bem capaz para estes cpus, mas ainda não criaram versões "max" dos R5...
Versões Max?
 
@JPgod Só não tens acesso aos 4.2GHZ, apenas isso , mas deve-te fazer turbo facilmente entre os 4.0 a 4.1GHZ por isso cabe a ti decidir se vale a pena o extra cooling por mais 100MHZ

Embora o cooler seja mais fraco, segundo os testes do HWUnboxed, os resultados são os mesmos ou semelhantes, o problema é que o novo cooler não tem cobre e a ventoinha roda a velocidades bem mais elevadas que os anteriores coolers para compensar a falta de cobre no cooler.
Ainda assim mesmo sem cobre continua a ser superior à solução da intel apenas porque são maiores e contém mais espaço de dissipação.

Relativamente ao perigo do CPU andar a 80c ou 90c
Se fosse nesse ponto de vista o meu i5 4200u do meu portatil já tinha morrido XD
 
Versões Max?
Existe uns R5 2600 "max" que trazem o Wraith Max em vez do Stealth

@JPgod Só não tens acesso aos 4.2GHZ, apenas isso , mas deve-te fazer turbo facilmente entre os 4.0 a 4.1GHZ por isso cabe a ti decidir se vale a pena o extra cooling por mais 100MHZ

Embora o cooler seja mais fraco, segundo os testes do HWUnboxed, os resultados são os mesmos ou semelhantes, o problema é que o novo cooler não tem cobre e a ventoinha roda a velocidades bem mais elevadas que os anteriores coolers para compensar a falta de cobre no cooler.
Ainda assim mesmo sem cobre continua a ser superior à solução da intel apenas porque são maiores e contém mais espaço de dissipação.

Se conseguir chegar aos 4 ghz já dá pro gasto, pelo o que li de reviews, o R5 3600 com stock cooler já limpa o chão ao 4790k :D Irei claro depois montar o meu Corsair h100i, mas como transição será montado noutra caixa que não cabe um AIO, até comprar a board definitiva, fora que a minha Corsair 350d precisa de manutenção (aka pintura em locais com sinal de oxidação).

Embora estou a investigar o cenário de montar uma build ITX e/ou usar um air cooler. (Gostei do Be Quiet Dark Rock, mas no Brasil nem existe)...

Já que depois o desktop vai levar um 2200G do "Rig2" da assinatura) e voltar pro escritório.

Relativamente ao perigo do CPU andar a 80c ou 90c
Se fosse nesse ponto de vista o meu i5 4200u do meu portatil já tinha morrido XD
Bom, o meu i7 a jogar chega perto dos 80 graus, por isso, não deve ter problemas... Mas deve ser algo ruidoso, se bem que pelo menos o cooler no 2200G é bem silencioso em idle/pouco uso, a jogar pode berrar a vontade que tenho fones para isso.
 
Última edição:
O turbo é só num Core como na Intel. No meu caso chega todos cores 4099mhz e só 1 Core chega 4199mhz máximos. Estou usar Arctic Colling freezer 33 temperatura máxima 72c.
 
Última edição:
Back
Topo